Jisatsu Circle

Jisatsu Circle Usamaru Furuya

Resenhas - Jisatsu Circle

Camila_Oliveira 27/07/2021

cheio de gatilhos
Amei esse manga, não vejo a hora de comprar a nova edição. Tem temas pesados e muitos gatilhos, indico pra pessoas fortes que aguentaria a leitura de temas como esses. Tirando isso achei os personagens e suas histórias bem impactantes e boas é um leitura rápida.

Dani 02/03/2016

Jisatsu Circle
Conheci este mangá em um blog que listou alguns mangás de terror para se ler e fiquei curiosa sobre o enredo. Pensei que seria algo diferente e acebei me decepcionando, de certa forma, porque não é de terror, senão algo apenas obscuro.
Jisatsu Circle é sobre a estranha história de quando mais de trinta garotas vão para a estação de trem juntas, conversando e rindo como um grupo normal. Algo sinistro então acontece, quando elas se dão as mãos e todas pulam juntas à frente do trem, morrendo de forma horrível.
Uma única garota, no entanto, sobrevive. Saya escapa sem nenhum ferimento, e fica "famosa" por ser a única que sobreviveu do suicídio em massa. Ela se torna um mistério para todos, principalmente para sua melhor amiga, Kyoko, que passa a tentar investigar o que estaria acontecendo com Saya.
As duas tinham uma relação muito forte mas, após alguns problemas familiares, Saya se distanciou, passou a se mutilar e a se prostituir. Ela havia mudado quando conhecera uma garota, que transformou-a muito e a outras garotas.
Apesar de ser algo diferente do que eu esperava, não foi um mangá ruim. Por ser de apenas um volume, passa rapidamente e é fácil de acompanhar, sem nenhuma ação ou grandes conflitos. A grande parte, que faz desta estória diferente, está na quantidade de psicologia que envolve-no.
É um mangá depressivo, agonizante, mas que traz algumas mensagens que valem a pena refletir. Eu captei a forma como certas coisas podem afetar demais a alma de uma pessoa, colocá-la sem esperança nenhum de vida, ou, como o autor mesmo diz, enchê-la de escuridão, e a importância de se ter alguém que te faça se sentir melhor, mesmo que seja um relacionamento destrutivo. A questão mais importante, martelada a todo momento é o relacionamento com nós mesmos. À primeira vista pode parecer algo bobo mas, à medida que refletimos, vemos o quão é complexa e profunda esta pergunta: você está se relacionando bem consigo mesmo?
Quem procura algo cheio de conflitos, revelações, cenas de tensão ou um enredo bem construído, com uma estória de começo, meio e fim, pode não gostar desta experiência. O mangá é bem morno, apenas trazendo as reflexões e sem um final conclusivo nem respostas. Também não é indicado para quem é muito sensível, pois há muitas cenas fortes e doloridas.

O mangá é baseado no filme Suicide Club (ou Suicide Circle) mas o próprio autor, Usamaru Furuya, diz ao final do mangá que apenas usou a ideia do filme, que ambos não têm nada a ver um com o outro. Pesquisando o trailer e imagens, percebi que é bem tosco por ser antigo, com sangue parecendo tinta guache e efeitos ruins. Ainda não me decidi se verei, pois vi algumas opiniões bem negativas, mas postarei a resenha aqui com certeza, caso assista.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2015/08/manga-jisatsu-circle.html