A Princesa e o Cavaleiro

A Princesa e o Cavaleiro Osamu Tezuka

Resenhas - A Princesa e o Cavaleiro - Volume 1

CRIS LI 02/01/2022

Curti demais fazer essa releitura
Cada vez que releio gosto ainda mais. É uma obra dos anos 50 e que ainda podemos apreciar. Um clássico, para todos se divertirem com Saphire e sua aventura para salvar o reino de prata, seu coração e as pessoas que ama.
Além do mais, a edição está bem bonita.

Leiliane R. Falcão 05/11/2023

Mangá perfeito!
Adorei fazer a releitura deste que é um dos meus mangas favoritos. Não adianta: quanto mais velha eu fico, mais eu gosto dessa história! Aqui temos a jornada do herói em sua mais bela forma. Osamu Tezuka é um dos melhores contadores de histórias de todos os tempos, e olha que esta nem é a obra prima dele. Diversão garantida desde os meus 12 anos de vida até agora, perto dos 34.

Gabriel 21/11/2022

Delícia ler com minha filha
Foi uma experiência inesquecível ouvir cada risada de minha filha (07 anos) com as aventuras da princesa.

Elora4 15/10/2023

Um clássico muito bom
Curtinho, desenhos lindos, uma história interessante e uma pitada de humor. Tudo que um bom mangá precisa, muito legal mesmo!

PeqMari 25/02/2011

Clássico dos clássicos
Sente que falta algo nesta sinopse? Então acertou: trata-se de um trecho do texto apresentado no início da primeira edição. Por que não coloquei ele todo? Oras, porque contava com bem mais elementos do que um mero resumo da história, então resolvi colocar acima só o que mais interessava, e aqui embaixo usarei algumas das informações passadas no texto todo. Combinado?

Posso resumir minha primeira impressão em uma palavra: clássico. Estilo simples, personagens não muito aprofundados, tema universal e muito utilizado como referência de produções sucessoras (até hoje). Ou seja, está no mesmo patamar que o filme Cantando na Chuva, por exemplo.
Muitos chamam o autor, Ozamu Tezuka, de “o Walt Disney japonês”. De fato, algo que me chamou muito a atenção foi a semelhança de estilo e traço – tanto que no livro Art of Drawing Manga coloca-se que Tezuka de fato se inspirou no traço norte americano para construir seu estilo. Confesso que essa característica me deixou um pouco nostálgica, o que pode ter colaborado para que eu nutrisse grande simpatia pela obra.

Outra peculiaridade digna de nota é sobre a combinação enredo & estilo de desenho: enquanto traço e características formais são típicos do Japão, o enredo conta com elementos totalmente ocidentas, como a religião católica e mitologia grega – que norteiam a trama -, podendo até causar desagrado, já que nossa cabeça, acostumada a relacionar elementos a certos temas, vê-se obrigada realizar outras combinações provavelmente desconhecidas, gerando estranheza (ou o mais conhecido “brain collapse” ;P).

Os personagens também são cativantes, mas... - sim, existe um “mas”, senhores que chamam Tezuka de “manga no kami” (o deus do mangá) -:

(leia na íntegra: http://peqmari-trocoatencaoporvidas.blogspot.com/2011/02/resenha-princesa-e-o-cavaleiro.html)

Jaciane.Jackes 27/08/2016

A rainha está a ponto de ter seu sucessor todo Reino de prata espera o Nascimento .
E chegada a hora e nasce uma princesa com temor de perder o reinado para o Duque o Reis ocultam a verdade das pessoas.
Sua filha Safiri e criada como um garoto para não perder o trono do Reino de Prata.
Safiri cresce se apaixona pelo principe Franz.
Como safiri vai contar que e uma princesa so o tempo dira.

Nat 30/01/2017

Graças a uma trapalhada de seu anjinho protetor e a uma confusão de conselheiros reais, a princesa Safiri é anunciada como menino. Uma lei rígida do reino da Terra de Prata afirma que quem deve assumir o trono é um homem, assim, por toda sua vida, Safiri é obrigada a se passar por homem, o que se torna bem difícil, pois seus inimigos vivem armando para descobrir seu segredo. Após um acidente que tira a vida do rei, a jovem é obrigada a sustentar a mentira, enquanto lida com aqueles que querem destruí-la.

Desde que li o gibi da Turma da Mônica Jovem que reunia os personagens de Maurício de Souza e os de Osamu Tezuka, fiquei muito curiosa sobre alguns deles, principalmente sobre as histórias do leãozinho Kimba e da princesa Safiri. Consegui os oito volumes deste mangá em um troca e desde então estava esperando uma oportunidade para ler. Mesmo tendo lido somente o volume um, já percebi que vou gostar da história porque Osamu consegue cativar. A princesa é cativante, o anjinho é foto e os inimigos acabam sendo bem hilários. Adorei e não vejo a hora de dar continuação a essa história.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/01/a-princesa-e-o-cavaleiro-vol-1-osamu.html

Karol 26/06/2022

A Princesa e o Cavaleiro ????
Que história divertida e fascinante ? Osamu Tezuka inaugurou o estilo Shoju com chave de ouro ??

O mangá mescla história de contos de fadas e ainda assim consegue ser original e diferente de tudo que já vi. Por mais que tenha elementos que você reconheça de outros contos os desfechos são sempre surpreendente. ?

É uma daquelas histórias pra família toda se divertir lendo, sabe? Se eu tivesse meus 6/7 anos teriam amado tanto quanto gostei de ler aos 27 ????

A protagonista é forte, corajosa, amorosa... aaaah!!! É lindo ??
Recomendo ?

Coelho 21/01/2023

É fofura do início ao fim
Aventura, fantasia e ilustrações lindas!
Eu adoro a leveza da história de A Princesa e o Cavaleiro. E essa edição tornou a leitura ainda mais especial.

priss 05/07/2023

A Princesa e o Cavaleiro
Eu adorei ler esse livro, foi minha primeira experiência lendo mangá (fora os quadrinhos da Turma da Mônica Jovem), então foi meio confuso no começo, já que deve- se ler da direita para a esquerda em cada página, mas logo fui me acostumando.

Mas eu gostei bastante da história, achei fofinha. Uma coisa que me incomodou um pouco foi o fato da história sempre destacar que Safiri sabe lutar apenas porque possuí um coração de menino. Como se as meninas não soubessem lutar, ou não pudessem aprender, ou são muito fracas para isto.
A história foi escrita na década de 50, então isso era o pensamento comum da época. E o mangá já é inovador por ser o primeiro para meninas, com uma protagonista feminina forte e corajosa.

Foi uma leitura super fluída e rápida, e eu adorei ler em quadrinhos.

Ps: o posfácio me deu um spoiler, cuidado!!
(odeio spoilers)

Recomendo sim!!