O Invasor

O Invasor Marçal Aquino

Resenhas - O Invasor

Angelica75 09/05/2023

3,5 - Bom!!
Marçal Aquino me atrai desde a Coleção Vagalume e desde o seu maravilhoso "Eu Receberia as Piores Notícias...". Aqui ele entrega o que promete, uma muito boa literatura policial. História simples, mas que garantiu minha total atenção.

Anísio é "O Invasor" que penetra nos dois mundos paulistanos depois de ser contratado pra matar o dono de construtora, Estevão. Ele se infiltra então na vida dos outros dois sócios que o contrataram e tudo se entranha na trama que vai crescendo em expectativa pelo que vai acontecer.

Negócios escusos ali na nossa cara. Crime feito pra acobertar outro crime, licitação ganha por debaixo dos panos. Está tudo ali. E em SP, pode ser um vizinho seu. A cara do BR da corrupção.

Bruno Oliveira 30/04/2023

O MORALMENTE FRACO SEMPRE SE DÁ MAL EM NOVELAS POLICIAIS
Ler O invasor, do paulista Marçal Aquino é lê-lo já sabendo que, uma hora ou outra, as coisas vão dar muito errado até o fim! Aquino consegue nos enredar em um enredo cheio de ação (quase como um cozimento em banho-maria). Impossível não ler esta novela até o final: ficamos querendo saber, a cada página, o que vai acontecer a seguir, sabe? Acompanhar o ponto de vista da personagem Ivan é tipo “abraçar um tiozinho de classe média alta da cidade de São Paulo perdido no meio de um tiroteio”, manja? A princípio, deduzimos que o tal Invasor do título é o matador de aluguel Anísio, que é contratado pelo já citado Ivan e pelo Alaor, seu sócio, para dar cabo do sócio majoritário Estevão. Contudo, bem na última página, percebemos que o Invasor, na verdade, é outro: um que sempre esteve por fora do esquema/sistema corrupto/sujo que impera e manda nessa grande cidade.

Leonardo.Barbosa 19/09/2020

A história é legal. Não achei um grande livro, mas sem sombra de dúvidas é uma boa história para passar o tempo.

Fabio Shiva 15/05/2013

muito suspense!!!
Li esse livro de um fôlego só. Comecei e simplesmente não consegui mais parar! E olha que eu já conhecia a história, pois assisti ao ótimo filme nela inspirado. Assisti ao filme movido inicialmente pela curiosidade de ver o roqueiro Paulo Miklos, de quem sou fã, no papel-título. E não é que ele mandou super bem! Mas isso é só parte do que gostei no filme, que traz grande elenco (Alexandre Borges, Mariana Ximenes e Marco Ricca, entre outros), ótima direção (Beto Brant) e, sobretudo, um roteiro muito bem escrito, muito angustiante!

E essa mesma sensação de asfixia é experimentada na obra da novela que gerou o filme, de forma ainda mais intensa. A prosa de Marçal Aquino é leve e ligeira como o vento, arrasta o leitor para dentro da história com muita intensidade e velocidade. Que bom ler mais um grande escritor brasileiro da atualidade!

Sobre a história: dois sócios de uma construtora resolvem contratar um matador de aluguel para solucionar de forma definitiva suas divergências com o terceiro sócio. Só que seus problemas estão apenas começando...

A edição muito bem produzida da Geração Editorial ainda traz muitas fotos do filme e, que bela surpresa, o próprio roteiro do filme! Muito bom para se familiarizar com a técnica de roteiro!

Quem estiver interessado em algumas horas de muito suspense não irá se decepcionar!

***

Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:

Blog:

LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

ArthurAlves 31/07/2022

Mais um do Marçal
Marçal Aquino foi a maior surpresa dos últimos meses. Consegui três livros dele e não posso citar um ruim.

Aqui temos mais um exemplo crimes hediondos e suas consequências. O desfecho de O invasor foi brilhante, mas o mais novo livro do autor é sensacional.

Patricia Peres 26/02/2020

Livro interessante
Gostei da leitura. Possui um enredo intrigante. Porém, alguns pontos da trama não me convenceram tanto... Para uma leitura rápida e fácil, recomendo bastante.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 01/11/2022

Bem menos do que eu esperava!
Quando li Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios acreditei ter encontrado um novo autor favorito, fiquei encantada com a escrita e com todos aspectos do livro. Por isso decidi que queria ler tudo dele e achei que iria amar todos também, ledo engano!

Não gostei dos protagonistas e tive dificuldade de me prender nessa leitura, pra mim a escrita do autor se tornou confusa e a única coisa que achei positiva foi ter me surpreendido com o plot do final. Mas só isso também.

Ainda quero dar uma chance para Baixo Esplendor, mas já sei que devo ir sem expectativas.
Andrea 08/02/2023minha estante
pensei em comprar este livro para ler. e sua resenha me ajudou muito. hehe obrigada!

Martony.Demes 23/07/2023

Conheci o livro por meio do filme, cujo assisti novamente essa semana! Embarguei no livro! Há alguns poucos detalhes diferente, óbvio. Contudo, o livro possui a mesma densidade nas cenas e nos desdobramentos da trama.

Valeu a pena conhecer a obra de Aquino e inclusive já mergulhei em outro livro dele! Escrita simples, imediata e empolgante! Estou adorando o estilo de Maçal Aquino!

Gabi 22/02/2023

Já acabou?!
O Invasor foi o primeiro livro que li do autor e foi uma leitura bem ágil, voraz. Terminei em menos de 24horas. O livro é curto, o desenvolvimento é rápido, em poucas páginas vc já se familiariza com o enredo e entende a coisa toda se desenrolar. Fica claro que...vai dar m****. Não cheguei a me simpatizar com nenhum personagem pq tbm não deu tempo e acredito que o autor criou isso de propósito, mas são todos, digamos, vilões, de alguma forma. Interessante se passar na cidade de São Paulo, pois o brasileiro consegue se ambientar mesmo n sendo paulistano. De modo geral, eu curti, mas dei só 3 estrelas pq realmente me frustrei no final, esperava mais coisas pra acontecer e terminou logo, final breve, talvez um pouco apressado. Mas eu recomendo pra quem quer conhecer novos autores brasileiros e estórias de cotidiano de suspense.

Ps: ainda não vi o famigerado filme do Paulo Miklos.
Jhaze 04/03/2023minha estante
Estava no YouTube um tempo atrás, o filme.

Gabi 09/03/2023minha estante
Procurarei.

Raphael Cavalcante 07/07/2014

A mão do macaco
Uma das coisas que me veio à mente ao longo da leitura de "O Invasor" foi o conto clássico de horror "A Mão do Macaco", de W.W. Jacobs, cuja moral da história é: faça algo de errado para alguém e jamais tenha paz novamente. E paz é algo inexistente na vida de Ivan, quando vacilante, é convencido pelo amigo a dar cabo do sócio majoritário da empresa que possuem em comum. Os dois contratam um matador de aluguel, que aos poucos vai se tornando presença indesejada na vida do nosso anti-herói. Haverá rendenção? Com uma narrativa fluida e ágil, a trama acelera em direção ao clímax, sem dar pistas ao leitor do destino do desafortunado protagonista. Na melhor tradição noir, Marçal Aquino nos brinda com uma bela novela policial, marcada por personagens sórdidos e ambíguos de uma São Paulo mais cinzenta do que o habitual.

Thiago Barbosa Santos 30/07/2017

Trama envolvente!
Li Marçal Aquino pela primeira vez em 2015. Comecei pelo ótimo romance "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios". É daqueles livros que você não consegue parar de ler, mas ao mesmo tempo vai retardando a leitura com pena de chegar ao final e se despedir daquela história tão envolvente.

Por causa da boa experiência com o autor, não hesitei em comprar "O invasor". Com certeza não tive nenhum motivo para me arrepender. É um romance policial vigoroso, com um enredo muito bem construído. É uma estrutura diferente da tradicional. Não há o clássico mistério do "quem matou"?. Isso já conhecemos desde as primeiras páginas, as motivações para o crime também. O que prende o leitor é tentar descobrir quais serão os desdobramentos de toda aquela trama de intriga, traições e sordidez.

"O invasor" conta a história de três amigos sócios em uma construtora. Eles passam a não se entender mais nos negócios e dois deles, Ivan e Alaor, encomendam a morte do terceiro. O que acontece depois disso? Obviamente não darei spoiler. Se quiser a reposta, vai buscar nas 128 páginas do livro. Vale a experiência! O próprio Marçal transformou a história em roteiro para o cinema e o filme foi bastante premiado.

Rita Nunes 23/12/2017

Sensacional
Esse livro foi uma grata surpresa! Pequeno, mas guardando em seu interior uma grande história. Quando terminei, pensei que daria um excelente filme, e descobri que o filme foi lançado junto com o livro! Vale a leitura!
Alê | @alexandrejjr 01/04/2022minha estante
Rita, a história é mais interessante ainda: o roteiro do Marçal foi escrito antes da novela ser terminada. Por isso, na ocasião do lançamento do filme, o Marçal aproveitou pra lançar o livro também! Já visse? É um baita filme do Beto Brant e um dos melhores do Brasil, com certeza.

Fábio 15/07/2010

Muito bom.
Meu primeiro romance policial e só posso dizer que gostei muito.
A forma como a história é narrada faz o leitor sentir a mesma agonia que o protagonista sente, a história é muito boa, tanto que rendeu um filme. Aliás a idéia de colocar no próprio livro a forma como a história foi roteirizada é excelente.

Redundâncias à parte, eu recomendo... kkk!!!

ViagensdePapel 25/01/2016

O invasor
O livro "O Invasor" conta a história de três sócios de uma construtora de São Paulo: Ivan, Alaor e Estevão. Devido à construtora não render lucros satisfatórios para os sócios minoritários, eles decidem tirar Estevão do caminho.

Estevão é o sócio majoritário da empresa, ele foi o único que entrou com o dinheiro para fundação da construtora e devido a isso possui mais lucro que os demais. Acuados, Ivan e Alaor contratam um matador de aluguel. No entanto, o assassino tem seus próprios planos.

O livro possui uma bela trama policial e é narrado pelo protagonista, os fatos acontecem com toda uma linearidade e isso facilita muito a leitura. Além disso, possui algumas pitadas de humor para aliviar o suspense e a pressão. Também é contada a história da vida pessoal de Ivan e seu relacionamento com a esposa.

Antes do lançamento do livro, foi feito um filme dirigido por Beto Brant e conta com Marco Ricca, Alexandre Borges e Paulo Miklos no elenco. Certo dia, Beto foi até a casa do Marçal Aquino e perguntou o que ele estava produzindo, o mesmo lhe mostrou e disse que queria produzir um filme. O livro da Geração Editorial também conta com o roteiro escrito do filme, o que é bem diferente, fora as ilustrações.

Leia a continuação da resenha no link:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/12/o-invasor-de-marcal-aquino.html

Lamboglia (@estantedotibas) 16/09/2018

Leitura finalizada em 8 de junho
O Invasor é a excelente novela de Marçal Aquino, que também escreveu “a turma da rua quinze” da série vagalume. Lembram desse? Muito bom! Em O Invasor, Aquino trilha por um caminho diferente ao destacar dois amigos BRANCOS da CLASSE MÉDIA como seu objeto de foco da construção da história de CRIMINALIDADES. (Gosto muito dessa posição, pois foge do rótulo que o crime só existe nas periferias, na classe baixa. Por isso destaquei tais características). Ao embarcar na história sabia que não teria mais volta. Li as páginas do Invasor que invadiu em minha mente em uma noite só. Aquino traça muito bem os conflitos, desejos, desconfianças e remorsos dos personagens. Dois amigos encomendam a morte de um terceiro amigo através de um matador de aluguel. Existe uma linha tênue entre a razão e a insanidade e a passagem é só de ida muito bem representada aqui. O Invasor ganhou as telas com o diretor Beto Brant, que também levou o rapper Sabotage para as grandes telas representando a periferia. Este livro é uma relançamento da @companhiadasletras e nele há uma homenagem para o rapper que invadiu os cinemas com muito carisma representando a favela do Canão e todas as favelas do Brasil com muito orgulho. O invasor é uma leitura direta e crua. Sem maquiagem. Realidade! Leiam esta pequena grande obra juntamente com os raps rascantes do Sabotage que compõe a trilha do filme.