Por Linhas Tortas

Por Linhas Tortas Cynthia França

Resenhas - Por Linhas Tortas

Helena 01/04/2012

Por Linhas Tortas
O livro conta a história de Ester, uma mulher ingênua e doce, que vive uma vida estruturada e feliz, e de repente a vê ser transformada completamente por uma tragédia, onde perde seu amado marido de forma violenta. Esse acontecimento a faz lidar com sua dor de forma intensa: “Hoje vejo que passei pelos cinco estágios do luto: negação e isolamento, raiva, negociação, depressão e, por fim, aceitação. Mas vivi cada estágio do meu modo.” (pág. 45).
Buscando forças dentro de sua alma pura, ela resolve dar uma guinada na vida, e escolhe mudar de emprego, cidade, vida. Neste novo caminho ela encontra novos amigos, novos motivos para viver e um novo amor: “Quando não estávamos trabalhando, estávamos juntos. Fazíamos caminhadas pelo condomínio e por trilhas ecológicas próximas, passeávamos com os cachorros, ficávamos horas no mirante, lugar onde nos conhecemos, admirando a paisagem, saíamos para jantar, ir ao cinema, enfim, tudo o que um casal de namorados faz.” (pág. 150).
Tudo parece bem, porém novamente ela se vê diante de intensos desafios, e os assumi com toda a doçura e sinceridade que flui em seu coração. “Não, aquilo não poderia consumir minha vida a ponto de sugar todas as minhas energias e me fazer cair em depressão. Eu tinha que conservar a pulsão de vida existente em mim. A dor era grande, mas a vida era maior ainda.” (pág. 204).
Uma história linda! Emocionou e fez com me dedicasse plenamente à leitura. A autora Cynthia França enriquece a história, trazendo trechos de livros da literatura clássica, a paixão da protagonista, além de letras de músicas que complementam a história, e faz com que aflore a sensibilidade em nosso coração. Apesar do drama, ela consegue explicitar a grandeza da alma de Ester em cada reflexão da personagem, transformando as intempéries em motivos de superação, fortalecimento e crescimento, que é possível ver ressaltado no desenrolar da trama. O final é especial, e vale à pena cada momento vivido por esta heroína. O qual nos faz refletir sobre a importância de sermos leais às nossas convicções e incentivar o que de mais belo flui em nós, pois independente das dificuldades, o mais importante é “saber viver”.

Nessa 09/01/2013

Por linhas tortas
"Combati um bom combate. Aprendi a me levantar. E entendi que tudo passa. Ou, pelo menos, quase tudo". (Pág. 315)

Bem, já fazia algun tempo que eu tinha vontade de ler este livro, em todos os blogues que eu li a resenha falava super bem dele, e isso me deixou muito curiosa. Sem falar que a capa nos deixa com essa curiosidade!
Fiquei super feliz quando consegui a parceria e logo que chegou o livro comecei a ler no mesmo dia. Gente, eu não consegui largar o livro enquanto não terminei, fiquei encantada com a forma que a autora Cynthia França escreve e com certeza vou querer ler os próximos livros dela.
O livro por linhas tortas é um romance muito envolte, que conta a história, vida e romances da Ester. A cada virada de página eu tinha uma surpresa e um novo acontecimento e eu queria logo ver o que iria acontecer com a Ester. Não irei contar para não perder o encanto do livro, pois não terá sentido vocês lerem se eu contar. Só irei falar que eu amei este livro, ele me envolveu de tal forma que a história se passava na minha cabeça como se fosse um filme.
Logo que terminei de ler o livro, eu não conseguia me desligar da história e confesso que ainda fiquei alguns dias pensando na Ester!
Acho que eu nem preciso dizer que ele entrou para minha lista de favoritos e que eu recomendo esta leitura, né?!!

Agradeço a Cynthia França por ter aceitado a parceria e por ter me dado a oportunidade de ler o seu livro!

Andressa 08/03/2012

Por Linhas Tortas - Cynthia França
Por Linhas Tortas, primeiro livro da autora nacional Cynthia França, passa para o leitor exatamente o perfil de uma mulher forte e decidida, qualidades que muitas mulheres gostariam de possuir, em um livro que possui uma ótima mistura de drama e romance.

Ester possui uma personalidade um pouco diferente da maioria das protagonistas femininas de livros do gênero. Muitas outras mostram-se muitas vezes fracas e dependentes de outros personagens, em sua maioria homens, sendo rebaixadas por elas mesmas na maioria dos casos. O que me parece que tais autoras querem transmitir ao leitor é que apesar de sofrer, a mulher consegue sim dar a volta por cima. Mas não é isto que acontece neste livro. Diferentemente dessa personalidade fraca, Ester desde o principio se mostra uma mulher batalhadora, e que apesar dos altos e baixos de sua vida, consegue ter a consciência de que a vida não para e que se deve seguir em frente, por mais difícil que isso possa parecer. A personagem sofre sim, em vários momentos da trama, mas a diferença é que a mesma não se rebaixa por isso e ao longo da trama consegue dominar esse lado cada vez melhor. Seu sofrimento não dura mais que poucas páginas, não se tornando cansativo.

Destaco aqui também outros personagens muito bem construídos pela autora, como Miguel e Gonçalo. Ela criou duas figuras masculinas completamente opostas entre si e ao mesmo tempo muito parecidas principalmente em relação aos sentimentos para com a mulher que amam. São aqueles protagonistas masculinos de tirar o fôlego de qualquer leitora, mas que ao mesmo tempo não parecem irreais ou fantasiosos demais, cada um a seu modo.

A obra relata em sua maior parte, uma história de superação. O que é recomeçar do zero quando sua vida inteira parece desmoronar na sua frente, e que há sim sempre um jeito de fazê-lo, por mais incrível e impossível que isso possa parecer. Podemos ser felizes novamente, mesmo após uma grande tragédia, e as vezes de um modo diferente do antes vivido. Ester e sua história também ensinam que o amor por alguém pode mudar os desejos mais íntimos de de uma pessoa e que as vezes é preciso sacrificá-los em prol de outros sonhos.

A capa e o título do livro condizem exatamente com a trama, e apesar de conter uma diagramação simples, o livro é muito bonito. Algo interessante sobre seu estilo é que nele não existe a separação por capítulos, apenas um espaço em branco significando a passagem do tempo. Nunca tinha lido um livro com essas características, e apesar de no início ter estranho um pouco, o leitor acaba se acostumando com o modo rápido e leve da narrativa. Pode ser lido rapidamente e mesmo assim encantar que o está lendo.

É uma história extremamente cativante que aborda temas reais e vividos por muitas mulheres, e que mostra o quando as vezes temos de sofrer até conseguir alcançar todos os objetivos.Recomendo!

Giselle Trindade 24/02/2012

Uma história excelente
Esse livro é excelente, eu adorei conhecer essa personagem tão agradável e cativante, e poder conhecer à fundo uma linda história de vida e superação. Um livro que te conquista logo nas primeiras páginas e que vale muito a pena ler, logo no começo do livro já temos um grande deslumbre do que vai acontecer e no decorrer da história é impossível não se encantar, se emocionar e não se identificar com o drama de Ester e com as mudanças que ocorrem em sua vida.

Na Sinopse vemos que algo acontece com Ester que muda a sua vida e até mesmo sua forma de ver a vida, e nos mostra com perfeição como e onde podemos arrumar força para seguir em frente diante das adversidades e das dificuldades que passamos ao decorrer da vida, e que ninguém está alheio a isso. Mas eu não vou contar o que é, porque vai perder a graça do livro, mas digo que algo que tenho certeza muitas pessoas podem se identificar, daí vem a identificação e a aproximação com a personagem que sentimos desde o começo.

A Autora está de Parabéns!!! Ela consegue inovar, transmitindo com grande eficiência todos os sentimentos e todas as dúvidas e erros da personagem , assim como os acertos e os aprendizados, tanto como o crescimento e amadurecimento que ela alcança, se tornando uma pessoa admirável e um grande exemplo de vida e luta, e acima de tudo superação, levando ao auto-conhecimento, inclusive de nós, leitores.

Eu indico o livro, com toda certeza!!!!

Gislaine 25/03/2012

Emocionante
Protelei essa resenha o quanto pude, talvez por medo.Não sei bem explicar, mas lembrar desse livro causa diferentes emoções em mim e eu não sou muito boa em explicar minhas emoções... Vou tentar não me enrolar, afinal de contas não fui enrolada em momento algum durante a leitura, muito pelo contrário.

Logo quando eu li a sinopse não me identifiquei logo de cara, acho até que cheguei a comentar na caixinha de correio que Por Linhas Tortas me parecia um título muito amplo e vago. Engano meu.
O livro tem uma leveza, personagens bem criados, uma história que emociona e que segue por linhas tortas. No início a Ester é tímida e, diferente da maioria das pessoas que resenhou esse livro, eu não me identifiquei com ela nesse momento: a mania de se "esconder" atrás dos livros talvez até possa ter algo a ver, mas ada demais.

É bem no início, também, que a gente conhece o Miguel. Sabe o personagem masculino que foi criado pra todo mundo se apaixonar? Sim, esse é o Miguel, que trabalhava no xerox da faculdade onde a Ester trabalhava. Já vou adiantando que em mais ou menos cinquenta páginas acontece muita coisa, coisas que arrancaram lágrimas minhas e eu me senti traída.

Por causa de uma coisa que acontece com Miguel *não vou contar, vai ler o livro!!* ela se muda para Belo Horizonte e lá passa a mudar, faz novos amigos, um novo amor... Mas como eu já previa que nada seria assim tão fácil pra Ester nem me preocupei em chorar um pouquinho mais, páginas à frente.

A Ester é um modelo de mulher forte e decidida, que sabe bem o que quer, apesar da sua timidez inicial, e que mostra que as vezes a felicidade chega e vai embora assim do nada, para reaparecer depois. Enquanto lia eu tinha a impressão de que estava ao lado da Ester, tomando um café quente e ouvindo ela me contando toda a sua história, tamanha leveza com que é escrito esse livro. A Ester não está simplesmente te contando o que aconteceu, ela tá conversando com você, explicando algumas coisas, passando pra gente todo o amor dela pelo Miguel e depois pelo Gonçalo.

O livro não tem capítulos. Eu folheei e achei estranho mas quando comecei a ler o preferi assim: não a desculpa de "ler até o capítulo acabar", então dois dias foram o suficiente para que eu acabasse as 321 páginas em dois dias.
Ah, a diagramação da Novo Século é muito boa, não passou nenhum errinho de digitação, apesar das páginas serem brancas combinou muito com a história (a simplicidade passou uma coisa legal). Talvez a capa pudesse ser diferente, ela continua não sendo tão atrativa, mas vendo pelo lado da história tem, sim, bastante coisa a ver.

Eu recomendo esse livro para todos, deixem-se se emocionar com essa história tão bela escrita por uma autora brasileira. ;)

Sergio Carmach 24/01/2012

Eu poderia começar dizendo que não é tarefa fácil para um homem comentar uma história de contornos femininos, que remete a sentimentos e anseios igualmente femininos, como a espera pelo amor ideal e o desejo de constituir uma família feliz. Mas isso seria preconceituoso e antiquado de minha parte, pois já vai longe o tempo em que os homens associavam emotividade a fraqueza. Hoje em dia, podemos admitir sem medo quando gostamos de algo repleto de sensibilidade e feminilidade. E foi exatamente o que aconteceu comigo ao ler Por Linhas Tortas, um romance belo, singelo e delicado.

A protagonista, Ester, é uma pessoa admirável, com quem me identifiquei totalmente. Ela é cabeça aberta, mas ao mesmo tempo madura; é carioca, mas adora dias frios e lugares bucólicos; é jovem, mas, além de avessa a baladas e academias de ginástica, ama a literatura; é advogada, mas abomina a formalidade de tratamento que existe no meio jurídico; é introspectiva, mas não tem um comportamento antissocial; é emotiva, mas nunca perde a sensatez; é bonita, mas insegura quanto à sua aparência; é frágil, mas consegue reunir forças nas adversidades; é brasileira, mas não gosta de futebol; e, para ela, conquistas materiais não visam status ou riqueza, servindo apenas para ajudá-la a alcançar o que realmente importa: paz e prazer espirituais. É com essa mulher de sonho – simples, autêntica e paradoxal no melhor sentido da palavra – que Cynthia constrói sua história.

O livro poderia ser resumido da seguinte forma. Ester – uma mulher tímida e culta, dona de ideias e gostos pouco convencionais – encontra seu grande amor na faculdade. Mas o destino interrompe sua caminhada rumo à felicidade, deixando-a completamente perdida. A partir daí, ela precisa reunir forças para enfrentar o mundo e, quem sabe, encontrar novamente o amor.

Como se vê, o enredo é extremamente simples. De fato, Por Linhas Tortas não é um livro de reviravoltas, nem possui uma trama intrincada. É, sim, uma singela história de vida, cujo texto – narrado de forma direta e em primeira pessoa – poderia ser considerado quase um diário se não contivesse diálogos. A linguagem – sem ornatos, mas bonita e correta – cativa. Se fôssemos comparar o livro de Cynthia a filmes, poderíamos citar os encantadores Noites de Tormenta (baseado no romance de Nicholas Sparks) e Sob o Sol da Toscana, ambos com Diane Lane, que, aliás, daria uma Ester mais que perfeita.

A autora também merece crédito por ter resistido a uma tentação que acomete muitos escritores brasileiros. Em vez de ambientar sua história em cenários internacionais (mais glamourosos e interessantes, segundo muitos leitores), colocou seus personagens em terras tupiniquins. E esse livro é uma prova de que ambientações nacionais funcionam tão bem (ou até mais) que as internacionais. As descrições de Cynthia pintam lugares maravilhosos e cheios de magia na mente do leitor.

Em determinado ponto da leitura, fiquei preocupado. O discurso de Aretuza para reanimar a irmã Ester me pareceu impregnado de uma autoajuda paulocoelística, o que me provocou um princípio de urticária rs. Mas felizmente esse tom ficou restrito à fala da personagem e a esse ponto específico da história. E não podia ser diferente, já que a autora parece ser tão culta quanto a protagonista e faz referência em seu texto a um rol imenso de autores clássicos, como Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Jane Austen, Machado de Assis, Homero, Gabriel García Márquez, entre muitos outros. Aliás (não sei bem por que motivo), fiquei com uma forte impressão de que Ester é uma espécie de alter ego da Cynthia.

Dizem que resenhas longas afugentam os leitores. Então, embora eu ainda tenha muito a dizer sobre Por Linhas Tortas, vou encerrando por aqui. Para terminar, digo que esse é um livro maravilhosamente simples que se tornará simplesmente maravilhoso se lido no mesmo clima em que se assiste às comédias românticas protagonizadas por Diane Lane no cinema: um misto de emoção e leveza, temperado com uma pitada dramática. E não se incomode se seus olhos umedecerem vez por outra (mesmo se você for um machão de carteirinha).

Bianca Prado 01/05/2012

Um livro especial
Por Linhas Tortas, é muito especial para mim.
O livro é um lindo romance, uma lição de vida, um acaso, cheio de emoção.

Ester, a personagem principal, é um exemplo de vida. Uma mulher de luta pela vida. A escrita de Cynthia é algo mágico, encantador, pois sentimos que a personagem sente, é algo doce, simples, romântico e encantador.

A narração é em primeira pessoa, o que trás mais sensibilidade e emoção para toda a estória. Não tem capítulos, o que torna a leitura muito rápida.

Não tem como contar muito de estória, pois ela é cheia de surpresas. Leiam o livro, pois não irão se arrepender.

Nana 26/01/2012

Por linhas tortas
"Percebi que amar a vida era amar tudo o que eu vivia: Os momentos felizes e também as lutas, os desafios, os esforços. Senão não passaria de mera ficção.” pag 70
Por linhas tortas é o primeiro romance de Cynthia França que relata a vida de Ester, uma advogada.
Escrito em 328 páginas, Cynthia descreve um romance em primeira pessoa, no qual Ester é uma mulher batalhadora e delicada.
Quando a protagonista do livro entra na faculdade de Direito ela logo encontra seu amor, o primeiro namorado e o primeiro marido: Miguel.
Ester tinha uma vida maravilhosa junto com Miguel, chegou até ficar grávida, porém um incidente fez com que a protagonista mudasse completamente de vida.
Depois de perder o seu príncipe encantado e de abortar seu filho, Ester percebe que a vida continua apesar de tudo e através da dor e do sofrimento, ela restaura suas forças para enfrentar a vida.
Então ela decide estudar para ser advogada no Núcleo de Assessoramento Jurídico e por sua sorte ela passa no concurso e se transfere do Rio de Janeiro para Belo horizonte, assim Ester começa uma nova vida.
Depois de sofrer pela perda de um amor e de um filho, será que essa mulher consegue apaixonar-se novamente?
Quando comecei a ler o livro me desanimei, mas a Cynthia me apresentou a uma personagem delicada e muito vitoriosa, chorei junto com Ester quando ela viu a sua vida desabar, porém dei pulos de alegria quando ela se reergueu.
Este romance não é um romance qualquer, um romance meloso, é uma história de superação que prenderá o leitor do início até o fim.
Beijos Pão de queijo!

Pamela 24/01/2012

Doce leitura
Com a linguagem simples e leitura deveras prazerosa, é assim que o livro Por Linhas Tortas, de Cynthia França é composto: leitura que flui de acordo com o ritmo de cada um.
No início, lia devagar, captando ao máximo todas as informações e detalhes a cada palavra transpassada. Com o avançar da leitura, cheguei a ler cerca de 80 páginas por dia, e para finalizar, foram lidas 120 páginas, ininterruptas.
Não vou entrar em detalhes da história, pois quero muito que você que está lendo agora esta resenha tenha a oportunidade de ler o livro puro, sem saber do que se tratava, assim como eu fiz.
Fui com a cara e com a coragem, enfrentei a leitura e me apaixonei a cada página virada.
O nome vem bem a calhar com a trama da história. Muitas linhas que se entortam no meio da trajetória de Ester. Mas o final nos surpreende.
Realmente é um livro maravilhoso, doce e encantador.

Laiza 25/01/2012

Por linhas tortas tem um caráter biográfico, que cativa inteiramente. Se precisasse descrever o livro em uma única palavra, essa seria uma boa escolha.
É incrível como somos levados a desfrutar de todas as emoções de Ester – personagem principal –, da felicidade de encontrar aquela pessoa, sua alma gêmea e com ele viver um romance e um casamento cheio de momentos lindos; à tristeza de perder seu chão, de perder o que mais amava e que julgava eterno, de uma vez e subitamente.
É impossível mensurar tamanho sofrimento, mas garanto que não é tão difícil assim se deixar levar pelas lágrimas junto com Ester.

“Se não quisesse sofrer ou sentir qualquer perda em minha vida, a única solução seria não gostar de ninguém, não sentir nada por ninguém, ser indiferente. Caso contrário, a dor era inevitável. E não é com medo de sofrer que se deve viver. Não pode ser. Concluí que o preço a pagar não era tão alto.”

Mas sua história não termina em catástrofe, nem em suicídio, como nos romances clássicos. Ela resolve dar uma reviravolta em sua vida. Sai do comodismo. Muda. Encara a vida de frente. E é recompensada com outra dose de grande amor, regado a amizades verdadeiras e amor familiar.

Clique aqui para continuar lendo a resenha diretamente no blog: http://livroeriso.blogspot.com/2012/01/resenha-por-linhas-tortas.html

Mirela L. 27/03/2012

Resenha que eu fiz para o Inteiramente Diva
Mais um livro nacional que leio, me encanto, me envolvo e me apaixono… Sou uma fã incondicional de romances, e algo que me deixa mega feliz é quando tenho a oportunidade de ler um, com uma história tão especialmente escrita, uma lição de vida. A escrita da Cynthia é algo tão cativante e envolvente; ela consegue contar uma história que, nas primeiras páginas, emociona, vivifica, traz esperança, amadurecimento, fé em dias melhores, além de nos fazer acreditar no amor! Me sinto mais feliz por ter tido a oportunidade de conhecer um livro tão ‘perto da realidade’ e ao mesmo tempo tão especial e único. Por Linhas Tortas conta a história de uma mulher que batalha até o fim, pela felicidade.

Ester é natural do RJ, filha de pais amorosos e irmã amiga de Aretuza. Enquanto Aretuza era quase uma top model, mas também delicada; Ester era comum, tímida e introspectiva, além de ser uma ávida leitora. Mas mesmo com essas pequenas diferenças, a relação das duas é muito linda! O início de Por Linhas Tortas parece um conto de fadas! *.* A narrativa da Cynthia é encantadora, as colocações são tão delicadas e profundas, que o sentimento fica à flor da pele. Em poucas páginas eu me vi sorrindo que nem boba e sofrendo junto com a protagonista. Fora que por Ester ser amante da literatura, vez por outra, Cynthia nos presenteia com algumas informações e citações de livros maravilhosos.

Na faculdade, ela conhece Miguel *pausa para os suspiros* que encanta completamente com sua fofura; um cara bonito, engraçado, gentil, amigo, companheiro e mesmo nos defeitos ele era especial; qual mulher vai querer mais alguma coisa? Tem até um mini-questionário que ele faz com ela que é extremamente fofo e que marca o início de uma história de amor!

Como dizia Drummond, “o amor dinamita a ponte e manda o amante passar.” Amar não é fácil. E talvez seja tão bom por isso – ela sintetizou. [pág. 146]

E foi num dia nublado que a vida de Ester dá uma completa reviravolta… O universo florido se torna tão nublado quanto o dia e é aí que começam as dificuldades [cheias de significados e ensinamentos], mas também a luta de uma pessoa pelo encontro com a verdadeira felicidade, com a paz interior. E daí começamos a perceber que o título Por Linhas Tortas reflete muito bem o que encontramos no livro!

Depois dos fatos inusitados, Ester vai morar em BH e um homem misterioso surge em sua vida, mostrando que sempre é possível recomeçar! E o que é mais gostoso é que nada acontece imediatamente, mesmo o livro sendo relativamente ‘pequeno’ para tudo há seu tempo e a autora soube expressar tudo muito bem.

A narração em primeira pessoa nos permite compartilhar ideias e pensamentos com a protagonista e no caso de Por Linhas Tortas, a narração só poderia ser assim, definitivamente. Um livro que me fez enxergar que as lembranças são únicas e especiais e que a saudade também faz bem ao coração; que é preferível viver e tentar sempre! Além de tudo, é permeado de objetivos, lembranças de aquecer o coração, muitos sonhos; também tem o charminho da conquista, as borboletas no estômago, criança fofa,…. Ou seja, SUPER recomendo!

Depois que acabei de ler, algo não saiu da minha mente por um tempo… O fato de que nunca devemos desistir, por pior situação em que estejamos e que nunca é tarde para amar! Por isso vamos amar HOJE e SEMPRE!

Mas, quando se trata de amor, nunca é tarde demais.” [pág. 301]

Confere lá: http://inteiramentediva.blogspot.com.br/2012/03/resenhando-53-por-linhas-tortas-cynthia.html :D

jacdeoliveira 28/01/2012

Uma história que emociona até o mais duro coração...

Ester sempre foi uma daquelas mulheres que amava romances e poemas. Desde de quando era pequena adora ficar na biblioteca lendo um bom livro e é claro que as outras crianças achavam isso estranho. Ao se formar no colegial, ela decidiu que não iria seguir seu sonho e fazer faculdade de Letras, pois sabia que seu pai nunca aprovaria, então escolheu fazer Direito.
Ao entrar na faculdade logo conheceu Miguel, um homem muito bonito e a quem estregou seu coração sem pensar duas vezes. Após namorarem 5 anos decidiram casar, um casamento simples. Após 5 anos de casada, Ester começou a se sentir estranha, com tontura e acabou indo fazer um teste de farmácia para saber se estava grávida e então deu positivo. Nada conseguia esconder a felicidade da moça. Decidiu então comprar um par de sapatinhos brancos para fazer uma surpresa para Miguel e ele reagiu como ela espera. Ambos ficaram muito felizes.
Alguns meses depois sua vida simplesmente desmoronou, tudo o que ela mais amava tinha ido embora, para sempre.
Ester entrou em uma fase muito complicada, com depressão e preferia ficar sozinha quase o tempo todo, até decidiu ir embora do Rio e se mudou para Belo Horizonte e foi morar numa casa simples junto com uma cachorrinha chamada Capitu.
Tudo o que ela mais queria era exercer seu trabalho e conseguir superar toda aquela dor que ela estava sentindo, mas será que ela irá conseguir deixar a tristeza e a saudade de lado e seguir em frente? Por linhas tortas nos contará o final desta história emocionante que faz qualquer um se emocionar.

Estou fazendo essa resenha dia 21/01/2012 e posso afirmar que com certeza esse foi o melhor livro que li este ano. E tenho certeza que estará na minha lista de favoritos dos livros de 2012 ( e olha que o ano acabou de começar).
Não imaginavas que este livro seria desta forma. Me emocionou e me surpreendeu demais. Demais mesmo.
A escrita da Cynthia é tão forte e tão emocionante que não consigo nem definir o que eu senti lendo esse livro. Muitos podem achar a história um pouco clichê, mas eu simplesmente amei. Me senti parte da história o tempo todo e parecia que eu estava passando por tudo aquilo junto a Ester.
Um livro 5 estrelas (posso dar mais? ='/ ) e que com certeza entrou para minha lista de favoritos.

PLAYLIST: Lara Fabian - Love by grace

Marcia-Rios 03/01/2012

Ester desde garotinha foi uma devoradora de romances e poemas, mas decidiu formar-se em Direito, já que explicar o seu sonho pelas Letras e, contrariar seu pai tão preocupado com o bem-estar das filhas seria muito difícil.

Ester também não tem a mínima noção do quanto é bela e encantadora até conhecer seu grande amor Miguel na faculdade, a quem entregou seu coração e sua vida, mas depois de alguns anos de plena felicidade seu mundo inesperadamente desmoronou... Levando à raiva, depressão e isolamento, mas enfim percebeu que sua vida precisava caminhar.

Esse caminho mostra uma mulher que aos poucos começa a questionar seu passado e a abrir portas para viver novas e várias experiências: entre elas fazer amigos e viver um novo amor, mas esse amor também reservaria algumas surpresas...

Por Linhas Tortas é uma leitura que flui naturalmente capturando nossa atenção, tanto que me levou madrugada adentro até o seu fim... Chorei, ri, torci, fiquei brava, apaixonei-me e por incrível que pareça depois de tantas emoções, terminei a leitura leve e em paz como sua protagonista.

Drika 25/01/2012

Apaixonante...
PAZ...
Foi o que senti enquanto lia esse livro. Achei interessante, é que, não me recordava se alguma vez isso tinha acontecido, durante a leitura de um romance. Foi tão bom! Uma paz, uma leveza nas palavras que me cativou do começo ao fim.

Por Linhas Tortas, traz a história de Ester, que conheceu o grande amor da sua vida na faculdade, um momento mais que fofo é o diálogo deles, quando ele a convida para sair.

- Que horas você se levantou hoje?
- O quê? - perguntei surpresa.
Ele sorriu. Um sorriso bonito. Os dentes eram muito brancos, contrastando com a pele bronzeada (...). Acabei esquecendo a pergunta. Então ele explicou:
- Faz parte do miniquestionário que uso quando quero conhecer uma pessoa. Perguntas que esclarecem um pouco sobre alguém de quem não sei ainda.
- Você quer me conhecer?
- Aceita responder?
- Depende.
-De quê?
- Não pretendo responder nada que diga a respeito à minha intimidade...
-Animal de estimação?
- Só bichinhos de pelúcia.
- Flor favorita?
- Girassol.
-Por qual data do calendário está esperando?
-Nenhuma.
-Verão ou inverno?
-Inverno.
(...)
-Você faz amizades com facilidade?
-Não me abro com facilidade, exceto quando sou interrogada.
Ele riu. Continuei:
-Nunca fui de ter turma.
- Você tem namorado?
Não respondi. Olhei Miguel bem nos olhos, que me fitavam com um brilho diferente.
- Fique tranquila, é a penúltima.
- Não, não tenho.
- Quer sair comigo hoje?

Fofo!
Ester acaba se casando com o belo Miguel e vive de uma forma intensa seu relacionamento, o amor deles é bastante belo! Mas algo inusitado acontece e Ester vai morar em uma cidade de Belo Horizonte. Lá ela recomeça sua vida, pessoas muito diferentes e especiais passam a fazer parte da vida da moça. E o amor bate as portas do seu chalezinho, trazendo mansidão, bondade e verdade. Ensinando que o direito de recomeçar pertence a todos.

Não posso contar muito sobre a história, pois o encanto do livro, está justamente em não saber o que virá, por este motivo, o nome do livro.

Por Linhas Tortas é um livro romântico, leve, muito bem escrito, e com um enredo inesquecível! Levei dois dias para lê-lo e confesso que depois de quase duas semanas, ainda me pego pensando na história e nos personagens. Cynthia França faz transbordar das entrelinhas, uma linda história de amor, que certamente irá tocar o coração dos românticos, assim como eu.

Quero parabenizar a autora por ter escrito uma história tão linda!
Leitura mais que recomendada!

camilaprietto 02/12/2011

Por Linhas Tortas - Cynthia França
Oie...

Todos sabem que sou fã de literatura fantástica e se for o caso de falarmos em realismo que seja um suspense de investigação, daqueles bem James Patterson. Mas pra minha surpresa apaixonei-me por um livro simples, delicado e singelo.

Tenho que dizer que já fazia tempo que eu não lia um livro tão rápido e sentia essa necessidade de ficar lendo tudo de uma vez. Pra mim, se formos julgar a qualidade de um autor, o primeiro quesito é esse: Consigo largar o livro? Não!

Então está feita a literatura, a obra e consagrado o autor. Isso, Cynthia França faz como poucos eu vi. No rol dos "não consigo para de ler" estão: Rubem Fonseca, Dan Brown e J.K.Rowling. Só pra citar o meu empate em primeiro lugar! E agora, tenho a honra e o prazer de colocar nessa minha lista uma autora nacional jovem e de quem ainda veremos ótimas obras, tenho certeza!

Dei cinco estrelas com prazer, orgulho e devoção. Por Linhas não seria nem de longe um livro que eu escolheria para ler, não por sua qualidade, atestada agora como impar, mas pela temática, realismo e pela narração em primeira pessoa. Assumo que gosto mesmo é de estórias contadas pelo autor, mas essa autora "fofa" acabou com todas as minhas definições.

Como é bom ter todo nosso castelo de cartas descontruído! O que me leva a crer que nossos padrões, certezas e verdades são construídos mais por nosso apego do que pela qualidade real das coisas. Comecei a lê-lo sem saber absolutamente do que se tratava. Ainda bem! Sem saber direito o nome do livro ou da autora. E qual foi a minha surpresa que após trinta ou quarenta páginas tive que saber mais sobre a autora.

Chorei como há tempos não chorava, e acredito que só outro livro me impressionou com sua estória real (literariamente falando! Não é historia da autora, certo?) emocionante e vivida. Foi As Pontes de Madison, e me lembro de ter que parar de ler, de emocionada que ficava!

Vivi coma protagonista cada mínima sensação e me reconheci e sofri junto em cada decepção. Ester é uma figura viva, presente e minha amiga. Só tenho a dizer obrigada a autora, por uma obra que me tirou de antigos parâmetros e me mostrou que boa literatura não tem tipo, conceito, predicado ou radical.

“O que estava acontecendo? Será que eu tinha me enganado tanto? Será que eu tinha me deixado envolver a ponto de ficar completamente cega? Será que nossa relação era minha relação? Era via de não única, e fui a única que não percebi? No final das contas, a minha fortaleza inexpugnável não passava de um castelo de cartas?” Pag. 188

Quer saber mais sobre a autora e seu livro? Acesse o blog da Cynthia – http://www.cynthia-porlinhastortas.blogspot.com/ ou seu perfil no Skoob http://www.skoob.com.br/usuario/389752

Bjim.