Quase verdade

Quase verdade Jennifer Kaufman...

Resenhas - Quase verdade

Indiara_ 17/06/2021

Quase verdade.
Cassie e duas peripécias para conseguiu um emprego.
Leitura rápida, mas esperava mais do livro.

Emanuele Silva 02/09/2020

Mediano
Uma comédia romântica, o livro fala sobre as desventuras de Cassie, a protagonista. Cassie é viúva, perdeu o marido a pouco tempo e está tentando se encontrar no mundo. Quando perde o marido (que não a amava e nem ele a amava), Cassie volta a morar com a mãe. Com uma história acadêmica frustrada, que pra ela é por ser disléxica, ao procurar por trabalho acaba mentindo levemente no currículo para conseguir uma vaga. Cassie então vai trabalhar numa universidade, onde cria uma personagem para quando questionada sobre a universidade e passa a auxiliar a Sra. Pearce e o Professor Conner. A partir daí, Cassie se vê enfiada ainda mais em situações confusas e no surgimento de um amor, um pouco traumatizada com as relações anteriores.
Cassie é uma adulta que parece muito adolescente em vários momentos, é uma personagem que se destaca por ser diferente das outras mulheres, ter gostos originais e uma imaginação fértil. Você descobre que ela pode ser assim por conta da sua mãe, que é tão "doida" quanto. Conner é o estereótipo do professor bonito e encantador.
O livro é um pouco chato até sua metade, mas depois desenvolve melhor e acaba sendo mais interessante.

Claire Scorzi 13/01/2012

Uma Galateia do século XXI
Um livro sobre mentiras, desejo de mudanças, experiências inesperadas. Sobre como escolhas a princípio inodoras podem transformar uma pessoa. Sobre aprendizagem, autodidatismo, crescimento pessoal - e em como isso implica em mudança: de gostos, de prazeres, de expectativas, de interesses. A educação pode mudar alguém? O romance diz que sim. A educação pode mudar alguém? Na minha opinião, pode - até certo ponto.

Porém muda. Horizontes ampliados fazem diferença e em algumas situações toda a diferença. Como foi que Einstein disse? "Uma mente que se alarga por uma nova ideia jamais volta ao tamanho original".
Pois é.

Este é, até onde sei, o segundo romance que Kaufman & Mack escreveram juntas. Não é tão delicioso quanto o anterior - "Ler, viver e amar em Los Angeles". Mas tem seus momentos, e sua proposta, a da transformação de uma mulher através do conhecimento, envolta em toques de humor - a mentira inicial, as figuras do ambiente acadêmico - tem méritos. Podia ser melhor. Contudo, o que nos dá já põe um sorriso no rosto. E algumas risadas. Galatéia sem Pigmaleão, a heroína se descobre e recria seu mundo.

Gabriele 28/09/2023

Alguma coisa
Já é a segunda vez que eu leio esse livro e nunca consigo explicar a sensação que sinto ao lê-lo, talvez seja o fato de nunca saber se os pássaros são reais ou apenas frutos da imaginação da Cassie, ou talvez seja a forma como a escritora escreve, com metáforas, citações, essa nostalgia melancolia ( talvez eu só esteja ficando louca )ou porque me vejo tanto na Cassie, mas de qualquer forma ele sempre me dá crise existencial e toca em algum lugar dentro de mim, apesar de ser um livro mediano.
Recomendo pra sair da ressaca literária

Nana 06/11/2011

É só um a mais na estante de lidos...
Este não é um livro empolgante, mas também não é ruim a ponto de abandonar. Apenas uma leitura "morna" pra distrair numa tarde de domingo.
Os personagens não são marcantes e nem interessantes. Mas ainda assim, senti curiosidade de ir até o final (que por sinal é bem previsível).
Se vc procura apenas uma estória mais ou menos, pode ser que goste. Mas pra quem estiver em busca de um enredo com um "algo mais", com humor, ação, suspense ou algum conteúdo mais profundo, não recomendo pois não vai encontrar.
Léia Viana 23/11/2011minha estante
Sério que é só mais um livro?
Que puxa! Fiquei empolgada com a capa, achei linda!

*Rô Bernas 24/11/2011minha estante
Tô igual a Léia, fui pela empolgação da capa e até agora, só ela me empolgou rss
Mas ainda tô no comecinho então tenho esperança rsss

Rose 10/01/2012minha estante
Ah Nana, que notícia triste. Eu fiz igual a Léia, comprei pela capa (é linda)... eu estava num sebo e agi por impulso! Vou começar a ler ele hoje, se eu não gostar troco depois, eu deixo na minha estante apenas os que mais gosto...

*Rô Bernas 06/12/2011

Quase Bom!
Definitivamente não curto o estilo de escrever dessas autoras (Ler, Viver e Amar foi numa decepção)...elas detalham muito e o livro fica meio chato em algumas partes.

Este livro no início foi bem chato, mas aos poucos foi melhorando... não a ponto de me fazer gostar muito dele, mas a ponto de não me fazer desistir. :/

A história teve um up legal quando a situação da mentira que foi criada, levou a protagonista querer mudar pra melhor. Ela não deixou que a mentira virasse uma bola de neve o que ajudou a manter o romance num patamar onde a história pode ser embasada em fatos interessantes.

Um romance meio chatinho, é verdade, mas com uma boa mensagem no final.
Léia Viana 28/03/2012minha estante
Tive a mesma impressão que você.
É uma pena essas autoras não conseguirem dar mais ênfase em suas histórias.

Rhai 24/01/2018

Nem na 2 chance
Li o livro pela 2 vez, passados mais ou menos 3 anos da primeira leitura. Não mudei de opiniao. São duas autoras, e uma escreve nitidamente melhor que a outra. Há capítulos muito bons, que prendem o leitor. Mas alguns capitulos, cada linha é uma tortura. A historia se perde em alguns momentos, numa aleatoriedade das falas e cenas que não encaixam com o caminho que a historia estava seguindo nem com o que acontece depois. A sinopse é mais interessante e bem escrita do que o próprio livro.

Geo :) 18/08/2020

A definição de razoável...
Um livro até que bem interessante em alguns momentos, mas que chega até a se perder em outro, por colocar muitas informações e fazer relações desnecessárias para a história.
Cheio de altos e baixos, com alguns capitulos divertidos e até engraçados, enquantos outros são mornos e chatos.
Apresenta várias ideias filosofica e até históricas que super me ajudaram a me interessar mais na história.
Mas mesmo assim, foi para mim prazeroso em alguns momentos e bem chatos em outros. Se você procura emoções e grandes plot twist, com certeza esse livro não é para você.

Jung Angel 29/06/2012

Minha Opinião sobre:'Quase Verdade'
Conta a história de Cassie. Quando adolecente não se considerava burra, mas não tinha apitidão para estudos, passou por nos anos escolares graças ao supletivo, depois desistiu de vez dos estudos. Casou, foi feliz por um tempo e depois o casamento se desgastou, para ela era estar presa a algo que não existia mais.

Agora com 30 anos, está víuva, desempregada. Não tendo como sobreviver depois da morte do marido Cassie acaba voltando para casa da mãe. Angustiada vendo sua vida arruinada, prescisando colocar um rumo na sua vida, Cassie consegue um emprego, começa mais a valor a vida, se apaixonada, conheçe pessoas cultas, se arrepende, mas acontecimentos faem com que tudo que construiu até então começe a desmorar.

Uma Mentira... Uma Mentira que pode arruinar sua vida? Ou mudar pra melhor? Qual grave essa Mentira pode ser? Quais são as consequências? E que Mentira é essa que pode afetar tanto Cassie?

"Ele está me olhando. Acho que se ele não me tocar, eu vou pular em cima dele. Ele sorri e me beija novamente, puxando levemente o lábio inferior, depois me afasta outra vez, me deixando a ponto de quase implorar."(Pág 271)

P.S: A capa está muito caprichada, desde a primeira vez que vi o livro me apaixonei pela capa. A Lateral do livro também está bem caprichada, com borboletas, a capa de trás é verde claro e por dentro o livro é um verde clarinho. A Diagramação é simples. Letra pequenas folhas brancas e nenhum detalhe na entrada dos capitulos, bem simples.

Esperava um pouco mais do livro, pensei que ia gostar muito dele, como gostei de Ler, Viver e Amar. O Livro Não é 'Tão' empolgante de tirar o fôlego, mas também não é ruim a ponto de abandonar. Apenas uma leitura 'Boa' pra distrair.

Achei o livro 'morno', bom pra você ler num final de semana. Mesmo não gostando do livro não desisti e fui até o final que por sinal é bem como tinha imagnado no decorrer da leitura.

Se você está a procura por ação, suspense ou algum conteúdo mais profundo, não recomendo pois não vai encontrar, mas se você está procurando uma história com humor e um pouquinho do 'algo mais' leia e mesmo que não esteja procurando por nada citado e ficou curioso leia e tira suas conclusões.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Juliana Pires 05/04/2012

Quase verdade
Um dos livros mais citados na blogsfera literária é Ler, viver e amar de Jennifer Kaufman e Karen Mack. E eu não conhecia nenhum outro livro das duas até encontrar a resenha de Quase Verdade no blog Pausa para um café. É um romance gostoso de ler com várias reflexões bem interessante sobre a vida.

Cassie está viuva aos 30 anos, de volta ao antigo quarto na casa da mãe e para piorar não consegue um emprego. Todas as suas tentativas de conseguir trabalho acabam a frustrando, o problema é que Cassie é disléxica e na época da escola preferiu fazer supletivo, o que não é bem visto aos olhos dos empregadores e por isso ela não encontra um emprego decente. Até que ela toma uma atitude mesmo sabendo que é errado acaba alterando seu currículo para parecer. digamos mais interessante, assim ela consegue um excelente emprego como assistente de dois professores numa renomada universidade.

Desde muito cedo o problema com a dislexia exerceu um grande peso na vida de Cassie, e não é só o problema de aprendizagem, isso afeta diretamente sua auto-estima, ela nunca se achou capaz de fazer nada, por isso quando conheceu o falecido marido achou que seria uma oportunidade excelente para dar uma guinada em sua vida, mas seu casamento não foi nada feliz e quando ele morreu ela não derramou nenhuma lágrima, a sua relação com seu papagaio de estimação (que é uma comédia) sim era bem mais verdadeira do que o seu casamento talvez a única verdadeira que ela teve até esse momento da sua vida, assim quando ela conseguiu o emprego agarrou com unhas e dentes a oportunidade de fazer da sua vida muito mais do que ela jamais imaginou.

Como assistente Cassie passa a ter acesso a um mundo totalmente diferente do qual viveu até agora mesmo que o seu trabalho seja só arrumar estantes, marcar reuniões e transcrever palestras, e isso não só pela intelectualidade daqueles que a cercam, mas por que passa a ter responsabilidades que nunca teve e sempre se achou incapaz de realizar, e ela dá conta do trabalho e começa a se interessar por ler algo que achava inconcebível antes, principalmente aqueles livros sobre comportamento animal.

Cassie sempre morou a poucos passos de uma reserva florestal, e o seu interesse pelos animais despertou desde que ela era criança ainda mais estimulada pela mãe que é naturalista, e sempre esta envolvida com a proteção dos animais, e um dos seus grandes prazeres era observar os pássaros.

E ela se tornou assistente de um charmoso especialista em comportamento animal, e o interesse acaba indo muito além daquele puramente profissional. Além de lindo, ele é muito inteligente e todo esse convívio a faz ter mais vontade de estudar, e é o que ela faz e isso tem uma grande importância para mudança que vai acontecer com ela.

Mas o problema da mentira é que ela tem perna curta e Cassie sabe bem que de repente todas as suas conquistas podem acabar diante da mentira que usou, e ela descobre isso da pior maneira, e lidar com as consequências disso não é fácil.

O que eu mais achei interessante é que Cassie passou a vida toda se achando incapaz de fazer muitas coisas, sempre se achando abaixo dos outros, mas quando vai trabalhar naquele ambiente acadêmico ela descobre que ela merece ser muito mais do que aquilo que todo mundo sempre achou que ela era, uma pessoa desleixada com os estudos e incompetente, mas ela se descobre e isso é o mais importante.

Vânia 18/04/2012

O à 4 mãos q dá certo
Difícil um livro escrito a quatro mãos sair coeso. Geralmente cada autor puxa a brasa mais para o seu lado e alguns detalhes são deixados de lado, mas essas duas autoras têm uma afinidade tão grande que a história sempre sai envolvente.

Quase Verdade traça o perfil de Cassie. Viúva, desempregada, perdida na vida, tendo um papagaio como um grande amigo, precisa tomar um rumo na vida. E para conseguir um trabalho, depois de várias tentativas fracassadas, ela mente no currículo. O trabalho surge e com ele, confusão.
Como bem descrito na contra capa, "Quase Verdade é uma delicada e bem humorada história de eventuras e decepções amorosas, sobre a magia da natureza, e, principalmente, sobre a descoberta de que enfrentar seus limites e se tornar a pessoa que você sempre sonhou é tão difícil quanto parece ser."

E sabe qual é a outra delícia no livro? Sugestão de leitura. Ao longo da história, ao trabalhar no meio acadêmico, Cassie se vê abraçada por tantos autores clássicos, tanta sabedoria...não tem como não querer experimentar esses outros livros. "Walden II" de Skinner; "O Livro dos Seres Imaginários" de Borges; "Utopia" de Thomas More, são apenas alguns exemplos de clássicos que pretendo revisitar.

Nessie 16/01/2012

Nosso passado pode nos moldar, mas não nos define
O livro é realmente de se emocionar.
De uma forma filosófica e poética eles contam a história de Cassie, uma mulher que desde a sua infância tinha dificuldade em aprendizado (dislexia),assim como Einstein -; e, pra ser sincera, eu não sabia que Einstein, sendo tão inteligente, era disléxico. Isto sem sombra de dúvida, me surpreendeu. - ela também teve que aprender a lidar com as dificuldades e, dar a volta por cima. E, de uma maneira simples e genuína, eles começam a dar um pequeno toque de humor, o que deixa a história mais envolvente.
Uma das das melhores partes deste livro, foi onde a Cassie, acorda toda sem graça, ao lado de Conner. O que de fato, ela gosta muito. E, por saber que é errado, ela logo se levanta para se aprontar para ir embora. Mas, quando ela volta para o quarto para pegar o restante das coisas, lá esta ele, todo lindo e galanteador com aquele seu jeito todo fofo e sedutor, pedindo pra ela voltar para cama. - E, mesmo que ela recua no primeiro momento, ele sabe que ela quer o mesmo que ele. E, isto basta para reacender tudo novamente. E, os dois ficam ali, juntinhos. - Ele comenta o que pretendia fazer após aquela noite excepcional.
O cara é muito romântico mesmo. E, assim eles passaram o restante do dia. Um dia completo com direito a café da manhã e passeatas na praia, dar para querer mais? Acho que não né? Só sei que brisei nesta comédia romântica e, não digo isto só pela parte romântica. Refiro-me, também a dilemas que também fazem parte de nosso dia-a-dia; como: Quais são as possíveis consequência de uma mentira? Pois, ao mascarar a verdade, fingindo o que ela não era, Cassie passa a viver momentos de grandes conflitos pessoais e questionamentos, permeado por uma série de reflexões, envolvendo filosofia, arte e poesia... Que nos levam a outra dimensão,ao observar o universo paralelo dos animais. Com um toque de aventuras e decepções amorosas, Quase verdade, sem dúvidas, é uma delicada e bem-humorada história que aborda a magia da natureza e, o principal de tudo, sobre a descoberta de que enfrentar seus limites e se tornar a pessoa que sempre sonhou ser, pode não ser tão difícil quanto parece ser. É só questão de acreditar e arriscar um pouco.

Vanessa Meiser 29/01/2012minha estante
Oi Nessie, estou na página 113 deste livro e até agora eu estou gostando muito, acho que vou acabar com a mesma opinião que você....