História do Universo

História do Universo Edmac Trigueiro

Resenhas - História do Universo

MILA 14/02/2017

Quem nunca teve aquela curiosidade para saber as origens do Universo, sua história e todo seu desenvolvimento?

Claro que um livro dessa magnitude além de nos permitir sanar nossa curiosidade também nos traz um pouco mais conhecimento.

Em História do Universo encontramos um pouco de tudo e tudo muito bem abordado, com uma linguagem simples.

Grandes nomes como Isaac Newton, Albert Einstein, Galileu Galilei entre outros e como influenciaram na história, todas as teorias e seus ensinamentos, e não só isso, o leitor terá conhecimento sobre a composição do universo e muito mais.

Em suma, o livro é interessante, possui uma boa base sobre o conteúdo em geral, o autor soube trabalhar seu conteúdo para o mais leigo dos leitores.

Devo dizer que para um livro didático voltado para ciência o autor esta de parabéns, em nenhum momento me senti perdida, foi ao contrário, entendi perfeitamente o que o autor quis passar e olha que me considero leiga no assunto.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2017/02/resenha-historia-do-universo.html
Allan Tancredo 16/09/2017minha estante
Me inspirou a ler! Marcado já como quero ler! :D

André 07/06/2020

História do Universo de uma maneira (relativamente) simples
O autor Edmac Trigueiro cumpre bem a proposta do livro de falar sobre a história do Universo de maneira simples e sucinta, também pelo fato de não ser um especialista da área.
Acredito que esse objetivo foi cumprido porque os aprofundamentos são bem dosados, nem a ponto de realmente se aprofundar no tema, mas suficientemente desenvolvidos para que possamos compreender as ideias e teorias sobre a forma como Universo surgiu e se comporta, bem como entender como foram construídas desde a Grécia Antiga.
É necessário apontar, apesar de não ser um erro do autor, que o livro não é 100% acessível. Em determinados momentos da leitura parava para refletir também se conseguiria compreender aquelas passagens se não tivesse certos conhecimentos básicos de química, física e matemática, o que é realidade de parte significativa da população brasileira.
Uma parte não necessária do livro (dentro de seus propósitos), mas que gostei bastante foi como o autor abordou a forma como enxergamos os mais famosos cientistas, como Newton e Einstein. Isso porque ele faz questão de deixar claro que as revoluções que estes fizeram só foram possíveis porque outros também pesquisaram sobre determinados temas anteriormente ou paralelamente. Além disso ele explora brevemente as vidas de Newton e Einstein a fim de salientar que nem os maiores cientistas são seres perfeitos. Tudo isso sem lhes retirar a importância de seus feitos.

Matheus.Andrade 14/06/2020

Divulgação científica: um diálogo da ciência com os leigos
A sinopse do livro no site Lelivros passou uma falsa ideia de que o que se veria era uma exposição de História, partindo da ideia de que há uma lacuna nessa ciência que o livro tem a missão de preencher: uma "história do universo". Ora, se é consenso - ou mesmo unanimidade - por parte da historiografia que a História trata do estudo da relação da humanidade com o tempo, não existe lacuna nenhuma no estudo da história do universo - pois isso é objeto de outras ciências, como geologia, química e física.
Na verdade, História do Universo, de Edmac Trigueiro, é outra coisa: um belo de um livro de divulgação científica. Não tem nenhuma discussão historiográfia que o sustenta como uma obra de História. É, sim, um apanhado de grandes descobertas científicas que não faria vergonha nem a Carl Sagan.
Trigueiro começa uma exposição apaixonante pelos elementos fundamentais do Universo. Pra isso, pega desde os filósofos gregos até o conhecimento científico, chegando assim na Química. A partir daí, vai explicando as subdivisões da matéria até chegar nas partículas mais pequenas que se pode imaginar.
Depois desse momento, o assunto vai para a interação entre as matérias, expondo os assuntos da Física e da Mecânica.
Enquanto isso, Trigueiro vai desmistificando o endeusamento criado em cima dos estudiosos mais ilustres da história da ciência: Isaac Newton e Albert Einstein.
O autor também cataloga os tipos de objetos celestes e faz uma explicação brilhante da teoria do Big Bang, tocando em temas viajados, dimensões temporais trilhões de vezes menores do que um segundo, do momento em que o universo todo era menor até do que um átomo.
Eu gostaria muito de ter tido contato com essa obra no ensino médio. Com certeza eu teria uma compreensão muito além do que tive nas disciplinas que lidam com o mistério do universo. Essa leitura voltou a me interessar por materiais de divulgação científica, e me fez reviver a minha paixão adormecida por Carl Sagan. E provavelmente, ainda nas próximas leituras, virá mais algum desse tipo.
Erica 15/06/2020minha estante
DIMENSÕES TEMPORAIS TRILHÕES DE VEZES MENORES QUE UM SEGUNDO????

Matheus.Andrade 16/06/2020minha estante
Sim, ele chegou a descrever hipóteses sobre a temperatura da matéria e o tamanho do Universo nesse momento. Um momento que seria praticamente o tempo zero: T=0

Mariane 21/02/2020

O livro é muito didático e fácil de entender, os temas abordados são ótimos e achei muito bem escrito. É um pouco resumido só, mas creio que era o objetivo do autor.

dayukie 28/03/2018

"História do Universo é aquele livro que vou indicar para sempre para aqueles que tem ânsia em aprender mais, que busca mais conhecimento sempre que pode, com vontade de descobrir mais sobre a nossa existência e todo o seu desenvolvimento?
Um livro que aborda temas, que até então são difíceis de explicar e compreender, mas o autor soube tornar um assunto complexo em algo fácil e compreensível, tornando esse livro um complemento importante para quem procura saber mais sobre a origem do universo, sua história e desenvolvimento."

Resenha completa no blog.

site: https://goo.gl/Tx8m7R

Milena @albumdeleitura 21/07/2018

História do Universo
A origem do Universo, durante muito tempo, foi território exclusivo da religião, encarregada de explicar o sobrenatural. Hoje, a ciência e a História disputam esse espaço. E é com base nisso, que o autor Edmac Trigueiro buscou se aprofundar nesse tema que sempre lhe despertou grande interesse. Mesmo não sendo um profissional da área (o autor é formado em Direito), durante cerca de quatro anos, ele se dedicou aos estudos das origens e transformou o conhecimento adquirido em três obras literárias. Além deste, que é o primeiro volume, ele é autor de outros dois exemplares, intitulados História da Vida e História do Homem.

Repleto de boas referências e de muita pesquisa, História do Universo é um livro bem elaborado que nos leva a compreender um pouco mais sobre a existência da humanidade e como foi que chegamos até aqui.

Impossível não lembrar das aulas de física do ensino médio ao me deparar com um livro cujo tema está diretamente relacionado a átomos, prótons, elétrons, Big Bang, Teoria da Relatividade, Einstein e Newton. Ah, como eu gostava disso tudo! E mesmo tendo optado em seguir a área de humanas, ainda acho assuntos assim extremamente curiosos e interessantes, e por isso, gostei bastante da nova experiência que tive com este livro.

O autor soube abordar um tema complexo de maneira bastante compreensível, organizando as informações em uma sequência que permite complementar e aprofundar os conhecimentos do leitor acerca das teorias da formação e da história do Universo. Além disso, um livro desta magnitude pode ser utilizado como complemento didático e/ou fonte de estudo para professores e alunos do ensino médio, uma vez que possui uma linguagem simples, clara e objetiva.

A leitura é rápida, tanto pelo número de páginas quanto pela sua fluidez, e se você é curioso, gosta de aprender e está aberto a novas experiências, com certeza vai aproveitar cada uma destas páginas tão bem elaboradas pelo autor.

site: https://albumdeleitura.blogspot.com/2018/07/dica-de-leitura-164.html

Lisvaldo Tomaela 12/08/2018

Um tema naturalmente de difícil acesso ao público sendo apresentado de forma clara e plausível
Edmac Trigueiro transformou o tema em uma leitura plausível para complementar e aprofundar todos os conhecimentos que adquirimos ao longo da vida.

Em 8 capítulos, o livro, que te prendem, assuntos sobre a criação do mundo, composição do universo e sua origem e teorias sobre o final de tudo, são abordados de forma de fácil compreensão.

Wagner 10/11/2018

Eu esperava algo semelhante ao livro Pálido Ponto Azul, do Carl Sagan, mas não é bem por ai. Ele tem um foco maior em contar a história do universo pela perspectiva das descobertas nas áreas da física, química e matemática, ou seja, o estudo do cosmos em si não é o ponto de partida como eu imaginava.

De fato, é um bom livro. Você tem uma noção básica do conhecimento prático do que aprendemos nas aulas de química e física, e mesmo assim ele não é chato ou muito difícil. Obviamente que alguns conceitos exigem um pouco mais de esforço para serem bem interpretados, mas é o tipo de conteúdo acessível a qualquer nível de conhecimento.

Alice - @enjoybookss 17/07/2019

A Terra se formou a partir da agregação de matéria unida pela gravidade.
"O universo é feito de átomos! Esses átomos interagem entre si através das quatro forças que existem na natureza, a força da gravidade, o eletromagnetismo, a força fraca e a força forte."

Em História do universo, do brasileiro Edmac Trigueiro, é uma obra criada para argumenta e explicar a história da nossa existência. Citando filósofos, físicos e astrofísicos, o autor consegue nos envolver de forma clara no seu argumento e explicação. Isso tudo porque eu entendi cada palavra que foi escrita por ele na obra, e quero deixar claro que sou leiga quando se trata do big bang e de anos de existência.

Neste livro o autor fala da origem do universo, sua história e desenvolvimento, sem ficar apenas falando de matemática e física, mas sim com explicações da ciência a respeito do assunto.

Com boas referências, o autor cita grandes nomes da filosofia para explicar mais sobre as teorias e seus argumentos, como Albert Einstein, Galileu Galilei, Isaac Newton e muitos outros serão encontrados durante a leitura, mostrando suas teorias ou qual tese foi importante para a história do universo. Edmac também aborda diversos temas no livro, além das teorias, encontramos sobre a composição do universo, o Big Bang, estrelas, Sol, cosmos, galáxias e muitos outros temas importantes, que estão interligados e acabam sendo explicados de forma bem leve, direta e clara. Tudo isso para o entendimento do leitor para com o assunto abordado.

site: https://www.blogenjoybooks.com/2019/04/book-review-historia-do-universo-de.html

Mauricio.Moura 07/04/2020

Excelente leitura
Você se considera uma pessoa curiosa? Já refletiu sobre a origem do universo? Se esse é o seu caso acredito que achará o livro interessante, assim como eu o achei. A leitura é fácil, rápida e consegue passar um panorama geral. Recomendo!