Por que a Ciência não Consegue Enterrar Deus

Por que a Ciência não Consegue Enterrar Deus John Lennox
John Lennox

Resenhas - Por que a Ciência não Consegue Enterrar Deus

lecuebas 13/01/2015

Se você gosta de Ciência, Teologia, textos escritos com racionalidade, sequências lógicas e filosofia, esse livro é para você. John Lennox escreve muito bem, neste livro ele soube separar a guerra entre Deus e Ciência, em uma guerra entre o Naturalismo e o Teísmo, o que para mim foi genial.
Ilana.Bezerra 23/11/2015minha estante
Como faço pra comprar pelo o amor de Deus? Nao acho em lugar algum da internet!

Gean.Marques 24/11/2015minha estante
onde posso comprar o livro? não achei em toda rede! por favor ajude-me

Rubem.Santana 10/05/2017minha estante
Também não estou encontrando. : (

Eric 01/06/2017minha estante
Faz bastante tempo que comprei. Se conseguirem ler em inglês acham na Amazon fácil

Samuel.Nonoka 02/12/2018

Objetivo mas complexo!
O livro apresenta diversas questões envolvendo Fé e Ciência. Não é um livro indicado para pessoas leigas (nos assuntos científicos abordados), pois a sua leitura é bastante técnica (ponto negativo do livro). Os capítulos são muito grandes, tornando a leitura bastante cansativa (outro ponto negativo). Os argumentos utilizados pelo autor são bem convincentes. É incrível a forma como ele expõe a fragilidade de algumas teorias científicas, fazendo você repensa-las (ponto positivo do livro).

Matheus Alves Carmo 20/01/2020

Uma boa introdução, para uma discussão delicada
Bom, sendo um cristão confesso, obviamente tenho uma tendência a acreditar mais facilmente nós argumentos do livro. Também devo acrescentar que não tenho muito domínio do assunto, vi apenas alguns debates e textos.
O livro tem uma linguagem muitas vezes bem complexa, pois envolve alguns conceitos bem específicos. Mas no geral tem ótimos argumentos, e uma divisão bem organizada dos capítulos, seguindo uma boa linha de raciocínio.
Gostei bastante do livro, conhecia já alguns dos argumentos, e conheci novos (e mais embasados). Ainda que não tenha conseguido absorver uma parte considerável (devido a falta de conhecimento prévio de alguns conceitos), foi muito útil. Pretendo ler mais na área.

Firmino 21/04/2017

Resposta: Por que ela nos aproxima mais Dele
“A ciência sem a religião é aleijada; a religião sem a ciência é cega”
Albert Einstein

“Somente um principiante que não sabe nada sobre ciência dirá que a ciência descarta a fé. Se você realmente estudar a ciência, ela certamente o levará para mais perto de Deus”
James Tour, Nanocientista

Frank Morrison era um cético que estava disposto a escrever um livro que se opunha ao cristianismo e durante as suas pesquisas conseguiu provas suficientes que fizeram seus planos saírem pela culatra: Acabou-se convencido da veracidade do cristianismo que acabou resultando em seu livro “Who moved the Stone”, obra que possui o objetivo totalmente oposto ao que o autor pretendia inicialmente, tanto que Morrison inicia as primeiras páginas dizendo: “O livro que se recusava a ser escrito”.

Inicialmente, a obra clássica Ben-Hur, Do autor Lew Walace, possuía um objetivo parecido com o de Morrison, entretanto, suas pesquisas também o levaram ao caminho oposto: A fé no cristianismo e Bem-Hur se tornou uma épica história centralizada na fé e na busca espiritual.

È comum surgirem alegações de que ciência e religião não combinam, e que as duas possuem lados totalmente opostos. Em “por que a ciência não consegue enterrar Deus”, Jonh Lennox demonstra de maneira cientifica e filosófica que tais alegações são uma tremenda besteira, e que ao contrário do que um grupo seleto de intelectuais dizem, os estudos científicos nos aproximam ainda mais de Deus e de sua verdade absoluta.

Docente de Matemática e Filosofia da universidade de Oxford, Lennox faz um impressionante link Entre Ciência e Religião debatendo temas como cosmovisão, Design inteligente, teoria da evolução, biosfera, o código genético e sua origem, etc. demonstrando de maneira sucinta que alguns intelectuais não aceitam a verdade simplesmente por que não a querem.

Esse livro está na lista dos meus favoritos não somente por que é uma raridade (até o momento, por se encontrar esgotado), mas também pela forte dose cientifica e lógica ao uso da fé e razão.

Em resposta ao título do livro: por que ela nos aproxima mais Dele

Kaique.Nunes 25/03/2019

Por que a ciência não consegue enterrar Deus? É um embate de cosmovisões e cosmogonias. O debate entre cristãos e ateus sempre teve como campo de batalha mais áspero o ambiente científico, e por isso Lennox escreve esse livro utilizando-se do conhecimento científico para mostrar que não há conflito algum entre o empreendimento da ciência e o teísmo, e sim, que o conflito está na metafisica naturalista que alguns cientistas têm. O ateísmo não se mostra ser um pré-requisito para se ser um bom cientista, tanto que a maioria das grandes mentes já conhecidas foram cristãos. Então porque existe tanto desconforto dos ateus com relação aos teístas? Sendo que estão sobre os ombros dos teístas como diria Newton.

Deus é algo que não está sujeito aos métodos científicos, isso está além de sua capacidade, então por que usar a ciência para algo que ela não foi feita? Lennox afirma que a própria ciência tem sua base na religião monoteísta, afirmação que é confirmada por estudos sobre a história da ciência. Sem a pressuposição de uma inteligibilidade do Universo que era presente na crença teísta, a ciência nunca viria a florescer, pois é baseada em regularidades, em leis.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Matheus Alves Carmo 20/01/2020

Uma boa introdução, para uma discussão delicada

Vane Chase 08/06/2021

Me surpreendi muito com esse livro. Talvez seja o livro mais difícil que ja li na vida, devido ao conhecimento que o autor possui de diversos ramos da ciência. Sinto que preciso voltar pra escola pra aprender tudo de novo e talvez assim conseguiria começar a entender num nível mais profundo as informações que ele apresenta.
Mas é um livro incrível e a argumentação dele é muito eloquente. Demonstra muito conhecimento e dedicação em estudar sobre isso, além de uma inteligência admirável. Acho que ele conseguiu mostrar muito bem como é um erro afirmar que uma crença pessoal é um suicídio intelectual e que acreditar no sobrenatural não impede ninguém de fazer ciência. O modo como argumentou sobre as convergências da ciência com a teologia só reforçaram percepções que eu já havia tido, assim como os limites da ciência. Sempre pensei que é arrogante demais da nossa parte enquanto seres humanos acreditarmos que podemos saber e descobrir tudo sobre o universo e cada coisa que o compõe. A ciência é extremamente útil e conseguimos incontáveis avanços graças a ela, mas assim como nós temos limites, faz sentido que ela também tenha. O posicionamento de como alguns cientistas se tornam cegos, escolhendo em que acreditar, independente de outros indícios, foi muito bem colocado. Se toda teoria deve ser questionada, não faz sentido dizer que só pessoas sem estudo formal a questionariam.
Sinceramente me parece óbvio o modo como dão um valor extremamente alto a seleção natural a ponto de dizer que ela consegue explicar tudo, até mesmo a biogênese. Não consigo entender como mais pessoas não veem isso. O único modo de isso ser plausível é acreditar simultaneamente num multiverso, algo que não passa de especulação.
No geral o autor fez um ótimo trabalho em mostrar que nem a física nem a biologia provam a inexistência de um Deus. Ninguém pode provar, só podemos escolher em que acreditar.
Apesar de ter amado o livro, definitivamente não é um livro que recomendaria para todo mundo. É bem complexo e exige dedicação, concentração e paciência.

Amanda Carvelo 22/11/2022

Excelente!
Contudo, é uma leitura exaustiva, muito complexa e que exige muita atenção ao decorrer de todo o livro.