Star Trek: Portal do Tempo

Star Trek: Portal do Tempo A. C. Crispin

Resenhas - Portal do Tempo

Fee 16/08/2022

Incrível
Gostei demais da representação do Dr. McCoy, o "magro". Como seria um médico no século 23? O escocês é praticamente uma mãe, sempre cuidando não só do bem estar físico mas também mental dos tripulantes da Enterprise.

Spock também bem representado, mas acho uma pena que ele não ilustre mais espaço na história, sendo um dos personagens principais. Kirk teve seus momentos, mas não me afeiçoei tanto quanto o doutor. Uhura teve pouco espaço, mas brilhou nos momentos em que apareceu.

Zar praticamente tem todos os holofotes, várias vezes protagonista e também personagem com um desenvolvimento interessante.

Ymir 09/03/2011

Este é o primeiro volume de uma coleção de histórias escritas por variados autores, baseadas na Série Clássica e na Nova Geração de Star Trek, lançadas aqui no Brasil pela editora Aleph a partir da década de 80.

Uma coisa legal desses livros é que nas últimas páginas eles possuem um glossário com os termos de Star Trek utilizados no decorrer do livro, ajudando a se ambientar no universo da série. Sendo assim, quem não está familiarizado com termos como "Phaser", "Tricorder", "Vulcano" etc, não vai ficar perdido ao ler essa coleção.

Também nas últimas páginas sempre tem um glossário cultural com verbetes citados pelos personagens durante a estória. A maioria dos termos são científicos e são bem instrutivos e interessantes. Coisas como o Efeito Entropia, Gigantes Vermelhas, Hidropônicos etc.

Sobre a história do livro, achei que Ann Crispin soube transmitir muito bem o clima da série clássica, utilizando muito bem de elementos e acontecimentos de episódios da TV para ambientar sua história. As personalidades dos personagens está bem semelhante às do seriado, com exceção de Spock.

Não gostei muito desse Spock, ela não soube retratar o Spock "lógico" que conhecemos (e que eu estava esperando ao comprar o livro). Muitas vezes ele demonstra emoções (raiva principalmente). Muitas mesmo, tanto que ele chega a gritar com os outros e mais de uma vez as emoções interferem em suas decisões.
É claro que a desculpa da autora é o fato dele ter de lidar com a existência de um filho bastardo e ter de conviver com esse seu "erro". Mas acho que mesmo assim Crispin o tornou emocional demais para um vulcano. Em alguns momentos parecia que eu estava lendo o roteiro de uma novela mexicana.

Lembrando que esse é o primeiro volume da coleção.
Logo, começar com um Spock totalmente diferente do original é uma forma estranha de apresentar a série a quem não conhece.

No geral é uma boa história, rápida - 155 páginas - com diálogos inteligentes, informações interessantes e um pouco da enterprise em ação, é claro. Como um episódio da série.

Totti 07/06/2020

Seria cômico se não fosse trágico!
Parafraseando o Capitão Kirk já no título evidencio minha tristeza de como Spock foi tratado aqui. Não que seja uma afronta as raizes do personagem, porque até foi bastante respeitado, mas a forma de como foi abordado me deixou irritado por vezes.

De fato, a personalidade do Vulcano requer um ar mais sério, sóbrio, mas o sentimento que perpetuou em boa parte da obra foi de que ele era um porre. Talvez as pessoas que não assistiram a série e se atrevam a ler o livro, possam ter tido uma impressão errada desse personagem grandioso.

Contudo, a história é bem escrita, te envolve do início ao fim mas não dá muito destaque para personagens já consagrados como Uhura e Chekov.
Termino a obra com um saldo positivo no ponto expectativa vs realidade e recomendo o livro com ponderações.

Ana.Lieuthier 30/05/2015

O princípio...
Eu sabia que haviam livros baseados na série, para parecia impossível ter a chance de ler um. Esta edição acabou sendo minha primeira experiência em material escrito por fãs de uma série de TV, ou direcionado a fãs desta, e foi uma boa introdução. Muita coisa me fez lembrar a sensação de ver um episódio de Jornada nas Estrelas. No geral, ler este livro me abriu a mente para material extra de séries.
Shoujofan 24/06/2016minha estante
Olha quem eu achei comentando esse livro. ^_^

Rodrigo.Macedo 14/11/2020

Suspeito pra falar
Gosto muito dos personagens. O humor do doutor Magro continuou o mesmo dos filmes. O livro aborda um tema que me fascina, viagem no tempo. Leitura mais do que recomendável.

Thiago Gadelha 30/03/2021

Um excelente episódio
Fiquei em duvida se livro da serie classica de star trek funcionaria e terminou que eu quero mais. A escrita é fluida, respeita as regras do universo trek e a ficção abordada funcionou bem. Tem informações extras pra quem nao conhece star trek como alguns termos, regras e lugares.

Kelinka 13/03/2022

Como diz Spock: FASCINANTE! ?
Que livro fascinante! Gosto muito de Star Trek e li esse livro com muitas expectativas, que foram todas superadas!! A construção dos personagens, as referências aos episódios da série, em cada detalhe a autora mostra um conhecimento profundo sobre Star Trek, não é atoa que este é um livro de tão grande sucesso desde 1983! Essa história tem o poder de prender o leitor do início ao fim. É impressionante a forma com que a A. C. Cristen conseguiu expressar as personalidades de cada um dos personagens da série original, eles foram tão bem construídos que você que já assistiu consegue até vê-los falando! Os fãs já familiarizados com a série e com esses personagens incríveis, assim como eu, vão amar e se emocionar com a história! Se você é um tripulante de primeira viagem que nunca assistiu à série, não se preocupe, você vai conseguir entender, pois já no início a autora faz uma breve explicação de quem são cada um dos personagens e você pode muito bem entrar no universo de Star Trek começando por esse livro. Star Trek Portal do Tempo é uma leitura obrigatória para todo fã de Star Trek! Se você nunca leu, não sabe o que está perdendo!!! Vida Longa e Próspera! ????

GuScarabelot 28/06/2021

Vida Longa e Próspera
Gostei da escrita da autora e a forma como somos apresentados a um novo universo expandido.

Estava acostumado com Star Wars e seu cânone bem explorado, mas confesso que fiquei um pouco perdido com as referências à partes específicas de episódios da série... Em alguns momentos fiquei pensando que havia pulado algum livro ou história que eu deveria saber... Mas conforme a leitura, algumas partes são explicadas.

Pena que não houve continuações no cânone de Star Trek, ou pelo menos nada que eu tenha visto.

Nat 17/08/2021

Spock, Kirk e McCoy descobrem que, durante uma viagem ao passado, Spock teve um filho. Agora, os três resolvem viajar novamente pelo portal do tempo em busca desse filho. Esperando encontrar uma criança, Spock fica surpreso descobrir que o filho é um jovem rapaz e que sua mãe está morta. Eles decidem levar Zar com eles antes que seu planeta seja destruído, e o rapaz começa a aprender sobre a Federação e sobre a cultura vulcana. Mas tudo é interrompido quando os romulanos iniciam um ataque pode mudar o curso da história.

Devo dizer, eu não esperava nada desse livro. Apesar de ser fã de ficção científica, não sou tão fã de Star Trek quanto de Star Wars, já vi alguns episódios da série original (eu sempre começo uma série vendo episódios aleatórios), adoro os filmes lançados nos anos mais recentes e adoro o Spock do Zackary Quinto. Esse livro tem mais a ver com a série original, o que é um chamariz para os fãs mais antigos, principalmente porque essa história é da década de 80. O episódio ao que o livro faz alusão eu ainda não assisti, mas depois dessa leitura fiquei muito curiosa. Gostei muito da história, é muito bom ver quando um escritor consegue capturar em sua adaptação em livro (ou, como no caso, em uma nova história que se baseia em uma série ou um filme) o tom certo para cada elemento da narrativa e para cada personagem. Livro completamente indicado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2021/08/star-trek-portal-do-tempo-ac-crispin.html

O Crowler 13/12/2020

Achei até legal
Mesmo não conhecendo NADA do mundo de Star Trek, meio que me chamou um pouco de atenção pro universo, é até bom mas acho que não aproveitei o máximo dele já que não conhecia muitas coisas.

Emerson_BH 29/12/2020

História paralela muito boa.
Nunca tinha lido uma história paralela de Star Trek. Valeu a pena. Recomendo para os fãs.

Thiaguinho 28/01/2024

Horrível
Pelo amor de Deus, que livro horrível, sem graça, xoxo, decadente. Personagens chatos, principalmente o Zar.

Bialokin. 18/02/2024

Amei
Gente eu acho que adquirir mais um crush literário ( vulgo zar ). Simplesmente muito bom e não vejo a hora de aumentar a minha coleção de jornada nas estrelas.

Michelle 27/04/2020

O espaço, a fronteira final...
Ler um livro que retrata detalhadamente um dos episódios mais perfeitos de uma das minhas séries favoritas é surreal. Star Trek Portal do Tempo é um livro excelente. Recomendo a todos os fãs da série e aqueles vidrados em ficção científica e viagem no tempo.
Leia esta obra de arte e... Explore novos mundos, pesquise novas vidas, novas civilizações, e viaje audaciosamente para onde nenhum homem jamais esteve...

estephanie 02/12/2019

Kirk e Spock muito namorados amo