Star Trek: Portal do Tempo

Star Trek: Portal do Tempo A. C. Crispin

Resenhas - Portal do Tempo

Raian.Samuel 21/03/2024

O livro é muito bom! Eu gosto da narrativa e dos personagens principais, a história é cativante, mas eu senti que o final poderia ser melhor, gosto muito do McCoy e o Zar foi se tornando meu personagem preferido ao longo do livro, mas ainda não me decidi se odeio Spock... Os momentos de ação do livro são geniais, eu me senti dentro do universo de star trek. Eu acredito que o final me decepcionou porque eu esperava algo totalmente diferente, mas isso diz respeito a minha expectativa, e não necessariamente é um problema do livro. Por isso 4 estrelas, uma leitura bem legal, e foi bom ler um gênero diferente! Já que dou acostumado mais com o romance. Um bom livro, recomendo pra quem gosta de ficção científica!

Queila 03/03/2024

O livro mostra mais uma vez a luta de Spock em fazer prevalecer sua natureza Vulcana lógica à sua natureza humana, após descobrir que tem um filho. A leitura é maravilhosa e mostra com todos os detalhes, sem ser cansativo, a vida e a luta na Enterprise.

Bialokin. 18/02/2024

Amei
Gente eu acho que adquirir mais um crush literário ( vulgo zar ). Simplesmente muito bom e não vejo a hora de aumentar a minha coleção de jornada nas estrelas.

Thiaguinho 28/01/2024

Horrível
Pelo amor de Deus, que livro horrível, sem graça, xoxo, decadente. Personagens chatos, principalmente o Zar.

livrosepixels 20/04/2023

Vida longa e próspera, disse o trekker
Eu conheço pouca coisa de Star Trek. Com exceção da célebre frase “vida longa e próspera”, o gesto e o nome de alguns personagens, este livro foi de fato a minha primeira imersão nesse universo.

Foi uma leitura agradável, mas eu esperava um pouco mais de ação e dinamismo. Não estou muito habituado a ler histórias que foquem em dilemas entre personagens e que trabalhem pouca ação. Isso costuma funcionar melhor pra mim na tela do que no impresso.

Entretanto, achei a construção da narrativa bem legal e isso despertou mais o meu interesse pela série. No livro, Spock descobre que no passado, sua visita ao planeta Sarpeidon lhe deu um filho, fruto de um romance há tempos vivido. Sentindo-se em dívida com seu descendente, ele decide ir até o planeta e resgatá-lo, antes que a estrela colapse e destrua tudo, como está previsto para acontecer.

A partir daí, a trama segue a convivência entre os dois personagens e os demais na Entreprise, lidando com temas como moral, ética, lealdade e aceitação.

Eu diria, por meio desse livro, que Star Trek é universo scifi mais humanitária do que de aventura. Fica a dica e, vida longa e próspera.

[RESENHA ORIGINAL POSTADA NO IG ESTANTE X EM 2018]

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/

Fee 16/08/2022

Incrível
Gostei demais da representação do Dr. McCoy, o "magro". Como seria um médico no século 23? O escocês é praticamente uma mãe, sempre cuidando não só do bem estar físico mas também mental dos tripulantes da Enterprise.

Spock também bem representado, mas acho uma pena que ele não ilustre mais espaço na história, sendo um dos personagens principais. Kirk teve seus momentos, mas não me afeiçoei tanto quanto o doutor. Uhura teve pouco espaço, mas brilhou nos momentos em que apareceu.

Zar praticamente tem todos os holofotes, várias vezes protagonista e também personagem com um desenvolvimento interessante.

tiorobin.silva 09/04/2022

Exatamente como um episódio da série clássica
Pra quem cresceu vendo e revendo a série clássica, esse livro é um bálsamo. É como um episódio, chego a ouvir a música dos créditos finais ao terminar a leitura.

Sequência do episódio 23 da terceira temporada: Todos os nossos ontens. Recomendo assistir esse episódio antes da leitura. Não é necessário, mas vai dar um sabor a mais na sua leitura.

Kelinka 13/03/2022

Como diz Spock: FASCINANTE! ?
Que livro fascinante! Gosto muito de Star Trek e li esse livro com muitas expectativas, que foram todas superadas!! A construção dos personagens, as referências aos episódios da série, em cada detalhe a autora mostra um conhecimento profundo sobre Star Trek, não é atoa que este é um livro de tão grande sucesso desde 1983! Essa história tem o poder de prender o leitor do início ao fim. É impressionante a forma com que a A. C. Cristen conseguiu expressar as personalidades de cada um dos personagens da série original, eles foram tão bem construídos que você que já assistiu consegue até vê-los falando! Os fãs já familiarizados com a série e com esses personagens incríveis, assim como eu, vão amar e se emocionar com a história! Se você é um tripulante de primeira viagem que nunca assistiu à série, não se preocupe, você vai conseguir entender, pois já no início a autora faz uma breve explicação de quem são cada um dos personagens e você pode muito bem entrar no universo de Star Trek começando por esse livro. Star Trek Portal do Tempo é uma leitura obrigatória para todo fã de Star Trek! Se você nunca leu, não sabe o que está perdendo!!! Vida Longa e Próspera! ????

biacs 12/01/2022

Star Trek em seu auge
Como eu amo Star Trek, meu Deus. A história sentiu como um dos episódios clássicos da série original, mesmo que a leitura tenha demorado mais que os 50min normais.
Foi o primeiro livro de Star Trek publicado no Brasil, e foi uma boa escolha. Todos os detalhes que fazem Star Trek a série e o universo maravilhoso. Não é preciso ter conhecimento extenso de toda a mídia original, afinal o livro é datado ao fim da série original.
Muito bom, e sei que vou reler ainda esse ano para fazer anotações.

Paulo 22/08/2021

Uma obra escrita para fãs
Ler Star Trek: Portal do Tempo é como assistir um ótimo episódio da série clássica. Está tudo aqui desde a representação autêntica das personagens e seus trejeitos, até a ficção científica raiz, tratando principalmente das relações humanas. A história se origina dos eventos de dois episódios da série clássica, que são "A Cidade a Beira da Eternidade" e o "Todos os Nossos Ontens", não sendo necessário assisti-los, mas ler após assistir ambos vai tornar a experiência de leitura ainda melhor.

Nat 17/08/2021

Spock, Kirk e McCoy descobrem que, durante uma viagem ao passado, Spock teve um filho. Agora, os três resolvem viajar novamente pelo portal do tempo em busca desse filho. Esperando encontrar uma criança, Spock fica surpreso descobrir que o filho é um jovem rapaz e que sua mãe está morta. Eles decidem levar Zar com eles antes que seu planeta seja destruído, e o rapaz começa a aprender sobre a Federação e sobre a cultura vulcana. Mas tudo é interrompido quando os romulanos iniciam um ataque pode mudar o curso da história.

Devo dizer, eu não esperava nada desse livro. Apesar de ser fã de ficção científica, não sou tão fã de Star Trek quanto de Star Wars, já vi alguns episódios da série original (eu sempre começo uma série vendo episódios aleatórios), adoro os filmes lançados nos anos mais recentes e adoro o Spock do Zackary Quinto. Esse livro tem mais a ver com a série original, o que é um chamariz para os fãs mais antigos, principalmente porque essa história é da década de 80. O episódio ao que o livro faz alusão eu ainda não assisti, mas depois dessa leitura fiquei muito curiosa. Gostei muito da história, é muito bom ver quando um escritor consegue capturar em sua adaptação em livro (ou, como no caso, em uma nova história que se baseia em uma série ou um filme) o tom certo para cada elemento da narrativa e para cada personagem. Livro completamente indicado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2021/08/star-trek-portal-do-tempo-ac-crispin.html

GuScarabelot 28/06/2021

Vida Longa e Próspera
Gostei da escrita da autora e a forma como somos apresentados a um novo universo expandido.

Estava acostumado com Star Wars e seu cânone bem explorado, mas confesso que fiquei um pouco perdido com as referências à partes específicas de episódios da série... Em alguns momentos fiquei pensando que havia pulado algum livro ou história que eu deveria saber... Mas conforme a leitura, algumas partes são explicadas.

Pena que não houve continuações no cânone de Star Trek, ou pelo menos nada que eu tenha visto.

Georgeton.Leal 18/04/2021

Vida longa e próspera, Enterprise!
Antes de tudo, é imprescindível assistir ao episódio "Todos os nossos ontens" (penúltimo capítulo da 3ª temporada da série clássica) para melhor compreensão dessa trama, uma vez que "Portal da Tempo" é uma continuação da mesma. Nesse livro, a escritora A. C. Crispin conseguiu captar bem a ambientação e os elementos que constituem o universo de Star Trek sem descaracterizar nada dos personagens ou da mitologia da série. Os argumentos do enredo não são jogados aleatoriamente, como acontece em tantas outras adaptações de sci-fi, mas são bem costurados, usando sempre referências de aventuras anteriores da franquia.
Nesta história, Spock se vê perante um incômodo dilema ao ter que lidar com um filho bastardo que foi fruto de sua transgressão dos costumes vulcanos. Ainda que em alguns momentos tenhamos o vislumbre de um Spock sentindo raiva ou decepção, essas raras demonstrações emotivas são expressas somente em seu íntimo, se exteriorizando apenas como uma mera indiferença perante os fatos. Particularmente, não vi problema nisso, uma vez que o personagem também tem seu lado humano, mesmo que inibido por suas fortes tradições.
De forma segura, "Portal do Tempo" está à altura dos roteiros originais de Jornada nas Estrelas e nos faz sentir como se estivéssemos assistindo a um novo capítulo da célebre saga intergaláctica.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/03/vida-longa-e-prospera-enterprise.html