Quebra de Confiança Harlan Coben

Resenhas - Quebra de Confiança

Heliton 09/09/2021

A mais letal das armas dele não é uma de fogo, mas sim a sua sagacidade e o seu humor provocativo.
Em último caso, o Win seria a sua cartada final, porém você não seria louco de fazê-lo chegar neste ponto...

"Quebra de Confiança" é o meu primeiro contato com a escrita do Harlan Coben, é também a obra que faz a estreia da série de maior sucesso dele, composta por outros 10 livros além deste. Felizmente, todos estão devidamente traduzidos para o Brasil; considero isso até um alívio e uma preocupação a menos na vida de um leitor br que sofre desde sempre pelas publicações incompletas de suas sagas ou séries favoritas em território nacional.

Como era de se esperar para este primeiro livro, o personagem central, Myron Bolitar, de 31 anos, nos é descrito, apresentado e familiarizado pelo autor no decorrer da narrativa ao mostrar a sua rotina de trabalho, seus gostos, as suas habilidades físicas, pessoais e interpessoais, manias, relações afetivas e sociais, e sobre o seu passado. É com essas informações e características que formam a sua personalidade que o acompanhamos na resolução de um crime cometido há quase um ano e meio atrás no momento em que se inicia a leitura.

Uma quebra de expectativa da minha parte foi supor que Myron seria algum agente criminalista ou alguma outra coisa do gênero. No capítulo inicial é mostrada uma parte da sua rotina como empresário esportivo, isso mesmo, e m p r e s á r i o. Neste ponto eu estava me perguntando, por qual motivo uma pessoa com tal profissão começaria a fazer uma investigação acerca de um crime praticado há tanto tempo? O que a polícia não conseguiu fazer de diferente para resolver este caso que uma pessoa sem relação alguma a esse ramo pudesse acreditar que poderia resolvê-la? É possível imaginar algumas hipóteses para isto, mas na narrativa o tempo de pensar sobre essa questão é muito curta, sendo respondida logo em seguida, onde as coisas começam a ter um sentido lógico.

Myron é uma figura com um modo de fala bem sarcástica, vários são os momentos em que ele se expressa usando o sarcasmo em seus diálogos. Para dizer a verdade, até os outros personagens fazem a mesma coisa hora ou outra, deixando a leitura com aquele clima bem divertido subsequente ao seu uso; digo isso na perspectiva de leitor, pois entre os personagens é gerada uma tensão lógica de provocação, humor e, em certas ocasiões, de malícia :|

Percebe-se que não falei muito sobre o crime a ser resolvido até então, não é? Então, isso eu deixo para quem for ler, para que tire as suas próprias conclusões sobre e se divirta sendo um investigador, as pistas estão lá, muito mais à vista de quem está lendo do que para os personagens que estão em busca das respostas; apesar de não ser nada tão complexo assim de se resolver, achei bem elaborado e construído pelo autor.

Preciso mencionar também sobre um detalhe, até comum da época em que se passa a história, sobre os aparelhos telefônicos móveis. Não lembro em qual ano exatamente ocorrem os acontecimentos da narrativa, mas considerando o ano de publicação original, ou seja, em 1995, se nota que era uma época onde a tecnologia de celulares ainda estava começando a ganhar forma, ainda estava no modo tijolo, mas ainda assim já era comercializada, apesar de que só era acessível para a elite mais rica; tanto é que o personagem Win às vezes emprestava o seu ao Myron (quando este não estava em seu carro, pois o carro levava um telefone), pois para as pessoas em geral, em suas residências, os telefones fixos eram muito mais comuns que os móveis. Era essa a época onde os personagens se encontram aqui no livro, e onde terão que encontrar as pistas que os levem diretamente para o/os responsável/eis pelo crime.

Como citei um pouco mais acima, sobre a rotina de trabalho do Bolitar atuando como empresário esportivo, o livro todo mescla entre esse mundo de negócios dos esportes e os acontecimentos da investigação feita pelo personagem. Acompanhado por pessoas próximas a ele, de amigos, familiares e de sua ex-namorada, Myron usa todas as suas habilidades adquiridas no passado para cuidar da vida pessoal e profissional de seus clientes e, ao mesmo tempo, prosseguir na resolução de um caso que se liga a várias pessoas deste seu círculo social.

O autor Harlan Coben, pela impressão que tive ao término deste livro, tem uma escrita bem direta, sem fazer longas enrolações, sem detalhes muito técnicos de perícia, na qual eu não entendo nada, apenas baseada em narrar e desenvolver uma história que contém, além daquele clima sério de um romance investigativo, uma narrativa bem divertida de se acompanhar, com um humor característico, com uma dinâmica entre narrar o desenrolar de uma investigação, as atividades e problemas da vida pessoal de um agente esportivo ainda novato neste ramo. Se eu estava com receio por começar esta série e depois me arrepender por isso, bom, diria que vou me preparando desde já para ler o próximo.

Núbia Cortinhas 12/05/2022

Aventura, investigação, tensão e altas doses de humor.
Se você nunca leu um livro de suspense e quer começar; ou ainda, já é um leitor fã do gênero, O Mestre das Noites em Claro é o autor certo!
Não é à toa que o apelido de Harlan Coben é esse! A sua escrita fluída e tramas eletrizantes regadas com humor nos prendem até a última página, e, sem decepção.

Quebra de Confiança é o primeiro caso de Myron Bolitar, ex-jogador de basquete que trabalha como agente esportivo.
Ele vai investigar o desaparecimento de uma jovem universitária, bonita, noiva do atleta (e cliente) Christian Steele, a maior promessa do futebol americano.
Todo esse mistério será solucionado com a ajuda de Win, seu melhor amigo. E que dupla, gente!

Esse foi o primeiro livro que eu li do autor e me diverti muito! Harlan faz você duvidar dos seus próprios palpites te pregando peças no decorrer da trama. Com certeza já quero ler o restante da série!
edisik 12/05/2022minha estante
É muito interessante acompanhar o desenvolvimento dos personagens ao longo dos próximos livros.

Núbia Cortinhas 12/05/2022minha estante
Sim, acompanharei sim. Harlan já me conquistou! Kkkk

edisik 12/05/2022minha estante
Pena que são só 11livros do Myron Bolitar, 03 do Mickey Bolitar e 01 do Win.

Núbia Cortinhas 12/05/2022minha estante
Vamos aguardar por mais livros deles ?

fernanda.hahne 14/05/2022minha estante
Amo demais essa série do Harlan, meu autor favorito. Myron é de longr meu personagem literário favorito!

edisik 14/05/2022minha estante
Os livros do Harlan eram os que me tiravam de ressacas Literárias. Quero ver de agora em diante, pois li todos.

Núbia Cortinhas 14/05/2022minha estante
John Verdon, James Patterson, Lars Kepler, Jack Higgins, Ken Follett, Sidney Sheldon, Jeff Lindsay, Steven James, Conn Iggulden, Bernard Cornwell. Tess Gerritsen, Gregg Hurwitz.

Núbia Cortinhas 14/05/2022minha estante
Anota aí Edi, rsrs. E depois me conta se algum te chamou a atenção ???

edisik 14/05/2022minha estante
Opa, que ótima seleção de autores. Conheço os livros de muitos deles, e são incríveis.

Aline MSS 14/05/2022minha estante
Estou doida pra começar o arco do Myron, mas ainda não consegui completar a coleção pra iniciar. Harlan é sensacional!

Núbia Cortinhas 14/05/2022minha estante
É paixão à primeira lida! ??

fernanda.hahne 14/05/2022minha estante
Nossa, John Verdon é otimo também, preciso ler mais livros dele.

DANILÃO1505 19/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Núbia Cortinhas 19/06/2022minha estante
???

Clio0 08/01/2013

Quebra de Confiança é uma história mais bem amarrada do que os seus tostões suados poderiam imaginar...

Harlan Coben é sem dúvidas um fenômeno editorial, posição ingrata que já foi a corda no pescoço de muito escritor. Seus livros, como quase todos dessa nova geração de escritores de mistério-policial, são bem mais versões dinâmicas estilo cinema, quase scripts, do que propriamente obras literária - fazendo com que a leitura seja leve e rápida, mas perdendo muito em estilo.

Coben dribla esse problema criando uma história que imita a velha fórmula de Agatha Christie: o personagem não deve saber mais do que o leitor. Contudo, as conclusões oferecidas como resposta são mais calcadas em suposições e sugestões do que propriamente observações e deduções.

Da mesma forma, o personagem principal Myron Bolitar bebe a ideia de personalidade forte e excêntrica, embora não necessariamente um Sherlock Holmes da vida. Myron é um debochado, e todo o texto, escrito quase que totalmente em seu ponto de vista, traduz o pouco caso com a maioria das convenções e o sarcasmo pesado que grita na face do leitor.

Nada escapa ao seu desprezo, nada é sagrado: sociedade, amigos, ele mesmo. Tudo é alvo de piada. Essa atitude, paradoxalmente, faz com que ele seja também um dos personagens mais sérios que você vai ter a oportunidade de ler e conhecer.

Sobre a trama, o autor vai jogando fatos e amarrando-os de trás pra frente, fazendo poucas concessões a leitores desavisados. Com metáforas que beiram o ridículo, ironias e violência, a história apresentada cumpre seu papel - fornecer uma trama bem trabalhada com personagens que nada fazem para facilitar a labuta de quem lê.

Recomendo.

Marcos 10/11/2022

Quebra de Confiança
Myron Bolitar é um empresário esportivo. É agente da maior promessa do futebol americano, Christian Steele, que vive um drama pessoal? Chris recebe em sua casa uma revista disque sexo com a foto de sua ex namorada, que está desaparecida a mais de um ano.

Para proteger sua joia, Bolitar se envolve em uma investigação cheia de reviravoltas e surpresas, que vai virar sua vida de cabeça para baixo.

Harlan Coben é a melhor surpresa literária que tive em de 2022.

História envolvente, cheia de intrigas e reviravoltas, revelando ao leitor que muitas vezes as aparências enganam.

Há momentos tensos, temas pesados, e também humor e leveza.

Destaque para Myron e Win, e que dupla de personagens! Muita carisma envolvida, com um senso de humor ácido! Harlan é obrigado a esconder Win? o cara rouba a cena (tenho a sensação que ele resolveria tudo sozinho, ao seu modo).

Baita livro! Agradeço demais ao meu irmão Gui por me recomendar essa leitura. Estou ansioso para o próximo caso de Myron Bolitar.

Jessi 09/12/2011

SURPREENDENTE, SEM MAIS!
Queria encontrar uma palavra para conseguir descrever Harlan Coben, mas não consigo. Não creio que exista somente uma palavra para descreve-lo, ou descrever seu talento com a escrita. Ele é o 'autor das noites em claro', ele consegue fisgar o leitor, e fazê-lo querer ler mais e mais de suas obras, pelo simples fato de surpreender, e de 'enganar'.

Este livro, assim como os outros, fala do mesmo tema. No geral. Claro que cada um tem sua pitadinha de suspense, só do jeitinho que Harlan consegue fazer, e cada um tem um diferencial muito grande, quando se diz sobre 'fatos' e sobre o 'climax' da obra. Mas, acredito que por ser um assunto importante, no ramo 'suspense/policial/investigativo' é um dos principais temas.

'Quebra de confiança' fala sobre aprender a confiar e desconfiar. Fala sobre querer e/ou não querer enxergar a verdade, que pode estar estampada na cara, e só pelo simples fato de não saber lidar com a situação, não enxergar. Fala sobre justiça. E quando falo de justiça, não posso deixar de citar Myron Bolitar, e seu fiel amigo Win. Se existe 'justiça com as próprias mãos' acho que já encontrei um nome para isso. Enxergar a verdade, as vezes é preciso. Enxergar, encarar e principalmente saber lidar.

'Devemos iluminar até mesmo os que preferem permanecer na escuridão (Myron Bolitar)'.

Vale a pena ler. Dou 5, porque não posso dar 1000.
Juh 09/12/2011minha estante
Otima resenha Jess!
tambem sou uma apaixonada pelo Harlan, e ele é tudo o que voce falou (ou nao falou) como disse nn tem como descreve-lo. Antes nn levava mt fé nos livros dele e pah, mas dps que li o primeiro, vi que nn tem como nao se apaixonar *-*

Eu ja tinha mt vontade de ler quebra de confiança. Mas agora nao perderei tempo, a primeira chance que tiver irei comprá-lo *-*
parabens pela resenha. está otima!

P e d r o 15/05/2012minha estante
E agora tô com mais vontade ainda de lê-lo! Kkkk

Olgashion 04/02/2013minha estante
Estava meio receosa, mas, você disse tudo que eu tava pensando!

Caroline 26/04/2013minha estante
Ótima resenha! Definiu perfeitamente Harlan Coben como o 'autor das noites em claro'. Fantástico!

Paulo Inês 08/04/2020minha estante
Acabei de adquirir. Ansioso já para ler

resenhasdajulia 21/04/2022

O ex-jogador de basquete, Myron Bolitar, agora é agente esportivo. Depois de agenciar alguns atletas pouco conhecidos, agora ele é empresário de Christian Steele, o quarterback considerado a maior promessa do futebol americano.

Há um ano e meio, a noiva de Christian, Kathy, desapareceu e todos acreditam que ela está morta. Até que ele vê, em uma revista, a foto de Kathy em um anúncio de disque-sexo.

Além disso, o pai de Kathy acaba de ser assassinado em um assalto muito suspeito. Será que um caso tem ligação com o outro?

Myron contará com a ajuda de Win, seu melhor amigo, para descobrir a verdade por trás dessas histórias.

Foi o primeiro livro do Coben que não funcionou para mim. Não me conectei com os personagens, principalmente com o Myron, que eu achei que adoraria (mas talvez isso mude, afinal, ainda quero ler os outros livros dessa série).

E também não gostei da história, mesmo que a reviravolta não tenha sido tão ruim. E a escrita dele, sempre tão fluida para mim, dessa vez foi cansativa.

Mila.Maluka 08/11/2021

Quebra de Confiança
Este é o sexto livro de Harlan Coben que leio este ano. Todos foram surpreendentes.

Adoro livros que prendem minha atenção, me envolvem na história e não me deixam largar até terminar.

Harlan Coben pra mim é o melhor escritor dos últimos tempos. Merece muito mais que 5 estrelinhas. Parabéns!!! Quem não leu está perdendo.
Biel 26/12/2021minha estante
Tô louco pra ler esse livro. Harlan Coben é meu autor favorito da atualidade. Li Não Conte a Ninguém e Desaparecido Para Sempre e ameeei demais ??????????

Mila.Maluka 27/12/2021minha estante
Todos os livros são excelentes. Já li dez livros dele. Não tem nenhum que não gostei. Todos incríveis desde o início. Harlan Coben é o melhor, sem dúvida.

TonCorre@ 20/05/2023minha estante
Eu quero ler todos!

Ana Lu 09/10/2022

Primeiro livro do Harban e sei que vou falir

Adorei a escrita dele e me conectei dmais, ele conseguiu fazer comédia e investigação caminharem juntos e isso me conquistou kkkkkkk o Myron sendo irônico e debochado era td pra mim. É bem curtinho então da pra terminar rápido e acho que ele deu um fechamento ok pra tudo

O Myron e o Win eu simplesmente me apaixonei ksksksksks a relação dos dois é incrível e tô louca pra ver os dois juntos dnovo

Geany 26/03/2020

Adoro Harlan Coben
Livro muito legal. Um ponto negativo (pra mim) é o fato de terem MUITOS personagens e as vezes eu esquecia quem era quem. Mas no final deu pra acompanhar e foi ótimo.
Super recomendo Harlan, um ótimo escritor, quero acompanhar a série Myron bolitar agora.

Diego.Fidalgo 14/03/2021

Harlen Coben sempre surpreende
Impressionante como Harlen Coben consegue surpreender o leitor no final. Ele consegue te prender do começo ao fim.
Kayo 14/03/2021minha estante
Ele tem a escrita parecida com a de algum outro escritor do gênero?

Diego.Fidalgo 14/03/2021minha estante
Robert Galbraith (JK Rowling), mas não chega aos pés.

Kayo 14/03/2021minha estante
Queria muito ler algum título dele, tem algum que recomenda?

Diego.Fidalgo 14/03/2021minha estante
Eu só li esse, mas recomendo ;)

Ah, ok. Obrigada!

Diego.Fidalgo 14/03/2021minha estante
Mas se você gosta de Harry Potter, leia todos do Robert Galbraith, começando por Chamado do Cuco.

Entendi, irei procurar.

Felipe 13/12/2022

Myron Bolitar, Prazer!
O primeiro caso de Myron Bolitar!

O empresário Myron Bolitar é colocado a prova quando recebe uma revista com a foto de uma garota desaparecida a muito tempo atrás, a garota por sinal é a irmã de sua ex-noiva e também a ex-noiva do seu maior cliente.

O livro é sensacional e percorre todo o mistério do desaparecimento de Kathy Culver e estreita as relações antigas de Myron com sua Ex, Jessica Culver que é irmã de Kathy.

Personagens icônicos como Win e Esperanza também apareceram nesta obra, onde aparentemente tudo começou.

Quebra de confiança é o famoso thriller policial onde um detetive "particular" resolve tudo do jeito não ortodoxo e nos traz um sorriso imediato ao ler a obra.

Já tinha lido esse livro anteriormente, mas tinha esquecido quase tudo pois eu li há pelo menos 10 anos atrás, é um livro de 2011 e lembro ter comprado logo depois do lançamento.

Tive de reler, pois para mim Coben é maravilhoso e eu simplesmente não consigo parar de ler!

Super recomendo :D

Lizia.Yohanna 08/02/2022

Myron como sempre perfeito
Harlan Coben como sempre criou um mistério perfeito com investigação de tirar o fôlego e uma reviravoltas final que eu nunca esperei. Myron é um dos meus protagonistas preferidos quando o assunto é investigação e ele não decepcionou nesse livro e me deixou ainda mais interessada nas próximas aventuras. Não posso esquecer de Win que é meu psicopatinha predileto e que homem inteligente. Ansiosa por mais aventuras deles.

Felippe Araujo 21/04/2021

Um quebra cabeça alucinante
??????
Quebra de confiança foi uma leitura que eu gostei muito por vários motivos. Primeiro pela construção dos personagens. A empatia pelo protagonista Myron é quase que instantânea.
Outro detalhe que também ficou muito marcante foi a relação de amizade dele com o seu sócio e amigo desde a época da faculdade Win. As partes mais engraçadas do livro são quando os dois estão juntos. Com várias pitadas de humor sarcástico, fazendo com que a leitura flua de uma maneira leve, até para contrabalancear com a temática pesada da investigação que gira em torno de estupro e assassinato.
Myron tem a difícil missão de juntar todas as peças desse quebra cabeça, junto com nós leitores.
E nesse livro, eu não consegui identificar quem era o assassino até o final.
O autor conseguiu me enganar direitinho.
Para os amantes de suspense policial esse livro é uma ótima indicação. Além de ser o primeiro de uma série de livros do autor com o Myron como protagonista.
Boa leitura a todos!
ShirleyStortLeite 21/04/2021minha estante
Mais um pra minha lista

Felippe Araujo 21/04/2021minha estante
Nossas listas só aumentam

lovelyhong 16/03/2022

Harlan Coben é genial
Mesmo sendo uma releitura, não consegui adivinhar o plot antes do final. Amo a escrita do autor, o desenvolvimento dos personagens e do caso acontecem de maneira bem rápida que não dá nem vontade de largar o livro.

Kelly Oliveira Barbosa 26/04/2021

Sobre o livro, vamos lá. Quebra de Confiança foi publicado pela primeira vez em 1995 e é o primeiro do Harlan Coben sobre esse tal detetive/investigador: Myron Bolitar.

Sobre o enredo, não acho muito sentido saber caso você não tiver lido o livro, eu nem leio sinopses de livros policiais, para mim perde totalmente a graça… então, só vou dar minha opinião geral:

A narrativa. Gostei da escrita, fluída e que segura o mistério até quase a última página. O humor sarcástico do autor também é bem marcante. Em resumo: divertida, aqui e lá faz pensar, e duas ou três vezes marquei um trechinho de efeito como esse: “- Devemos tentar iluminar até mesmo os que preferem permanecer na escuridão.”

Os personagens principais, não gostei tanto. O legal do Myron é o narrador e não ele propriamente; e a mocinha não me convenceu (não consegui nem mesmo imaginá-la como a tal escritora). Porém, Win, é um personagem que me chamou atenção, que fiquei realmente com vontade de saber mais.

Sobre a temática central, a tal “quebra de confiança”, gostei muito como foi trabalhada em várias camadas. É bem o que compartilhei no instagram mais cedo: Quando A confia piamente em B (lê-se aqui, um pai, uma mãe, líder, marido, esposa, chefe etc) e B traí essa confiança, quebra essa confiança, os efeitos sobre A podem ser desastrosos. Todo e qualquer relacionamento tem seu nível de responsabilidade, é algo que a nossa geração tenta, mas é impossível de ignorar ou se esquivar.

site: https://cafeebonslivros.com/2021/04/26/quebra-de-confianca-de-harlan-coben-91/