Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Susan.Appilt 07/06/2020

Descobrindo André Vianco
Fazia anos que esse livro estava esquecido na minha estante, mas meu medo de ser mais um livro de vampiros clichê se provou ser infundado quando finalmente dei uma chance para essa obra nacional que me surpreendeu, e muito!
A história é sobre a descoberta de uma caravela portuguesa naufragada no litoral do Rio Grande do Sul, e dentro dela é encontrada uma enorme caixa de prata que contém sete vampiros mumificados que acabam retornando a vida, quase 500 anos depois de serem aprisionados. À partir daí, entram pesquisadores, historiadores, e até o exército acaba sendo envolvido nessa trama que teve um ótimo desenrolar.
A leitura é fluída, a história foi bem construída, é um livro fácil de "devorar", o desenrolar das cenas causam apreensão, tem uma boa dose de ação e dá pra dar umas boas risadas com os vampiros redescobrindo o nosso mundo moderno.
E achei maravilhoso ter o meu estado representado dessa forma em um livro de vampiros "tradicionais"!
Essa leitura me surpreendeu muito!

Beto 22/03/2012

Um Lixo, pura perda de tempo.
Péssimo Livro, tão ruim e previsível que não consegui concluir. Joguei fora (Posteriormente troquei num sebo por gibis da turma da mônica). Não recomendo a ninguém que perca seu tempo. Além de tudo é um tema bem desgastado pela mídia, de tanta obra que tem falando do mesmo assunto.
Carol 16/01/2013minha estante
Como alguém critica uma obra negativamente sem nem ao menos terminar a leitura? O.o

Beto 18/01/2013minha estante
Pois é Carol! Só consegui ler até a metade, e olha que foi difícil.

Jussara Marcossi 11/11/2015minha estante
Terminei a duras penas. Infantil, primário, desnecessário. André Vianco nunca mais.

Danilo.Cruz 28/03/2022

A literatura nacional vive
Apesar de não ser um grande fã da temática vampírica, este aqui me prendeu bastante do início ao fim. Personagens bem construídos e antagonistas perfeitos que ao mesmo tempo que casam ódio também causam pena e pesar. Recomendo a todos.

Cássia 07/01/2014

Não sei direito como começar esta resenha. O fato é que eu gostei muito de ter lido este livro.
É verdade que houve alguns aspectos que deixaram a desejar, mas a obra como um todo, foi muito boa.

Os Sete foi, se eu não me engano, o segundo livro que André Vianco escreveu, e como o nome sugere, conta a história de sete vampiros que foram encontrados em uma caravela naufragada em terras brasileiras.
Confesso que iniciei a leitura por curiosidade em saber como seria uma história de terror que acontece no Brasil, mais especificamente, numa região litorânea. Achei que o autor foi bastante criativo, se não ardiloso, em ter uma ideia destas. O resultado foi que eu adorei! É engraçado que até "personagens" da nossa vida real ele cita, como por exemplo, Fátima Bernardes. Outro detalhe que eu achei interessante, e gostei, foi que as gírias dos brasileiros foram muito bem representadas, bem como as dos portugueses.

Como eu havia dito, o livro tem alguns contras. Um deles é que o desenrolar da história demora para acontecer, e algumas falas dos vampiros, ou de algum outro personagem, soam um tanto provincianas, amadoras - "como é bom ser um monstro cruel". Quando li esta frase achei até meio cômico, mas só tinha percebido a natureza incipiente de tal oração porque já tinha lido outras resenhas, e uma delas fazia menção a este comentário. Outro contra é que algumas vezes o autor muda o ponto de vista do narrador e nós, leitores, não somos previamente avisados de tal mudança. No começo fiquei um pouco perdida, mas logo me acostumei.

Porém, tanto a perspectiva da narrativa quanto o modo principiante das falas passam despercebidas em meio ao contexto geral, já que a história é muito bem bolada e a gente fica cada vez mais confinado a ela.

Resumindo a história: sete vampiros lusitanos que são encontrados em solo gaúcho após quase quinhentos anos de clausura são acordados um a um. O primeiro deles a ser acordado, Inverno (e tem capacidade sobrenatural de congelar tudo a sua volta), é quem acorda os demais, com exceção de um: o Sétimo. Boa parte do livro é basicamente a caminhada incessante de Inverno e seu irmão, Acordador, em busca dos outros irmãos, além de desertarem-se dos olhos dos soldados brasileiros, já que por onde passam, deixam um rastro de mortes e destruição.

Antes de dar início à leitura, imaginei que os sete vampiros eram do mal. Na verdade, sim - ou pelo menos a maioria deles. Acontece que não os julguei tão maldosos assim. Achei-os justos, até. Acabei me afeiçoando tanto a eles, que não nego a minha tristeza com o desfecho da história.
Apesar destes vampiros não terem tido um final feliz, como puderam perceber, adorei o livro e tô bem ansiosa pra ler o próximo: Sétimo.

Como sempre concluo as minhas resenhas: recomendo!!
Kerolin 07/01/2014minha estante
Eu li esse livro há dez ou doze anos, e é incrível como algumas sensações ainda são vivas na lembrança! Compartilho da mesma impressão em não achá-los de todo maus, talvez alguns mais, outros menos; mas não o mau no seu significado mais puro ou ao pé da letra.

Alguns detalhes já não lembrava mais, mas se tem um livro sobre vampiros que eu me lembraria de recomendar, é esse.

Não sei se no seu exemplar tem isso, mas algo que me chamou muito a atenção na época, é que no exemplar que eu li, na contracapa, tinha uma nota de "fale com o autor" e um e-mail. Foi uma grande novidade pra mim em livros de literatura hahah

Sabrina 10/01/2014minha estante
Ótima a resenha, Cássia ! Confesso que fiquei curiosa, difícil imaginar uma história de vampiros que se passe no Brasil!

Thata 25/08/2009

Um marco!
Existe uma Aretha antes de "Os Sete" e uma depois. Os livros que podemos considerar marcos em leitura, formadores de opiniões, ditadores de estilo, tudo isso se enquadra neste livro. E em todos do André Vianco. Conheci esse livro a cerca de 4 anos atrás e a história me envolveu de tal maneira que só parei de ler no 13º livro do Vianco ...
É uma escrita para todos, com um humor absurdo, a criatividade surpreendente de vc parar e pensar: "De onde esse cara tirou essa idéia?" ...
Sempre gostei de vampiros, desse mundo fantástico, mas realmente depois de ler "Os Sete", "Sétimo", "Bento", "Senhor da Chuva" e todos os outros, tudo ficou ainda mais envolvente!

Vianco 21/03/2010minha estante
Uau. Isso, sim, é que é ter gostado dos meus livros. ^^. Muito tocante a sua resenha. obrigado. beijos.

Pedro 16/08/2020

Perfeita
Uma das melhoras obras sobre vampiros que já li, juntamente com Salem dos Stephen king. Ansioso para ler mais obras do autor.
@bardoriano 16/08/2020minha estante
Eu tô lendo e estou adorando.

Pedro 16/08/2020minha estante
Fico feliz por vc. Ele é muito constante, vai ser bom até a última página, mesmo quando não estiver ocorrendo ações. Tem um final fechado, mas deixa uma grande porta aberta para a continuação.

@bardoriano 16/08/2020minha estante
Aaaaah, muito bom saber, estou bem empolgado msm.

Valner.Wasilewski 16/11/2022

Ainda não superei o audiodrama desse livro. É muito bom!! Excelente ouvir o sotaque português dos personagens, sempre rio horrores. Ainda não superei o uso da palavra "anedota" nesse livro. haha

Josemar 08/05/2010

A premissa do livro era interessante. Seu desenvolvimento que é sofrível. Algumas passagens que deveriam ser de terror soam como cômicas, tamanha é pobreza narrativa do autor.

Camila.Dias 09/10/2022

Achei que não ia terminar nunca
Pela quantidade de meses que levei pra ler, já da pra saber que o livro não é dos melhores.
O livro fala sobre um grupo de amigos que descobre uma caravela no fundo do mar, que contém o corpo de 7 vampiros, aprisionados ali há séculos. O desenrolar da história acontece à partir da jornada desses vampiros após libertados, quase que "acidentalmente".
O livro é cansativo, parece que roda, roda e fica na mesma coisa, não evolui, não emociona, não cativa.
Li até o final pra saber onde ia dar, mas o final, parece que foi feito pra encerrar algo que nem o autor sabia onde ia dar. Final xoxo, sem emoção nenhuma. Além disso, os personagens são muito desinteressantes e sem carisma.
Carmen 17/11/2022minha estante
SIM! Li na força do ódio só para terminar. Falou tanto tanto do sétimo e não senti nada dele. Pensei que ia ser O personagem mas não mostrou nem a sombra do que era. Não me empolguei, não me motivou - li no ônibus pra passar o tempo. Preguiça até de criticar.

PolyFlores 01/02/2010

Gostei
Gostei do livro, apesar de achar que faltou uma boa revisão final. Em alguns momentos algumas expressões se repetem, mas em geral a história é legal.

Bom livro de Vianco, recomendo.

Thaís 06/05/2022

Isto não é uma resenha
Eu marquei aqui q li esse livro em 2004. Quando me pediam dicas de livros nacionais, eu SEMPRE indicava esse.
Ai resolvi reler ele esse ano, pra matar a saudade.
Percebi q não era a história q eu achava q era. Na real não tinha absolutamente NADA a ver com a história que eu contava pra todo mundo, quando tentava convencer de ler livro nacional (desculpem migos, eu errei tentando acertar).
E o pior é q eu nem gostei muito? ou seja né
Agora queria saber se o livro q eu indico pra todo mundo existe mesmo ou se foi so um delirio kkkk

Márcia 21/01/2011

Os coroas portugueses fazem festa no Brasil!

Depois de algum tempo afastada da pouco estimada literatura nacional, resolvo dar novamente uma oportunidade para André Vianco – num país onde literatura fantástica é escassa (de qualidade, então!) o autor é tomado como um mestre de tal gênero. Discordo. André Vianco lá fora não teria nem a sombra do sucesso que tem aqui como autor de aventura/terror ou mesmo apenas de fantasia. Seu estilo é cansativo, irritante e arrisco até amador.

Estou um pouco hesitante ao escrever para “Os Sete” pois faz um tempo que li esse livro – alguns meses – e nesse meio tempo li mais alguns títulos do autor, ou seja, minha opnião sobre o André Vianco se modificou ao decorrer das experiências que tive depois de “Os Sete”. Farei o possível para esboçar apenas minhas considerações especificamente para esse título.

Logo no início não promete muito. O autor descreve a descoberta da grande caixa de prata que, sabemos nós leitores, contém os 7 vampiros do Rio D’Ouro. A partir daí uma sucessão de acidentes incovenientes resulta na libertação dos malditos do sono secular. Os vampiros, um a um, acordam no Brasil, séculos depois de amaldiçoados e adormecidos para descobrirem o século XXI e todas as suas “engenhocas mágicas”.

Em “Os Sete” a imaginação de André Vianco se torna tão brilhante que não notei os erros de sintaxe, os parágrafos exaustivamente longos e as milhares de frases desncessariamente entrecortadas. Prova de que o talento do autor é suficiente para amenizar seus maus hábitos na escrita.

Os vampiros criados pelo Vianco são seres originais, cada qual com uma especialidade cedida, segundo o autor, pelo próprio Diabo. As criaturas são fascinantes tanto em seu modo de refletir sobre o novo mundo em que acordam e passam a habitar quanto em como passam a interagir nele; com os humanos – as caças – do novo século, que agoram andam armadas e não têm medo do escuro e de seus demônios, mas sim uns dos outros.

Os Sete “irmãos” são tão cativantes que por vezes me peguei a pensar: "Adorando isso aqui, mas, afinal de contas, esses vampiros são bestas feras indomáveis, crueis, ou são apenas dois seres da noite solitários que só atacam se precisam?” Durante a leitura acreditei que essa característica fosse um pecado do autor na constução dos personagens, mas, bobagem!, essa ambiguidade das personalidades vampíricas só enriquece os personagens, deixando-os mais interessantes e menos clichês.
Não se enganem, esses vampiros são letais. Tanto nos velhos modos – usando as presas –, como do jeito original de Vianco – tempestades torrenciais a qualquer hora desejada e congelamento instantâneo das caças.

Encantada em meio a tantos bons personagens algo estranho me escapava. Sempre a narrativa enjoativa do autor martelando meus olhos. No entanto, na minha cabeça só havia espaço para Os sete vampiros mais carismáticos que já conheci. Esse carisma todo deve-se muito ao tato que o autor teve ao apresentar o novo século para seus pupilos imaginários. Ora, pois, vampiros portugueses do século passado no Brasil tem é muito graça!

Criatividade, originalidade e muito ação num livro que, se mais revisado, editado e, enfim, trabalhado, seria um grande espetáculo nacional.

Lucas 05/05/2022minha estante
Que gatilhos? Li a muito tempo e não me recordo de ter visto algum gatilho, não lembro tanto dos detalhes.

leosilva 26/01/2023minha estante
De que gatilhos está falando? Também não me lembro de nada a respeito.

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá!! O livro que venho comentar hoje é o primeiro livro de uma sequência. Essa história acontece em uma pequena cidade fictícia do litoral gaúcho, chamada Amarração, passando por Porto Alegre e Osasco — São Paulo. Também é o primeiro livro publicado do autor André Vianco.

Eu quis falar desse livro com você por ser um livro de fantasia sobre Vampiros que se passa no Brasil. É uma ideia criativa de algo já bem conhecido no meio. Outro ponto que merece destaque é que sim os vampiros são do velho mundo, mas, diferente da maioria, esses vem de Portugal. A trama é bem amarrada, porém há inconsistências, talvez por ser o trabalho de estreia do autor. Para mim algumas coisas poderiam ter sido resolvidas de um modo diferente. Mas isso é algo de cada leitor, talvez você leia e discorde de mim.

Em uma narrativa em terceira pessoa, vemos a história começar na cidade de Amarração, onde em uma caravela portuguesa, naufragada com mais de 500 anos, é descoberta dentro dela uma estranha caixa de prata lacrada, que esconde um segredo. Apesar do aviso grafado, com a recomendação de não abri-la, a equipe de mergulhadores, que a descobriu, decide seguir em frente e encontra sete cadáveres. Esses corpos misteriosos e cadavéricos são levados para estudos e tudo parece estar sob controle, até o despertar do primeiro deles.

Como os vampiros são portugueses, fica fácil entender as falas em português mesmo de Portugal. Os diálogos entre eles são ótimos, mas entre os "humanos", às vezes, fica meio artificial, como de figurantes que ganharam falas de última hora. E assim, os personagens vampiros são muito mais interessantes e até carismáticos que os humanos. Cada um com sua característica bem diferenciada deixando claro qual o seu "poder" ou maior força.

A narrativa é bem cinematográfica, em algumas cenas funciona de forma primorosa, em outras torna tudo meio caricato, acabando por ficar cansativa e até chata mesmo. Algumas viradas de olho ocorreram durante a leitura, rs. Porém, com o despertar de 6 vampiros e a "ida" da história para Porto Alegre, além do estranhamento dos antes adormecidos agora de frente com as modernidades, a narrativa ganha um salto de qualidade e também pitadas de humor.

Aqui também vemos algumas "novidades" acrescentadas à mitologia vampírica, que pode desagradar alguns, agradar a outros, mas que foi fundamental, ao meu modo de ver, para dar ação e aumentar alguns mistérios durante a trama. A personagem Eliana consegue ser o pior clichê estereotipado em histórias terror/fantasia. A mocinha desastrada, lerda e burra que precisa do mocinho para salva-la e resgata-la de tudo, porque sempre vai de encontro ao problema ao invés de fugir dele, quando um simples ficar no carro resolveria o problema.

Preciso esclarecer que apesar disso gostei bastante da história. O suficiente para eu ler as sequências: Sétimo, O Turno da Noite - Os filhos de Sétimo, Revelações e O Livro de Jó. Como não penso em resenhar esses, devo avisar que gostaria muito de ter parado em Sétimo. Mas fazer o que? (Risos). Caso se anime a ler, não deixe de compartilhar comigo o que achou da história.

A minha edição é a da editora Novo Século (já ganhou reimpressões por outras editoras), que me foi cedida em parceria com a Livraria e Sebo Pacobello. A edição é brochura, com ótima encadernação e impressão, o papel é folha amarela, com boa diagramação e revisão. Sem erros de ortografia e digitação.

Boa leitura!

site: http://www.clubedofarol.com/2020/02/resenha-os-sete.html

Bruno236 23/02/2023

Até aqui o melhor ( e único) que li sobre vampiros, o drama é bem envolvente deixando o leitor com mais ânsia pela leitura, o livro se desenvolve de maneira surpreendente com muitas revira volta, uma praia, um mergulho, um achado e vários vampiros! Eis uma boa combinação que cruza os tempos e os mares e até a mente daqueles que amam o terror.