Hotel Brasil

Hotel Brasil Frei Betto

Resenhas - Hotel Brasil

Pâmela 11/04/2022

Pode um padre escrever romance policial?
Pode sim. O livro é muito interessante, no inicio nos prende por conta da descrição dos personagens e também a total sinceridade ao falar sobre problemas sociais sem nenhum pudor. Tendo o autor o Frei Betto sido militante na ditadura militar e sofrido amplamente com torturas, há aqui momentos em que vemos claramente esse reflexo nos personagens e na maneira de narrar a história se referindo a violência policial e falta de estrutura no país.
Quando imaginamos que a história não poderia ficar mais tensa, descobrimos que poderia sim e infelizmente percebemos que certas coisas infelizmente acontecem na vida real.
Existem problemas na narrativa? Sim, existem. Mas, creio que aqui o mais importante não é quem é o assassino degolador. Aqui, o mais importante são os personagens e suas histórias que muitas vezes se misturam com crônicas no modo como o livro se organiza. Vale a pena a leitura, acredito que algumas pessoas se decepcionem um pouco, pois a história não atende a expectativas e foge um tanto ao estilo de romance policial.

Gláucia 15/02/2011

Fuja!
Mais clichet impossível, os personagens são verdadeiras caricaturas e as situações absolutamente previsíveis. Talvez o autor tenha desejado mesclar o mundo do Cortiço de Aluísio Azevedo à uma trama policial tipo Agatha Christie e o resultado foi desastroso. Apesar de curto e rápido de ler por suas letras grandes, a sensação que se tem é de se estar lendo um livro que não acaba.
joao 04/08/2012minha estante
Concordo. Os personagens são estereotipos e o estilo da narrativa me lembrou aquela coleção enrola-desenrola, ou ainda, aventuras em taquara poka. O enredo, inverossímel (quem continuaria na pensão depois do segundo, ou vá lá,depois do terceiro crime?)com final previsível. Literatura infanto-juvenil como pano de fundo para blá-blá-blá ideológico. saudades do Sherlocke.

Felipe.Ferreira 23/04/2020minha estante
Também tive essa impressão.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/06/2019

Um mosaico de tipos brasileiros num romance cheio de suspense e crítica social marca a estreia de Frei Betto na ficção policial. A história se passa na Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro, por onde circulam travestis, cafetinas, pretensos escritores, jornalistas de porta de bar, ingênuos iludidos que vêm do interior tentar a sorte na cidade grande, além dos próprios moradores da região. Os personagens são apresentados por meio de depoimentos dados à polícia local. Todos eles caem na mira do delegado Olinto Del Bosco, que não medirá esforços para descobrir a identidade do assassino. Com seu já comprovado talento narrativo, Frei Betto cria aqui um retrato sem retoques da vida na metrópole.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8508073666