As neves do Kilimanjaro e outros contos

As neves do Kilimanjaro e outros contos Ernest Hemingway

Resenhas - As Neves do Kilimanjaro e outros contos

Bottonlina 28/01/2022

O [*****]mulo da chatice!
Ainda bem que conheci o autor por O velho e o mar, pois se tivesse começado por este livro, seria o primeiro e último!
Extremamente chato.
Vale pontuar reflexões de vida e morte, amor e dedicação matrimonial, sofrimento compartilhado e desdém. PORÉM, se você tiver saindo, ou em estado, de ressaca literária, não recomendo por nada!!!

Victor 21/07/2020

Excruciantemente chato
Nunca que eu poderia imaginar que uma obra tão curta e segmentada (são 12 contos em apenas 175 páginas!) pudesse ser tão entediantemente chata. Por mais breve que fosse a história, cada leitura era um desafio. Provavelmente metade dos contos são sobre boxe, e a outra metade é tão desinteressante quanto - até o que dá título ao livro. Foi minha porta de entrada para Hemingway, e provavelmente a de saída também.
Patricia.Lima 09/03/2023minha estante
Não deixe de ler "o velho mar" ou "por quem os sinos dobram"

mxavier 15/11/2021

Contos multíplices
As Neves do Kilimanjaro e outros contos trata-se da reunião de 12 contos do autor Ernest Hemingway, com os mais variados temas e contextos, apesar de muitos se passarem ou estarem intrinsecamente ligados à guerra. E talvez por isso seu conto mais forte possa ser "História Natural dos Mortos", em que há uma descrição extremamente, talvez até exageradamente, detalhada do estado dos corpos explodidos e pútridos em meio ao cenário caótico.

Outros começam sem pretensão, mas ainda assim conseguem passar importante mensagem em poucas páginas. Eu mesmo posso não ter entendido um ou outro, mas fica aí a indicação para aqueles de mente mais aguçada.

Camila Diniz 31/05/2023

Como tem uma seleção de contos do autor, alguns são melhores que outros e vão se alternando no decorrer do livro. Talvez se não gostar do primeiro pode achar outro conto mais interessante e não perde por ler o livro inteiro. Meus favoritos foram o conto inicial dessa coletânea e também o conto "cinquenta mil". Teve uns dois que eu não gostei e o resto foi de médio para bom. Indico a leitura, mas com restrições. Acho que para a maioria os textos devem parecer cansativos e muito descritivos.

jota 04/02/2014

Mais ou menos...
O que esta seleção de contos de Hemingway tem de original é que é brasileira; foi especialmente editada pela Bestbolso. Todas as doze histórias foram retiradas de três livros do autor, Contos (volumes 1, 2 e 3), mas não há qualquer explicação da editora ou do selecionador, Mário Feijó, justificando esta ou aquela escolha.

Além do conto que dá titulo ao livro, temos os demais: Cinquenta mil; A denúncia; História natural dos mortos; Véspera de batalha; Em outro país; Os pistoleiros; O lutador; Mãe de bichona; A capital do mundo; Depois da tempestade. Nenhum deles muito conhecido, não?

Apenas As Neves do Kilimanjaro é um daqueles quatro contos que o crítico Harold Bloom elegeu como fundamentais na obra de contista de Hemingway. Os outros três são: Colinas como elefantes brancos; O Senhor esteja convosco, cavalheiros; Mudança de ares. Que ficaram lá pelos volumes de Contos, não deram as caras (ou as páginas) por aqui...

Toda escolha é pessoal mas temos de concordar com os contos escolhidos por Bloom: tirando As Neves..., que é excelente (além de ser semiautobiográfico: o protagonista Harry, um escritor, tem muito do próprio Hemingway que conhecemos), as demais histórias selecionadas por Mário Feijó não são lá muito interessantes, ainda que não seja difícil identificar nelas duas coisas que caracterizam a escrita de Hemingway: seu estilo jornalístico e seus diálogos curtos e precisos.

Digamos assim que se este fosse não um livro mas um daqueles antigos LPs, As Neves... ocuparia o lado A sozinha enquanto que as demais histórias caberiam todas no lado B. Ficaria um disco desequilibrado, como é o caso desta coletânea, penso.

Lido entre 02 e 04/02/2014.
Wilker Chaves 06/12/2016minha estante
Excelente depoimento, auxilia quem está pensando em comprar. Vou ler as neves... na net mesmo.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 01/08/2017

Já Li
"As Neves do Kilimanjaro e Outros Contos" é uma coletânea de contos escritos pelo autor entre os anos 1930 e 1940. A antologia é composta por dez contos sendo que "As Neves do Kilimanjaro" é uma das obras mais famosas de Hemingway, e chegou a ser adaptada para o cinema em 1952 e novamente em 2011.

Em "As Neves do Kilimanjaro", Helen e seu marido escritor Harry escalam o monte que dá nome ao título. Harry está morrendo por causa de uma gangrena e um de seus desejos antes de morrer é ver a neve no topo do Kilimanjaro. Enquanto eles estão no processo de subida do monte, Harry vai se tornando cada vez mais agressivo e violento com Helen e a narrativa se concentra nos distúrbios e devaneios emocionais de Harry. Ele intercala as explosões de raiva com momentos ternos e doces, deixando Helen (e o próprio leitor) perplexa. Ao longo da expedição, Harry começa a lembrar-se de coisas do passado e o leitor fica curioso e aflito para saber se ele irá ver a neve no topo do monte do Kilimanjaro.

Outro conto que vale mencionar é "Os Assassinos". Nele, aparece Nick Adams, uma personagem recorrente nos contos do escritor. Neste conto, seu estilo é bastante minimalista, em contraponto com os frequentes fluxos de consciência de suas estórias. Max e Al, em Illinois na época da Lei Seca (quando vender bebidas alcoólicas era considerado crime) entram no bar de Henry e George. Max e Al estão ali para executar um assassinato sob encomenda e Nick Adams é feito de refém, na cozinha, junto com um funcionário negro. O conto é praticamente todo narrado em diálogos e há várias referências ao crime organizado da época.

Um conto que gosto muito é "A breve, feliz vida de Francis Macombe". Francis e Margot são casados e estão em uma viagem de safári pela África (um tema bem comum nas estórias de Hemingway). Francis contratou um caçador profissional, chamado Robert, para lhe ensinar a caçar, pois o sonho de Francis é matar um leão. Porém, ao ficar frente-a-frente com o animal, Francis tem um ataque de pânico e foge, enquanto Margot atira no leão com facilidade. Depois deste acontecimento, o casamento deles desanda, pois Francis sente-se humilhado pela esposa e esta começa a desprezá-lo. O final do conto é trágico.

Hemingway tem uma visão intimista e pessimista das relações interpessoais, sobretudo dos casamentos, que permeia todas as suas obras. Além disso, suas personagens masculinas normalmente são homens fracassados em busca de rendição. Gosto muito de suas obras e recomendo a leitura desta coletânea.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2017/08/rory-gilmore-book-challenge-as-neves-do.html

Suliany 08/08/2018

Cansativo!
Não sei se não li direito ou as estórias são sem graça.
Um livro de contos, sem pé nem cabeça.
Foi sofrido!

Antonio.Junior 04/07/2020

Fraco
O livro apresenta uma coletânea de doze contos do autor onde podemos destacar o primeiro, que dá nome ao livro, e é um dos mais famosos, e mais um ou dois. O restante são contos muito fracos.

Regina 18/01/2023minha estante
Acho que vc deveria reler o conto. Ele é realmente muito chato, mas fala muito sobre neve

Camila Diniz 07/05/2023minha estante
Ia ler por causa de banana fish, mas já me decepcionei antes de começar haha (Mas ainda pretendo ler pra tirar minhas próprias conclusões)

Camila Diniz 10/05/2023minha estante
Moça do céu, eu amei o conto! Chorei muito, é totalmente o Ash ali. As reflexões sobre a morte, o trecho sobre o menino na fazenda. Fui esperando nada encontrei tudo haha Sugiro a leitura de "o velho e o mar" do mesmo autor, quem sabe você gosta desse?

Julio.Argibay 14/01/2018

Contos curtos
Dois pequenos contos do mestre. Um petisco para os mais anciosos.

Dávila 29/03/2020

Tem de ler ou pelo menos tentar.
Ótima coletânea de contos do escritor ganhador do Nobel.
Versão condensada em doze histórias da edição da Bertrand com setenta narrativas curtas de Ernest Hemingway.
A Best Bolso fez bem.
Uma ótima introdução ao mundo do escritor de "O velho e o mar".
Destaques? Difícil escolher mas "Cinquenta mil" e "Os pistoleiros" são impactantes além do conto que da título ao livro.
Escolha seus preferidos e boa viagem.

Locimar 06/02/2021

Sem graça!
Mesmo entendendo o contexto da época, é horrível ler as partes sobre a matança de animais selvagens nos safaris. O que aliás ainda persiste e menos número, mas persiste clandestinamente.

DIÓGENES ARAÚJO 20/10/2013

Me decepcionei
Uma série de 12 contos de Hemingway. A maioria é de dar sono, mas alguns bem interessantes, mas me arrependi de ter lido.

Joana 19/11/2014

Sinceramente, não é das melhores coisas de Hemingway em questão de contos. Interessantes mesmo apenas alguns, incluindo-se aí o que dá título ao livro - As Neves do Kilimanjaro. Tem que ser muito fã do autor para gostar completamente dessa seleção.