Uma Verdade Inconveniente

Uma Verdade Inconveniente Al Gore

Resenhas - Uma Verdade Inconveniente

GIPA_RJ 19/03/2009

AINDA NÃO LEU??
De que planeta você é? Se vocÊ respondeu Terra , corra atrás deste livro e tome consciência da encruzilhada ecológica que estamos vivendo. Sustentabilidade : fundamental entendê-la , seja você adulto ou criança.

O livro é um dossiê completo sobre a questão , e possui tabelas , fotos e gráficos muito esclarecedores. É muito mais subjetivo que o filme , leia antes de assistir.

iriscarvalho 02/07/2020

"Temos tudo que é necessário para começar a resolver a crise climática - menos, talvez, a vontade política." pg 278
Por mais que essa edição seja de 14 anos atrás, todo o conteúdo permanece relevante.
Vários do eventos que vivenciamos ano após ano, foram previstos e estão descritos nesse livro.
É uma forma dura (mas sincera) de alertar que o planeta pede socorro.

"Cada um de nós é uma causa de aquecimento global; mas cada um de nós pode se tornar parte da solução - em nossas decisões sobre os produtos que compramos, a eletricidade que usamos, o carro que dirigimos, o nosso estilo de vida." pg 278

A.N.D.E.R.S.O.N 12/06/2009

Difícil imaginar que existam 10 ambientalistas nesse ou em qualquer outro planeta que não tenha esse como o livro de cabeceira. Se você não sabe como ajudar a conter o aquecimento global, não sabe quais as proporções que essa mudança climática têm tomado nos últimos 10, 20, 30 e 1.000 anos. Eis um manual para carregar dentro da bolsa. Certo, você não é cientista? Gráficos e linguagem técnica te assustam? Sem problemas, continua sendo o melhor livro para você. Com linguagem acessível e envolvente, o ex-vice presidente americano Al Gore, consegue te fazer perder várias noites de sono sem ser chato. As passagens não são densas e as imagens são simplesmente lindas e se conectam perfeitamente ao texto, fazendo cada vírgula tornar-se extremamente necessária, além dos textos lhe passarem informações úteis em cada linha sem deixar de ser conciso. As páginas não são simplesmente folhas de papel e as várias dobragens o fazem interagir com o texto. O texto é um pouco mais voltado para o público estadunidense, onde usa-se expressões como "nosso país" vez ou outra, mas também pudera, levando-se em conta que os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 25% de todo o desperdício e poluição do mundo. De forma bastante inteligente, Al Gore também fala bastante sobre sua família e de que forma sua luta pelo meio ambiente vêm afetando sua vida pessoal de forma muito positiva, evocando a empatia do leitor não só para o autor enquanto ativista, mas também como pai, fazendo com que represente cada um de nós e nos mostrando coisas que assim como ele, podemos perfeitamente fazer. Vá atrás desse maravilhoso livro, aproveite uma excelente obra e ajude a conservar essa que é a nossa única moradia, o planeta Terra...

cat 17/04/2021

Esse livro é muito importante. Tem gráficos, tabelas e imagens para que fique bem claro e não haja dúvidas sobre o que está sendo dito no texto. LEIAM.

Ingrid 18/03/2013

Um alerta a nós, seres humanos! Assustador!!!
A quem gosta da natureza que rege nosso planeta, recomendo!

Ana Hise 03/11/2016

Uma verdade inconveniente
No livro, Algore faz um alerta em relação à crise climática do nosso planeta, que encontra-se em estado crítico e, como diz o título do livro, por ser uma verdade inconveniente, é negada por muitos que ela realmente exista ou é considerada um fenômeno natural do ciclo da Terra e não que seja culpa dos seres humanos - os verdadeiros responsáveis por tal crise. Isso posto, o autor o evidencia relatando a época em que foi vice-presidente e descobriu a grande resistência, por parte do Congresso, em relação a mudar as políticas para se ter um governo mais consciente do que um governo mais lucrativo.
Algore passou a dedicar grande parte de seu tempo ao estudo e conscientização da crise climática e, neste livro, estão diversos dados, imagens e gráficos extremamente preocupantes sobre as consequências da ação humana no planeta.
O autor inclui, ainda, relatos sobre a sua vida e o contato que teve com a natureza desde criança e como isso foi importante, pois as pessoas geralmente vivem e permanecem na civilização e esquecem-se de que fazemos parte da natureza e que destruí-la é destruir a nós mesmos.
Contudo, além de um alerta, este livro também é uma crítica à s atitudes humanas, de destruição e de negação dessa verdade, que preferem seguir com seus padrões de vida e fingir não enxergar as consequências até ser tarde demais. Dito isso, ao todo, o livro se configura em uma leitura leve e fluida, de fácil entendimento, com aporte de imagens de ótima qualidade e relevância, sendo uma significativa fonte de informação sobre o assunto, terminando com diversas dicas de quais atitudes o leitor pode tomar para ajudar individualmente a solucionar a crise climática.

Thananda 05/05/2019

Um pedido de socorro assustador para o nosso planeta
Al Gore, ex vice-presidente e ex- candidato à Presidência dos EUA, traz neste trabalho uma pesquisa completa e aterradora sobre a saúde (ou falta dela) do nossa planeta.
Através de fotografias, pesquisas, gráficos e relatos pessoais de viagens e trabalhos feitos, Al Gore nos leva a compreender a fundo a situação do planeta em relação ao aquecimento global, poluição, uso desenfreado dos recursos naturais não renováveis e a total falta de interesse dos governos ( principalmente dos EUA) em  deter a eminente destruição da Terra.
O trabalho foi publicado em 2006, ganhando um documentário longa-metragem vencedor de vários prêmios da categoria, inclusive o Oscar em 2007. O que mais assusta é que na época, os relatos de Al Gore sobre os perigos do aquecimento global já são estarrecedores, e sentimos um enorme receio em relação a como estamos tratando o planeta onde moramos, pois as pesquisas apontam que se não tomarmos uma medida imediata para salvar o planeta, simplesmente não haverá mais planeta.

E isso foi há 13 anos.

Quanto desse precioso tempo nós não teríamos perdido sem nos preocupamos com a Terra? Uma verdade Inconveniente é uma obra obrigatória para os amantes e conservadores da natureza e um material de grande importância na conscientização dos cidadãos e grupos políticos. O aquecimento global é uma questão que deve ser tratada com máxima prioridade e urgência, e deve ser levada em conta por TODOS. O que o governo, as empresas e nós podemos fazer HOJE para ajudar a salvar a Terra?

Recomendo :)

Shirlei 21/01/2021

Um livro maravilhoso sobre a qluestao ambiental, meio.ambiente, camada de ozobioe rudo mais que engloba

Ja tinha lido quando Al Gore lançou, mas e um assunto ainda tão atual que devemos sempre releer para ao menos fazer nossa parte da conservacao do planeta!!

Se ainda nao leu,leia!!

@gabrielnscmt 24/02/2023

Um alerta a crise climática
Em seu livro, "Uma Verdade Inconveniente", Al Gore tenta abordar uma concepção dos problemas ambientais que a humanidade está vivenciando, as possíveis causas desses problemas e quais medidas precisamos tomar para remediar esses problemas que são associados ao aquecimento global. Fazendo uma análise de síntese, Al Gore construiu o livro a partir de uma apresentação de slides que era utilizada para fazer palestras e apresentações nas mais variadas universidades norte americanas, suas apresentações tinham intuito de alertar as pessoas sobre os impactos causados pela ação humana no meio ambiente, e as grandes consequências que elas trarão ao planeta e a humanidade.
Em modo estrutural, o livro foi elaborado com várias imagens e gráficos que estão alinhados com pequenos textos, também foi dividido em partes para ficar mais fácil a compreensão. E ao fazer o livro um de seus objetivos principais era tornar o conhecimento sobre o assunto acessível a todas as pessoas. Ainda em seu livro, Al Gore mescla dados científicos, e informações sobre os riscos do aquecimento global com as suas vivências pessoais, como a transição da infância até a fase adulta, a origem da sua família, as fases da vida em que viveu no campo com sua família e que posteriormente se tornaram imprescindíveis para ele se tornar um cidadão pensante e tão preocupado com o meio ambiente, de maneira a retratar a sua caminhada até se tornar o vice presidente dos EUA.
No livro são tratadas questões ambientais como a espessura da atmosfera, “a atmosfera terrestre é tão fina que temos a capacidade de alterar a concentração de alguns de seus componentes moleculares básicos de forma radical. Sobretudo já aumentamos enormemente a quantidade de dióxido de carbono - o mais importante dos gases causadores do efeito estufa”, os ciclos biogeoquímicos do planeta que estão interligados as estações do ano, o que são e quais são os gases de efeito estufa, os efeitos que o aquecimento global traz ao planeta terra como o derretimento das geleiras, aumento desenfreado das temperaturas e a maior frequência de fenômenos como furacões, inundações, secas, enchentes, desertificação, desaparecimento de espécies animais e vegetais, elevação do nível do mar e queimadas.
Em “1950 o professor Roger Revelle concebeu a hipótese onde a expansão econômica global pós-Segunda Guerra Mundial, gerado pelo explosivo crescimento populacional e alimentada, sobretudo, pelo carvão e o petróleo, produziria um perigoso aumento, sem precedentes na quantidade de CO² na atmosfera terrestre”. Esse aumento dos gases na atmosfera se torna perigoso principalmente por causar o super aquecimento no planeta, também chamado de efeito estufa, destruir a camada de ozônio que tem por uma das funções filtra a radiação solar nociva aos seres vivos e extinguir o elo que mantém o ambiente propício à vida no planeta Terra, além de gerar o fenômeno denominado de chuva ácida.