O Coração dos Heróis

O Coração dos Heróis David Malouf

Resenhas - O Coração dos Heróis

Queria Estar Lendo 09/08/2014

Resenha: O Coração dos Heróis
Agradar à gregos e troianos é tarefa árdua e muitas vezes impossível, talvez por isso David Malouf tenha falhado tão piamente com seu livro. O coração dos heróis retrata uma parte muito específica dos dez anos que foram a guerra de Troia: a morte de Pátroclo pelas mãos de Heitor, a vingança de Aquiles que não satisfeito apenas com a morte do inimigo arrastou o corpo do príncipe por onze dias em frente as muralhas de Troia, e o gesto de rei troiano, Príamo, que vestiu-se como um homem comum e desceu até o acampamento grego, onde clamou ao algoz de seu filho que lhe devolvesse o corpo do mesmo.

"- Eu o carreguei - sussurra ela - aqui, aqui - e, com o punho fechado, bate no peito. - É a minha carne que está sendo arrastada pelas pedras lá."

Sou uma apaixonada convicta pela Guerra de Troia, principalmente pela figura de Helena, aquela cuja beleza creditam toda esta guerra. Mas também me encanta toda a tragédia que envolve Heitor e Paris, episódio este narrado no livro. Já faz algum tempo que estava de olho nesse livro em questão, sua capa e título sempre me atraíram visualmente, assim como o fato de pertencer a editora Leya, por quem tenho grande apreço.

Como podem perceber, O coração dos heróis tinha todos os elementos para se tornar uma leitura prazerosa e envolvente, com grandes possibilidades de virar um dos meus livros favoritos. Mas, infelizmente, não foi o que ocorreu. Com uma narrativa maçante e ausente de fatos concretos, onde o leitor se perde em meio a devaneios dos personagens e precisa passar por parágrafos que dão voltas e voltas em pensamentos desnecessários e que apenas poluem o livro.

"- Chame por mim, Príamo - diz ele brandamente -, quando as paredes de Troia estiverem caindo ao seu redor, e eu o ajudarei.
(...)
- E se, quando eu chamar, você já estiver entre os mortos?
(...)
Nesse caso, pior para você, Príamo, porque não irei lhe ajudar."

É muito complicado fazer uma resenha negativa, porque todo livro é o fruto de trabalho e dedicação de uma pessoa. No entanto, devo isso aos leitores do blog. Portanto, minha conclusão sobre este livro é a de que: não indico a leitura do mesmo. Não que você não deva ler, pois toda leitura traz frutos e o que não é bom pra mim não é necessariamente ruim para as outras pessoas também. Mas, se me pedirem para indicar algum livro, O coração dos heróis não estará na lista.
____________________________________________

Esta resenha foi feita por Eduarda Henker, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Lanny 08/09/2023

Horrível
Mas para ser justa com o autor da obra, o que eu achei horrível foi a premissa usada por ele nessa história e não a escrita.

O livro, na sinopse, propõe uma coisa e é outra totalmente diferente. Talvez se eu tivesse pegado ele sabendo do que se tratava, eu não tivesse achado tão ruim.

Que premissa é essa? Contar com mais detalhes o conflito da Ilíada em que Aquiles mata Heitor e maltrata o cadáver, assim o pai de Heitor, Príamo, vai até Aquiles pedir o cadáver do filho pra enterrá-lo.

Eu achei pobre. Tipo, pegar uma história milenar como A Ilíada e fazer uma "fanfic" do que se passou ali. É só por isso que eu não gostei.

Dafne 21/12/2020

Mesmo sendo um livro bem escrito, ainda tinha mais para ser explorado

JuKiara 07/04/2012

O Coração dos Heróis
Até então, o que lemos em relação à Guerra de Tróia se resume a sangue, batalhas e discussões polícias e religiosas. Por trás da história de amor proibido, por trás da guerra e destruição, sempre se pode encontrar algo mais profundo (ou tão superficial que passa a ser paradoxalmente crucial e relevante para o desfecho da história).
David Malouf tenta retratar um pedaço da Ilíada que não possui mais que algumas linhas originalmente e o faz com muita criatividade, sensibilidade e escrita fluida, sem cansar o leitor.
E a partir da história nos defrontamos com um Aquiles que sofre com a morte de seu amado Pátroclo e Príamo, o rei que se Humilha em nome por seu amor ao filho Heitor.
Vale a pena a leitura.

Beto 30/12/2011

Uma história diferente
Surpresa agradável, o coração dos heróis é um livro fascinante pois conta uma história, que já foi narrada diversas vezes, de uma forma diferente, um novo prisma, que fala justamente da emoção do ser humano, Rei despindo-se de sua imagem para buscar um objetivo nobre do ser humano, a humildade.

Paty Rio 07/04/2012

Vou ser sincera. Mesmo gostando muito de filmes sobre guerras, livros sobre guerras e mais um bocado de coisas sobre guerras (Mas não a guerra propriamente dita) , eu nunca, nunquinha na minha vida li "ILÍADA" (ou sei lá como que é o nome). Sei lá, não tive o interesse de ler. Conheço toda a história da guerra de Troia e aquela criatividade absurda dos gregos para invadir a cidade da montanha, até por que eu também assisti Troia (E vi com muito gosto a bunda sexy do Brad Pitt) . E foi por não conhecer um pouco da história escrita desta guerra que eu resolvi ler este livro. Clica ai em baixo... ;]

[...]Aquiles senta-se com a alma exausta. É seu filho, Neoptólemo. O que ele testemunhara, na iluminação do instante em que Príamo o chamou a agir, é um tempo por vir, o fim das coisas nos dias que se seguem à sua própria morte. Príamo, motivado pelo olhar de revelação aniquiladora que atingira o homem, ajoelha-se, finalmente, e segura as mãos de Aquiles. [...]
Em O Coração dos Heróis é contada uma pequena parte da história de Aquiles, mesmo este livro sendo uma das muitas versões que a guerra de Troia vem ganhando ao longo dos anos. Mostrando que não existe apenas um forte e impressionante guerreiro grego por trás da armadura, neste livro, Aquiles é um homem da terra como qualquer outro, sendo apenas um simples fazendeiro que é convocado para a guerra. Como o título do livro sugere, o autor pretende mostrar um pouco do coração dos heróis da guerra, retratando o quanto foi difícil para Aquiles perder o seu melhor amigo Pátroclo, e, um pouco do que realmente levou o herói a tratar com desrespeito o povo de Troia ao derrotar o seu inimigo Heitor e ficar, simplesmente, arrastando seu corpo no chão durante 11 dias.

Mas acontecimentos a parte, o que eu mais gostei do livro foi quando o autor começa a retratar a luta de Príamo, rei de Troia, para conseguir ter o corpo de seu filho Heitor de volta, afim fazer um funeral digno ao guerreiro. É justamente nestas partes que o autor consegue passar que as pequenas coisas, acontecimentos singelos que o rei nunca deu importância, são de fato as coisas que dão graça a vida e que são boas demais para serem ignoradas. O jeito que David Malouf descreveu as cenas destas partes fizeram com que eu gostasse realmente do livro.

Porém alguns pontos deixaram a desejar, e, me deixaram extremamente confusa. Como não sou profunda conhecedora da história da guerra de Troia, demorou um pouco para perceber que o livro começa no meio da batalha. Demora um pouco, também, para descobrirmos o primeiro personagem e as vezes o autor joga uma enxurrada de informações em cima da gente, com nomes de personagens que casaram com não sei quem e outro alguém e mataram, também, fulano de tal. Mas fora estas partes, que foram bem pequenas (questão de uma folha ou duas) o livro é ótimo. Me agradou muito o jeito que o autor descreveu o coração dos heróis da guerra, até por que é isso que dá o nome ao livro, e o final: Não podia ter sido melhor ;-)

Agradeço a breve atenção de vocês e até mais com a estreia da nova coluna do blog :)
Esperem e comentem muito.....

Marcus Lemos 12/09/2012

Agradável surpresa
12/05/2012
Saindo de uma sequência de leituras como Conn Iggulden, Bernard Cornwell e George Martin, minha primeira impressão deste livro era a de que seria "mais um de guerra", "fino" e com uma capa copiada do Guerra dos Tronos (veja minha primeira resenha, abaixo). Mas, já que por curiosidade já havia o adquirido, resolvi arriscar a leitura.

E, por uma agradável supresa, o livro me surpreendeu. Apesar do pano de fundo ser a guerra entre os gregos e troianos, o livro relata muito pouco sobre a guerra em si, com pouquíssimas menções às batalhas. Esse não é o foco do livro.

Em resumo, diria que é uma estória bonita, cativante, e que ressalta valores nobres do ser humano, mesmo no período de guerras. Após ter seu filho morto e o corpo humilhado pelo grego Aquiles, Príamo, rei de Troia, decide se despir de todo o status, ornamentos, riquezas e formalidades de rei para se tornar um carroceiro e, assim, entrar no acampamento grego e pedir o resgate do corpo de seu filho Heitor a Aquiles.

Guia a sua viagem o carroceiro Somax, puxados por duas mulas - Beleza e Coice - num mundo avesso ao que o rei conhecia, onde a alegria consiste em pequeno detalhes - como refrescar os pés em um lago e ver os peixes mordiscarem seus pés, ou comer panquecas feitas com leveza. A jornada, então, se torna um aprendizado da vida real ao rei, em que as formalidades são meras formalidades e o carroceiro passa a ser o verdadeiro sábio, ao apresentar as riquezas da vida.

A leitura é leve, apesar de às vezes poder se perder um pouco por estender trechos e pensamentos que acabam se delongando. E a capa, honestamente, não tem nada a ver com a estória. Além da editora copiar de outro livro (também da Leya), parece que o ilustrador não leu a sinopse.

Portanto, se espera um livro sobre batalhas, guerras, sangue, política e afins, não encontrará neste. Mas, talvez, terá uma boa surpresa e algumas lições de vida, apresentadas por um carroceiro e duas mulinhas.

Primeira resenha, de 16/02/2012

Ainda não li, mas me chamou atenção o Crtl C + Crtl V da capa... e tinha que ser logo do Guerra dos Tronos, "pouco famoso"? Http://yfrog.com/khtl5mmj
Eder 17/02/2012minha estante
Quando eu vi essa capa, em um folheto de propaganda que veio junto com O Festim de Corvos, eu sabia que já conhecia. Mas não sabia de onde. Reparando agora, o desenho dos guerreiros é identico à d'A Guerra dos Tronos. =\

Ariane 18/05/2012minha estante
Isso, eu fiquei ate confusa, so muda a bandeira que o cara do cavalo ta segurando!

Sandro A.B. 30/07/2012minha estante
Além do incidente da capa, não apreciei a narração, muito longo para contar um fato de toda uma guerra.

Natália 04/08/2012minha estante
maldita Leya copiando capas =/

DêH 24/01/2021

Mais cansativo impossível
Comecei a ler achando que ia ser interessante... Só decepção, achei muito ruim a leitura, algumas vezes me perdi completamente fazendo com que não soubesse de quem o livro se referiu e os diálogos são bem fracos e confusos.
Não recomendo!

Wolffera 08/10/2020

Uma nova perspectiva
Sobre a Guerra de Tróia muitos já escreveram e o assunto não é novidade. O que o autor nos passa é um desenrolar íntimo de alguns personagens com a liberdade de explorar alguns assuntos!
A leitura é boa mas não me cativou o suficiente pra dizer que é espetacular!

San... 05/04/2012

O coração dos heróis
O autor reconta a história mitológica de Aquiles, Patroclo e Heitor, partindo de pequenos trechos da "Iliadas" e cria a jornada do rei de Tróia - Príamo, como um simples mortal, isto é, sem o séquito de seus vassalos ou a escolta de soldados ou mesmo seus aparatos de rei, para resgatar o corpo do filho morto em combate, que encontra-se nas mãos do inimigo. Vai apenas na companhia de um carroceiro do povo. Durante a jornada, o rei percebe, através de conversas travadas com o carroceiro, o quanto sua vida como rei é inóqua. Embora não seja exatamente uma tragédia grega completa, há na obra uma forte inclinação nesse sentido. Os dialogos travados entre Príamo e Aquiles são bastante poéticos. Interessante, embora não seja o estilo literário mais apreciado por mim.

May 29/12/2022

Achei chato, só li porque era um presente e tava parado na estante, mas fora isso muito enrolado podia ter feito o livro de 150 páginas que tava bom.

Heitordealmeida 30/10/2012

O Coração dos Heróis - David Malouf
"O Coração dos Heróis" é um livro que narra um evento especifico da Guerra de Troia e que inesperadamente mudou os rumos da guerra.

Um breve resumo: Ilíada, de Homero, Guerra de Troia etc e tal. Paris e meu homônimo, filhos do Rei Príamo de Troia partem em visita diplomática a Esparta que tem como Rei Menelaus, que era casado com Helena, que diziam ser a mais bela do mundo.

Paris e Helena se apaixonam. Paris rapta Helena. Eu me fodo.

É digno de menção que na Ilíada, os Deuses se envolvem ativamente na guerra, inclusive mudando de lado, o que influência os resultados. Interessante é, na mitologia, que Paris conquista Helena com a ajuda de Afrodite ao mesmo tempo que desagrada Hera e Athena, que acabam lutando pelo lado dos Aqueus. Tipica pendenga de mulher que atrapalha a vida de todo mundo depois.

O livro se passa logo a pós a morte de Heitor, príncipe de Troia, por Aquiles, que amarra seu corpo em uma carroça e o arrasta durante dias e dias diante das muralhas da cidade. Príamo, entristecido pela perda de seu primogênito, busca uma maneira de reaver o corpo do filho e dar a ele um enterro digno.

Esse não é um livro sobre a guerra, é um livro sobre pessoas. Sobre a alma e o coração de homens, guerreiros, pais, irmãos, amigos. Ele tem momentos tocantes que te fazem lembrar que seu inimigo também é uma pessoa normal e o fato dele estar do outro lado na guerra, não quer dizer que ele seja uma pessoa má.

A história em si revesa entre Príamo, que se despe de orgulho e resolve se humilhar para reaver o corpo do filho, e Aquiles, guerreiro sofrido, arrastado para uma guerra que não é sua, obrigado a lutar e sentindo a morte de seu melhor amigo Patroclo.

O livro não tem ação. São basicamente 260 páginas descrevendo emoções e conflitos internos, pontuado com muitos momentos marcantes e frases cheias de significado. Um livro tão pequeno e ainda assim tão pesado.

A escrita de David Malouf é meio arrastada e, por vezes, você pode sentir que o livro não anda. Qualquer pessoa mais acostumada com uma leitura rápida pode sentir um pouco de dificuldade ao ler esse livro.

Mas quer saber? Vale a pena. De verdade. É impressionante como o autor consegue pegar o evento e aplicar tanta sensibilidade e significado a ele.

Depois de ler esse livro, não vou mais conseguir ler a Ilíada da mesma maneira.

Aninha 16/10/2023

Antes de ler esse livro fiz algo que nunca tinha feito: li uma resenha sobre ele.
depois de ter lido um livro sobre mitologia recentemente, não estava particularmente animada para ler outra história com gregos, mas não esperava que outra pessoa concordasse comigo. essa resenha me preparou para um livro morno, que tinha potencial, mas que se perdeu em seus devaneios e falta de explicações.
afinal de contas, se eu não tivesse lido o livro de mitologia não teria tantas informações sobre a guerra de Tróia frescas na memória e provavelmente ficaria perdida já que o autor não faz questão nenhuma de situar o leitor no tempo e espaço.
além disso, os devaneios e pensamentos dos personagens apenas ajudam para que o leitor fique ainda mais confuso. há alguns anos esse livro entrou para a minha estante porque sua capa me chamou a atenção, assim como seu título. é uma pena pensar que quando finalmente dei uma chance para essa literatura, a parte mais empolgante foi narrada nem pelo rei nem pelo herói, mas pelo simples condutor da carroça.

Vitor850 21/02/2014

O coração dos heróis
O livro começa com Aquiles ainda novo tentando escutar a água, o elemento de sua mãe, o seu próprio é a terra. Parece que Aquiles perdeu a mãe ainda novo e sempre tenta escutá-la pela água. Aquiles também nos mostra como ele conheceu Pátroclo e como tornaram-se não só grandes amigos, como também irmãos. Ele nos mostra como Pátroclo morreu na mão de Heitor e como ele (Aquiles) matou Heitor e arrastou seu corpo por onze dias (acho que os deuses entram aí, porque o corpo de Heitor não ficou branco nem com o cheiro característico da putrefação). Esqueci de falar, o livro possui somente cinco capítulos. O segundo capítulo é de Príamo, e ele nos mostra o que ele é capaz para recuperar o corpo do filho morto, e ele sai de Troia como um homem e pai, e não como um rei, por isso em vez da carruagem real, ele pede para ser levado até o acampamento grego por um simples carroceiro que fica na praça da cidade. Príamo veste uma simples túnica branca, sem nenhum adorno que indique sua realeza. Até aqui não é spoiler, falar mais será contar o livro e seu clímax.
Um livro que possui uma temática tão boa quanto esse e não ter uma única batalha. Se eu falasse que tem uma batalha, eu estaria mentindo. O mais próximo de uma batalha são as lembranças dos dois personagens, Aquiles e Príamo, que ocorre com muita frequência no livro, mas são, em sua maioria, sobre os parente de ambos. O coração dos heróis é um livro sobre o que um rei faz para resgatar o corpo de seu filho morto em uma luta. Também em como o amor entre amigos e irmãos nos faz. Enfim, se quiser refletir um pouco sobre o quão humanos nós somos, você deve ler este livro. Uma última coisa, um dos deuses gregos aparece no livro, concluindo assim que existe um pouco de fantasia no livro.

site: http://guardiaodamuralha.blogspot.com.br/2014/02/o-coracao-dos-herois-de-david-malouf.html

jeff.pereira 19/03/2015

Eu sempre gostei muito de mitologia grega. Sempre gostei de estudar isso em História e Filosofia, logo sempre gostei de qualquer história que envolva a mitologia. Quando comecei a ler esse livro, eu pensei que ia ser apenas mais uma história sobre a guerra de Tróia, mas eu estava enganado. Nessa história, eu vi muito mais do que apenas uma guerra. Eu vi o que um pai é capaz de fazer para poder dar um enterro digno a seu filho, do que um rei é capaz de fazer, para proteger o seus súditos, e como uma guerra pode afetar a todas as pessoas, envolvidas diretamente nela ou não.

Realmente é uma história muito interessante, com uma narrativa muito boa e nada cansativa. É um livro pequeno, pouco mais de 240 páginas, mas ainda assim, cada página vale ser lida.

Confira essa resenha completa e muitas outras no nosso site

site: www.mundodasresenhas.com.br