Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Dani Rodrigues 17/07/2010

Apostasia, umbrífero, espúrios, perscrutador... nossa, quantas palavras novas esse livro foi capaz de acrescentar ao meu vocabulário!! Como você pode imaginar, tive que recorrer ao dicionário diversas vezes, porém, isso não foi obstáculo para a leitura.

Os Sete é o primeiro livro que eu leio de André Vianco. E para NÃO variar (risos), é sobre vampiros! Mas nada de vampiros bonzinhos como os que estão sendo lançados no mundo literário ultimamente. Mas também nada de tããão maldosos como os vampiros de Stoker. Acho que o autor conseguiu um meio termo que me agradou.

Tudo bem que o livro começa frio, depois amorna, depois fica frio de novo, e morno e quente! Tem que ter boa vontade em continuar a leitura em determinadas partes do livro. Explico-me: às vezes é meio repetitivo. É bem verdade que a segunda metade do livro é muito mais atraente, com mais ação, mais suspense.

A história se passa no sul do Brasil, onde amigos mergulhadores descobrem uma caravela portuguesa no fundo do mar. Dentro de tal embarcação há uma caixa de prata bem grande, super bem lacrada, onde consta a seguinte inscrição: “Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam”.

Sentiu a pressão?? Pois bem, é claro que a referida caixa foi aberta e no momento em que é violada, sete corpos inertes são descobertos. Enquanto pesquisadores e historiadores cogitavam sua origem, um vampiro desperta.. e detalhe: falando a língua portuguesa (de Portugal)! Ó gajo, prepare-se para dar boas risadas com esses vampiros que ficam impressionados com a energia elétrica e tudo mais.

Por fim, ouso dizer que o livro daria um bom filme. Seria bem diferente, mas bem interessante! E preparem os óculos, pois as letras são pequenas, infelizmente.

Acesse: www.notamosque.blogspot.com

Anderson Brito 19/07/2010minha estante
Eu estava me remoendo para saber sua opinião sobre este livro D. Espero um dia conseguir ler "Os Sete" sem abandoná-lo! Adorei a resenha, tocastes nos pontos chaves.

Thali Prado 21/07/2010minha estante
Adorei a resenha! Me convenceu a comprar o livro agora rs =]

Luan 27/07/2010minha estante
Eu achei que eu era o unico que ria com os portugueses no Brasil, quando eu falava que o livro era divertido ninguem entendia =]

Taís 27/07/2010minha estante
Fico imaginando se transformassem esse livro em um filme 3D. Seria perfeito.

Vê Tezoni 15/06/2011minha estante
Curti a resenha, eu tb acho que daria um filme perfeito, ou até um mangá. Nossa, se saisse filme eu realmente assistiria na estréia. É demais!!!

Artur 21/06/2011minha estante
Adorei a resenha, descreve muito bem livro! Por mais que e não tenha gostado do livro é inegavel seu potencial e pontos fortes.

Larhinha 26/12/2011minha estante
Otima resenha!, estou aguardando como todos os fãs de André Vianco o filme, que ele mesmo nos prometeu!

26/12/2011minha estante
Só digo uma coisa: tenho orgulho deste livro ter sido escrito por um brasileiro. Ótima resenha de uma ótima história. Esses vampiros vale a pena conhecer.

Luan Teylo 24/02/2012minha estante
Ótima resenha. =)

Henrique 22/03/2012minha estante
Você fez uma ótima analise do livro, concordo que por vezes ele ficou cansativo mas perceba que Vianco através de coisas que parecem ser sem interesse demonstra a personalidade dos personagens, infelizmente varias pessoas não perceberam isto, mas vejo que assim como eu, teve pessoas que realmente se surpreenderam com a capacidade do autor manter os vampiros idealizados na cabeça de muitos e adicionar dons a eles sem que parecesse forçado. E não querendo ser patriota mas vamos da um credito extra por Vianco ser um autor nacional rsrsrs. E sua resenha Dani ficou muito boa realmente se eu não tivesse lido o livro iria lê-lo depois de ler sua resenha pois você destacou pontos muito fortes no livro.

Paloma 26/11/2012minha estante
Estou lendo o livro, e gostando. Vi aqui algumas criticas ruins quanto a transição de narrativa, a escrita e os clichês utilizados pelo autor. Não sei se tenho imaginação demais, porque não me perdi em nenhum ponto ainda. Estava até comentando com o meu marido que Vianco é brasileiro e soube trazer os "vampiros norte-americanos" pra cá, rs. Esse é o primeiro de outros livros que irei ler do autor.

Nairin 09/02/2013minha estante
Estou no terceiro capítulo e não achei nada que me faça seguir em frente com a leitura mas como eu sou brasileira... não desisto nunca!!!

Lilha 17/10/2013minha estante
Eu estava lendo-o a uma semana, parei no capitulo 5 e sinceramente desisti de ler. Mas lendo essa sua resenha me fez querer terminar de lê-lo. Ótima resenha ae rs :)

Ângela 05/03/2014minha estante
Alguém sabe quais os livros que dão sequência a série?

Eliete 12/05/2014minha estante
Ótima resenha! Estou no capítulo 18 e também acho que daria um ótimo filme!

Dy 24/01/2017minha estante
Parando pra pensar eu só tenho lido sobre Vampiros kkkkk
Nenhuma novidade aí kk
Adorei sua resenha!

Jhon 10/09/2022minha estante
Alguém tem essa edição em bom estado que queira vender? Favor entrar em contato

Camila 11/07/2023

Um dos favoritos do ano... Com toda certeza!
Nunca pensei que leria uma história de vampiros portugueses que se passa no Brasil. O terror e a ação são muito bem construídos. Me senti assistindo uma novela, tal o grau de informações fornecidas pelo autor. O final foi ótimo e deixa um gancho imenso para o próximo livro, que claro, irei ler também. Já tinha lido outro livro do Vianco há mto tempo atrás e, tinha gostado muito também.
Isabel 19/07/2023minha estante
Muito bom esse livro, Camila.

Camila 24/07/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso ?

Diogo Crema 25/08/2023minha estante
Nossa! Li este livro à mais de 15 anos.. nostalgia...
LEIA SÉTIMO... A SEQUÊNCIA...
LEMBRO QUE GOSTEI MAIS...

Camila 25/08/2023minha estante
Logo pego Sétimo pra ler ?

Clio0 10/01/2013

Há alguns anos, André Vianco surgiu no mercado editorial brasileiro apostando na onda vampiresca que enlatados americanos e sensacionalismo em cima de RPG criaram. Ambientando suas histórias em terras tupiniquins, o autor fez uma jogada de sucesso, supondo que muitas pessoas iriam se interessar pela escolha até então inusitada e pelo público que o gênero normalmente atrai.

Em Os Sete, ele conta a história de um grupo de amigos que ao investigarem uma caravela portuguesa afundada em costas brasileiras, e inadvertidamente liberta sete vampiros portugueses.

Os vampiros apresentados são verdadeiramente monstruosos, não apenas por suas características bestiais, mas pela própria ideia que não haveria como seres humanos passarem por transformações tão radicais sem sofrerem alguma forma de psicopatia.

Da mesma forma, o mundo tecnológico é uma maravilha para eles, contudo, em nenhum momento o autor faz com que essa ignorância vire palhaçada. Seus vampiros são máquinas de matar, seus atos são terror puro.

Os heróis da história, um grupo de quatro amigos, também são apresentados de forma mais realista; as próprias batalhas que são travadas entre exército brasileiro e criaturas recebe o mesmo tratamento - apesar de haver alguma liberdade literária.

Ainda temos a pletora de elementos que fazem uma boa história de monstros e heróis como interferência religiosa, autoridades belicosas, mocinhas indefesas raptadas por vilões com galantes guerreiros dispostos a tudo para salvá-las, traições, redenções, além de várias outras coisas presentes que não podem ser numeradas sem estragar a história.

Porém, nem tudo são flores. Vianco ainda tem certa dificuldade com descrições, especialmente referente a comparações, e em alguns momentos os fatos ficam confusos ao acontecerem em tempos diferentes.

As duas cenas eróticas narradas no livro, por exemplo, diferem radicalmente: a primeira parece ser forçada, como se o autor quisesse reforçar o relacionamento entre o casal - mas a cena ficou desequilibrada, muito artificial; a segunda difere por retratar um impulso, ela tem uma razão para estar lá.

Finalmente, se você nunca leu nada de Vianco, esse é um bom lugar para começar. É uma boa aventura, cuidadosamente escrita para não agredir puristas brasileiros.
Aline Michele 20/10/2021minha estante
Li há um tempão e na época eu gostei. Li recentemente Bento, e entendo o que vc quer dizer da forma como o autor escreve

bighi 05/01/2009

Horrível
Nem adianta eu escrever uma longa resenha sobre esse livro. É, de longe, o pior livro que já li em toda a minha vida.

O estilo de escrita é tão ruim que parece ter sido escrito por um completo amador, alguém que nunca aprendeu nem as técnicas mais básicas da escrita.

Você gastaria melhor o seu tempo jogando paciência no Windows, ou lavando o banheiro com escovinha.
Pris 05/01/2009minha estante
Nossa, fiquei até com medo de ler o livro.

Gangrel 24/04/2009minha estante
Sei não...

Acho que um livro não precisa estar escrito com um português "politicamente correto" para ser agradável. O que vale é a imaginação.

Sei que não se agrada a todos, mas não acho um livro digno de ser esculachado dessa forma.

FNEVES 23/01/2010minha estante
Mas você o abandonou como sabe que é horrível? Até ande pode ler????

Dandara 26/01/2010minha estante
"lavando o banheiro com a escovinha" me fez rir pra caramba, haha!

Também nem consegui chegar ao final desse livro.

Maikon Parreira 06/11/2010minha estante
Tinha que ser você para me fazer rir com essa resenha. E olha que estava pensando em comprar o livro. Me convenceu a não comprar. Abç

#Anny Neres 24/11/2010minha estante
kkkkkkk' Acho que vc criticou mt hem. gostei da sua resenha rii mt, jopgar paciencia nmoword e horrivel. to na pag. 28 ta meio chato mais vou ir ate o final... tem tempo que quero ler esse livro ;;P

José 23/08/2011minha estante
Eu já ia comprar o livro, mas com esse cometário eu desisto..

perdão, mas eu acho que você esqueceu seu cérebro em alguma vala por aí :\

perdão, mas eu acho que você esqueceu seu cérebro em alguma vala por aí :\
Sério cara, esse livro é muito bom, Vianco é um Gênio, mas creio que você esperava ler algo parecido com Vampire Diares kkkkkkkkk

bighi 14/12/2011minha estante
Cada um tem seu padrão e determina o nível de qualidade que está disposto a aceitar. Eu simplesmente não tenho paciência pra um livro que é composto de clichês sem graça e diálogos amadores.

Não que tenha algo de errado com clichês. Eles existem porque funcionam. Mas clichês são uma lâmina de dois gumes. Você precisa alterá-los, dar personalidade aos clichês para que fiquem bons. E não é o que acontece neste livro.

E o diálogo, então, é tão amador quanto algo escrito por uma criança da quarta série. Eu lembro exatamente do momento que me fez fechar o livro e nunca mais voltar a lê-lo: O vampiro malvado vai até um cais, sozinho, e fala "Ah, como é bom ser um monstro cruel".

Sério... "ah, como é bom ser um monstro cruel"? Eu acho que esse é a pior fala de um personagem que já li na minha vida, e olha que já li coisas muito ruins.

Eu nunca li Vampire Diaries (e odiei o primeiro episódio da série, o único que vi), mas eu não ficaria surpreso se o livro for melhor do que Os Sete. Não é difícil ser melhor que isso.

Pra ser totalmente honesto, eu diria até que o manual de instalação do meu ventilador de teto tem uma maior qualidade literária que Os Sete.

Matheus 11/05/2012minha estante
Juro que este livro estava na lista dos livros que vou comprar na Bienal, na próxima semana. Depois de ler tantas resenhas e comentários aqui, desisti. Não está mais na lista. Quem está dizendo que uma boa escrita não é tão importante, não deve saber o que é ler bons livros.
Não quero ter que ler um autor que usa em seus livros, expressões como as citadas aqui.
"O sangue se espalhava pela neve como se alguém tivesse jogado raspadinha de groselha" ou "ah, como é bom ser um monstro cruel".
Me desculpem, mas tenho centenas de livros de qualidade pra ler antes de ter que encarar isso.

Sheleihp 29/07/2012minha estante
cada um tem sua opinião...eu tentei ler este livro 3 vezes e achei super cansativo. E ressalvo que o cansaço não foi pela história...foi pela escrita mesmo.

Boa sorte para quem tentar!

Likah 21/01/2013minha estante
Putz Bighi! Antes eu tivesse lido teu comentário antes. É ruim demais e o pior... não acaba nunca...

Cripta Da Leitura 30/01/2013minha estante
Bom, cada um tem a sua opinião. Eu confesso que a sua foi engraçada. Mas eu também sou da opinião que o autor não precisa usar uma linguagem super complicada para que o livro seja bom, o mais importante para mim é a história.
E o fato da história se passar aqui no Brasil é super legal também!
Achei a história criativa!

Angélica 17/02/2013minha estante
Muito intrigante sua opinião. Indicaram-me "Os Sete" no último natal e desde então venho nutrindo uma certa curiosidade em lê-lo. Confesso que Vampiros portugueses não soa muito bem, me deixando desconfiada... Assim que terminar (ou não) de ler venho compartilhar com vocês. ;D

Patiusca.Lourenco 03/01/2016minha estante
Mas com tanto conhecimento que pelo visto vc diz ter e acredita ter, escreva um livro e faça o seu lançamento e poderemos avaliar o seu grau de conhecimento. Sem ressentimentos, apenas usando da sinceridade, querido.
P.S.: fiz um mau uso da escrita?

Rony 30/08/2019minha estante
Também tentei, mas desisti. Esse livro é um dos piores que já selecionei. A premissa é ótima, mas a execução deixa demais a desejar. Como leio por prazer apenas, não estava vendo sentido nenhum continuar nesse livro.

Luh 09/09/2019minha estante
Enfim encontrei alguem que compartilha da mesma opiniao que eu.
Li todo o livro para saber ate onde esse senhor conseguiria chegar com a historia, Nunca li nada tão ruim na vida. Mentira, li sim, os livros do Augusto Cury.

Ingrid Laís 04/07/2022

Livro que estava anosss na minha estante, e resolvi ler agora. É interessante, porém um pouco enrolado.
Gostei dos poderes de cada vampiro, como cada um é diferente e tudo mais, eles aprendendo as coisas do século atual, chega a ser engraçado.

Foi um livro bom, mas nada que me prendesse para ler tudo logo. Aquele livro que quero saber o final, mas me enrolei pra ler haha Vi que tem continuação, até despertou um pouco minha curiosidade no final, mas nada exagerado. Não tenho certeza se irei ler o segundo.

Enfim né, acho que foi bem razoável haha mas um razoável legal!
Washington24 29/09/2022minha estante
Olá. Gostei bastante da sequencia. O Bento também é muito bom.

Ingrid Laís 29/09/2022minha estante
Legal, não conheço esse, vou pesquisar sobre

Pefico 18/08/2010

Bom Plot, péssima narrativa
Eu fiquei impressionado com a ousadia do autor de escrever um livro de vampiros portugueses no Brasil. Super original e interessante. Fico imaginando como deve ser engraçado a sopa de sotaques, português arcaico e gauchês.

O plot de "Os Sete" é muito bom, vale a pena conhecer. Por outro lado, a narrativa é terrível. O autor joga o leitor de um lado pro outro, mudando o ponto de vista do narrador sem avisar que houve uma mudança. Simplesmente irritante. Você nunca sabe quem está falando a menos que se prenda a cada linha do que foi escrito. E do jeito como a história é prolixa, eu não conseguiria ter feito isso.

Além disso, algumas metáforas que o autor usa são inacreditavelmente bregas como "o sangue se espalhava pela neve como se alguém tivesse jogado raspadinha de groselha ali". Sério, quando vi isso tive que ler umas três vezes pra acreditar que realmente tinha lido isso.

Eu pulei todos os capítulos que não envolviam os vampiros, por que obviamente, eles eram totalmente irrelevantes pro plot. E no final de contas acho que minha experiência com esse livro foi melhor do que deveria ter sido.

O protagonista (Tiago) é relativamente bem construído e os vampiros são interessantes, apesar das suas motivações não terem muito sentido na maior parte do tempo. Agora, todos os outros personagens são simplesmente unidimensionais (escreve junto agora?). A donzela em perigo que o Tiago fica salvando o tempo inteiro é uma criatura completamente desprovida de vontade, e é arrastada o livro inteiro pra lá e pra cá como se fosse uma boneca de pano.

Entretanto, eu recomendo fortemente que se você estiver pensando em comprar este livro, que o faça. Nós precisamos de mais e mais autores de gênero ficção fantástica/científica brasileiro.

Aparentemente, o autor melhor MUITO em "O Bento" e no "Senhor da Chuva". Acho que vale a pena dar um desconto por que "Os Sete" foi, se não me engano, o segundo livro que ele escreveu.
Ragana 29/03/2010minha estante
Não tive a mesma força de vontade que você. Desisti depois que o tal "gritador", ou sei lá como era o apelido dele, apareceu. Como vc disse, a idéia geral é ótima e o autor merece os parabéns por conseguir estragar tudo com maestria.

Uma das coisas que me tiraram do sério, além da péssima narrativa, foi o lingüajar dos personagens portugueses. Já morei em Portugal e esperava um pouco mais de pesquisa do autor.. a diferença linguística não se faz só com uma meia dúzia de "ó gajo" e "Ora pois".

Apesar de tudo, conheço mais gente que achou o livro legal, e eu penso em tentar mais uma vez lá pro meu leito de morte.. quando toda a esperança já se foi...ahauhaua

Nícolas Reis 14/12/2011minha estante
não acho a narrativa complicada, se teve dificuldades para entender então tem que exercitar seu cérebro, sorry :\

Ana Clara 18/01/2013minha estante
Na realidade ele não é gritador e sim "Acordador". Não senti a menor dificuldade com a narrativa, aliás não vi nada que me fizesse em algum momento desistir de ler, até pq leio todos os livros que começo até o fim, para poder falar com propriedade se gostei ou não, acho que só desta forma um opinião pode ser emitida.

Cripta Da Leitura 30/01/2013minha estante
Eu concordo com você em relação a "donzela em perigo" do livro". Tudo bem, faz tempo que eu li, eu não me recordo direito para poder opinar com precisão, mas pelo pouco que eu me lembro achei a personagem bem chatinha também, sem muita personalidade! Mas no geral eu gostei do livro!

Lolo 11/02/2014minha estante
Eu tentei ler um outro livro que ele escreveu muito depois e era mal escrito também, mas o engraçado é que quando eu peguei esse livro pra ler eu tinha quinze anos e adorei, só depois de ter adquirido alguma experiência literária pra poder comparar é que eu fui notar o quanto o Vianco é ruim.

Hazuki 30/01/2011

Desde que comecei a ler os livros do André Vianco, sinto-me dividida em gostar demais das idéias dele e detestar o estilo de escrita extremamente entrecortado dele. Adorei A Casa, tolerei O Senhor da Chuva e Sementes no Gelo. Também tiro o chapéu por ele ter peito para escrever uma história de intenções tão grandiosas num cenário brasileiro. Mas, fãs que me desculpem, Os Sete é um dos livros mais chatos que eu já li até agora. O que é uma pena, porque o cerne da história é bom, é bem fundamentado, faz sentido, tem uma lógica e um bom argumento. O que estragou tudo foi a inabilidade do autor em tornar a história fluida, enfeitando desnecessariamente cenas que não têm relevância para a história só para aumentar o número de páginas.

Para começo de conversa, o estilo de escrita dele, com sentenças curtas e objetivas funciona para livros curtos. Em A Casa, por exemplo, elas se passaram praticamente desapercebidas e marcaram bem cada personagem. Em Os Sete, esse estilo só fomentou meu desânimo pelo livro, porque apesar das frases serem curtas, havia MUITA descrição. Descrição de cenários, descrição de personagens, descrição de sensações... e uma redescrição destes mesmos elementos repetidas vezes. Eu devo ter lido exatamente a mesma descrição do "frio insuportável" umas cinco ou seis vezes só na primeira metade do livro... feita exatamente da mesma maneira (e, sinceramente, descrições de funcionamento de lâmpadas, eletrodomésticos e automóveis???).
Em meio a essa perda de tempo repassando experiências já feitas, o autor acaba se perdendo com os elementos novos que vão surgindo durante o livro. Sim, são sete vampiros, mas no final de contas, praticamente só um deles é tido como o real "vilão" e redescrito inúmeras vezes.

E já que estamos falando em personagens, eis outra característica que me deu a impressão de que embananou o autor: tem MUITO personagem. Geralmente isso não é ruim se cada novo personagem que dá as caras recebe o devido tratamento e a ele é dada uma importância/relevância. O problema é que tem tanto personagem, tanto vampiro, tanto pesquisador, tanto aventureiro que você não entende por que diabos a vida do caminhoneiro que atropelou a menininha é retratada. Ou os dramas familiares do general que estava comandando o exército. A impressão que tive foi de que tinha muito ponto de vista sendo usado: o do narrador, o dos heróis, o dos vilões, o dos personagens secundários. Resultado: os vilões, que tinham despertado como figuras pomposas do século XV, começaram a se utilizar de um discurso completamente impróprio para a época em que foram encerrados, ao mesmo tempo que os "reles mortais" misturavam uma linguagem coloquial com uma que não ninguém falaria de maneira usual. Ou seja, o discurso de NENHUMA das partes sai natural.

Luci Eclipsada 30/01/2011minha estante
Gostei da sua resenha, mas descordo em partes do seu ponto de vista.

jrbitt 08/02/2011minha estante
Concordo plenamente com a resenha. A gota d' água foi a descrição dos minutos finais do general. Uma long a descricao totalmente desnecessaria. Outra coisa, a descricao de POA totalmente generica (o rio de porto alegre foi descrito só como um rio, sendo que qualquer pesquisa no google tras que que poa tem o rio Guaiba) e super detalhada de osasco (ate o supermercado Baleia). Ainda nao terminei o livro, mas esperava bem mais.

barros 30/04/2014minha estante
Palavras finais a respeito do livro: quem não tem o costume de ler, pode ser que goste deste título. Quem se acostumou com o estilo mórbido do Stephen King, o jeito sombrio do Neil Gaiman ou os vampiros pomposos de Anne Rice vai querer passar longe de Os Sete....melhor definição que vi

sakslja 04/12/2020minha estante
Comecei a ler a pouco esse livro, estou em apenas 16% do livro até a presente data. A sensação que tive foi exatamente a descrita por você: excesso de descrição e de personagens.
Como no início onde por duas vezes ele expõe que os personagens não sabiam dos perigos que os aguardava e como eles iriam se arrepender.
Tudo ia normal até o momento dele inserir o acidente de caminhão, estranhei mas achei que levaria a algum lugar no enredo, pelo visto errei.

Mesmo não terminado o livro, achei sua resenha bem pertinente. Infelizmente, parece ser mesmo um livro fraco.

Balestra 17/03/2021

Muito bom!
Inexplicável o quanto eu amei esse livro. O Inverno é o meu personagem favorito!

site: @hellobookforme

_thegreatsimpsina 08/01/2022

É uma boa historia que te deixa intrigado do inicio ao fim e o fato de se passar no Brasil deixar tudo mais legal pois assim me senti mais familiarizada com os locais e personagens. Confesso que tive dificuldade no inicio da leitura, não por ele ter uma linguagem dificil mas sim porque eu estava com dificuldade de me apegar a historia, mas só foi os vampiros despertarem que isso mudou. Se tivesse que dizer uma coisa que não gostei (tanto que ja me fez abandonar o livro vez ou outra) foi os capitiulos que eram focados no "mocinhos", pois nenhum deles era cativante pra mim principalmente o casal principal, toda vez que tinha capítulo com esses dois dava vontade de pular, se não fosse os vampiros e sua jornada nesse novo mundo (pra eles, claro kkkk) provavelmente eu teria gostado menos. Mas apesar de passar por um mix de emoções, achei bom e logo pegarei a sequência para ler.

Queila.Assis 10/11/2022

Não acredito!
Bem meus caros leitores, li esse livro por conta da nota dele que é alta, então, como gosto de histórias de vampiros vaiolá... o começo é bem intenso, no meio tem pontas soltas e com um final de notal mil Tiago ??

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de livros: Os Sete - André Vianco
“O morto vivo abandonou o caixão e arrastou-se para fora da sepultura. A tumba escura estava vazia, e ele não tinha ideia do que fazia ali. Não se lembrava de seu último dia lá fora. Estava ajoelhado no chão frio. Olhou para cima e viu a portinhola por onde deveria sair. Seu corpo estremeceu. Os músculos doíam a cada movimento, mesmo os menores. Sabia que estava no fundo de uma tumba. Havia acabado de escapar da sepultura. Ah, que coisa horrível! Por que o haviam colocado ali? Ele não estava morto. Levou a mão ao peito. Não sentia o coração batendo. Ah, meu Deus! Perguntou-se o que estaria fazendo ali. Ele não tinha uma resposta. Uma mão surgiu, entrando pela portinhola, acompanhada de uma voz rouca e paciente.
– Vem, meu filho. Vem e eu respondo a todas as perguntas.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2009/04/os-sete-andre-vianco.html
Daisy 27/04/2023minha estante
Não gostou?

Lista de Livros 27/04/2023minha estante
Não muito...

Daisy 29/04/2023minha estante
Tinha vontade de ler esse... Mas tenho dúvidas... Medo de perder tempo kkkkkk

Lista de Livros 29/04/2023minha estante
Sinceramente, eu daria preferência a (muitos) outros.

Daisy 01/05/2023minha estante
Vou continuar com Anne Rice mesmo kkkkkk

Mari 16/06/2021

Tem livros sobre os quais é difícil dizer se gostamos ou não. Os Sete é um desses. Assim sendo, vou tentar colocar, o mais objetivamente possível, os aspectos positivos e negativos da leitura.
Um dos pontos mais fortes: a linguagem. André Vianco consegue produzir diálogos verossímeis, sempre procurando fornecer elementos comuns a cada contexto: quando as cenas envolvem mergulhadores, dando detalhes técnicos dos mergulhos; se há uma tomada no Exército, seguem-se rotinas de utilização de comunicadores, equipamentos e armas comuns à caserna.
O mesmo se pode dizer quanto à ambientação no Brasil, recheada de referências cotidianas, aproxima muito nós, leitores brasileiros, da trama. Os personagens vêem Jornal Nacional, pagam as contas em Real, ouvem música nacional, sem contar que a história desenrola-se entre a praia de Armação e as cidades de Porto Alegre e Osasco. Eu gostei disso, dessa sensação de estar em casa.
A sensação que tive, em vários momentos, era de estar acompanhando uma novela. Muita atenção aos ambientes e aos detalhes, como se cada ação fosse sempre o foco principal.
Isso, por outro lado, dá uma sensação de que a história vai se estendendo demais. Diversas vezes, pareceu que os acontecimentos iam se acumulando, meio que apagando um pouco a condução da própria trama. A leitura acabou se tornando cansativa, me levando a querer terminar logo.
Outro problema é que os personagens são pouco trabalhados. Até há uma parte do livro que se debruça sobre a trajetória dos vampiros desde sua origem, mas mais com um caráter de estabelecer um histórico. Quase não conhecemos os personagens, afinal - parece que simplesmente estão ali, reagindo aos acontecimentos.
Por fim, como é uma série, é natural que muita coisa fique em aberto, para se desenrolar nos próximos volumes. Porém, infelizmente, não terminei com vontade de retomar a saga. Parece muito esforço para pouco envolvimento...
Faço a ressalva de que, para quem gosta muito de thrillers, estórias de mistério e sobrenatural, pode ser, sim, uma boa pedida. O meu interesse é mais superficial - sempre procuro uma boa história, não importa muito de onde saia, e no final, não me senti muito envolvida com essa dos vampiros lusitanos.

Léo 12/03/2010

Fantástico
Estou muito acostumado,de uns tempos para cá,a ler livros nacionais. Até criei um blog sobre o tema,onde comento sobre quase tudo: Filmes,resenhas,opiniões,livros,principalmente Sagas e etc...
Os Sete mostra que os livros brasileiros nada perdem para os estrangeiros,apenas alguns que não me cabe citar o nome aqui,com uma história fantástica. Sete vampiros são encontrados em uma caravela naufragada portuguesa,uma menina se corta,deixa o sangue cair na caixa de prata onde estes estão aprisionados,então tudo começa. Cenas de ação incríveis(Que evolui mais ainda no livro Sétimo) e diálogos mais ricos ainda. Porém,uma coisa que muito me incomodou foram as típicas frases curtas... Parece uma coisa,boba,insignificante,mas depois de 10 páginas isso fica acentuado e a vontade é de me defenestrar(Me jogar pela janela). rsrsrs
Se André Vianco responde-se alguns dos e-mails enviados pra ele,tenho certeza de que isso não aconteceria.
Fora esse problema,o livro é maravilhoso. Nem se fala na continuação.
Por fim,mais do que recomendado.

Campanha Diga Não ao Plágio!Criada exclusivamente para o blog SM; Campanha leia livros nacionais!

www.sagasmarcantes.com.br
Ana Clara 18/01/2013minha estante
Já li Os Sete e honestamente adorei...pelo tema e pela forma como o mesmo é abordado. Em nenhum momento o achei cansativo, gostei tanto que adquiri os livro seguintes como Sétimo, Vampiro Rei, Bento dentre outras obras do autor. Passei a admirar toda a obra de André Vianco. Os sete vampiros do Douro pra mim foram uma criação perfeita, são maus e ao mesmo tempo conseguimos identificar em cada um deles uma característica de humanidade. Inverno, Espelho, Acordador, Lobo, Gentil (ah, esse eu adoro), Tempestade e Sétimo são pra mim os melhores vampiros que alguém já descreveu, com poderes distintos e fascinantes.

Victor225 25/10/2023

É um livro bom para os fãs de vampiros, mas é um tanto arrastado até chegar as vias de fato para que os famigerados surjam de verdade e causem o caos.
Lá pra pouco mais da metade que começa a ter alguma movimentação e, indo para o final que aí se inicia a junção das histórias de cada vampiro e como conseguiram seus reinados e como são seus poderes.
O final tem um plot muito bom, onde aparece o verdadeiro monstro dentre todos e da gancho para mais história, que é contada em outro livro, que assim espero ser melhor. Mas este livro vale a pena, se insistir um pouco e dar uma chance a leitura se também gostar de histórias do gênero.