Claraboia

Claraboia José Saramago

Resenhas - Claraboia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana Caroline 30/03/2024

O Cotidiano tem sua maravilha! Nesse livro José Saramago entra na vida das pessoas e escreve de modo ?fofoqueiro? como se nos os leitores estivéssemos tbm espiando a vida dessas pessoas, é o tipo de livro que eu gosto de ler porém não é para todo mundo pois como a vida real nada muito interessante é chocante acontece.

claracoutorosa 21/02/2024

Esse livro é para quem gosta de fofocar sobre a vida alheia
Neste romance, acompanhamos os dramas cotidianos dos moradores (fofoca) de um prédio de seis apartamentos numa rua modesta de Lisboa. As janelas, paredes e corredores do velho edifício são testemunhas privilegiadas das pequenas tragédias e comédias representadas pelos personagens.

Mariana113 06/02/2024

O cotidiano excepcional
Gosto muito como esse livro me remete ao cotidiano, me faz pensar no dia a dia de todos nós. Apesar de parecer tão próximo, ele mostra a distância que temos entre todos por sermos tão singulares em nossa existência - cada um com seus próprios dilemas.

Rafa.Colog 15/12/2023

Leitura do colégio: até q interessante
Nota 3/5= não tenho nada contra, só não tenho a favor também
Leitura= 03/2017
*Aviso: tem spoilers sobre o final do livro*
Comecei a ler o livro sem muita vontade para ser sincera. Tem vários personagens e várias histórias acontecendo ao mesmo tempo. No começo é bem confuso, mas depois eu fiquei interessada no que acontecia, parece muito com novelas da TV.
Não é super interessante, só dramas do cotidiano, mas assim como fofocas de bairro você ainda quer saber o fim. E é ai é que tá o que mais me marcou nesse livro: o final.
Termina no meio de uma conversa entre os personagens, simplesmente reticências e acabou. Eu l fiquei procurando mais páginas e até pensei que tinha um capítulo faltando ou sei lá.
Assim como começou acompanhando a vida dos personagens em um ponto qualquer, termina aleatoriamente, sem respostas sobre o futuro. Eu fiquei muito irritada com isso época.
Não sei dizer se recomendo para quem gostaria de ler para passar o tempo, já que li por obrigação no colégio, mas me entreteve quando minha expectativa era odiar cada segundo da leitura.

Bruna Peixoto 10/10/2023

Gostei bastante do livro! Achei bem diferente dos livros que li dele até o momento. A historia acompanha a vida de pessoas que vivem no mesmo edifício. O final em aberto também foi interessante, afinal a vida continua, apesar de ficar bem curiosa para saber qual caminho alguns personagens iriam escolher.

monteirobiaaa 07/10/2023

Saramago ??
Que livro bom! me senti inquilina do prédio, movida por fofocas e por uma vida monótona. gostei muito de acompanhar todos, senti conforto lendo. apesar de alguns personagens difíceis de engolir. custei a terminar pq queria permanecer nesse mundo..
amei amei

gabisneubert 22/06/2023

Muito diferente de tudo que já li do Saramago
Não é meu favorito dele, mas não posso dizer que não é bom ou que não gostei. Eu achei uma leitura bem "silenciosa", e era exatamente o que eu estava precisando no momento. Eu amo a narrativa do Saramago (mesmo essa sendo bem distinta das outras), e acho que esse foi o único livro com várias histórias e personagens que não me deixou completamente perdida. Tem citações profundas, que te fazem refletir bastante, e é engraçado como o "final aberto" das histórias de cada núcleo narrativo caiu feito uma luva para finalizar a obra.
Foi uma experiência bem diferente do que eu imaginava, mas gostei muito.

Nayara.Camara 14/06/2023

O que dizer sobre esse romance? Ter sido escrito por Saramago já diz tudo. Várias histórias dentro de uma única história nos mostrando até onde a alma humana é capaz de chegar para realização de seus desejos mais obscuros. Vale a pena ler!!!!

Sue 14/05/2023

Um Saramago bem pouco Saramago
Saramago é um dos meu escritores favoritos, com certeza o autor que mais li livros da sua obra, mas esse livro me causou estranheza. Faltaram aqueles parágrafos enormes, sem travessão nos diálogos, aquela escrita de prosa que mais parecia poesia. Apesar disso o livro é excelente. Acompanha a vida de várias famílias de um mesmo prédio em Lisboa. E tem todo o tipo de gente, igualzinho a todos os prédios por aí. As histórias não tem necessariamente um final porque o final seria a morte e a vida é repleta de histórias incompletas, mal acabadas, mal resolvidas. Como na vida, todos acabam por "seguir o baile", nem sempre dançando, mas sempre mudando.

Alessa 17/04/2023

Aqueles livros que você não consegue parar de pensar nele
Que livro maravilhoso! Adorei conhecer uma escrita quase que embrionária de Saramago.
São perceptíveis todas as particularidades que formarão seu universo literário, questionamentos sobre a humanidade, sobre nossa essência, sobre as relações com o outro...

E por ser uma escrita inicial, isso de forma alguma tira o brilho da narrativa, que é simples, envolvente e direta. A construção dos ambientes, da aura dos personagens... tudo isso foi uma experiência sem igual pra mim.

A curiosidade de saber o que se passam dentro de quatro paredes na casa de vizinhos é algo tão inerente a nós que o livro engata rapidamente e quando você menos espera, o autor lança diálogos e questionamentos que fazem a cabeça ficar refletindo por horas (destaque pro capítulo XXVI!).

O único ponto que me fez tirar meia estrela foram algumas falas e posicionamentos machistas em um momento da história, que eu compreendo ser necessário fazer o recorte, por o livro ter sido escrito em 1950. Mas mesmo assim não me sentiria à vontade dando 5 estrelas a uma leitura que apresenta alguns pontos que não compactuo.

Mesmo assim, recomendo demais a leitura e esse é um excelente ponto de partida pra quem quer se iniciar nas obras do autor.

Lulu 18/03/2023

Saramague-se
Meu primeiro livro do Saramago e eu não poderia ter tido um início melhor! Um livro exatamente do jeito que eu amo: monstrando o cotidiano dos personagens e tirando poesia disso ?

Karolline.Campos 26/12/2022

Imersão
Peguei o livro para ler após ter abandonado Casa Soturna do Charles Dickens. Nada de cativador nos personagens, nada de surpreendente na história. Talvez um efeito de ter lido tantos Dickens seguidos. Talvez as longas pausas entre os dias disponíveis para leitura.

Senti minha curiosidade ativa ao ler a descrição do Abel e suas dúvidas sobre a vida na sinopse atrás do livro. Automaticamente, sem ter lido uma linha, elegi o personagem como o meu favorito. Afinal, muito do que nos cativa está relacionado diretamente com uma parte de nós mesmos. Me identifico com os questionamentos de Abel, me identifico com a vida ou as vidas que o Saramago sabe narrar tão bem.

Ao longo da leitura ia me sentindo cada vez mais conectada com cada um dos personagens. Foi então que percebi que preferências também podem ser derivadas da profundidade de experiências compartilhadas.

Estar com os olhos sempre abertos para enxergar de verdade não apenas a estrutura, mas, sobretudo, o miolo, o elemento mágico que influencia e que cria tantas coisas.

Saramago assim como Dostoiévski têm esse poder de imergir o leitor. Não há escapatória, não há a possibilidade de abandonar o livro no meio... você simplesmente sente a necessidade de ler mais, de sentir mais, de compreender mais, de ver mais... O pensamento dando voltas e mais voltas em busca de solucionar o que não tem solução. A sua percepção da vida sendo transformada por palavras, personagens, por um enredo que te desafia por completo.

Simplesmente uma leitura sensacional.

Maíra 17/12/2022

Claraboia, José Saramago

Ao longo da vida, o renomado escritor José Saramago escreveu diversos romances, contos, poemas e peças teatrais. A obra Claraboia foi publicada pelos seus familiares somente após a sua morte, no ano de 2011.

O título do livro refere-se a abertura no alto de um prédio com a finalidade de permitir a entrada de luz no edifício, cujo nome é claraboia. Entrelaçando-se ao título, o enredo dessa história se passa em um pequeno prédio em Lisboa, durante a primavera de 1952.

O leitor, a partir de uma visão panorâmica no início da história, passa a acompanhar o cotidiano dos moradores dos 6 apartamentos presentes no prédio, alternando de forma harmoniosa entre as vidas dos personagens que interagem entre si. Assim, cria-se uma narrativa singela e complexa que aborda diversos temas, como traição, problemas financeiros e até mesmo vingança, evidenciando as peculiaridades da conduta humana e os efeitos dela na sociedade.

Ademais, me surpreendi como vários elementos foram apresentados durante a obra, como as sinfonias de Beethoven, as citações às obras de Eça de Queiroz e Fernando Pessoa e a emocionante reflexão sobre a vida de um dos personagens, redigidos pela impecável escrita de Saramago do início ao fim.

Por fim, Claraboia foi uma leitura leve, comovente e engraçada em alguns momentos, no qual me apeguei a vários personagens e detestei alguns outros. É uma obra maravilhosa que todos deveriam conhecer.

Leo Leu 27/10/2022

Novelão
Livro com uma escrita ?diferente? do normal quando o assunto é Saramago. A história e leve e envolvente, um delicioso passatempo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6