Princesas e Damas Encantadas

Princesas e Damas Encantadas Joseph Jacobs

Resenhas - Princesas e Damas Encantadas

Louise.Mascarenhas 10/12/2022

É um livro bom, com as histórias ótimas e é muito rápido de ler e é uma leitura agradável e reconfortante

Mavi 25/03/2022

Bom, no começo tinha muitas histórias parecidas com contos de fadas, achei divertido, mais a escrita propositalmente é muito repetitiva, então fica muito cansativo de ler.
Acho que é um livro antigo, porque tem muitos comentários machistas. Isso me deixou muito irritada com a leitura.
Talvez seja porque eu não gosto muito desse tema de contos de fadas, ou talvez porque todo conto lá acabou com casamento, então só fui abaixando a nota por causa desses requisitos. a leitura seria fluida se não fosse cansativa.
Algumas histórias não tem um mínimo de sentido.

pehlma 17/09/2018

Livro bonito, bem feito, ilustrado, colorido e ainda baratinho. Nem parece coisa da Martin Claret.

O livro traz uma seleção de 8 contos de fadas Celtas.

Leitura rápida e agradável com lindas artes internas. Fiquei realmente surpreso com essa edição, tudo muito caprichado.

Apesar de o título e a sinopse dizerem que são histórias de princesas, nem todos os contos giram em torno delas, alguns elas mal aparecem.

Meus contos preferidos foram os abaixo, mas não achei nenhum ruim:
Cabeça-Pequena e os filhos do rei,
Guleesh,
O pastor de Myddvai,
Connla e a donzela encantada,

Como um bom conto de fadas, temos de tudo aqui. Não são versões infantilizadas da Disney, mas são bem fantasiosas. Temos bigamia, assassinatos, mortes, invejas e tudo mais.

Gostei mais do que imaginei que iria. Os contos originais passam aquela sensação de infância ao mesmo tempo em que você está lendo sobre algo bem adulto (e errado, nos dias de hoje). É uma sensação bem interessante, recomendo que todos experimentem.

Princesas e Damas Encantadas: Contos de Fadas Celtas - Joseph Jacobs
Nota: 9/10

Milena - @milenayasmim_ 27/06/2018

Encontre também essa resenha no instagram @leituranaestante
Resenha: Um ótimo livro,ótima escrita,com grandes princesas corajosas,isso foi que mais gostei,elas agindo,muito príncipes por aí,não fariam isso,Haha! Não há muito oque dizer,o livro reuniu 12 contos em um livro só. Para quem gosta das princesas da Disney podemos encontrá-las só que,com outros nomes!

site: https://www.instagram.com/p/BkBWfb3HpQX/?taken-by=leituranaestante

Ana 25/02/2018

Uma coletânea maravilhosa de belos contos de fadas celtas que nos mostram versões diferentes de princesas e damas encantadas a que estamos acostumados, fora que as ilustrações do livro são lindíssimas, e enriquecem a noção que o leitor tem do que são os tradicionais contos de fadas.
Muitas das histórias eu nunca havia lido muito menos ouvido falar, como a da dama que toda vez que o marido a repreendia, ela o alertava que poderia ir embora e nunca mais voltar.
Os contos são interessantes de se ler, não apenas para crianças.
Muito bom.

Makoto 16/02/2017

Novos contos e novas versões são sempre bem vindos...
Como uma pessoa que gosta de se aprofundar no mundo dos contos, lendas e mitos, eu sou meio suspeito para falar, mas achei muito interessante essa pequena coletânea de contos, sendo que alguns deles são claramente versões diferentes de contos já bem conhecidos, como o da Branca de Neve ou da Cinderela, mas outros foram novidade para mim e fiquei muito feliz por conhecer essas novas estórias. Para quem gosta de estudar os contos de fadas e suas diversas variantes, esse é um pequeno livro que eu recomendo.

Michelle Trevisani 08/10/2016

Contos Celtas
Olá gente! Hoje a resenha que trago para o blog é do livro Princesas e Damas Encantadas, de Joseph Jacobs, publicado pela editora Martin Claret. Esse livro faz parte de uma coleção de contos Celtas, sendo este o primeiro lançado. E estou me apaixonando pelas edições, o livro é tão lindo por dentro! Traz gravuras lindas, letras ótimas de serem lidas, folhas amareladas, é um livro lindo mesmo, daquele tipo que a gente quer ter na estante pra sempre!

O livro conta com oito contos Celtas, que são um pouquinho diferente dos contos de fadas dos quais estamos acostumados, traz temas bastante regionais e culturas do povo celta. Alguns contos soam até parecidos com o que estamos habituados a reproduzir aos nossos filhos desde a infância, já outros foram totalmente originais para mim.

Como todo conto de fadas, vamos presenciar brigas de irmãs e de famílias, príncipes procurando por princesas, amores improváveis e muitas bruxas e magia. Algumas histórias são bem cruéis e mais duras, mas acredito que cada cultura tem sua forma de expressar o mágico de uma forma.

Leia o restante da resenha lá no meu blog: Livro Doce Livro

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2016/10/resenha-princesas-e-damas-encantadas-de.html

Asenhoritadoslivros 12/05/2016

Maravilhoso!
Esse livro reúne oito contos de fadas, uns lembram bastante os contos que conhecemos desde a infância, outros já se mostraram bem originais para mim.
O diferencial desse livro é que mesmo sendo contos de fadas, o que nos faz supor então, serem histórias infantis, são bem cruéis, as vezes, mostrando versões onde a mãe tenta matar a filha por ciumes e não a madrasta.
Em todos os contos percebi a força da heroína, princesas fortes e destemidas, são de fato as protagonistas, o que dá algo a mais para o livro. Recomendo muito para todas as idades e inclusive vou procurar outros títulos do autor.

Vivian San Juan 25/04/2013

Resenha feita para o blog Saleta de Leitura - Vivian San Juan
Passam os anos e os contos de fadas e a magia proporcionadas por eles sempre permanecem atuais na vida das pessoas, seja por meio de desenhos, filmes, livros, afinal não tem quem não conheça a história da Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e tantos outros. Como é explicado no início do livro:

"De acordo com o psicólogo Bruno Bettelheim, autor de A psicanálise dos contos de fadas, de modo simples, os contos de fadas nos transmitem informações de que apesar da crueldade a que estamos expostos no mundo e dos sofrimentos dela advindos, podemos lutar e emergir vitoriosos. Desse modo, a leitura desses contos - muitas vezes violentos - se encarada de maneira simbólica, induz ao enfrentamento dos problemas e ao aprendizado da defesa contra as intempéries da vida". (pag. 10)

"Princesas e Damas Encantadas" trás uma coletânea de 8 contos do povo celta que deram origem a algumas histórias que já conhecemos, porém de uma perspectiva diferente do que estamos acostumados. Em vez de princesas boazinhas a espera do seu príncipe encantado, podemos ver nesse livro princesas guerreiras e dispostas a correr vários riscos para chegar no tão sonhado "felizes para sempre". Percebi que muitos dos contos possuem as vezes momentos de violência e crueldade, deixando as histórias mais reais e impactantes aos olhos de quem lê.

No início do livro, o modo como é narrada as histórias, parece meio confuso, que com o derenrolar da leitura vai melhorando. Cada conto em especial sempre carrega um ensinamento e de todos o que eu mais gostei foi "A História de Deirdre". Uma princesa corajosa que sofreu e lutou até o fim para ficar ao lado do seu amado. Com um desfecho trágico e ao mesmo tempo encantador, só nos mostra a força que tem um verdadeiro amor.

O livro, apesar de pequeno, é maravilhoso e dar para ler em um dia. A capa é linda e as ilustrações que o acompanham são belíssimas. Para quem gosta de contos de fadas e tem curiosidade em conhecer princesas não tão clássicas, é uma boa dica de leitura.

Agradeço em nome de todas as meninas da Saleta de Leitura á nossa parceira, a Editora Martin Claret, e ao Júlio Talhari pela simpatia e atenção. Vocês são 10!!!!

Postagem no blog: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2012/03/resenha-princesas-e-damas-encantadas.html

Glaucia 13/03/2013

Princesas e Damas Encantadas: Contos de Fadas Celtas - Joseph Jacobs
O mesmo está dividido em vários capítulos e cada um conta com um conto diferente. O mais interessante é que muitas das histórias que constam no livro, tem o enredo muito parecidos com os contos de fadas que já conhecíamos.

Além do resgate da cultura, esse livro é muito recomendado para os professores e futuros pedagogos (eu \6). É uma forma de recontar as mesmas histórias, mas sempre de maneiras diferentes e incentivar já desde cedo as crianças ao hábito da leitura.

Leitura recomendada para quem está a fim de uma leitura leve e curta!

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

Marla 13/11/2012

Sobre o livro: No livro Princesas e Damas Encantadas, somos apresentados a oito contos, onde alguns nós fazem lembrar os inesquecíveis “contos de fadas” de nossa infância. Por esse motivo decidir fazer uma breve apresentação de cada conto.

Árvore de Ouro e Árvore de Prata:
Uma rainha tão obcecada por ser a mais bela fará de tudo para conseguir o seu objetivo, nem que para isso seja preciso que ela mate sua própria filha.

Justa, Morena e Trêmula:
Trêmula é a filha mais nova do rei Hugh Curucha e por ser a mais bela, e tratada como empregada pelas irmãs, que temem que ela se case antes delas.

Cabeça-Pequena e os filhos do rei:
Cabeça - pequena uma jovem de bom coração, que apesar de ser odiada por suas meias-irmãs mais novas, faz de tudo para que elas encontrem o caminho da felicidade, antes de procurar a sua.

A história de Deirdre:
Deidre era uma jovem muito bela que apesar de estar prometida em casamento ao rei Connachar de Ulster, ao conhecer o grande herói Naois, acaba apaixonada por ele.

Guleesh:
Guleesh era um rapaz que morava no Condado de Mayo, que em um certo dia embarca em uma inesquecível viagem na companhia de duendes.

O pastor de Myddvai:
Um pastor solitário tenta conquistar uma das três donzelas que habitam o lago chamado Lyn y Van Vach.

Connla e a donzela encantada:
O rei Conn das cem lutas teme perder seu amado filho Connla, para a donzela encantada.

A princesa grega e o jovem jardineiro:
Após ver seus irmãos mais velhos falarem o filho caçula do jardineiro, recebe uma missão, que o levará para terras desconhecidas, onde ele viverá grandes aventuras.

O filho do rei olhou para ela e pensou: “Deve haver alguma coisa por trás disso”.
Cabeça-pequena jogou um segundo grão. Novamente o galo bicou a galinha:
- Oh!- disse a galinha - Você não fez isso no dia em que a irmã da bruxa estava nos caçando e éramos dois pombos. Pág 57.

“É uma grande tristeza eu não ter ido embora deste lugar. Gostaria de estar em qualquer outro lugar do mundo, mas não aqui. Bom mesmo é ser como você, lua branca”, ele disse, “que fica circulando, circulando, do jeito que gosta, e nenhum homem consegue detê-la. Eu gostaria de ser como você.” Pág 79.

- Deixe sua princesa aqui comigo – disse ela -, e vá apanhar o pássaro de ouro e as três maças. Pág 125.

Resenha foi ar no blog Louca por Romances

Aline 03/09/2012

Melhor do que eu imaginava!!!!
A Primeira coisa que chamou minha atenção nesse livro foi a temática: Contos de fadas sobre Princesas Celtas; a Segunda coisa foi a capa, achei linda e a Terceira foi a editora, porque até agora todos os livros que li da Martin Claret me agradaram muito, então fiquei mega feliz quando chegou esse livro da editora parceira para mim e não pensei nem duas vezes parei tudo que eu tava lendo e me deliciei com esses contos no meu fim de semana.
Adorei o texto de apresentação que a Taís Gasparetti escreveu sobre o "Por que ler conto de fadas" e trago um trechinho para vocês:
"Histórias milenares contadas e recontadas por inúmeras gerações, os contos de fadas continuam presentes na atualidade. E não apenas nos livros, como também no teatro, na televisão e no cinema."
"Uma das funções mais importantes e recorrentes dos contos de fadas em culturas diversas parece ser a representação dos rituais de transição, marcando a passagem da infância para a vida adulta."
"Os contos de fadas nos transmitem informações de que apesar da crueldade a que estamos expostos no mundo e dos sofrimentos dela advindos, podemos lutar e emergir vitoriosos."

Sendo assim nos oito contos reunidos nesse livro encontramos mulheres corajosas e que enfrentam situações inimagináveis para conseguir chegar em seus objetivos e em muitos casos superam os "principes" em força, iniciativa e determinação.
De todos os contos o que mais gostei foi o conto "Cabeça-Pequena e os filhos do rei", nele encontramos uma menina que perde o pai e vê a mãe casar novamente. Dessa nova união nasce duas irmãs que odeiam a irmã mais velha por pensar que a mãe gosta mais dela, e por isso decidem se vingar matando a mãe. Podemos pensar que Cabeça-Pequena se revoltaria e se vingaria das irmãs mas isso não acontece porque a mesma tem um encontro mágico com a mãe e essa lhe pede para ela fazer o que puder de bom para ajudar no progresso das irmãs. É muito interessante acompanhar todas as aventudas que elas se envolvem e no final ver que as decisões e atitudes de Cabeça-Pequena foram recompensadas. É um conto de esperança e fé, muito bem escrito.
Acredito que esse livro deva ser lido por todos os amantes dessa temática e fica a dica, esse é o 1° volume de uma série de quatro que contarão os contos de fadas celtas. Depois a editora lançará livros com os contos de fadas de diversas regiões do mundo, visando assim "contribuir para o desenvolvimento do imaginário do leitor infantojuvenil brasileiro".

naniedias 27/07/2012

Princesas e Damas Encantadas, de Joseph Jacobs
O livro trata-se de uma compilação de contos de fadas celtas feita por Joseph Jacobs. Neste volume, o leitor irá encontrar histórias protagonizadas por mulheres, sejam eles princesas ou não. São 8 contos:
- Árvore de Ouro e Árvore de Prata
- Justa, Morena e Trêmula
- Cabeça-Pequena e os Filhos do Rei
- A História de Deirdre
- Guleesh
- O Pastor de Myddvai
- Connla e a Donzela Encantada
- A Princesa Grega e o Jovem Jardineiro

O que eu achei do livro:
Eu não me canso de repetir o quanto gosto de conhecer outras culturas. Acho uma delícia saber como outros povos vivem e como seu cotidiano difere do meu, principalmente quando se trata de povos da antiguidade. Livros de História são uma excelente fonte para isso, mas contos de fadas (assim como lendas e mitos) também são uma ótima maneira de conhecer um povo, afinal de contas refletem o imaginário popular.
Princesas e Damas Encantadas traz histórias do povo celta. Segundo a Wikipédia, a denominação Celta designa um conjunto de povos que pertenciam à família linguística indo-europeia, cujas tribos se espalharam pela maior parte da Europa Ocidental a partir do segundo milênio a.C. São vários os povos comumente chamados de Celtas, como Arvenos, Bretões, Brigantinos, Caledônios, Célticos, Gauleses, Escotos, Pictos, Trinovantes, entre outros**. Neste livro, podemos encontrar alguns contos desses povos, que foram reunidos por Joseph Jacobs.
É interessante ver o quanto nós fomos influenciados pela cultura celta, mesmo estando geograficamente longe. Algumas histórias lembram outros contos, como A Branca de Neve e Cinderela, difundidos pelo mundo todo através das famosas adaptações cinematográficas feitas pela Disney. Aliás, há várias versões desse mesmo conto espalhadas pelas diversas culturas. Seria muito interessante encontrar as outras histórias nos futuros volumes dessa coleção.
A linguagem do livro é bem simples, tornando a leitura possível para pessoas de todas as idades. A tradução e a revisão, entretanto, deixaram um pouco a desejar, mas espero que esse seja um ponto corrijido em futuras edições. O livro é todo ilustrado, o que dá um charme extra à história.
Eu gostei demais da introdução feita pela produtora editorial Taís Gasparetti, que fala um pouquinho sobre o a importância dos contos de fadas. A ideia dessa coleção, Contos de Fadas, também me agradou muito, justamente porque gosto tanto de conhecer novas culturas. Quero muito ler os próximos três volumes, que continuarão a tratar da mitologia celta e ficarei curiosa pelos demais, que provavelmente irão retratar contos de outros culturas.
Leitura leve, gostosa e super recomendada!

* Princesas e Damas Encantadas é uma compilação de contos de fadas celtas retirada de dois livros de Joseph Jacobs, reconhecido folclorista da língua inglesa. Os contos foram retirados dos livros Celtic Fairy Tales, publicado em 1892, e More Celtic Fairy Tales, publicado em 1894. Joseph Jacobs não criou as histórias, apenas compilou-as nesses dois volumes. Os demais contos dessas duas coletâneas serão publicados pela Martin Claret em outros três volumes: Bruxas, Bruxos e os Feitiços Mais Cruéis que se Podem Imaginar (já publicado); Heróis muito espertos; Duendes, Gigantes e Outros Seres Mágicos.

** Informações sobre os Celtas retiradas da Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Celtas.

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

Jung Angel 14/07/2012

Minha Opinião sobre: PRINCESAS - E Damas Encantadas
O Livro trás oito contos, que são estes: A árvore de ouro e Árvore de prata; Justa, Morena e Trêmula; Cabeça-Pequena e os filhos do rei; A história de Deirdre; Guleesh; O Pastor de Myddvai; Connla e a donzela encantada; A princesa grega e o jovem jardineiro. Queria escolher dentre eles os que mais gostei, mas está dificil, pois gostei de todos!

Sobre a capa, acho ela belíssima, compraria ele só pela capa (Me apaixonei pela Fada/Elfa), como no outro livro ele segue o padrão, folhas brancas contos separados por ilustrações diferentes, e em cada novo conto novas ilustrações que têm haver com o conto, as letras são medianas.

Comecei lendo a série de contos celtas pelo seu segundo volume intitulado de Bruxas e Bruxos e os Feitiços mais Cruéis e que já têm resenha aqui no blog, mas logo recebi o primeiro exemplar da série que é este que voz falo, e digo ele é melhor que o segundo, adorei cada conto, li ele tão rápido que quando cheguei no fim fiquei triste. Simplesmente sou apaixonada por estes contos celtas!

[...]"Preste atenção agora, disse o gato, e ouça o que vou dizer-lhe. Eu sou sua mãe. Suas irmãs me mataram e destruíram meu corpo, mas não lhes cause nenhum dano. Trate-as bem, faça o melhor que puder por elas, salve-as. Obedeça as minhas palavras e, ao final, tudo correrá bem para você, e foi embora assim como veio."[...]

O que falar deste livro, dos contos? Não sei nem por onde começar, mas estou cada vez mais apaixonada por estes contos celtas. Sei que gosto não se discute, mas pra mim é dificil alguém não gostar destes contos, se você é um dos que não goste, me explique o porque? Não estou dizendo que o livro é o melhor livro do mundo, não em entendam mal apenas gostaria de entender seus pontos de vista, pois para mim esta série de conto é tão interessnte e boa!

O Livro é muito rapidinho de ler, por ser pequeno e se tratar de contos, você poderá ler na ordem, ou na escolha de preferência, mas acabara terminando ele num piscar de olhos. Levei-o para faculdade, e terminei lá mesmo, me apaixonei pelos contos Celtas, digo apenas quero BIS!

Não posso esquecer de ressaltar sobre a introdução do livro “Por que ler contos de fadas”, da autora Taís Gasparetti. Uma belíssima introdução que nos deixa curiosos, e ansiosos para conhecer os contos celtas. Eu já matei minha curiosidade você vai mata-la ou não?

Pra quem adora contos como eu, ou para aqueles que querem se distrair mais que recomendo está série de contos! Leiam sim ;)

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Leandro | @obibliofilo_ 12/05/2012

Este é uma coletânea de contos, escolhidos e adaptados pelo autor Joseph Jacobs. O livro me proporcionou uma leitura fácil, leve e que me fez esquecer alguns problemas, pelo qual eu estava passando — o que já foi grande coisa. De modo geral, o livro me surpreendeu positivamente.

"Diferentemente do estereótipo de princesa que conhecemos – mulher frágil e sempre à espera de um bondoso e belo cavaleiro que a proteja –, as princesas celtas são mulheres corajosas que enfrentam os mais temíveis perigos para conquistarem a felicidade. Elas combatem bruxas tiranas, recusam casamentos forçados, lutam pelos homens que amam e até mesmo os salvam de emboscadas. São espertas, hábeis e cheias de truques de magia. Em Princesas e damas encantadas, estão reunidos contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Constituem este volume 12 contos de princesas muito corajosas e de damas misteriosas e mágicas. Aqui, revelam-se outras versões para muitas histórias que você conhece, ou imaginava conhecer."

O livro é dividido em oitos contos: A árvore de ouro e Árvore de prata; Justa, Morena e Trêmula; Cabeça-Pequena e os filhos do rei; A história de Deirdre; Guleesh; O Pastor de Myddvai; Connla e a donzela encantada; A princesa grega e o jovem jardineiro.

Eu particularmente não curto muito contos. Mas não sei ao certo o que me instigou a lê-lo. Só sei que ele foi um tranquilizante para mim — pelo fato de eu estar passando por uns problemas, como falei anteriormente. Os contos são curtos e rápidos, o que deixa a leitura bem leve e agradável.

O que eu observei em cada conto é que — nem sempre — a mocinha é indefesa. Geralmente, elas são corajosas, misteriosas, espertas etc. E eventualmente, aparece um príncipe. É interessante a maneira como elas enfrentam seus medos e sempre tentando não demonstrá-los.

O conto que eu mais gostei foi: Cabeça-Pequena e os filhos do rei.

Cabeça-Pequena é odiada por suas duas irmãs e amada por sua mãe. As suas duas irmãs tramam a morte da sua mãe. Mas Cabeça-Pequena descobre. E não concorda com o que suas irmãs querem fazer e elas começam a maltratá-la. Então, ela toma a decisão de ajudar suas irmãs — onde acabam passando por várias aventuras.

"— Preste atenção agora — disse o gato — e ouça o que vou dizer-lhe. Eu sou sua mãe. Suas irmãs me mataram e destruíram meu corpo, mas não lhes cause nenhum dano. Trate-as bem, faça o melhor que puder por elas, salve-as. Obedeça as minhas palavras e, ao final, tudo correrá bem para você — e foi embora assim como veio."
Pág.:37

No cômputo geral, o livro é bom sim. Não é um livro extenso — muito pelo contrário. Eu pude viajar e também conhecer as histórias reais de algumas princesas — que antes não conhecia — como a "Branca de Neve" e "Cinderela". Os contos são interessantes e a leitura flui naturalmente. Enfim, só lendo para compreender o que estou querendo transmitir.

Recomendo!