O Pássaro

O Pássaro Samanta Holtz

Resenhas - O Pássaro

natania2 22/02/2024

?O pássaro estava finalmente livre...?
Terminei este livro em apenas três dias e, ao alcançar a última linha, fiquei completamente extasiada. Samanta novamente me surpreende com sua magnífica habilidade de escrita.

A história de Caroline é profundamente comovente, sensível e inspiradora. Embora desejasse um desfecho diferente, compreendo que, dadas as circunstâncias, era a única maneira para a protagonista encontrar sua liberdade. Me encantei com Bernardo, Philip, Antonelle, Dinamene, Nahu e tantos outros personagens extraordinários que foram essenciais na jornada de Caroline. O único ponto negativo foi às vezes questionar o propósito de algumas cenas e personagens, mas isso não diminuiu meu envolvimento com a narrativa.

Recomendo esta leitura para os mais sensíveis que apreciam uma boa história de romance e drama. Parabéns, Sam, você é uma autora incrível!

Line.Martins 05/01/2023

O choro é livre!
Comecei esse livro rindo, achando que ia ser mais um Enemies to Lovers fofinho e terminei o livro aos prantos. Esperava tudo, menos o final que ele teve.
Eu entendi o porquê daquele final, na minha opinião não tinha como ser de outra forma, mas não deixo de pensar que a autora poderia ter colocado um final feliz ali sim e encher nosso coraçãozinho de mais amor.

Não dei 5 estrelas, pois tem uma passagem que mereceu ser tirada uma estrela ou até mais se bobear, mas resolvi deixar este fato de lado e analisar o livro como todo, a história é boa, fluída, muito bem escrita e para quem gosta de tragédia, esse livro é para você.

Sarah.Holtz 26/12/2022

Pegue a caixa de lenços
Se você, como eu, adora chorar com um bom drama romântico, esse é o livro. A protagonista virou minha melhor amiga, o final foi um dos meus favoritos dentre todos os livros que já li.

Jaci 28/07/2021

Pra sofrer
sofrência|s.f.

derivação da mistura de sofrimento + carência.
_
so. frên. cia
substantivo feminino
_
1. Ato de sofrer por amor ou pura dor de cotovelo.| 2. Estado melancólico da alma, que traz muita tristeza e que faz homem chorar...geralmente depois de escutar Pablo.| 3. Distinhoramento do coração durante a leitura do livro O Pássaro.
Palavras relacionadas: sofrido, sofrimento.

Esse livro não é sobre uma história feliz. Você percebe que todos os acontecimentos ruins são consequências das decisões tomadas livremente pela autora. Ela queria quebrar corações e consegue com maestria. A gente quer perseguir a liberdade com Caroline, mas o preço é tão caro. Não odiei o livro, entendo o porque do desfecho, faz até sentido... Mas o final não me desce de jeito nenhum. Se vocês procuram um livro para chorar, esse com certeza é o seu livro!

lubrunetto 26/05/2021

Qm nunca leu esse livro n merece viver!!!!
Não sei nem por onde começar, pra esse livro eu realmente n tenho palavras pra dizer quão bom é, admito q no início eu tava desistindo de ler mas quando chega quase na metade fica mto bom, o final ent nss, da vontade de chorar de hj

Isso tudo se passa quando havia os (reis/barões) onde eles que decidiam oq os filhos fazem e quando se casam, caroline é a irmã mais velha prestes a se casar, ela é uma mulher forte e quer ter os direitos dela de ser livre e poder casar com quem quiser, então ela vai em busca desse sonho, encontra pessoas para ajudar e isso vai virando um caminho sem fim, nunca chorei tanto com um livro, o final podia ser diferente mas se n fosse assim n teria graça pro leitor...

Poucas vezes vi esse livro ser indicado, mas ele precisa de mais reconhecimento, então leiam pfv :]

Maia105 18/12/2020

UAU!
LEIA, LEIA LEIA, LEIA, LEIA

Nai 28/11/2020

Amo todos os outros livros da autora, ela é de longe uma das minhas autoras nacionais favoritas, no entanto esse livro é o que eu menos gosto e foi extremamente decepcionante. O primeiro livro que li dela foi "Quero ser Beth Levitt", então eu esperava algo não igual, mas também não tããão diferente. Enfim, se eu tivesse a conhecido por este aqui talvez nunca lesse os outros dela. Se você é do tipo que gosta de fins trágicos, vai com tudo kkk.

Dé (@livroturista - insta) 23/09/2020

O pássaro
Um amor proibido entre a filha de um poderoso barão com um dos empregados. Uma relação que começou de forma irritante até perceberem que nutriam sentimentos um pelo outro, mas segredos e relação de poder aparecem no meio desse romance.

Bianca.Lorrayne 10/07/2020

Estranho
A história toda é perfeita, o romance bem construído, tudo é perfeito... Mas esse autora chapou demais, fiquei com nojo no final... Por que uma história tão perfeita tinha que envolver uma coisa tão horrível...

esmp 02/05/2020

Livro de época com protagonista forte!
Tenho uma tendência a gostar de livros com essa temática, esse não foi diferente.

Janise Martins 27/04/2020

O Pássaro
A história é narrada na terceira pessoa. Os diálogos logo no início são tolos, colocando um amadurecimento a uma menina de 7 anos que nem nos dias de hoje ela teria. Forçou muito, ficou mais falso que amigo apaixonado pela namorada do melhor amigo. Os diálogos são fracos, uma tentativa frustrada de “amarrar” a história.
E cá entre nós, feminismo em 1227?? Uma menina de 7 anos?
Faltou pesquisa, argumentos para Samanta Holtz, sei lá! Ficou um texto imaturo e claramente desprovido de conhecimento, fiquei impaciente e insatisfeita, muito insatisfeita. Quem tem paciência para rebelde sem causa? E sem causa mesmo, pois não foi apresentado absolutamente nada que sustentasse a rebeldia da protagonista e ainda digo mais, ela é chata, irritante e idiota. Fiquei feliz quando levou a segunda surra do pai. Yes!
E a coisa só piora, a autora coloca coisas mais tolas no meio e termina pior ainda. Li na marra, para não abandonar um livro logo no início. Fico abismada como no Skoob a nota dele é 4.
Se quiser ler, leia, eu não recomendo.
Ufa!
Bjoo

site: http://janiselendo.blogspot.com.br/2016/01/o-passaro.html
OsLivrosDaTha 27/04/2020minha estante
CARACA kkkkkkkkkkk

Jéssica Berton 29/11/2019

Maravilhoso
Confesso que não curto muito romance de época, pois as estórias são geralmente paradas repleta de diálogos tediosos. No entanto, esse romance de época me surpreendeu bastante são tantos acontecimentos, segredos, que me senti completamente envolvida pelo enredo e pelos personagens, também adorei o fato da narração ser em terceira pessoa, pois a autora focou bastante no cenário e na cultura da época. Também devo dizer que a escrita da autora é graciosa, viciante e tão fluída que nem percebi que a estória havia terminado.

Enfim, gostei bastante só o final que decepcionou, mas mesmo assim recomendo.

Alessandra @euamolivrosnovos 26/09/2019

Que história triste.
Embora Caroline provenha de uma família rica e aristocrática, todo o dinheiro do mundo não é capaz de lhe dar o que ela mais anseia: liberdade.

Filha de um barão autoritário e violento, ela não encontra alento para suas angústias nem na mãe e na irmã mais velha, que também são vítimas dessa opressão diária.

Determinada a mudar sua história, a menina ganha asas logo na infância quando encontra o filho do domador de cavalos de sua propriedade e ele a confronta, revoltado com todo o luxo que ela dispõe. Bernardo acha Caroline mimada e a acusa de ser como o pai, não imaginado que suas palavras provocariam enormes mudanças desde então.

Anos depois a vida dos dois jovens se entrelaça de forma inesperada quando acabam compartilhando muito mais do que a mesma opinião sobre o barão Enézio e seu coração gelado.

Me peguei interessada nesse livro pela capa e pela promessa de um romance de época, mas nada disso me preparou para essa narrativa. Só consigo pensar em uma frase: QUE HISTÓRIA TRISTE!

Todo o caminho que Caroline percorre nessa jornada é difícil e revelador, entretanto traz uma conclusão de cortar o coração.

Minha relutância com o livro se deu no fato de que tudo demorou muito para acontecer e senti que precisava de uma acelerada nos acontecimentos que não existiu. Fora isso, a autora escreveu uma história forte e tocante, nos ensinando a valorizar a liberdade e o livre árbitro que nós, mulheres, temos hoje em dia.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Jeh Diário dos Livros 23/02/2019

“Há vezes em que o silencio é nossa melhor arma..”
Mais uma literatura nacional que me encantou!.
O Pássaro é uma história linda e cativante e a nossa autora conseguiu escrever de uma forma leve e agradável.
O Ano é 1227, e a história gira em volta de Caroline Mondevieu, filha do poderoso barão Enézio Mondevieu, um homem com muitas posses e riquezas.
Mas Enézio é um tipo de homem arrogante e sem nenhuma piedade e faz de tudo para controlar a vida de suas duas filhas e sua esposa, no qual acabam sendo submissas a ele.
Mas Caroline desde pequena questiona as regras da forma que vive, ela é uma garota determinada mas sempre se sentiu presa nas ordens do pai.

“ Pássaros não nasceram para se prenderem a lugar nenhum, sua estação aqui passará, e então rumará para outros hemisférios.”

O problema de Caroline é que ela quer ser livre e decidir seu próprio destino, mas jamais que o barão irá deixa-la escolher qual caminho deve seguir.
Quando Caroline já tem idade suficiente para se casar, Enézio arranja seu casamento imediatamente, o que faz com que a garota fique ainda mais rebelde, mesmo que seu pretendente seja seu melhor amigo de infância Filip, a nossa protagonista quer fazer suas próprias escolhas.

"Toda escolha, por melhor que lhe pareça sempre exige que um caminho seja deixado para trás."

E é ai que surge uma oportunidade de ser livre, Caroline acaba reencontrando um garoto no qual ela conheceu quando era pequena, Bernardo, que é o domador de cavalos das terras de seu pai, mas logo de cara, ambos criam uma antipatia pelo outro. Eles não se suportam, mas tem um objetivo em comum: Fugir daquele lugar.
Apesar disso, os dois se unem e, na noite do casamento de Caroline e Filip, eles fogem rumo à floresta, deixando para trás Filip no altar, o barão furioso e a mãe e irmã de Caroline chocadas por ela não obedecer as ordens do seu pai.
Mas em meio de várias aventuras, mistérios e revelações surpreendentes, surge um amor inevitável, um amor sincero e verdadeiro que nem o tempo pode quebrar.

“Quando a tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair. Senão, não sobra espaço para a felicidade.”

“Há vezes em que o silencio é nossa melhor arma..”

O Pássaro foi uma leitura muito agradável que fiz há um tempinho atrás, sempre fui cativada pela capa do livro, mas nunca tive muito contato com romances de época, e os que tinha lido não agradaram tanto. então sempre fui receosa com o gênero.Mas esse livro foi para mim o inicio de um novo gênero literário que passei a gostar muito.

A história é muito bem construída e Samanta soube dosar o romance com o drama da história. Gostei bastante dos personagens, Caroline é forte, determinada e um pouquinho mimada o que deixa divertida a história, mas acima de tudo é uma garota que busca uma forma de ser livre, de buscar a sua felicidade. Bernardo é encantador, parece aqueles príncipes encantados e é impossível não gostar ou se apegar a ele durante a história.

Só não foi favoritado porque não esperava aquele final da história, mas mesmo assim gostei em si do desfecho, nunca iria imaginar que o livro acabaria daquele jeito, mas entendi as intenções que a autora quis passar e sua mensagem principal.

Samanta nos mostra nesse romance que alem de tudo, devemos sempre buscar a melhor forma possível de ser feliz e ter nossa liberdade, pois não há nada pior do que ficar preso do mundo e de si mesmo. Um livro com lições muito ricas que nos faz refletir em vários momentos.

Essa história com certeza mudou minha opinião sobre o gênero, e hoje sou uma viciada em romances de época (hahaha). Recomendo para aqueles querem um bom romance cheio de aventuras que te fará rir, chorar e se emocionar com a história e acima de tudo te passar uma linda lição de vida.

site: http://diarioelivros.blogspot.com/2016/07/resenha-o-passaro.html#comment-form

Dai @veraaode92 17/12/2018

O barão Enézio Mondevideu é conhecido por ser frio e extremamente rigoroso. Suas ordens eram para ser acatadas e jamais questionadas. Um senhor feudal muito rico e que se importa apenas com status. Culpa sua esposa, Antonelle, por não ter lhe dado um herdeiro homem, no entanto é pai de duas meninas, Elizabeth e Caroline. Elizabeth segue as ordens do pai rigorosamente, é linda e tem uma postura impecável. Já Caroline é uma menina risonha, aventureira e que fala tudo o que lhe vem à cabeça.

Por essa ousadia, de desafiar o pai com perguntas que não deveria fazer, ela vai ser dolorosamente castigada e essas marcas ela carregará pra sempre em seu coração. Mas, é essa castigo que a faz enxergar a vida diferente, se questionando porque ela tem que obedecer ao pai ao invés de ser livre e fazer o que quiser?!

“As marcas sumiram de sua pele em algumas semanas. No entanto, naquela mesma noite, enquanto chorava sozinha, desenhou em sua alma a personalidade e ideologia que a acompanhariam pelo resto de sua vida. Descobriu, da maneira mais difícil, que aquelas marcas jamais se apagariam do seu coração.”

O ano é de 1227, uma época onde as mulheres eram submissas aos homens e se casavam com quem tinha mais terras e dinheiro a oferecer, onde deveriam obedecer e jamais expor seus pensamentos. Tempo onde ou você era dono de terras ou era um vassalo. No entanto, Caroline nasceu com ideias totalmente diferentes do que era obrigada a seguir, e quando seu pai anunciar seu casamento a sociedade antes de comunica-la, ela se sente completamente arrasada e em sua fuga do anuncio ela se encontra com Bernardo. Um domador de cavalos.

De início, Bernardo é um homem arrogante e Caroline o despreza por isso, mas perceberá que somente com ajuda dele ela vai conseguir a liberdade que tanto deseja. Unindo seu sonho ao dele, e ultrapassando todas as diferenças que têm, ela propões um plano que mudará um rumo de suas vidas para sempre.
Sabe quando você tem a sensação de que está lendo o último romance publicado de um autor e não o primeiro?! Pois é, tive essa sensação com O Pássaro, onde a escrita da Samanta está tão superior ao seu último lançamento que eu me sinto grata por ter lido este posteriormente ao outro. É uma evolução de narrativa que eu me surpreendi em ter amado e me emocionado com o enredo.

Por se passar em uma época tão antiga, é claro que a escrita da autora não está perfeita. Existem alguns deslizes em usar termos de época, como por exemplo quando ela cita “uma fossa de amor” ou quando em um momento chama um criado de servo e no outro pelo primeiro nome. No entanto, a história é tão bem construída que você não leva esses detalhes em consideração. Até porque, acredito, que quando você não deixa detalhes da época que são importantes de fora, pouco tem relevância um vocabulário sem padrões.

Um desses detalhes, é o fato de na época a Bíblia Sagrada ser escrita somente em Latim, e você ser obrigado a repetir o que o padre fala na igreja, sem ter ideia do quê você realmente está falando e acreditando. Não ter deixado isso de fora foi o ponto principal para eu gostar tanto desse livro, pois é em uma cena com a Bíblia que os motivos que nossa protagonista teve para iniciar sua busca pela liberdade é explicado.

Caroline é uma moça que eu admirei, por sua crença em querer mais que ouro, mas principalmente por sua coragem de enfrentar o que for para buscar o que deseja. Filha de um homem muito rico, ela sempre se questionou porque seu pai que nunca trabalhou tinha tanto enquanto os empregados que trabalham o tempo inteiro, não tem nada. Ela nunca aceitou as diferenças da sociedade. Uma criança ingênua mas que ao crescer mostra uma garra invejável.

“- Diferentes? Óbvio que não! – Agora, ela ria com vontade. – Você é igualzinho a mim! Só tem a pele um pouco mais escura, mas deve ser porque fica muito tempo debaixo do sol, como as jardineiras…”

As atitudes de Caroline não remetem somente a sua vida, mas também de sua mãe e sua irmã, que aos poucos vêem o que era para ser errado como um exemplo a seguir. E essas ramificações tem uma construção ao longo do enredo e são finalizadas. Ou seja, tudo o que a autora constrói em O Pássaro ela também conclui, não deixando pontas soltas.

Temos uma história de amor muito bonita, que me fez além de suspirar, levar questionamentos para o resto da vida, com certeza. Porém, não é só de amor de homem e mulher que se trata o livro. Mas de crescimento pessoal, e principalmente coragem feminina em enfrentar tudo o que é plantado pela sociedade e modifica-lo para algo que você realmente acredita.

Não tive um bom início com Samanta Holtz (Quando o Amor Bater a sua Porta), mas tive uma ótima sequência que deixou meu coração bem aquecido. E uma vontade tremenda de conferir outras obras da autora, na expectativas que me tragam todos os sentimentos bons que este livro me trouxe.

site: http://resenhandosonhos.com/o-passaro-samanta-holtz/