Em Guarda

Willian L. Craig

Resenhas - Em Guarda

Vitória Raquel 28/12/2021

Excelente guia para apologética
Há bastante tempo tinha vontade de ler esse livro, por ter sido indicado pelo professor da EBD. Demorei um pouco para terminar, pois preferir ler aos poucos para refletir e estudar cada parte. Acho que foi bom ter lido dessa forma, já que ele é bem denso, mesmo tendo uma linguagem simples. Falando do livro em si, ele respondeu muitos questionamentos que eu tinha e ajudou a reforçar minha fé, sinto que estou mais preparada para debater sobre a existência de Deus, cristianismo e outros temas. Super recomendo.

La Luna 21/02/2012

Lógica a serviço da verdade
O livro explora o princípio da lógica como argumentação sistemática para defesa dos princípios cristãos da fé. No primeiro bloco do livro, a defesa é a favor da existência de um Deus pessoal e Criador. No segundo bloco, a defesa é a da ressurreição de Cristo. Os blocos não existem verdadeiramente, mas entendi assim ao realizar a leitura. O autor não teme expor argumentos contrários à sua tese, o que ajuda a dar legitimidade à sua defesa.
Se você é cristão, ler vai lhe dar mais segurança.
Se você não é cristão, ler vai ser um desafio à sua falta de fé.
Recomendo.

lully 29/01/2016

Em guarda
Em seu livro "Em guarda", o Dr. William Lane Craig oferece ao leitor um verdadeiro manual, simples e objetivo, para ajudá-lo a defender a existência de Deus e a fé cristã baseado na razão e na lógica.

Craig disponibiliza premissas que formarão o argumento cosmológico e o argumento moral em favor da existência de Deus, enquanto prevê falácias ateísta que possam surgir no decorrer do assunto, refutando uma a uma.

Além disso, Craig trata de questões delicadas como: "Se Deus existe e é bom, por que existe tanto sofrimento no mundo?" ou então "Por que algumas pessoas podem ser condenadas ao sofrimento eterno do Inferno se não tiveram a chance de conhecer à Cristo?

Porém, a parte que mais me fascina neste livro são as evidências históricas em defesa da existência do Jesus Cristo histórico, o Messias, Filho de Deus e Filho do Homem, que ao decorrer de sua vida terrena fez muitos milagres, foi morto em uma cruz, sepultado, e ressuscitado entre os mortos.

Acredito ser um ótimo livro para quem está iniciando o seu interesse por apologética e procura um material bem feito e fácil de ser entendido.

Cleison Brugger 04/04/2012

Ele, de fato, tem uma linguagem aparentemente simples, sem ser simplista, mas devemos nos curvar ao fato de que Willian Lane Craig é um doutor e, por mais que tente, não conseguirá expor suas ideias com muita facilidade para um leitor leigo. É necessário atenção a leitura, mas com certeza, é uma grande ferramenta no trabalho da apologética.

Léo_Martins 22/04/2024

Em Guarda
Com um estilo envolvente, Craig oferece quatro argumentos plausíveis para a existência de Deus, defende a historicidade da ressurreição de Jesus e aborda o problema do sofrimento. Além disso, mostra por que o relativismo religioso não consegue responder ao nosso desejo de compreender as questões últimas da vida.Provando que a defesa da fé não se faz apenas com palavras, o autor também compartilha sua própria história de vida, bem como o chamado de Deus para torná-lo um evangelista bem preparado e, ao mesmo tempo, relevante para a cultura contemporânea.

Jonas.Pessoa 06/03/2020

Livraço!
Como era de se esperar, o dr. William Lane Craig arrasa neste livro de introdução à apologética. O autor parte desde o mais basilar dos pensamentos, isto é, há necessidade para a existência de Deus até os mais clássicos pontos como, por exemplo, a questão do sofrimento, a existência de Cristo e Sua ressurreição, etc. É indiscutível o esforço do dr. Craig em se fazer entender. O livro também contém várias tabelas, ilustrações, semelhantes a charges, além de resumos ao final de cada capítulo, facilitando o entendimento do leitor ao revisar tudo de maneira pontual. O único ponto negativo, na minha opinião, dá-se pelo fato de que, embora o autor tenha se esforçado para explicar de maneira didática, em alguns pontos, infelizmente, ficou a desejar. Para um livro que se propõe à uma introdução do assunto, creio que seja um pouco complexo, principalmente quando comparado à outras obras de peso sobre o assunto, as quais apresentam linguagem mais acessível. Entretanto, caso o leitor já tenha bagagem na área, será um deleite enriquecedor. Livraço!
Juju 28/12/2021minha estante

Elion 10/05/2018

Fantástico.
O melhor livro de introdução a apologética anti-ateísta disponível no mercado sem dúvidas alguma. Resume os argumentos mais práticos na defesa do teísmo e do Cristianismo como única Verdade possível. Obrigatório para qualquer cristão.

Tadeu Sigmaringa 16/07/2018

Essencial
É uma leitura bem abrangente pra quem está iniciando seus estudos em apologética: aborda a origem do mundo rebatendo as argumentações contrárias, exalta a importância do estudo de Deus e no fim, dá boas evidências para crer em Jesus Cristo. Recomendado.

Kaique.Nunes 25/03/2019

Em Guarda, é um livro de introdução à apologética, escrito por William Lane Craig, que é filósofo e teólogo. Apologética vem do grego apologētikós (ἀπολογητικός), que significa defesa, como a que se faz em um tribunal. A apologética cristã neste contexto implica em fazer uma defesa em favor da veracidade da fé cristã. Ela é uma abordagem que pode ser interdisciplinar, já que pode envolver demonstrações de ordem moral, científica, histórica, etc...

Esse é um ótimo livro de introdução a apologética, com uma escrita simples, onde o autor é um dos mais conhecido dessa abordagem. O fator mais importante dessa obra é mostrar que é possível defender a fé com racionalidade, e segundo o autor, se você é um cristão é um dever seu saber defender aquilo que acredita.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

João Arthur 23/06/2021

William L. Craig resumido em 320 páginas
Assistir aos debates de William Lane Craig, através de inúmeros vídeos no YouTube mudou minha concepção do cristianismo de uma mera mitologia baseada no fideísmo para uma fé racional baseada em evidências e fatos.

Ler 'Em Guarda' foi como assistir a mais um debate de Craig. A clareza, a objetividade e a força dos seus argumentos estão presentes do livro, porém com a presença de muito mais informações que por questão do tempo não poderiam estar presentes em seus debates.

Craig passeia com facilidade pelas diversas áreas da filosofia, história, ciências e religião a fim de trazer racionalidade à nossa fé. De forma muito bem sucedida ele consegue tirar o cristão da defensiva e coloca-lo numa posição muito confortável quanto à veracidade e plausibilidade da sua fé.

A linguagem simples, as ilustrações e o exemplos práticos conseguem fazer com que um conteúdo, muitas vezes complexo, seja compreendido de forma relativamente fácil.

É uma introdução à apologética que com certeza deve ser lido por qualquer cristão que queira "estar sempre preparado para responder a todo que pedir a razão da esperança que há em nós".

CaiqueSGarcia 06/05/2022

Já tinha um pouco de noção sobre o tema apologética cristã, portanto foi fácil discernir os assuntos abordados no livro, é um tema que gosto e então a leitura foi bem fluída. Mas creio que para as pessoas que nunca tiveram contato com o tema, terão um pouco de dificuldadea em acompanhar, porém o autor é referência quando se trata de apologética cristã, e ainda sim este livro é uma introdução.

D'Ant 11/02/2023

O melhor raciocínio Filosófico e Científico sobre o Universo
Neste livro, William Lane Craig, destrincha de forma filosófica e aplicando o próprio método científico para desmistificar todas as teorias a respeito da existência do universo, da vida humana, e explicando em sua síntese a melhor explicação sobre todas as coisas sendo demonstrada na fé Cristã.
Ele parte da teoria da Relatividade geral de Einstein, explica o modelo Friedmann-Lemaître, a origem do espaço-tempo, suas consequências plausíveis segundo a termodinâmica, a hipótese aclamada pelo consenso científico de Borde-Guth-Vilenkin como um divisor de águas, e todas as outras teorias sobre o universo como sistema fechado que implica uma origem infinita no passado: Muitos mundos de Boltzmann, Universos oscilantes, Universos de bolhas, Universos bebês. Evidenciando, com razão e precisão sobre a origem do cosmos e seu destino final. Argumentos que até o momento atual não se produziram contestações que sejam convincentes, nem plausíveis. Levando a reflexão, de forma modesta, que a fé Cristã é, se não somente a mais evidente cientificamente, pelo menos a mais coerente de se crer.

Marcos 08/04/2023

Um guia.
Quem nunca teve medo de ser ridicularizado por sua fé? Seja num âmbito pessoal, entre amigos e família, num espaço acadêmico como escola e faculdade ou até mesmo profissional. O autor a princípio sabiamente nos orienta a fugir do comum, que seria um bate-boca, e nos ensina argumentos lógicos e como apresentá-los a aqueles que confrontam nossa fé, de maneira cordial e atenta. Não à toa o versículo que norteia o livro é "Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês." (1Pe 3.15). Eu garanto a você, após esse livro você saíra ao menos com um argumento favorito e animado para utilizá-lo, lembrando-se de não vencer uma discussão, mas de responder com conhecimento e amor aos que questionarem sua fé.

Luiza810 11/10/2023

Um ótimo livro de apologética, defendendo a fé cristã com argumentos científicos e filosóficos. Craig ensina tudo de forma bem didática, simples e fácil de memorizar. Falha um pouco na questão teológica mas dá pra relevar

Filipe 24/03/2022

Sensacional, uma abordagem crítica do autor que nos proporciona defender a fé cristã embasado nos pensamentos de Cristo. Que essa fé se prolongue aos corações de que lê e quem irá debater(instruir) o caminho a ser seguido.