Bruxas, Bruxos

Bruxas, Bruxos Joseph Jacobs

Resenhas - Bruxas, Bruxos e Os Feitiços Mais Cruéis Que Se Podem Imaginar

Layla.Ribeiro 31/05/2021

Não se engane com esse título! São livros de contos da cultura Celtica, é bom pra você conhecer um pouco de outra cultura diferente, mas o livro não me atraiu, as histórias não são empolgantes, ainda bem que é bem curto. Recomendo pra quem tem insônia, porque esse aí é ótimo pra quem está sofrendo com insônia.
Inaiara.LAbo 31/05/2021minha estante
kkkkk amei a resenha

Inaiara.LAbo 31/05/2021minha estante
#laylasincera

Diego.Armando 31/05/2021minha estante
Pra ler livros aqui nesse app, tem que fazer o que? Nao consigo ler nem um livro

Layla.Ribeiro 31/05/2021minha estante
Diego, aqui é como uma rede social, não permite leituras on-line.

Diego.Armando 31/05/2021minha estante
Layla chama la por favor 98983569614

Samuel.Mendes 15/01/2021

Bruxas, Bruxos e os Feitiços mais Cruéis de que Pode Imagina uma rápida analise
O livro é uma coletânea de conto populares da cultuara celta com pé na Inglaterra, embora sejam citados nos contos holanda e Dinamarca e muito outros lugares que não sei se são reais, mas todos conto são fabulosos com ar meiga e supernatural. Mas por serem contos antigos do folclore celta eles têm uma narrativo infantil, porém seu conteúdo não é nada infantil e alguns tem lição de moral.
O elemento supernatural não seque nenhuma logica são elementos fabulosos frutos da mais pura imaginação popular, que embora seja rico em elementos culturais, não da, pelo menor para mim, definir uma país especifico e como eu nem sei em que parte ficou o povo celta não sei nem conexão com anglo-saxões que são povos da região da Inglaterra e isso é detalhe importante porque em muitos contos não tem menção de nenhum país, apesar de ter muito nomes de reinos, regiões e cidade, mas como eu dizer não da para sabre são ou foram lugares reais, então leitor ficara desorientado, mas como se trata de história fantasiosas isso não importar para leitor.
Esta é só uma parte da resenha deste livro como nome tão grande se querem ler mais sobre minha experiencia ao ler este livro e minha opinião sobre ele viste blog Gênio do Quadrilátero atravéis do link abaixo.

site: https://geniodoquadrilatero.blogspot.com/2021/01/bruxas-bruxos-e-os-feiticos-mais-crueis.html

Ianne 02/02/2021

Livrinho curto, dividido em contos que facilitam ainda mais a leitura.

Day 15/12/2022

É...Não rolou
Esse livro é pesado, não do tipo uma história pesada, mas uma leitura pesada sabe? Daquelas que cansa você enquanto você lê.
Já li outros livros do autor, inclusive desta colecão, mas esse não fluiu
infelizmente para mim não rolou!

Mi Hummel 06/09/2012

Contos e ????
Tive o prazer de ganhar este livro, mas não posso deixar de fazer algumas considerações críticas sobre.

A proposta de " Bruxas, Bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar" é uma coletânea de contos de fadas celtas compilados por Jacobs Joseph e na verdade é, talvez, uma reedição de seu livros Celtic Fairy Tales e More Celtic Fairy Tales. Ouso arriscar que foi uma forma de deixar mais atrativo os contos celtas lançando mão de edições menores e ilustradas. (Este é o volume II.)

Se você comprar a obra pelo título e ilustração da capa pode se decepcionar bastante. Ainda mais para quem não conhece os contos celtas. Não é uma história linear. Mais sim um apanhado de contos que à primeira vista podem parecer sem pé nem cabeça - como todo o conto que se preza sem ser devidamente analisado.

No prefácio Thaís Gasparetti (sim, eu leio os prefácios.)produtora e professora, promete bem mais do que obra oferece: "Indubitavelmente, pais, professores e psicólogos terão em mãos um material riquíssimo em elementos psíquicos, culturais e intertextuais para trabalhar com o público infanto-juvenil." Eu tomo a liberdade de discordar, porque o livro seria riquíssimo se trouxesse, além dos contos, um apanhado crítico sobre, contextualizando-os e estudando-os o que, de fato, não ocorre. A única explicação sobre os celtas é feita nas orelhas laterais do livro e ouso dizer, insuficientes para o entendimento pleno do que há no interior. Outro ponto que desejo comentar sobre o prefácio é que encontramos citações de Ana Maria Machado, Nelly Novais Coelho e Bruno Bethelheim sobre os contos de fadas TRADICIONAIS, mas nenhum comentário de um estudioso da cultura celta, que, ao meu ver teria melhor embasamento sobre o assunto já que se tratam de contos de fadas não tradicionais. E onde estão os comentários de Jacobs Joseph? O responsável pela coletânea dos contos? Não há sequer menção a Jacobs no prefácio de Thaís Gasparetti. Talvez haja alguma coisa no volume I, quem sabe?

Estas lacunas somente aprofundaram as minhas dúvidas, porque para mim, até o momento, não existiam Contos de fadas celtas, mas sim, mitos e lendas celtas. (Você já ouviu falar sobre contos de fadas gregos? Pois é.) Geralmente, os contos estão ligados à construção destes povos e por isso, sempre achei que a alcunha de "mitologia celta" seria melhor empregado. Embora, claro, muitos dos elementos celtas embasem os contos de fadas tradicionais.

Mas...O prefácio também é incompleto no que diz respeito ao sentido da obra. Talvez a ideia da editora é apenas apresentar os contos e só. Mas é uma pena, porque corre-se o risco de muitos leitores rejeitarem uma leitura que parece não ter sentido algum.

De qualquer forma, é uma iniciativa pelo qual a editora deve ser parabenizada. Afinal, traz à tona histórias de outra cultura e talvez incentive o leitor mais perspicaz a empreender uma pesquisa profunda sobre o tema levantado.

Eu confesso que já esperava me decepcionar assim que tive o livro em mãos e observei a pouca quantidade de páginas. E, bem, pessoalmente, eu gostaria de ter em mãos um exemplar que estudasse sériamente a cultura e suas expressões utilizando como base os contos.

A capa é bonita, colorida. E gostei muito do título - embora ele soe um pouco enganoso para mim, dentro do que traz o livro. Tem ilustrações internas, há uma preocupação editorial bacana no sentido de embelezar a obra.

Por tudo isso, o livro perde pontos comigo e o deixo como uma leitura "regular".

Alle Fay 22/04/2014minha estante
Muito interessante o que escreveu, mas infelizmente o prefácio do volume I é o mesmo que o volume dois.

Mi Hummel 22/04/2014minha estante
Sério, Leka? Aff. Decepcionante. Uma pena mesmo. =(

Livia Mantuano 28/11/2014minha estante
Mi Hummel, gostei muito da sua resenha. Mas me diz uma coisa, os livros Celtic Fairy Tales e More Celtic Fairy Tales, que você mencionou, oferecem a contextualização que falta nesse?

Ilana 21/01/2015minha estante
Pois é, foi o que pensei quando peguei o livro. Estava animada, achando que seria totalmente diferente, mas ai li o prefacio, li o livro e vi que era totalmente diferente do que imaginava. E sim, essa capa engana. Gostei um pouco do livro, acho que realmente poderíamos ter algo mais explicativo sobre a cultura Celta, porque muito do que li não é tão bem explicado assim. Adorei a resenha!

Mi Hummel 24/01/2015minha estante
Oi, Lívia! Pois é. Aí é que está. Não sei te informar. Boa a sua pergunta! Mas, estou com a sensação de que deve ser apenas uma coletânea...Vou procurar pesquisar! Se você souber de algo, me avise! =)

Mi Hummel 24/01/2015minha estante
Olá, Lana! Passamos pelo mesmo. rs. Já me recuperei, felizmente! Fico pensando que eles bem poderiam ter lançado uma coleção com contos nacionais, não? Saci, boitatá...Pelo menos, sem contextualização, a gente entenderia numa boa. Faz parte da nossa cultura. Obrigada! Boas leituras para você!

Amy 14/12/2011

[Introdução]
A introdução de Taís Gasparetti é de um incentivo a mais da leitura. Ela traça o por que de ler um conto de fadas. Ela detalha ao máximo e disseca o gênero de maneira adequada. Esse livro é o segundo dos quatro primeiros livros Contos de Fadas Celtas.
Existem tantas versões de contos de fadas que foram tão modificadas que se perderam. Ela cita alguns que foram modificados ou que sofreram alterações pelo lugar onde foram contados e muitas vezes através da fala. Isso é bem interessante e nos leva a imaginar os contos que vem a seguir.

[Temática]
Particularmente, me agrada muito a temática. Não que eu seja uma bruxa ou algo do tipo (não estou subestimando ninguém). Mas que desde pequena, gostava muito de vê-las em contos e filmes. Elas sempre me despertaram curiosidade. O oculto tem esse ponto positivo. Ele atrai ou reprime aquele que lê ou vê. No caso, me atraí. Essa temática é bem trabalhada em todos os contos. Não há uma subestimação ou uma superestimação. Lá tenta-se se ao máximo propor experiências diversas sendo encantadoras ou maquiavélicas. O espírito de CUIDADO COM O QUE DESEJA está presente em alguns contos. Isso é fundamental para nós como indivíduos e nossas escolhas são totalmente arbitrárias e têm suas consequências, que nem sempre são boas.

[Conto Favorito]
Dos 10 contos, 3 eu gostei muito. São eles: A Visão de MacConglinney, A Batalha dos Passáros (momento favorito, selecionado) e Paddy O’Kelley e a doninha. Eles se destacaram pelo teor que obtiveram em seu enredo. A trama é muito mais interessante que os demais e valem cada página virada. As ilustrações que estão nos contos são ótimas e nos dão a ambientação necessária para sermos inseridos.

[Momento Favorito]

“O filho do rei obedeceu. Matou Auburn Mary, cortou a carne de seu corpo e separou-a dos ossos, como ela havia dito para fazer.
Ao subir, ele pressionou os ossos do corpo de Auburn Mary contra o tronco da árvore, usando-os como degraus, até pisar no último ossos e chegar ao ninho.” página 42.
Seleção dos contos em si
Gostei muito da seleção. Pois cada um tem sua especificidade. Não há contos com temáticas parecidas ou estrutura narrativa totalmente igual. Cada um tem sua unidade e a temática que os ronda são a dos feitiços e maldições. Esse tecido narrativo é agradável a qualquer idade. Alguns contos têm sua força elevada e se mostram muito trágicos. Alguns são começam bem fortes e terminam de modo ameno (ou seja, com finais um pouco mais felizes).

[Considerações Finais]
É um livro relativamente pequeno. Mas nele você encontrará situações muito interessantes e que nos levam a outro patamar. O gênero é bem democrático permite que tanto os jovens como os adultos que gostam de fazer reflexões a cerca do tema que está encoberto nas palavras. É leve, bonito e mágico.
Difícil não se encantar.
Camila 16/08/2012minha estante
A Batalha dos Pássaros também foi o meu conto favorito, muito boa sua resenha Amy.
Beijos.
Camila Leite

@sonhospontinhos

Davi.Lima 06/01/2021

Um bom conto de fadas pra crianças
Um livro de contos bem mediano gostei de alguns nao posso negar. talvez um dia leia para os meus filhos

Aninha 02/01/2012

Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar
Como essa é a minha primeira resenha, gostaria de pedir a compreensão de todos e que deixassem comentários sobre no quê devo melhorar e etc.

Este livro reúne dez contos de fadas celtas envolvendo todo o tipo de magia. Fiz uma pequena resenha para cada conto:

Como Cormac Mac Art foi ao reino encantado
Existia um galho encantado, cujo toda vez que fosse balançado, ninguém em todo o mundo passava por “qualquer necessidade, aflição ou fadiga de alma”. Cormac, rei da Irlanda, tomou a decisão de dar qualquer coisa ao jovem dono do galho em troca do objeto mágico. Então, o homem pediu a esposa e filhos do rei.

A visão de Macconglinney
Cathal, rei de Munster, passou a sofrer de uma terrível situação: começou a viver dentro de si uma besta que o fazia sentir-se sempre com fome. A partir disto, o reino começou a decair. O único que poderia salvar o rei e todo o seu povo viria a ser um jovem sábio que teve uma visão muito peculiar.

A batalha dos pássaros
O que pareceria uma simples luta entre animais por um grão de alimento se torna o destino de um príncipe. É dado ao filho do rei um tipo de missão. Porém, por ser precipitado, ele não a cumpre da maneira correta e vem a precisar da ajuda de um gigante. Até que este gigante pede como recompensa pela ajuda o primeiro filho do futuro rei quando este vier a completar sete anos.

Os filhos de Lir
O ciúme e a inveja de uma madrasta má pela atenção que seu marido dá aos seus quatro filhos é o tema deste conto. A segunda esposa lança sobre seus enteados um encantamento druida que os torna cisnes, e sue única ligação com o mundo humano é a fala e o canto. E a maldição é muito difícil de ser quebrada. Mas não impossível...
Esse foi um dos meus contos favoritos do livro. Muitas das histórias celtas originaram vários contos de fadas conhecidos atualmente. Os filhos de Lir, em particular, remetem à conhecida história de O Lago dos Cisnes. Gostei muito.

Continue lendo: http://muchdreamer.blogspot.com/2011/12/bruxas-bruxos-e-os-feiticos-mais-crueis.html

Aline 30/11/2020

Bem interessante... Gostei bastante faz uma viagem sobre histórias que ouvíamos quando criança

MarAlia 03/02/2023

Bruxos, bruxas
Eu acho que seria um livro melhor se eu fosse um pouco mais nova.
É legal pra quem está começando a ler agora pq os contos são curtinhos, mas eu esperava mais, n curtir n!

Cami 10/02/2021

Bruxas, bruxos e os feitiços + cruéis que se podem imaginar
O livro apresenta 10 contos de fadas da cultura celta que foram selecionados por Joseph Jacobs, um famoso folclorista e crítico literário australiano.

Erika Neves.1 09/12/2019

Com certeza muitas pessoas, assim como eu, irão comprar esse livro apenas pela capa, bonita e chamativa.E assim como eu, essas pessoas irão se decepcionar profundamente, já que pra quem não conhece absolutamente nada da cultura celta, os contos não tem pé nem cabeça.

Não consegui tirar absolutamente nada de nenhum dos contos, faltou o embaçamento histórico, ou mesmo uma pequena explicação sobre o significado de cada contos. Talvez um simples comentário de algum especialista em cultura celta já fosse suficiente para fazer com que as histórias tivessem um mínimo de sentido. Do jeito que ficou, exige que o leitor faça um pesquisa procurando o significado de cada conto, mas acho que muitos poucos se darão a esse trabalho.

Eu lia e ficava o tempo todo esperando um climáx ou a famosa “moral da história” e nada. Os fatos simplesmente vão acontecendo e passando de uma situação a outra, sem fazer a menor lógica. Foi extremamente frustrante para dizer o mínimo.

Por outro lado, deve ser reconhecido o esforço da editora em tornar a obra mais bonita, com as ilustrações internas, que estão ao longo de todo livro.

Nedina 22/08/2014

Quando o título diz 'os feitiços mais cruéis que se podem imaginar' ele não está brincando! Esqueça histórias de finais felizes. Li bem devagar, alguns contos de cada vez intercalando com outros livros para não ter pesadelos. Se um dia meus filhos quiserem ler este livro minha resposta será 'estão por sua conta e risco'. Se você não tiver medo de seres estranhos pode ler. Ah, e esse livro é de mitologia/histórias celta.

Elegi 2 histórias favoritas: a de uma bruxa que queria ser perdoada e por isso assumia a forma de uma doninha e juntava moedas de ouro. O ouro dela foi roubado por um homem, mas ele quando descobriu que ela era uma bruxa pediu desculpas e a ajudou.
A outra é a de um homem que queria sonhar, porque ele nunca sonhava. O sonho dele foi a coisa mais louca e no fim ele não quis nunca mais sonhar.

Just Livros 27/03/2012

Resenha just Livros
O livro começa com uma introdução chamada “Por que ler contos de fadas”, as descrições sobre contos de fadas feitas pela Taís Gasparetti comentando como eles eram no passado e como são hoje em dia e a importância dos contos na vida de cada um te deixa com mais curiosidade pra começar a ler o livro. O livro é formado por 10 contos celtas e quem pensa que por tratar de contos de fadas o livro é infantil esta muito enganado. Os contos têm um ar meio macabro, sobrenatural e são muito diferentes dos que conhecemos aqui no Brasil.
Gostei de dois contos em especial, meus favoritos, A batalha dos pássaros e As mulheres de Chifres. A batalha dos pássaros envolve uma batalha de animais, o destino de um príncipe e um gigante. As mulheres de Chifres envolve feiticeiras com chifres em um “ritual”.

“- Não pode parar agora – disse a filha do gigante. – Terá de me matar, arrancar a carne de meus ossos, separá-los uns dos outros e usá-los como degraus para subir na árvore. Enquanto estiver subindo, eles se colarão no tronco como se tivessem crescido nele, mas, ao descer, depois de ter apoiado em cada um deles, eles cairão sobre sua mão quando você os tocar. Tenha certeza de pisar em cada um dos ossos. Não deixe nenhum intocado; se o fizer, ele ficará para trás. Coloque toda a minha carne neste pano limpo e deixe-o ao lado da fonte, junto às raízes da árvore. Quando descer ao chão, junte todos os meus ossos, coloque a carne sobre eles, borrife-os com a água da fonte e eu surgirei na frente, viva de novo.” Pág. 41/42 A batalha dos pássaros

Com esses contos diferenciados Joseph Jacobs consegue transmitir um pouco do folclore, costumes e cultura celta. Te envolvendo em um mundo mágico onde tudo pode acontecer. Apesar de ser uma leitura rápida, se você parar pra refletir vai notar que os contos passam algumas “mensagens” nas entrelinhas.
O livro possui uma diagramação perfeita, praticamente não há erros gramaticais e ele é ilustrado em algumas páginas para simbolizar cada conto. O único ponto negativo é que eu achei dois contos sem sentido. Pra quem esta buscando uma leitura leve e agradável eu recomendo sem dúvidas.

Obs: O livro Bruxas, Bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar é o segundo volume da coleção contos de fadas celtas. Os outros livros são:
Princesas e damas encantadas
Heróis muito espertos
Duendes, gigantes e outros seres mágicos

Mais em: http://just-livros.blogspot.com.br/

Saleitura 19/04/2012

Um conto de Fadas
Passam os anos e os contos de fadas e a magia proporcionadas por eles sempre permanecem atuais na vida das pessoas, seja por meio de desenhos, filmes, livros, afinal não tem quem não conheça a história da Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e tantos outros. Como é explicado no início do livro:

"De acordo com o psicólogo Bruno Bettelheim, autor de A psicanálise dos contos de fadas, de modo simples, os contos de fadas nos transmitem informações de que apesar da crueldade a que estamos expostos no mundo e dos sofrimentos dela advindos, podemos lutar e emergir vitoriosos. Desse modo, a leitura desses contos - muitas vezes violentos - se encarada de maneira simbólica, induz ao enfrentamento dos problemas e ao aprendizado da defesa contra as intempéries da vida". (pag. 10)

"Princesas e Damas Encantadas" trás uma coletânea de 8 contos do povo celta que deram origem a algumas histórias que já conhecemos, porém de uma perspectiva diferente do que estamos acostumados. Em vez de princesas boazinhas a espera do seu príncipe encantado, podemos ver nesse livro princesas guerreiras e dispostas a correr vários riscos para chegar no tão sonhado "felizes para sempre". Percebi que muitos dos contos possuem as vezes momentos de violência e crueldade, deixando as histórias mais reais e impactantes aos olhos de quem lê.

No início do livro, o modo como é narrada as histórias, parece meio confuso, que com o derenrolar da leitura vai melhorando. Cada conto em especial sempre carrega um ensinamento e de todos o que eu mais gostei foi "A História de Deirdre". Uma princesa corajosa que sofreu e lutou até o fim para ficar ao lado do seu amado. Com um desfecho trágico e ao mesmo tempo encantador, só nos mostra a força que tem um verdadeiro amor.

O livro, apesar de pequeno, é maravilhoso e dar para ler em um dia. A capa é linda e as ilustrações que o acompanham são belíssimas. Para quem gosta de contos de fadas e tem curiosidade em conhecer princesas não tão clássicas, é uma boa dica de leitura.

Agradeço em nome de todas as meninas da Saleta de Leitura á nossa parceira, a Editora Martin Claret, e ao Júlio Talhari pela simpatia e atenção. Vocês são 10!!!!

Leitura e Resenha feita pela parceira Vivian Pereira

Postado na saleta de leitura