Divergente

Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

Desi Gusson 08/10/2012

Ação, Inteligência e (falsa) Modéstia no Que Há de Melhor!
Dividiram-se em quatro facções que procuravam erradicar essas qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo.[...]
-Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade.[...]
-Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição.[...]
-Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.[...]
-Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.[...]
-E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia.pág. 48

Dividir para conquistar foi uma estratégia de Alexandre, o Grande, mas poderia facilmente ser discurso das facções

Divergente foi um livro que me surpreendeu por sua estória de qualidade e ótimos personagens. Eu já tinha lido vááááárias críticas positivas sobre ele, mas me recusei a começar a leitura pensando que esse seria o livro do ano e blábláblá. Enfim, Divergente não é o livro do ano para mim, mas chega perto. Vou evitar entrar em detalhes do enredo nessa resenha, pois desde o início tive surpresas e falar delas pode estragar um pouco a sua leitura depois. (Eu sei que você não vai aguentar e vai ler)

No começo do livro fiquei um pouco apreensiva com Beatrice, conforme via o interior da facção da Abnegação através de seus olhos, não pude evitar o pensamento Cassia, é você? Não que eu não goste de Destino (Ally Condie), mas a personagem principal meio que sempre azedou a leitura para mim e por isso tinha medo de encontrar uma irmã perdida dela em Beatrice.

Não dava pra estar mais enganada!

Tris tem HORROR a mostrar suas fraquezas e, apesar de estar acostumada, detesta que todos a julguem incapaz de muita coisa só por seu tamanho. O resultado é uma constante de provações e atos corajosos para mostrar que não é pouca porcaria! O melhor? Tris não é uma idiota que faz coisas inconsequentes e estúpidas como os outros adolescentes, ela está sempre ciente das suas limitações e trabalha para superá-las.

Quer outro melhor ainda? A Beatrice não é hipócrita.

Deus sabe o quanto personagens metidos ao próximo Gandhi me irritam. Sendo pisados, enganados e traídos e ainda assim se recusando a admitir que querem ver aquele f#@%#@ se dando mal, muito mal!

A Tris não. Se alguém a machuca, ela revida. Ou no mínimo acha lindo quando revidam por ela.

E tem o Quatro. Assim, se eu tivesse lido esse livro antes, nós não teríamos o Mocinhos de Tirar o Sono, ao invés seria um post de apreciação ao Quatro.

Ele não é doce, gentil ou especialmente bondoso. Mas é esperto e corajoso e, embora tenha me salvado, tratou-me como uma pessoa forte. Isso é tudo o que eu preciso saber.

A atmosfera do livro, a agitação, a liberdade, os desafios, é tudo tão empolgante que eu ficava me remexendo toda impaciente, queria muito fazer parte daquilo também! Além de que, respeito autores que matam seus personagens. Respeito ainda mais os autores que tem a coragem de deixarem que você se apegue aos personagens pra depois tirá-los de cena. Isso não é spoiler, é só um aviso para ninguém (tipo, eu) achar que é tudo oba-oba, que o pessoal da Audácia só fica fazendo Le Parkour na cidade, que quem é da Erudição só sabe estudar e estudar, que os integrantes da Amizade não passam de bobos-alegres, que os Franqueza são simplesmente grossos ou que o pessoal da Abnegação é um bando de bananas.

Confesso que demorei para me recuperar do susto complexo de Cassia Reyes e cair na real para a situação de Tris, me tocar que nada ali é simples e que bem, isso sim é spoiler!

Infelizmente sabemos pouco sobre o passado do mundo e contra o que os soldados nas fronteiras protegem Chicago. É quase como se a autora houvesse esquecido de colocar isso no livro. Outro ponto que não me entrava na cabeça eram as pessoas que vestiam a camisa de suas facções, como se, depois da Iniciação, o comprometimento com o modo de vida da facção escolhida fosse inevitável. Quase sobrenatural.

Em suma, Divergente é um livro bem construído em seus focos e explora bem esse sonho de utopia dentro da distopia. Não vejo a hora de reencontrar seus personagens em Insurgente e continuar a me maravilhar com suas façanhas e avanços! Se você gosta de estórias dinâmicas, com ação mistérios e um romance digno de fazer suspirar deveria estar com a aba de alguma loja virtual aberta garantindo seu exemplar dinheirinho muito bem gasto, te garanto!
Marina 15/10/2012minha estante
"o pessoal da Audácia só fica fazendo Le Parkour na cidade" ahahahahaha tipo isso!!

RafaCésar89 19/10/2012minha estante
Terminei o Livro ontem e com certeza fiquei sem folêgo ... Espetacular , em breve farei minha resenha também e adoreii sua resenha ta,bém!

Isabela Mazza 16/12/2012minha estante
Essa parte que você comentou: "[...]Infelizmente sabemos pouco sobre o passado do mundo e contra o que os soldados nas fronteiras protegem Chicago. É quase como se a autora houvesse esquecido de colocar isso no livro.[...]"
Na minha opinião talvez ela esteja guardando essa parte para citar nos próximos livros, tipo "vamos deixar essa parte no ar".
Acho que a gente vai descobrir isso nos próximos volumes.

Desi Gusson 16/12/2012minha estante
É mesmo Isabela, tudo o que ela deixou no ar foi mais explorado em Insurgent de uma forma ou de outra =]

Juh Sutti 12/01/2013minha estante
AMEI a sua resenha, concordo com tudo. Ri alto aqui com esse trecho: "o pessoal da Audácia só fica fazendo Le Parkour na cidade". ;)

Michele 16/01/2013minha estante
Parabéns pela resenha..."...Se você gosta de estórias dinâmicas, com ação mistérios e um romance digno de fazer suspirar deveria estar com a aba de alguma loja virtual aberta garantindo seu exemplar? dinheirinho muito bem gasto, te garanto!" :)

Tassiane 18/04/2013minha estante
..."que o pessoal da Audácia só fica fazendo Le Parkour na cidade, que quem é da Erudição só sabe estudar e estudar, que os integrantes da Amizade não passam de bobos-alegres, que os Franqueza são simplesmente grossos ou que o pessoal da Abnegação é um bando de bananas."
Adorei esse seu comentário! No começo temos a impressão de que tudo é muito simples, muito esclarecido, mas ao longo do livro descobrimos que não é tudo tão, como diria minha avó "preto no branco". É um livro recheado de situações inesperadas, e nem tudo é o que aparenta. Ler divergente é enxergar além de rótulos, e explorar pontos de vista.

Eduardo 13/11/2013minha estante
Já queria ler, depois de ler isso. OMG! Mããããããããe, vemk.

Douglas Águia 08/12/2013minha estante
"respeito autores que matam seus personagens. Respeito ainda mais os autores que tem a coragem de deixarem que você se apegue aos personagens pra depois tirá-los de cena."

Palavras sábias, ótima resenha. gostei muito, depois de ler o que você escreveu só me deixou mais na vontade de ler o livro.

Ana Carolina 07/01/2014minha estante
Gostei da sua resenha. prefiro esse tipo do que aquelas resenhas "profissionais" rs. Só por curiosidade, já acbou destino? e qual seria o seu livro do ano?

Edu 16/04/2014minha estante
Melhor resenha que vi a respeito do livro.. Parabéns!!

Monica 19/04/2014minha estante
Eu to lendo o livro ainda e estou adorando... Essa foi a melhor resenha de DIVERGENTE que li, parabéns! :D

Lucia.Cristina 31/03/2015minha estante
Adorei seu comentario e vou comprar o livro por causa desse post.

lp 16/10/2015minha estante
Opa eu acho que o Cascão ia adorar ser um iniciado da Audácia ein "Le Parkour pela cidade" kkkkk Quem acompanha Turma da Monica Jovem vai me entender!

Adorei a sua resenha sobre "Divergente"! Estou lendo agora "insurgente" e me encantando cada vez mais com a história!

"Tris não é uma idiota que faz coisas inconsequentes e estúpidas como os outros adolescentes, ela está sempre ciente das suas limitações e trabalha para superá-las." Você me resumiu em uma frase!!!

Milly 01/12/2020minha estante
Essa autora me pegou desprevenida também, a história é tão bem construída que personagens neutros depois aparecem tendo mais importância na história e vão tendo um papel que você nem sonhava que eles iriam ter
E esse livro é tão massa que você só consegue ter vontade de vivenciar aquilo e ao mesmo tempo agradecer por não viver aquilo. Meio controverso? Só leia, e espere pra ver o que a Tris e o Quatro vão te ensinar.
Esse livro é adrenalina pura, vai te mostrar o que é fazer sacrifícios para um bem maior( não sacrifícios idiotas como uma pessoinha ia fazer no livro, só porque era conveniente para ele) vai te ensinar a repensar na hora que decidires ser tão indiscreto, a aprender a enxergar as coisas como peças de quebra cabeça que podem sim ser resolvidos e lições muito importantes que você talvez não encontrasse em qualquer livro moralista por ai.

Beca 15/03/2021minha estante
Ameeei

Mamansi 07/06/2021minha estante
Qual a classificação indicativa amg?

Joane16 26/06/2021minha estante
Amei a resenha!!!

Joane16 26/06/2021minha estante
Esse livro é muito bom mesmo, começei a ler essa semana

Priscila Brazão 31/07/2021minha estante
Esse é meu livro favorito ????????

Priscila Brazão 31/07/2021minha estante
Divergente, Insurgente e Convergente. Minha trilogia favorita??

Priscila Brazão 24/08/2021minha estante
Como descrever a maravilha deste livro em minha vida.

Divergente foi o primeiro livro que li para me tornar uma leitora, graças a Divergente me apaixonei por livros, eu simplesmente achava a ideia de ler não era nada que agregasse em minha vida.
Quando assiste os filmes da série, gostei tanto deles que quando escutei que haviam livros deles, eu fui imediatamente ler, e eu adorei.
Esse é definitivamente o melhor, e mais importante livro da minha vida.

NB: O Quatro é tããããããão cativante meu Deeeeuuusss. ????

Lila 24/12/2021minha estante
J

Sarah 25/10/2022minha estante
Divergente com certeza se tornou meu segundo livro favorito depois de "Quatro" pq no final de convergente.... decepção com a morte da personagem que mais amei, um dos motivos q gostei do filme (apesar dele ser ruim) foi q mantiveram a tris viva kkk

pupcking 04/01/2023minha estante
sinceramente não gostei desse livro, não só desse livro, mas, a saga toda, particularmente a pior saga que eu já li, sem julgamentos ok, mas eu não gosto desse livro, apenas

Maycon 14/01/2023minha estante
gente, como faço pra ler??

Joniy 02/03/2023minha estante
Os livros são uma ótima opção para passar tempinho relexado gostei MT .

Regina 09/05/2023minha estante
Achei o começo da Trilogia muito bom. Um thriller dos bons, cheio de suspense, romance e aventura. Mas o final (livro 3), foi absolutamente sem sentido. A autora exagerou na reviravolta que quis imprimir à trama.

Itallo.InAcio 13/07/2023minha estante
divergente é muito bom, só não gostei do filme

Laura2447 13/07/2023minha estante
Divergente é um otimo livro,a história, os personagens fiquei presa querendo saber o desfecho, gosto do filme apesar de ñ se comparar com o livro

Larissa 04/10/2023minha estante
Me senti acolhida com os pensamentos de tris, ela tem um jeito incrivel de ver as coisas, os detalhes

Tainá 03/01/2024minha estante
Como que LER??

Tainá 03/01/2024minha estante
Como que LER??

cosimask 09/01/2024

Cringe
Sempre vi gente falando mal desse livro, então fui ler pra tirar minhas próprias conclusões e realmente, o livro é ruinzinho mesmo
ainda bem que eu comecei a ler sem expectativa nenhuma, senão eu acho que teria achado ainda pior kkkk

apesar de eu não ter gostado, reconheço algumas coisas boas no livro. acho que, principalmente na parte inicial, ele consegue atiçar a curiosidade do leitor pra querer entender mais sobre as facções e assim continuar lendo, e também achei a escrita simples e portanto acaba sendo bem fluido de ler, mesmo que tenha 500 páginas dá pra ler bastante de uma só vez sem ficar cansativo (eu mesma li ele em apenas 4 dias)

mas também tem muita coisa negativa kkkk
primeiro, eu senti ele inteiro sem muita profundidade. senti que as facções em si não foram muito bem explicadas, muito menos o motivo delas existirem, além de também ter achado elas extremamente esteriotipadas (exemplo: é sério que na "amizade" eles sempre vestem vermelho e amarelo e na "audácia" eles simplesmente pulam do trem em movimento TODA VEZ que vão descer dele???? tipo, o livro não mostra a explicação pra esses comportamentos, eles só fazem essas coisas porque "tem" que fazer e ponto)
outra coisa, eu sei que o público alvo do livro é adolescente mas em alguns momentos achei a escrita simples e até tosca demais pra esse público. o livro mostra pensamentos da protagonista e diálogos extremamente vazios e que me deixou sentindo muita vergonha alheia. se não fosse por algumas cenas de violência, eu poderia jurar que o livro fosse destinado pra um público ainda mais jovem (tipo uns 11/12 anos)
o romance do livro também me irritou na maior parte do tempo porque eu achei ele extremamente forçado. do nada a protagonista tava apaixonada por um cara que ela nem conhecia e tinha trocado só umas duas palavras??? eu só comecei a achar o casal mais convincente lá pelo final do livro (e ainda assim achei a maior parte das cenas e diálogos dos dois meio vergonhosos)
como to falando sobre vergonha alheia, eu preciso enfatizar o tanto que a protagonista é cringe em tudo o que faz. além desses diálogos muito vergonhosos que ela tem, ela faz questão de pensar e falar o tempo inteiro sobre o quão pequena ela é, sério isso encheu meu saco demais, todo mundo ja entendeu que tu tem 40cm de altura já pode parar de falar sobre isso !!!
eu também senti que o livro não levou muito a sério nenhuma morte, parece que 5min depois todo mundo já tinha superado completamente

ao todo, eu não achei um livro horrível, só meio ruim (e extremamente cringe)
não sei se as continuações irão finalmente se aprofundar mais na história e nos personagens e explicar melhor sobre as facções e etc, mas ler eles agora tá longe de ser uma prioridade minha (quem sabe um dia eu leia mas não prometo nada)
mas eu até recomendo esse livro pra quem tem no máximo uns 13 anos e goste de distopia, essa pessoa provavelmente iria gostar bastante
Jojo 09/01/2024minha estante
KKKKKKAKKAKA AMEI SUA RESENHA

arthbooks 09/01/2024minha estante
eu gosto tanto dele kkkkkk relevo o fato de ser cringe pq foi escrito em 2014, acho adequado pra epoca esse estilo de distopia

arthbooks 09/01/2024minha estante
2012** agora que vi kkk

Rogéria Martins 09/01/2024minha estante
Li um conto da Veronica recentemente e achei meio ok, mas não me deu vontade nenhuma de ler mais nada dela ?

Nathalie54 09/01/2024minha estante
Confesso que fiquei pensando "como assim ela não gostou de divergente?????", mas realmente, a época que li e gostei eu tinha uns 12 anos, então sem comentários KKKKKKKKKKKKKKKKKK

deathsah 09/01/2024minha estante
eu amo como vc conseguiu descrever tudo q eu penso perfeitamente

lotuss 09/01/2024minha estante
ta aí um livro que eu amava e que não vou reler nunca pq sei que envelheceu mal kkkkkk

Tamires 09/01/2024minha estante
Kkkkk tu não viu nada!!! Esse é o melhor dos 3. O último livro é tenebroso de tão ruim

Hysderllannyo 09/01/2024minha estante
Sempre me recomendaram ele, mas confesso que nunca li. Foi bom ler sua resenha. Quem sabe um dia eu dou uma chance e tiro minha própria conclusão.

Gustavo616 09/01/2024minha estante
Olha eu tenho 13 mas o livro DIVERGENTE no começo tava ruim fiquei um mês sem ler comecei esse ano de novo o começo é uma porcaria o meio me inspirou a ler mas no caso se você gosta de morte leia o INSURGENTE o livro mau começou spoiler a partir daqui o pai da Tris morreu ela e Tobias brigaram e ela está traumatizada com armas

cosimask 09/01/2024minha estante
arthbooks, eu tentei relevar também por ser de 2012 e público alvo ser uns 14 anos, mas eu também li jogos vorazes depois de adulta que tbm é uma distopia adolescente publicada só uns anos antes que divergente e eu não senti vergonha lendo kkkkk

cosimask 09/01/2024minha estante
nmyonlyme, recomendo que não releia kkkkk

Louise.Rosado 09/01/2024minha estante
Já li, e sofri muito. Talvez por ter lido depois dos 20 anos kkkkkk mas acho né raso também

cosimask 09/01/2024minha estante
Tamires, se esse é o melhor tenho medo dos outros kkkk

cosimask 09/01/2024minha estante
Hysderllannyo, acho bom ler pra tirar suas próprias conclusões também (vai q vc goste né) e achei ele bem fácil de ler então talvez valha a pena

Loh° 09/01/2024minha estante
Eu acabei de terminar a minha leitura de Divergente, na minha opinião eu achei uma leitura legalzinha ( até pq eu n sou fã de distopias) confesso que a Tris é bem chata, mas em questão de explicação das facções (NA MINHA OPINIÃO) está bem explicado sim a criação delas e o pq cada uma tem os mesmos costumes de sempre.. eu até q gostei, mas amooo vê opiniões diferentes sobre minhas leituras, me fazem pensar muito

cosimask 09/01/2024minha estante
Gustavo616, quem sabe um dia eu leia mesmo, se começou assim talvez seja um pouco mais interessante que o primeiro (pelo menos a premissa)

@Bitchniss 02/02/2013

Best-seller? Sério?
Veronica Roth tem um conceito interessante.
Ela tinha potencial. Mas é a execução da idéia que foi horrível.

*pensamento de Veronica Roth*
"Pesquisa? Fala sério, QUEM precisa fazer pesquisas sócio-politicas para escrever um livro distópico? Não, eu sei como escrever um livro, não preciso dessas pesquisas tão banais. Eu li outros livros desse tipo. Como por exemplo, "Jogos Vorazes" e "Caminhos de Sangue". Ah, espera! Eu também gostei de "O Mundo em Caos" e "O Falso Príncipe", então eu acho que vou colocá-los todos juntos e escrever um livro assim."

x

Depois de criar um conceito sobre o que Divergente deveria ser (se preocupando acima de tudo, é claro, com o mercado consumidor e não com a qualidade da obra em si), ela terminou de pensar nos quesitos clichês que fazem os adolescentes morrerem de amores por um livro medíocre.

*Mais pensamentos de Veronica Roth*
"Vamos ver... preciso colocar uma menina pequena e com aparência de criança, para depois ela surpreender todo mundo sendo super fodona. Ah, vou criar uma distopia muito mal construída, e não vou dar muitas explicações plausíveis ou aceitáveis sobre ela, como o autor Patrick Ness fez. Tomara que ninguém perceba o quão cheia de furos é a sociedade que idealizei.
O que mais Divergente pode ter para parecer um livro forçadamente SUPER AUDACIOSO? Ah, claro! Lições sobre coragem e auto-sacrifício! Sim, isso vai fazer minha protagonista parecer muito digna. Além de também fazer com que outras pessoas fiquem com inveja de seu sucesso, e sejam MUITO MALVADOS com ela, pobrezinha. Também preciso matar muitas pessoas (tenho que chocar os leitores hihihi) e fazer meus personagens pularem de um trem em movimento! ISSO É COMPLETAMENTE ACEITÁVEL. Quer dizer, ontem mesmo eu saltei de um ônibus em movimento e foi muito radical. Pensando bem, vou colocar meus personagens saltando do alto de um telhado também, só pro livro parecer mais emocionante".

x

Bem, concluindo, a coisa toda em Divergente é apressado e só ... completamente sem sentido. Pareceu que houve pouco esforço colocado em analisar o mundo e zero de pesquisa feita pela autora. Pode ser um bom entretenimento para leitores pouco exigentes, mas nunca para quem procura um livro que edifique.
Acho que Veronica Roth tem potencial, mas tem que ser explorado e, pelo amor de Deus, pesquisas socio-politicas precisam ser feitas, Roth! Eu acho que há uma boa escritor nela, só não quando ela está tentando ser "RADICAL E DESCOLADA".
Jully 02/02/2013minha estante
Sinceramente? Concordo :/
Mas acho que é porque comecei a ler com muitas expectativas. Aí me decepcionei. Vou ver se no segundo livro melhora.

Matheus 02/02/2013minha estante
Eu irei ler o segundo livro, mas não estou tão ansioso para ele quanto para " A Marca de Atena". Concordo cm vc, o livro foi escrito cheio de clichês e apressadamente, como na hora em que ela beija o Quatro e BUM! Descobre tudo. A partir daquela parte eu odiei o livro. Sinceramente, espero que no segundo livro melhore.

ana 02/02/2013minha estante
"Quer dizer, ontem mesmo eu saltei de um ônibus em movimento e foi muito radical. " kkkkkkkkkkk TA, EU RI.
Tomara que melhore mesmo no segundo, vamos ver.

Cris 03/02/2013minha estante
E depois de ouvir tantas pessoas falando bem dele, não tem como não criar expectativa, né? Também acho que pra um livro supostamente distópico faltou MUITO senso crítico nessa história.

Cinthia 18/02/2013minha estante
Gênio haha Esqueceu de falar da protagonista ser total egocêntrica e sem sentimentos, só porque "Ooh ela tem que ser valente e fodona". E o "casal" é super sem sal. (Por que é que eles se apaixonaram mesmo?)
Ouvi dizer que o segundo livro é ainda pior, até alguns fãs da série não gostaram.

Eduardo 13/11/2013minha estante
Sambou!

Ana Carolina 07/01/2014minha estante
não entendi o que vc não gostou? e quais os pontos falhos da autora que não fez pesquisa? vc fez? sabe quais são esses pontos falhos? gostaria de saber.

Sue 29/07/2014minha estante
kkkkkkkkkkkk Voce arrasou com essa resenha... Super concordo com você, não entendi muito bem a insistência dela em coloca-los pulando de qualquer lugar alto o bastante para colocar a vida em perigo... Ou quase.

Larissa 04/09/2015minha estante
Eu não concordo! Achei o livro bom e ja estou no terceiro (Convergente), mas para ser sincera achei sua resenha muito engraçada, vc e criativa!! ????

Marina 27/11/2023

E um livro bem envolvente é fácil de ler, a protagonista não e das melhores mais fui simpatizando a ela ao decorrer do livro. Achei a parte política muito rápida e feita de qualquer maneira, o romance e bem simples meio morno, o que vale pena e tudo sobre as facções e testes que são muito interessantes e bem escritos.
Acho que tudo o que envolve ser divergente e as relações pessoais da protagonista são melhores no primeiro filme.

gihassis 30/12/2021

Hihi
VEI eu via divergente quando eu era pequena e eu nunca parei pra ler de vdd né, aí eu peguei pra ler agora e eu DEVOREI o livro, perfeitinho, tudo nele encaixa perfeitamente, maravilhoso jamais vou superar.

bia 04/01/2022

maravilhoso!!
eu sou apaixonada pelo filme e então decidi ler, e me surpreendeu demais?? achei até melhor que o filme.
além da história ser incrível, o casal é simplesmente perfeito, sério não aguento com a tris e o tobias!!!
e mesmo já sabendo os acontecimentos, eu surtava quase em todas as páginas juro KKKKKKKKKK marquei o livro umas 80 vezes e não tô nem brincando.
Jessie 04/01/2022minha estante
Amo amoo, quer ler

Ester 04/01/2022minha estante
Aiiii esse livro é tudoo?

Ana 04/01/2022minha estante
Esse é o meu favorito da saga de livros, n gostei muito dos outros

bia 04/01/2022minha estante
muita gente fala isso, tô até com medo de ler o resto kkkkkkkk

Ana 04/01/2022minha estante
Não vai com muita expectativa não kkkkkkkkk eu simplesmente larguei de mão

@0Good_girl 04/01/2022minha estante
Juro que fiquei surtando desse jeito quando li

bia 04/01/2022minha estante
não tem como não surtar com esse livro AJAKAKAK

lunar 04/01/2022minha estante
Quero muito ler esse livro kkkk sou apaixonada pelos filmes, mas tô cm medo do livro não ser tudo isso ? Falaram que os outros livros são bem chatinhos...

bia 04/01/2022minha estante
amiga lê o primeiro, tu nem precisa continuar se não quiser

bia 04/01/2022minha estante
e vou ler os outros só pq comprei né kkkkkkkkk

lunar 04/01/2022minha estante
Tô pensando em fazer isso! Sou muito apaixonada pelo quatro e fiquei sabendo que tem bastante momento dele cm a Tris. ?

bia 04/01/2022minha estante
demaiss, tem muito mais interação entre eles no livro, fiquei até assustada quand vi

lunar 04/01/2022minha estante
Eita então vou ler kkkkk ?

Reynaâ¤ï¸ 19/01/2022minha estante
Amo esse livro??

bia 19/01/2022minha estante
eu tb!!

Isa 12/01/2022

Apaixonada!!
Desde muitos anos gosto da série divergente filme e decidi experimentar ler para saber qual seria a experiência, me apaixonei por esse livro, essa distopia fenomenal e toda a organização desse novo universo criado pela Veronica...
Totalmente apegada aos personagens, chorei, me irritei e quis matar muitos alguns, ao passo que também quis abraçar e proteger de todo mal muitos.
Feliz por disser que: com toda certeza o livro supera o filme, assisti diversas vezes divergente e tinha coisas que eu nunca entendi muito bem, já no livro é muito bem explicado tudo.
Apesar de ter 500 páginas e muitos considerarem longo, é um livro rápido de se ler e que tem a drama muito bem desenvolvida, que parece que tem umas 300 páginas. Recomendo!
Gabriela3753 12/01/2022minha estante
É um dos meus favoritos. Tanto livro, como filme também! É perfeito demais né?

Isa 14/01/2022minha estante
siiiim, muito incrível muito

Anayle 15/02/2023

Loirinha raivosa na facção dos vida louca
Estava sentindo falta de um livro que me prendesse a cada página que eu passava!
Nunca achei que fosse gostar tanto dessa distopia assim.

Nesta versão futurista da cidade de Chicago, a sociedade se divide em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude:
Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. Aos dezesseis anos, numa grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é ? não pode ter os dois. Então, faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma. Durante a iniciação altamente competitiva que se segue, Beatrice muda seu nome para Tris e se esforça para decidir quem são realmente seus amigos e onde se encaixa na sua nova vida o romance que lhe surge. Mas Tris também tem um segredo, que mantém escondido de todos, pois poderia significar sua morte. Ao descobrir um conflito crescente que ameaça destruir sua sociedade aparentemente perfeita.

Nenhuma vez cheguei a me interessar por esses livros e só havia visto os filmes quando era mais nova, paguei minha língua depois que comecei.

Que escrita leve e perfeita, minha leitura foi tão suave que nenhum momento cheguei a me cansar, simplesmente devorei e com gosto.

A construção da narrativa e o desenvolvimento de tudo está na medida certa, descrição de cenários, aparência dos personagens etc?
Congitei mesmo sobre minha avaliação desse livro e achei impossível não dar 5 estrelas.
isabelli 16/02/2023minha estante
kakak amei o título

Mah 17/10/2022

Perfeito! Amei o livro e espero que os próximos sejam tão bons quanto esse. A protagonista é maravilhosa, tem potencial para se tornar uma das minhas favoritas.
A história é apresentada em um cenário pós-guerra e a sociedade é dividida em cinco facções: Amizade (generosidade), Abnegação (altruísmo), Audácia (coragem), Franqueza (sinceridade) e Erudição (inteligência). Cada uma delas acredita que seus membros devem agir de maneira determinada por seus líderes para que o mundo possa viver em paz.
A protagonista, Beatrice Prior, é membro da Abnegação e mora com seus pais e o irmão, mas ao completar uma certa idade precisa fazer o teste de aptidão e após isso escolher em qual facção quer seguir, é nesse teste que ela descobre que é uma divergente.
A partir daí acompanhamos sua escolha e processo de iniciação, assim como seus problemas pessoais e convivência com os outros membros da facção. Ao longo dos capítulos a personagem melhora muito, tanto em suas habilidades quanto em seus relacionamentos, seja amizade ou vida amorosa.
É uma daquelas histórias em que sempre há algo acontecendo, tornando a leitura viciante. Não posso falar muito por causa dos spoilers, mas é realmente muito bom, se você gosta de distopia esse é o livro certo para você.
loracy.y 17/10/2022minha estante
Amo muito! Tem gente que não curtiu o final da triologia, divide bastante opiniões. Lembro que adorei ??

julix herondale 01/06/2021

Li esse livro quando tinha 11 anos e hj em dia tenho quase 17 e ainda amo demais, foi o primeiro livro q eu li de distopia e praticamente o primeiro livro q li e sério eu amo demais eu reli ele umas 4 vezes já de tão bom, recomendo p todos q querem algo bom e fluído sem muita enrolação.
Gisele Gondim 01/06/2021minha estante
tenho medo de reler e estragar a história kkkk

Amandenha 01/06/2021minha estante
Já viu o filme?

Stefanny 01/06/2021minha estante
Confesso me intimidar pelas 500 páginas

Nicoly.Sousa 14/12/2022

muito ruim, a escrita e todo o desenvolvimento simplesmente é igual a de um pré adolescente escrevendo fanfic.
Amanda 14/12/2022minha estante
Nossa... Eu adoro kkk Acho uma leitura fácil, e não é entediante

Karen 14/12/2022minha estante
Sério? Tô doida pra ler, que decepção

Deise 14/12/2022minha estante
???

Gaby 14/12/2022minha estante
E só piora

Amanda 14/12/2022minha estante
Leia e faça o seu próprio julgamento Karen.Rayssa

Ronan.Azarias 14/12/2022minha estante
Nunca li, nem pretendo, mas e a primeira pessoa q leio reclamando dessa forma

Daisy 14/12/2022minha estante
Eu acho uma leitura bem interessante com uma escrita simples, o que é normal neste género de livro

Karen 14/12/2022minha estante
Hitou em gata kkkk

Bia 26/05/2022

Divergent
Esse livro é ÓTIMO sério cada página me fazia querer ler mais e ele me tirou de uma ressaca literária então posso falar que ele é fácil e bom de ler,a parte da ação e ótima e o romance também triz e quatro são um casal perfeito amo o jeito que um cuida do outro
biancavl33 26/05/2022minha estante
o livro que me fez gostar de ler ?

Sara.Azevedo 26/05/2022minha estante
Meu xodozinho ??

Cami 26/05/2022minha estante
eu amo esse livro ?

Joane 21/01/2021

Uma surpresa boa
Finalmente vou falar desse livro!
Desde que eu comecei a ler, me surpreendeu como o começo ia rápido, e mesmo quando não lia a meta, quando pegava pra ler era tranquilo e muito fluido. E eis que foi rápido de terminar assim que colocado como prioridade.

Sobre Tris: eu gosto tanto da atitude dessa personagem, me chama muito a atenção, pelo menos nesse livro vou lembrar o quanto ela foi foda, ela me surpreendeu muito e minha personagem favorito mais recente, de acordo com esse livro (caso ela me decepcione nos outros)

A história
Acho muito interessante essa coisa das facções, e nessa tomada de poder que desenvolve, que a gente cria uma relação com outra coisaa, por exemplo a característica marcante das facções, a escolha depois do teste de aptidão e quem é designado para o quê, e quem não concorda tem conflito, parece ser abordado bem ou eu pensei demais e esse livro me deixou reflexiva sobre coisas.
E tenha me atingido de uma forma, como um livro que muda a sua vida, eu acho

O auge é esse primeiro ser tudo de bom, uma surpresa que eu não sabia que ia gostar tanto, se eu não gostar dos próximos pelo menos amei esse rsrs

Julia Manjko 26/12/2023

Experiências com séries de distopia adolescente
Esse ano li jogos vorazes, e foi espetacular. Fiquei muito surpresa em ter gostado da leitura , principalmente por não fazer parte do público alvo. Por isso me abri mais para leituras deste tipo.

Assim decidi começar a ler divergente, infelizmente não foi uma experiência tão espetacular como foi com jogos vorazes.

Neste caso acredito que a minha idade atrapalhou um pouco: não consegui me conectar com a maioria dos personagens, achei as atitudes da audácia muito infantis e incabíveis e achei o meio do livro bem monótono.

Quando o livro focava em falar de política ( momentos bem escassos ) ficava bem interessante, mas logo o livro voltava pra mesma ladainha de sempre.

Mesmo assim vi muito potencial pra história e, levando em conta que o final foi bem interessante, decidi continuar a série.
Elaine 02/01/2024minha estante
????????