História do Universo

História do Universo Edmac Trigueiro

Resenhas - História do Universo

MILA 14/02/2017

Quem nunca teve aquela curiosidade para saber as origens do Universo, sua história e todo seu desenvolvimento?

Claro que um livro dessa magnitude além de nos permitir sanar nossa curiosidade também nos traz um pouco mais conhecimento.

Em História do Universo encontramos um pouco de tudo e tudo muito bem abordado, com uma linguagem simples.

Grandes nomes como Isaac Newton, Albert Einstein, Galileu Galilei entre outros e como influenciaram na história, todas as teorias e seus ensinamentos, e não só isso, o leitor terá conhecimento sobre a composição do universo e muito mais.

Em suma, o livro é interessante, possui uma boa base sobre o conteúdo em geral, o autor soube trabalhar seu conteúdo para o mais leigo dos leitores.

Devo dizer que para um livro didático voltado para ciência o autor esta de parabéns, em nenhum momento me senti perdida, foi ao contrário, entendi perfeitamente o que o autor quis passar e olha que me considero leiga no assunto.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2017/02/resenha-historia-do-universo.html
Allan Tancredo 16/09/2017minha estante
Me inspirou a ler! Marcado já como quero ler! :D

Gabi 18/10/2021minha estante
Uau, faz muito tempo que a senhora postou esse comentário, mas mesmo assim, não custa tentar! Tem um livro chamado "A história do universo para quem tem pressa" é um bom livro, o autor é Colin Stuart.

MILA 18/10/2021minha estante
Obrigada pela dica...

Gabi 18/10/2021minha estante
De nada

Leandro506 15/05/2022

Primeiro livro da trilogia
Leitura leve e envolvente. Incrível como somos tão pequenos na imensidão do universo! E quanta curiosidade e descobertas maravilhosas já existem sobre tudo. Adorei.

Mariane 21/02/2020

O livro é muito didático e fácil de entender, os temas abordados são ótimos e achei muito bem escrito. É um pouco resumido só, mas creio que era o objetivo do autor.

Matheus.Andrade 14/06/2020

Divulgação científica: um diálogo da ciência com os leigos
A sinopse do livro no site Lelivros passou uma falsa ideia de que o que se veria era uma exposição de História, partindo da ideia de que há uma lacuna nessa ciência que o livro tem a missão de preencher: uma "história do universo". Ora, se é consenso - ou mesmo unanimidade - por parte da historiografia que a História trata do estudo da relação da humanidade com o tempo, não existe lacuna nenhuma no estudo da história do universo - pois isso é objeto de outras ciências, como geologia, química e física.
Na verdade, História do Universo, de Edmac Trigueiro, é outra coisa: um belo de um livro de divulgação científica. Não tem nenhuma discussão historiográfia que o sustenta como uma obra de História. É, sim, um apanhado de grandes descobertas científicas que não faria vergonha nem a Carl Sagan.
Trigueiro começa uma exposição apaixonante pelos elementos fundamentais do Universo. Pra isso, pega desde os filósofos gregos até o conhecimento científico, chegando assim na Química. A partir daí, vai explicando as subdivisões da matéria até chegar nas partículas mais pequenas que se pode imaginar.
Depois desse momento, o assunto vai para a interação entre as matérias, expondo os assuntos da Física e da Mecânica.
Enquanto isso, Trigueiro vai desmistificando o endeusamento criado em cima dos estudiosos mais ilustres da história da ciência: Isaac Newton e Albert Einstein.
O autor também cataloga os tipos de objetos celestes e faz uma explicação brilhante da teoria do Big Bang, tocando em temas viajados, dimensões temporais trilhões de vezes menores do que um segundo, do momento em que o universo todo era menor até do que um átomo.
Eu gostaria muito de ter tido contato com essa obra no ensino médio. Com certeza eu teria uma compreensão muito além do que tive nas disciplinas que lidam com o mistério do universo. Essa leitura voltou a me interessar por materiais de divulgação científica, e me fez reviver a minha paixão adormecida por Carl Sagan. E provavelmente, ainda nas próximas leituras, virá mais algum desse tipo.
Erica 15/06/2020minha estante
DIMENSÕES TEMPORAIS TRILHÕES DE VEZES MENORES QUE UM SEGUNDO????

Matheus.Andrade 16/06/2020minha estante
Sim, ele chegou a descrever hipóteses sobre a temperatura da matéria e o tamanho do Universo nesse momento. Um momento que seria praticamente o tempo zero: T=0

Isis.Borges 22/04/2021

“Apenas a experiência pode decidir sobre a verdade” Einstein
Um panorama sobre a história do Universo, explicado de um jeito simples e que nos ajuda a entender: onde estamos, de onde viemos e para onde vamos.
Ele conta em ordem cronológica como as descobertas científicas foram acontecendo e como só foi possível para os maiores físicos da história (Newton e Einstein) suas descobertas revolucionárias por conta desses outros cientistas antecessores e suas contribuições.
Foi legal rever explicações que aprendi na escola sobre átomos, tabela periódica e o Big Bang.
É com muita pesquisa, observação e experiências que a ciência se propõem a entender, explicar e comprovar sua teorias.
Gostei e recomendo.

Lorena183 07/04/2022

História do universo
É um otimo livro, muito claro, fácil para o entendimento, é um livro científico destinado para qualquer pessoa que busca respostas para seus questionamentos sobre a origem do universo e tudo o que entendemos hoje como vida. Além de conter umas fofoquinhas sobre a vida pessoal dos gênios da ciência.

Caroline Vital 23/10/2023

Lido em 2018
Interessante... Só isso mesmo.

Beatriz1971 08/06/2022

Gostei!
Este livro conta brevemente sobre várias coisas no universo, desde a origem do big bang até a então tentativa de se provar a teoria das cordas. É um livro curto, com uma escrita bem simples, o que para mim é super interessante pois ainda sou leiga nesses assuntos. Se você assim como eu, tem vontade de descobrir um pouquinho sobre esse universo, sobre a terra, sobre nós mesmos, te indico profundamente esse livro.

LarielTovo 17/12/2020

Leitura leve e agradável pra quem quer entender um pouco sobre o complexo universo que vivemos e sobre sua formação, assim como um resumo sobre as principais mentes que dedicaram suas vidas em busca de comprovações de suas teorias.

Lisvaldo Tomaela 12/08/2018

Um tema naturalmente de difícil acesso ao público sendo apresentado de forma clara e plausível
Edmac Trigueiro transformou o tema em uma leitura plausível para complementar e aprofundar todos os conhecimentos que adquirimos ao longo da vida.

Em 8 capítulos, o livro, que te prendem, assuntos sobre a criação do mundo, composição do universo e sua origem e teorias sobre o final de tudo, são abordados de forma de fácil compreensão.

dayukie 28/03/2018

"História do Universo é aquele livro que vou indicar para sempre para aqueles que tem ânsia em aprender mais, que busca mais conhecimento sempre que pode, com vontade de descobrir mais sobre a nossa existência e todo o seu desenvolvimento?
Um livro que aborda temas, que até então são difíceis de explicar e compreender, mas o autor soube tornar um assunto complexo em algo fácil e compreensível, tornando esse livro um complemento importante para quem procura saber mais sobre a origem do universo, sua história e desenvolvimento."

Resenha completa no blog.

site: https://goo.gl/Tx8m7R

Wagner_GRUNGE_1994 10/11/2018

Eu esperava algo semelhante ao livro Pálido Ponto Azul, do Carl Sagan, mas não é bem por ai. Ele tem um foco maior em contar a história do universo pela perspectiva das descobertas nas áreas da física, química e matemática, ou seja, o estudo do cosmos em si não é o ponto de partida como eu imaginava.

De fato, é um bom livro. Você tem uma noção básica do conhecimento prático do que aprendemos nas aulas de química e física, e mesmo assim ele não é chato ou muito difícil. Obviamente que alguns conceitos exigem um pouco mais de esforço para serem bem interpretados, mas é o tipo de conteúdo acessível a qualquer nível de conhecimento.

Lissa - @lissa.studiies 17/07/2019

A Terra se formou a partir da agregação de matéria unida pela gravidade.
"O universo é feito de átomos! Esses átomos interagem entre si através das quatro forças que existem na natureza, a força da gravidade, o eletromagnetismo, a força fraca e a força forte."

Em História do universo, do brasileiro Edmac Trigueiro, é uma obra criada para argumenta e explicar a história da nossa existência. Citando filósofos, físicos e astrofísicos, o autor consegue nos envolver de forma clara no seu argumento e explicação. Isso tudo porque eu entendi cada palavra que foi escrita por ele na obra, e quero deixar claro que sou leiga quando se trata do big bang e de anos de existência.

Neste livro o autor fala da origem do universo, sua história e desenvolvimento, sem ficar apenas falando de matemática e física, mas sim com explicações da ciência a respeito do assunto.

Com boas referências, o autor cita grandes nomes da filosofia para explicar mais sobre as teorias e seus argumentos, como Albert Einstein, Galileu Galilei, Isaac Newton e muitos outros serão encontrados durante a leitura, mostrando suas teorias ou qual tese foi importante para a história do universo. Edmac também aborda diversos temas no livro, além das teorias, encontramos sobre a composição do universo, o Big Bang, estrelas, Sol, cosmos, galáxias e muitos outros temas importantes, que estão interligados e acabam sendo explicados de forma bem leve, direta e clara. Tudo isso para o entendimento do leitor para com o assunto abordado.

site: https://www.blogenjoybooks.com/2019/04/book-review-historia-do-universo-de.html

Ronald 18/08/2020

Uma leitura muito fluida e de fácil entendimento tratando assuntos que, para a maioria das pessoas, pareceriam (ao menos a princípio) muito complexos. O autor viaja pela história do universo tratando de temas que vão da teoria do Big Bang à mecânica quântica, mas sem se tornar muito prolixo, deixando a leitura bastante agradável. Já havia lido "História do Homem" e agora (depois de "História do Universo"), vou seguir para "História da Vida". Edmac Trigueiro é um ótimo contador de histórias.

Ellen 14/02/2021

Ótimo pra quem quer saber mais sobre o universo. Tem algumas palavras difíceis, mas explicam logo em seguida.