O monte do Mau Conselho

O monte do Mau Conselho Amós Oz

Resenhas - O Monte do mau conselho

Thais645 26/12/2022

Uma teia de histórias
Eu adorei a escrita do autor. O personagem principal do livro é Jerusalem na década de 40, no final da ocupação britânica e no pós segunda guerra. A forma como ele descreve a paisagem, a teia que teve com as histórias dos personagens, é fantástica. Nós faz pensar (e entender um pouco mais) sobre o que aconteceu com os judeus no pós guerra, s a criação do estado de Israel, não num contexto histórico impessoal, mas no dia-a-dia das pessoas.

MagalhAes.Costa 05/09/2020

Bom conselho para leitura
Nos três contos do livro O Monte do Mau Conselho, Amós Oz nos faz voltar no tempo. Mergulhamos no ambiente de um bairro de classe média baixa de Jerusalém nos anos de 1947/1948. Os personagens compõem a colcha de retalhos, que formou o Estado de Israel, pessoas chegadas, fugidas da Europa do pós guerra, sobreviventes do holocausto. Com sonhos, pesadelos, frustrações e decepções, os personagens que defendem sua pátria ao mesmo tempo não a reconhecem como tal. Vivem num clima conspiratório e de resistência, aguardando a partida dos ingleses dominadores mas se interrogando como será quando eles não estiverem mais lá. Esperam a paz que não sabem se chegará. O sentimento de vazio de quem deixa sua terra natal os persegue na terra prometida, esta sim deveria ser sua terra, mas não deixam para traz as cantigas, a língua e a saudade. Amós nos faz perceber o quanto os personagens foram/são reais.