Bittersweet

Bittersweet Sarah Ockler

Resenhas - Bittersweet

PorEssasPáginas 27/03/2013

Resenha: Bittersweet - Por Essas Páginas
Quando comprei Bittersweet, eu não sabia muito o que esperar além de um romance Young Adult no qual a personagem principal faz bolos. Embora minhas expectativas não fossem altas, Bittersweet me surpreendeu tanto positiva quanto negativamente. Nas páginas iniciais nós temos Hudson com 12 anos de idade, prestes a se tornar uma estrela de patinação artística no gelo: tudo que ela precisa fazer é ganhar a competição. Mas antes de sair de casa, Hudson descobre que seu pai está tendo um affair e seu mundo desaba. Abalada, ela decide não se dedicar à competição e perde, e nada mais é como antes. Quatro anos depois, com seus pais divorciados, Hudson tenta manter a cabeça baixa fazendo bolos na lanchonete de sua mãe. Sua paixão por patinação persiste, e sem sua mãe saber, Hudson volta a treinar, planejando participar de uma nova competição e seguir seu sonho interrompido.

Um dos pontos positivos de Bittersweet é que a autora se foca na evolução de Hudson como personagem independente de romance. Sim, nós temos a famosa fórmula garoto apaixonado + garota confusa que não sabe que o garoto está apaixonado por ela, mas esse é apenas um dos elementos que compõem o livro. O que eu achei mais interessante é que Ockler consegue captar bem as ilusões adolescentes sobre os sonhos que acreditam que vão compor o resto de suas vidas, aquele sentimento de que se o plano A não der certo, não existe um plano B e tudo irá se perder e deixar de fazer sentido. Outro aspecto que eu achei brilhante foi a maneira com que Ockler lidou com o divórcio dos pais de Hudson. Ela nos mostra uma família quebrada e como isso afetou a vida tanto de Hudson quanto de seu irmão mais novo.

Então o que não deu certo pra mim? A história é bem construída, interessante e me deixou grudada nas páginas. O único problema foi – bem – a própria Hudson. Ela é uma personagem cativante, inteligente e determinada – como boas personagens femininas devem ser. Mas Hudson é tudo isso em excesso. Ela quer ser uma estrela da patinação? Sem problemas, ela é. Quando troca as pistas de gelo pela cozinha da lanchonete de sua mãe, uma das primeiras coisas que vemos é uma página de jornal com uma foto sua a chamando de Cupcake Queen. Não digo que Hudson não tenha dado duro para atingir o status que tem – pelo contrário – mas durante toda a leitura não consegui encontrar nada que ela não pudesse fazer, e a impressão que me passou é que se ela decidisse virar cantora, maquiadora ou engenheira, não teria problema nenhum em fazer isso acontecer e ser a melhor em sua área.

Apesar dos elementos que não funcionaram totalmente pra mim, Bittersweet é uma leitura leve, agradável e rápida. Sarah Ockler nos prende do começo ao fim com passagens engraçadas, românticas e algumas um pouco dramáticas também, nos deixando cada vez com muita vontade de comer os cupcakes de Hudson.

Resenha original em http://poressaspaginas.com/resenha-bittersweet

AmantesDeLivros 09/12/2012

Resenha do Blog Amantes de Livros
O livro Bittersweet, de Sarah Ockler, da editora Simon Pulse, com 384 páginas (Livro em INGLÊS, ainda não traduzido para o português).
Hudson tem uma ótima vida, ela é uma patinadora, e conta com o apoio de seu pai para a maior competição de patinação de sua vida.
Mas, as vésperas da competição, sua mãe descobre que o pai de Hudson a está traindo.Eles se separam e Hudson desiste da competição e começa a trabalhar no pequeno restaurante de sua mãe, fazendo cupcakes. Ela também tem que ajudar em casa, tomando conta de seu irmãozinho, Bug.
Mesmo com o restaurante e muitos cupcakes, a situação financeira de sua família agora que seu pai foi embora não é boa. Surge então a oportunidade de Hudson participar de uma nova competição, cujo prêmio é uma grande quantia em dinheiro.
Ela precisa treinar, mas faz isso escondida de sua mãe, pois não quer trazer a tona novamente as lembranças daquilo que arruinou a vida da família: a patinação (Por que? Descubra lendo o livro!).
Hudson faz um trato com o time de hockey da escola. Ela pode usar o rinque de patinação deles, contanto que os ensine alguns truques para patinar. Descubra a história de Hudson nesse hilariante livro!
Um ótimo livro! Muito engraçado e perfeito para quem quer uma leitura simples, mas realmente boa! Esse livro vai te deixar com água na boca e morrendo de vontade de comer um cupcake!
Minha avaliação do livro: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (FAVORITO)

Eu adorei o BOOKTRAILER desse livro e se vocês quiserem ver está aqui:
(inglês)

Nii. 25/09/2012

Já falei que sou fã da Ockler? A autora tem dois livros lançados. O primeiro é o famoso ‘Twenty Boy Summer’ e o segundo é o ‘Fixing Delilah’. Li os dois, inclusive os resenhei aqui no blog, gostei bastante. Não precisa falar que ‘Bittersweet’ era uma leitura esperada e na qual depositei expectativas não é?

A escrita envolvente e a história peculiar, características dos livros da Sarah Ockler, estão presentes em ‘Bittersweet’ com certeza.

Depois da separação de seus pais Hudson reconstruiu a vida com o irmão e a mãe deixando para trás um amor que dividia com o pai, mas que agora só faz com que a mãe lembre-se de tudo o que destruiu sua família, a patinação.

Mesmo sendo nomeada como a rainha do cupcake, algo que ela vem fazendo desde que a mãe abriu um pequeno restaurante, a situação financeira delas não é das melhores. Por isso quando a oportunidade de ganhar um grande prêmio patinando aparece ela vai tentar a sorte mesmo que isso signifique um malabarismo com os horários e fazer tudo escondido da mãe.

O livro tem vários bônus que fizeram com que eu gostasse da leitura: Patinação, Hockey,cupcakes, uma melhor amiga divertida, romances. Mas com certeza é o livro que menos gostei da Ockler. Acho que foi o clima colegial, senti a Hudson bem menos maduras do que as outras personagens da autora. Isso me incomodou muito, mas foi porque eu não esperava sabe? Não que eu não curta um drama adolescente de vez em quando.

Mesmo com esse fato inesperado gostei bastante da história, a última metade do livro é viciante como cupcakes!

Murphy'sLibrary 05/08/2012

Conheça Hudson, uma garota que poderia ser você, ou eu. Ela estava se preparando para sua mais importante competição de patinação no gelo quando descobriu que seu pai estava traindo sua mãe. Ela escolheu perder a competição, e também perdeu sua melhor amiga. Seus pais se separaram, e agora ela ajuda sua mãe no restaurante da família para que eles possam pagar as contas no fim do mês. Desde que ela desistiu da patinação do gelo ela tem feito cupcakes e mais cupcakes. Ela é a Rainha dos Cupcakes, de acordo com um artigo num jornal local, mas mesmo com toda a publicidade eles ainda estão lutando para manter o restaurante aberto e as contas pagas.

Tentando conciliar escola, cupcakes e os turnos no restaurante, e ainda cuidar de Bug, seu irmão menor, Hudson fica ainda mais enrolada quando descobre que haverá uma competição de patinação em breve, com um prêmio que poderia resolver todos os seus problemas. Ela precisa voltar a praticar, mas ela também precisa manter tudo isso em segredo, ela não quer que sua mãe saiba. Ela não quer trazer à tona todas as dores que a patinação no gelo trouxe para suas vidas, todas as lembranças de seu pai, que se mudou depois que sua mãe o confrontou sobre o caso que ele tinha e agora só manda e-mails e escreve mensagens em um blog como meio de comunicação com os filhos. Ele era quem apoiava Hudson na patinação, nos bons e nos maus momentos.

Para praticar, ela acaba fazendo um acordo com o time de hockey da escola: ela dá aos garotos dicas e eles a deixam usar o rinque para patinar. Parece ser a perfeita receita para o sucesso (e algumas risadas).

Bittersweet é uma gostosa leitura que te fará torcer e vibrar com a Hudson. Ela é uma adorável garota, forte, que só quer ser feliz e encontrar seu lugar no mundo. Afinal de contas, quem não quer? Sarah Ockler te faz morrer de vontade de comer cupcakes enquanto você lê essa história, esteja avisado.

Enquanto os cupcakes são pedacinhos do céu, aprendemos com Hudson como balancear a doçura e a amargura da vida. Agridoce, com certeza.