O Coração dos Heróis

O Coração dos Heróis David Malouf

Resenhas - O Coração dos Heróis

Aninha 16/10/2023

Antes de ler esse livro fiz algo que nunca tinha feito: li uma resenha sobre ele.
depois de ter lido um livro sobre mitologia recentemente, não estava particularmente animada para ler outra história com gregos, mas não esperava que outra pessoa concordasse comigo. essa resenha me preparou para um livro morno, que tinha potencial, mas que se perdeu em seus devaneios e falta de explicações.
afinal de contas, se eu não tivesse lido o livro de mitologia não teria tantas informações sobre a guerra de Tróia frescas na memória e provavelmente ficaria perdida já que o autor não faz questão nenhuma de situar o leitor no tempo e espaço.
além disso, os devaneios e pensamentos dos personagens apenas ajudam para que o leitor fique ainda mais confuso. há alguns anos esse livro entrou para a minha estante porque sua capa me chamou a atenção, assim como seu título. é uma pena pensar que quando finalmente dei uma chance para essa literatura, a parte mais empolgante foi narrada nem pelo rei nem pelo herói, mas pelo simples condutor da carroça.

Lanny 08/09/2023

Horrível
Mas para ser justa com o autor da obra, o que eu achei horrível foi a premissa usada por ele nessa história e não a escrita.

O livro, na sinopse, propõe uma coisa e é outra totalmente diferente. Talvez se eu tivesse pegado ele sabendo do que se tratava, eu não tivesse achado tão ruim.

Que premissa é essa? Contar com mais detalhes o conflito da Ilíada em que Aquiles mata Heitor e maltrata o cadáver, assim o pai de Heitor, Príamo, vai até Aquiles pedir o cadáver do filho pra enterrá-lo.

Eu achei pobre. Tipo, pegar uma história milenar como A Ilíada e fazer uma "fanfic" do que se passou ali. É só por isso que eu não gostei.

May 29/12/2022

Achei chato, só li porque era um presente e tava parado na estante, mas fora isso muito enrolado podia ter feito o livro de 150 páginas que tava bom.

DêH 24/01/2021

Mais cansativo impossível
Comecei a ler achando que ia ser interessante... Só decepção, achei muito ruim a leitura, algumas vezes me perdi completamente fazendo com que não soubesse de quem o livro se referiu e os diálogos são bem fracos e confusos.
Não recomendo!

Dafne 21/12/2020

Mesmo sendo um livro bem escrito, ainda tinha mais para ser explorado

Renato.Machado 19/10/2020

É bem blasé. Pra quem acha que vai ser bem estilo cheio de lutas é pego de surpresa kkk

Wolffera 08/10/2020

Uma nova perspectiva
Sobre a Guerra de Tróia muitos já escreveram e o assunto não é novidade. O que o autor nos passa é um desenrolar íntimo de alguns personagens com a liberdade de explorar alguns assuntos!
A leitura é boa mas não me cativou o suficiente pra dizer que é espetacular!

Natalia.Cunha 03/05/2020

Complexo e profundo
Confesso que me decepcionei um pouco quando não entendi muito bem, apesar de que, parece ser uma ótima história, retrata mais os sentimentos, dificuldades, sofrimentos e toda a personalidade dos personagens. Talvez em outro momento eu consiga tirar mais proveito da leitura

Marcus Oliver 08/07/2019

Surpreendente
É uma releitura bem diferente da guerra de Tróia e essa nova perspectiva me cativou e surpreendeu bastante. Quando li ele sempre curti batalhas e aventuras e esse livro foca no oposto disso tudo e mesmo assim foi uma ótima leitura que acaba relendo de tempos em tempos.

jota 03/05/2018

Heróis e homens...
Onde termina a Ilíada homérica começa justamente a narrativa de O Coração dos Heróis, de David Malouf, que vai bem além desse ponto. A história original é conhecida: durante a guerra de Troia o grego Aquiles mata Heitor, o filho do rei troiano Príamo. Desse modo ele vinga a morte de Pátroclo, companheiro inseparável - ou seu amado, como querem Platão em O Banquete e a romancista Madeline Miller em A Canção de Aquiles. Em seguida, durante vários dias o vingativo e desesperado guerreiro arrasta o corpo profanado de Heitor pelas ruas e caminhos, quando deveria cremá-lo numa pira, segundo o costume da época. O ato do grego é uma humilhação para Troia, especialmente para Príamo.

Grande parte da narrativa é sobre a decisão do rei troiano de resgatar o corpo do filho em território inimigo. Antes que isso aconteça Malouf se aprofunda na descrição do caráter de seus personagens, primeiro de Aquiles, já nas páginas iniciais, depois ele escreve sobre Príamo e sua esposa, Hécuba. Mais tarde entra em cena o carroceiro Somax, homem do povo, contratado para ajudar Príamo a transportar o corpo de Heitor de volta para Troia. Seguem-se muitas páginas em que o rei e o carroceiro conversam, expõem abertamente ao leitor suas fraquezas em pensamentos ou em diálogos, e esse é certamente o ponto alto do livro, o capítulo de maior densidade.

Assim, o leitor não deve esperar empolgantes cenas de lutas, batalhas ou coisa parecida, pois não é propriamente o heroísmo dos personagens que está em questão, mas a sua humanidade. Seja Aquiles destroçado pela morte do adorado Pátroclo e enciumado do servo Automedonte, que colheu o último suspiro do companheiro, morto em seus braços, seja Príamo lamentando a morte do amado filho, observamos a transformação por que passam: de heróis e reis para seres humanos comuns. Daí que a dor de Príamo pouco difere da dor do carroceiro Somax, que também perdeu seu querido filho há pouco, não apenas ele. Mais uma vez fica evidente: O Coração dos Heróis não é um romance de guerra, é sobretudo um romance psicológico, escrito com certa delicadeza e bastante elegância, reconhecidos talentos de Malouf.

Mais algumas páginas e caminhamos para o resgate do corpo de Heitor, que é quando ocorre o encontro mítico entre Príamo e Aquiles, numa cena comovente, em que Aquiles, traído pelos sentidos e a emoção dos acontecimentos enxerga, na figura do velho rei, o próprio pai, Peleu. E também lhe vem à mente lembranças do filho Neoptólemo, que ele não vê faz nove anos, agora um rapaz de dezesseis. E temos Príamo implorando que Aquiles libere o corpo de Heitor para que em seguida se iniciem em Troia as cerimônias de luto e cremação. No final vem o posfácio pelo próprio Malouf

É claro que mundo afora as pessoas vão continuar lendo a Ilíada de Homero e certamente O Coração dos Heróis permanecerá desconhecido para muitos leitores. Mas elas perderão a oportunidade de ter muito próximos de si, em sua inteira humanidade, envoltos em lirismo e inquietação, personagens que há milênios são parte de um dos maiores épicos da civilização ocidental. Coisa que o livro de Malouf proporciona com maestria.

Lido entre 30/04 e 03/05/2018.

Kymhy 31/03/2018

O Coração dos Heróis - David Mal
Todos conhecemos a épica história da Batalha de Tróia. Porém o que sempre nos escapa pelos dedos é como os personagens reagiam às constantes perdas. Nessa obra veremos como Aquiles sentiu ao perder seu grande amigo Pátroclo.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-o-coracao-dos-herois-david-malouf/

phyoungoficial 01/07/2017

{Resenha} O Coração dos Heróis
Sinopse: Quando todos acreditavam que as chamas que engoliam Troia eram o pior a se esperar, eis que Aquiles, possuído pelo desejo de vingar a morte de seu tão estimado Pátroclo, mata Heitor e arrasta seu corpo durante onze dias em sua carruagem, perto das muralhas da cidade. Nenhum grego - ou troiano - ousa impedir o feito, a não ser o pai de Heitor, Príamo, rei de Troia, que precisa se despir de seu orgulho e grandeza e se dirigir ao território inimigo a fim de resgatar o corpo do filho. Um poderoso romance sobre a guerra de Troia, em que os humanos são muito mais que joguetes nas mãos dos deuses e no qual os sentimentos disputam acirradamente o domínio sobre o coração de cada grande guerreiro em campo de batalha.

" Como o sal agora a piano, o rosto tenso e apele açoitada, pelo vento e rígida por causa do sal, o sal secos quando umedecia..." -Pág. 38

Ele retrata muito bem os conflitos que os troianos e os gregos tinham. Deixando ricos em detalhes, confesso que acreditei que teria batalhas sangrentas, mas longe disso. Pela forma que a sinopse fala, era de se esperar além de curtos duelos ou desafios. A falta de composição ligada ao romance pecou nisso. A narração aparenta ser em prosa, onde tem narrações sobre o local onde acontece os incidentes, com observações, detalhamentos e avisos de tudo.

"As pessoas correm pelas ruas e disputam lugar nas muralhas da cidade. Os meninos deixam de lado suas lutas e brincadeiras e se enfiam entre as pernas dos mais velhos para estar na primeira fila de espectadores..." - Pág. 123

A história sim é um pouco cansativa, exige muita atenção o que atrapalha no entendimento. O enredo ainda que seja entre os deuses da mitologia, todos os exércitos, a lutas, armas e desejo de batalhas, estão talvez silenciados nesta narrativa. Acredito que seja pelo fato de lidar com o amor de ambos os lados, a dor da perda de alguém e cada um tentar achar uma forma de de encontrar um alivio para ela. Talvez o amor seja uma dadiva que nos deixam as vezes cruéis.

O final não é tão surpreendente se você acompanhar bem a leitura o que vai precisar de muita atenção e foco em cada parte do enredo. Um bom livro pra quem ama gêneros assim.
David Malouf abordou com toda a fé e origem as mitologias dentro do livro, mas de certa forma faltou algo, algo que normalmente se vê em livros de mitologia, talvez ele realmente quisesse isso, quebrar toda essa linha tênue de sempre se resultar a isso. Resultar ao que estamos acostumados da mitologia.

Não é errado poetizar algo que ás vezes é duro, rígido, cruel e sangrento. Algo que pode está ligado á forma deste autor escrever, já que seu movimento é o pós-modernismo.

Prós e Contras!

Prós: A capa bem estruturada, as folhas são amareladas, possui orelhas. A narrativa é boa, rica em detalhe. Por ter poetizado (uma hipótese) a forma de vermos a mitologia, nos deixando indecisos e confusos com essa obra, olhando por esse lado ela se torna diferente, agradável.

Contra: A leitura é cansativa, podendo fazer desistir do livro, o autor se prendeu muito em seu jeito de escrever talvez deixando isso a desejar. Ainda não teve o romance como a gente espera, e a falta das origens comuns em livros sobre mitologia.

Se eu recomendaria? Por ser cansativa, pecando em falta do que a sinopse promete, eu não recomendaria. Mas fica o seu critério, eu verdadeiramente gostei.

site: http://www.contandolivros.com/2017/04/o-coracao-dos-herois.html

Francis 07/05/2017

O Coração dos Herois
Uma história brilhante em que o autor reúne dor e fantasia como elementos para abordar o ser humano e suas experiências de vida. Em cima disso, impõe-se a reflexão sobre do que somos capazes para resgatarmos aquilo que a grande sequência de conveniências e necessidades vãs , impondo-se em nossas vidas, trata de deixar soterrado nas profundezas do espírito.

Tsuyk 30/08/2016

Esse livro é uma pequena viagem que traz uma grande lição, eu não sei bem dizer se o livro é bom ou ruim mas posso dizer que achei o final satisfatório e de certa forma previsível, o livro é bem parado então para quem não gosta de livro lento não aconselho ler.