As Neves do Kilimanjaro

As Neves do Kilimanjaro Ernest Hemingway

Resenhas - As Neves do Kilimanjaro e outros contos

Heitor 18/07/2023

Uma coletânea para se chamar de hemingway
Não é nenhuma novidade que a escrita de hemingway é tão bem conhecida por sua honestidade e dureza. aqui temos um vislumbre interessante das razões que tornam esse autor tão instigante e único.
entre pugilistas renomados, em fim de carreira, até soldados desconfiados em guerra pelas ruas da espanha, ou até mesmo nas ilusões de um jovem francisco que nunca será toureiro, encontramos a morte espreitando esses momentos flertando das mais variadas formas que seja possível concebê-la.
o impacto a cada texto é sentido como um soco que almeja sempre pelo nocaute. e, ainda do pouco que conheço dele, acredito que hemingway seja isso: um bravo lutador.

Camila Diniz 31/05/2023

Como tem uma seleção de contos do autor, alguns são melhores que outros e vão se alternando no decorrer do livro. Talvez se não gostar do primeiro pode achar outro conto mais interessante e não perde por ler o livro inteiro. Meus favoritos foram o conto inicial dessa coletânea e também o conto "cinquenta mil". Teve uns dois que eu não gostei e o resto foi de médio para bom. Indico a leitura, mas com restrições. Acho que para a maioria os textos devem parecer cansativos e muito descritivos.

Gabriel.Larrubia 24/05/2023

Eu raramente acho que ordem de leitura importa, mas já ouvi de um leitor de Murakami que leu um livro muito bom dele e logo em seguida leu outro que tinha praticamente o mesmo enredo, mas era o primeiro "piorado". Li essa versão piorada sem conhecer a primeira e me diverti muito. Com Hemingway acabei tendo a experiência do leitor que citei.
Meu autor americano pós-guerra preferido é o Salinger, um dos únicos que viveu todos horrores da guerra e quando voltou pra casa escreveu sobre outra coisa. Nessa compilação de contos as vezes tem 5 contos seguidos explicitamente com o mesmo plano de fundo, e isso acabou me enchendo o saco. Obviamente, provavelmente, todos tratam de temas distintos, porém pra perceber isso é preciso uma leitura mais atenta, com mais cuidado e carinho, e é difícil ter isso quando a obra não te captura de outras formas, ou quando você não leu aquilo na hora apropriada.
Acho que o velho e o mar é o magnum opus do Hemingway, e se não fosse ele eu talvez não teria tanto interesse em Hemingway, mas ao mesmo tempo é difícil outro escrito dele alcançar o patamar estabelecido. Pelo baixo nível de compromisso (12 contos, na maioria curtos) acho que esse livro pode ser uma boa primeira de Hemingway, já que ele carrega um gostinho de por quem os sinos dobram, o sol também se levanta, etc, com seu conto favorito podendo indicar que livro dele pode ser seu próximo. Se no fim de tudo a escrita ainda não te atrair, ainda assim, leia o velho e o mar, um livro levíssimo, no total mais curto que essa coletânea, e um dos melhores que já li.

Patricia.Lima 09/03/2023

3 só porque é Hemingway
Como diz o título, só terminei porque é um Hemingway. Nem pareceu do mesmo autor de "Quando os sinos dobram".

Regina 18/01/2023

As neves de Kilimanjaro
Li apenas este conto para a LC Achei um pouco chato o protagonista.. Não li nada mais desse autor então fica difícil dizer que não gosto da escrita..

Regina 18/01/2023minha estante
Acho que vc deveria reler o conto. Ele é realmente muito chato, mas fala muito sobre neve

Camila Diniz 07/05/2023minha estante
Ia ler por causa de banana fish, mas já me decepcionei antes de começar haha (Mas ainda pretendo ler pra tirar minhas próprias conclusões)

Camila Diniz 10/05/2023minha estante
Moça do céu, eu amei o conto! Chorei muito, é totalmente o Ash ali. As reflexões sobre a morte, o trecho sobre o menino na fazenda. Fui esperando nada encontrei tudo haha Sugiro a leitura de "o velho e o mar" do mesmo autor, quem sabe você gosta desse?

Bottonlina 28/01/2022

O [*****]mulo da chatice!
Ainda bem que conheci o autor por O velho e o mar, pois se tivesse começado por este livro, seria o primeiro e último!
Extremamente chato.
Vale pontuar reflexões de vida e morte, amor e dedicação matrimonial, sofrimento compartilhado e desdém. PORÉM, se você tiver saindo, ou em estado, de ressaca literária, não recomendo por nada!!!

mxavier 15/11/2021

Contos multíplices
As Neves do Kilimanjaro e outros contos trata-se da reunião de 12 contos do autor Ernest Hemingway, com os mais variados temas e contextos, apesar de muitos se passarem ou estarem intrinsecamente ligados à guerra. E talvez por isso seu conto mais forte possa ser "História Natural dos Mortos", em que há uma descrição extremamente, talvez até exageradamente, detalhada do estado dos corpos explodidos e pútridos em meio ao cenário caótico.

Outros começam sem pretensão, mas ainda assim conseguem passar importante mensagem em poucas páginas. Eu mesmo posso não ter entendido um ou outro, mas fica aí a indicação para aqueles de mente mais aguçada.

Locimar 06/02/2021

Sem graça!
Mesmo entendendo o contexto da época, é horrível ler as partes sobre a matança de animais selvagens nos safaris. O que aliás ainda persiste e menos número, mas persiste clandestinamente.

Victor 21/07/2020

Excruciantemente chato
Nunca que eu poderia imaginar que uma obra tão curta e segmentada (são 12 contos em apenas 175 páginas!) pudesse ser tão entediantemente chata. Por mais breve que fosse a história, cada leitura era um desafio. Provavelmente metade dos contos são sobre boxe, e a outra metade é tão desinteressante quanto - até o que dá título ao livro. Foi minha porta de entrada para Hemingway, e provavelmente a de saída também.
Patricia.Lima 09/03/2023minha estante
Não deixe de ler "o velho mar" ou "por quem os sinos dobram"

Antonio.Junior 04/07/2020

Fraco
O livro apresenta uma coletânea de doze contos do autor onde podemos destacar o primeiro, que dá nome ao livro, e é um dos mais famosos, e mais um ou dois. O restante são contos muito fracos.

Dávila 29/03/2020

Tem de ler ou pelo menos tentar.
Ótima coletânea de contos do escritor ganhador do Nobel.
Versão condensada em doze histórias da edição da Bertrand com setenta narrativas curtas de Ernest Hemingway.
A Best Bolso fez bem.
Uma ótima introdução ao mundo do escritor de "O velho e o mar".
Destaques? Difícil escolher mas "Cinquenta mil" e "Os pistoleiros" são impactantes além do conto que da título ao livro.
Escolha seus preferidos e boa viagem.

Suliany 08/08/2018

Cansativo!
Não sei se não li direito ou as estórias são sem graça.
Um livro de contos, sem pé nem cabeça.
Foi sofrido!

Maísa 07/08/2018

Eis uma obra que me é ambígua. Antipatizo de início ao fim com os personagens, mas isto não macula a maestria com que a história é conduzida, revelando traços negativos da personalidade humana em um contexto peculiar. O genial Hemingway mostra que é possível construir personagens odiosos e ainda assim apresentar um texto fantástico.