Sorria e Morra

Sorria e Morra R. L. Stine

Resenhas - Goosebumps - Sorria e Morra

Andreia Santana 17/10/2011

Goosebumps – “calafrios” para tremer…e rir!
Na busca por bons livros, eu e o jovem e intrépido Snakytheu (meu filhote e aprendiz de traça de biblioteca) esbarramos há algum tempo em uma prateleira de livraria colorida pelos títulos da série Goosebumps (calafrios, na tradução do inglês), criação do escritor infanto-juvenil R.L. Stine e uma espécie de best seller da literatura de suspense e terror para crianças e adolescentes. No Brasil, os livros são publicados pela editora Fundamento.

Os títulos que nos chamaram atenção nesse primeiro contato lembram as obras de Tim Burton, um dos diretores de cinema de quem mais gosto. São eles, Sorria e Morra! e Sorria e morra…Outra vez! A história dos dois livrinhos gira em torno de uma câmera fotográfica amaldiçoada, que distorce as imagens fotografadas e faz com que as tragédias retratadas se tornem realidade. Obviamente, por se tratar de uma obra para crianças, os acidentes previstos pela câmera têm mais relação com pisar em cacos de vidro sem querer, ou tirar um D na redação da escola, do que com assassinatos e outras coisas mais atrozes. Não faltam casas sinistras e uma atmosfera de bosque mal-assombrado, além de algumas bizarrices escatológicas, como gosmas e afins, que as crianças nessa faixa etária (entre oito e 12)adoram.

O forte dos livros – além dos dois Sorria e Morra, também já li A Maldição da Tumba da Múmia, O Lobisomem do Pântano da Febre e A história da minha cabeça encolhida -, é a narrativa de suspense e a exploração de forma muito bem humorada dos temores típicos na faixa dos 10 aos 14 anos: pagar mico diante dos amigos ou daquela menina bonita, perder o ano, além das situações embaraçosas típicas dos teens, boa parte delas protagonizadas por pais e mães.

As histórias são curtas, pequenos contos de mistério, suspense e terror que bebem na fonte clássica das Histórias Extraordinárias do mestre Edgar Allan Poe, só que com uma linguagem mais atual e compreensível para meninos e meninas que crescem navegando na web.

Não faltam porém, as situações típicas de quem brinca em playgrounds, jardins, parques, anda nas ruas de pequenas ou grandes cidades, vai ao cinema, ao shopping. Ou seja, o cenário é familiar, o que deixa os pequenos leitores bem à vontade. Os livros têm em média 100 páginas, o que ajuda aos mais preguiçosos a ler a história até o final.

A série possui uma grande quantidade de títulos – calculo que mais de 30 – mas que podem ser lidos em qualquer ordem (com exceção dos dois Sorria e Morra, que seguem a sequência de uma única história dividida em duas partes). A criança tem também a vantagem de só comprar os títulos que mais a interessarem, dentro dos diversos oferecidos. E o preço, pelo menos nas livrarias aqui em Salvador, fica em torno de R$ 25,00. Mas já vi na internet (no Submarino, Americanas.com e assemelhados) pacotes com vários títulos em que cada volume sai até por R$ 10,00.

Uma crítica negativa é quanto à qualidade da revisão editorial. Esteticamente, os livros são lindos, com uma super arte nas capas, papel muito bom, bem diagramados. Literariamente,também são histórias engraçadas, que provocam alguns sustos, criam uma expectativa gostosa (quem gosta de livros de terror e suspense sabe do que falo) e trazem informações curiosas e educativas, sem que para isso o autor precise ficar dando lição de moral. Mas a revisão das traduções brasileiras carece de cuidado, para evitar erros de digitação que comprometem a qualidade editorial e a credibilidade do produto. Taí um detalhe importante para a editora Fundamento rever.

Brenda Aline 29/06/2022

Diga queijo e faleça
Ai ai, não sei porquê, mas livros com crianças são tão engraçados e divertidos. Me divirto muito lendo-os. As crianças possuem expressões tão próximas da realidade que a gente até se identifica.

Os livros dessa série são bons pra quem gosta de um terror levinho. Fãs de stranger things podem se agradar, afinal, envolve terror e crianças. O que poderia dar errado?!

Luccas Miguel 12/07/2020

"Clichê ?sim!"
Clichê ? Com toda certeza. Não é o melhor livro, mas para quem quer apenas algo leve e divertido R.L Stine te leva numa nostalgia incrível.

É como se eu voltasse no tempo em que assistia sessão tarde e lia a série vagalume.

"Mistério ,aquela turminha da rua..." É ,um livro que lhe dá um aconchego bacana. Não é perfeito ,mas vale uma leitura rápida e dinâmica.

??

skuser02844 18/05/2023

Sinônimo narrativo semelhante ao filme self para o inferno
Esse livro é uma crítica futurista sobre como não conseguimos viver sem o registro de uma pequena tela para armazenarmos aquele momento, sendo que o correto séria aproveitar o momento ao máximo, antes que ele passe. Um livro sobre como somos refens da mídia e de como estamos acostumados a registrar tudo, sem percebermos que perdemos o momento em si, e a cada vez que perdemos estamos mais próximos da morte.

Profundo, né? Porém não tem nada haver com o livro.

Só que assim como vi num show de stand up na Netlfix. A arte tem mais a ver com o que sentimos do que necessáriamente a obra em si.

Ok, perfeito, deu o teu showzinho já, conseguiu teu biscoito, agora pode por gentileza falar sobre o livro em questão?

Sim!

Greg um moleque todo errado, acha uma camera em uma casa abandonada. Ao começar a tirar fotos, ele repara que as fotos saem diferentes, com contextos macabros e bizarros que o fazem questionar se a camera vê o futuro ou amaldiçoa a todos que são registrados pelas suas lentes.

Terror juvenil clássico eu tiria. Muito bom para quem quer começar a ler histórias de terror e não quer pegar nada muito pesado. Super agrádavel e para os desavisados que não são acostumados a consumir terror, garanto alguns arrepios.

Moral da história: Não tire foto com máquinas desconhecidas.

maria18434 31/01/2022

sorria para a foto
aii é muito gostosinho de ler, ótimo pra passar o tempo, me envolvi muito com a leitura e eu achei a história em si super original, doida pra ler o 2

Nicole 15/12/2009

Adorei! Muito criativo, diferente da maioria, bem legal mesmo. Prende o leitor e é bem surpreendente. É muito melhor do que o Sorria e Morra...outra vez!

kathrein.oliveira 15/07/2021

Um relaxamento pra mente...
Sabe quando você está com a mente muito atordoada e quer ler alguma coisa fácil, tranquila e envolvente? Com certeza essa coisa são os livros do rl stine.

Eu amo literatura juvenil, por que é sempre um respiro pra mente. Mas essa literatura juvenil tem me conquistado muito.

Os livros goosebumps tem um toque de terror engraçado que me lembra muito a minha infância quando eu esperava todos os dias o mesmo horário pra assistir a hora do arrepio no canal da Record.

Confesso que até agora gostei mais da série rua do medo que é um pouquinho mais macabra. Mas essa é igualmente incrível.

Honeydust 07/07/2023

Sorria e morra
Ok.. o r.l Stine sabe fazer contos bons. Me lembrou muito premonição 3 ( se eu me lembro bem ). Eu acho que falaram que era muito bom muitas vezes e isso me fez criar expectativas altas, mas oq eu tinha esquecido é que são contos focados para jovens entre 12 a 16 anos, mais ou menos, e não contos do Stephen King, por isso me decepcionei um pouco, mas ele é super curtinho e leve de ler. Acho que vou terminar de ler os outros livros de goosebumps...

Guilherme.Ribeiro 18/06/2019

Um livro que te arrepia a espinha quando menor
Voltado a um publico mais jovem/infantil, R.L. Stine acerta em cheio com "Sorria e Morra". É uma obra simples, sem muitos rodeios, com uma premissa consistente que assusta por já mostrar todo o horror que está por vir a cada fotografia tirada. Uma pena que o livro não seja voltado ao público adulto, porque seu potencial poderia ser muito mais explorando, porém isso não tira o genial da obra: ela encanta e prende a sua atenção. Isso é o que mais importa.

Helena365 12/08/2023

Um conto rápido e fácil de ler, mas bem interessante, por ser bem curto a trama é super rasa, mas isso não atrapalha a experiência.

Snake Robot 07/10/2010

Câmera de arrepiar
Greg e sua turma levam uma vida monótona em Pitts Landing, até que eles encontram uma velha câmera fotográfica, e se espantam quando descobrem que as fotografias não saem do jeito esperado. É como se a máquina previsse o futuro... Então, coisas estranhas começam a acontecer com Greg e seus amigos, e eles precisam se livrar da máquina. Será que conseguirão?
Paloma Viricio 13/07/2012minha estante
O livro parece ser bem interessante. Mesmo sendo voltado para o público infanto juvenil, gostaria muito de ler. Adoro histórias de arrepiar!^^

Eu 05/02/2013minha estante
Parece ser legal, uma amiga minha leu, mas, sei lá, eu acho meio que forte, OU NÃO?

Double "T" 06/12/2010

Sorria e Morra
Greg e seus amigos, Shari, Doug, e Michael estavam a um bom tempo sem se aventurar e decidiram entrar em uma mansão abandonada, a mansão Coffman, onde morava o Aranhão. Lá Greg achou uma máquina e Michael pediu que tirasse uma foto sua. Logo apos o disparo do flash Michael caiu da escada onde estava. Aranhão começou a ir em direção ao porão mais antes que chegasse o 4 fugirão. Quando eles pararam para ver como era a foto ela mostrava Michael caindo da escada, nenhum dos quatro se conformou pois ela tinha sido tirada antes, então decidirão ir embora. Quando Greg chega em casa, vê o carro novo de seu pai e tira uma foto para poder lembrar quando ele estivesse velho, e a foto mostrou um carro amassado. Passou um tempo e já era o aniversário da Shari e ela queria que Greg levasse a câmera para a festa. Mas ele não queria pois tinha tirado uma foto do carro de seu pai e ela saiu todo destruído e um tempo depois seu pai sofreu um acidente, mas depois de Shari insistir tanto ele resolve levar a câmera. La no aniversário Shari manda ele tirar uma foto dela, mas ele tira e ela não aparece na foto, e na próxima tentativa ela também não sai na foto. Então sau mãe te chame para cantar o parabéns e ela some. Greg volta para casa e um dia depois ele rasga as fotografias. Duas horas depois Shari liga avisando ela estava enfrente a casa dela só que ela não se lembrava de nada. Greg e Shari decidem levar a câmera de volta, la encontram o Aranhão que conta como a câmera foi criada e depois morre pois a câmera disparou um flash em sua direção e ele morre.

decayanddespair 16/02/2022

Voltando à infância
Tenho um carinho enorme pela série Goosebumps... Foi meu primeiro contato com histórias de terror quando criança. "Sorria e Morra!" era um que eu via passar nos comerciais de TV e morria de vontade de ler, mas nunca encontrei. Com 22 aninhos consegui achar numa biblioteca e li com uma alegria muito grande.

Um grupo de amigos entediados decidiu que seria uma ótima ideia entrar numa casa antiga e abandonada (o que poderia dar errado?). Lá, encontram uma câmera bastante peculiar, cujas fotos saem bem diferentes da realidade: pessoas aparecem feridas ou em situações de perigo, coisas aparecem danificadas. E, de alguma forma, essas situações acabam acontecendo de verdade logo depois.

Mesmo que minha idade fuja do público alvo dos contos de Goosebumps, Sorria e Morra! ainda conseguiu me prender na leitura.

Matheus 06/01/2013

Depois de lê-lo em dois dias por causa de uma pessoa muito especial que me emprestou e pediu para que eu o lesse, posso dizer que a história sessão da tarde deste livro é até interessante, mesmo sendo um livro infantil. A história prende o leitor, mesmo a narrativa sendo destinada para o publico infantil e os personagens apresentarem parafusos a menos.. Além disso, a história é divertida e dá para descontrair. No fundo, gostei.

Carolina 19/09/2023

Tão bom de ler
Li a história em um único dia. Ela é realmente envolvente e cativante, não consegui parar de ler. Achei excelente e já estou ansioso para comprar a continuação.
Lindiane Nascimento 28/09/2023minha estante
Procurando livro de terror para crianças me esbarrei nesta indicação. Vejo que crianças curtem, mas saberia informar se há ilustrações no livro?