Ulisses de Bagdá

Ulisses de Bagdá Eric-Emmanuel Schmitt

Resenhas - Ulisses de Bagdá

Jessyka.Gentini 22/07/2023

Quanto sofrimento uma pessoa consegue suportar?
Gostei bastante desse livro, porém senti muita angústia lendo ele, por todos os infortúnios que o personagem passa, e no final senti que não teve o desfecho merecido, após tanta luta, porém bem realista.
Iniciei essa leitura com bastante expectativas por que o outro livro do autor, A mulher no espelho, é um favorito da vida, mas esse ficou bem atrás, por vezes a leitura ficou um pouco cansativa e senti que faltou algo.

ThaynA 31/10/2023

Saad, Saad???
Quanta reflexão em um livro...sensacional. O livro faz você rir e chorar, ter esperança e querer desistir, simplesmente perfeito. O percurso de Saad durante toda a narrativa é imprecionante amei acompanhar essa jornada, sem falar no pai do Saad que da um toque especial com suas reflexões muitas vezes filosóficas e Bub que tem um cantim guardado no meu coração. Demorei um pouco pra lê-lo pois sempre aparecia uma coisa pra acanaiar meu ritmo kkkkkkk, mas quando peguei o embalo foi só lapada de superação. (Necessitava apenas de um epílogo, sério ia ser perfeito). Muito bom mesmo, leiam.
"O quanto de dor uma pessoa consegue suportar??"

uyara 30/04/2013

Ficção da ficção...
Gostei de como o livro iniciou. Ritmo bom, acontecimentos realísticos. Conforme a trama vai passando, a obra vai perdendo o fôlego. Algumas características que o autor colocou para equiparar esta obra à Odisséia são forçadas demais, não há fluidez.
Além disso, fico em dúvida quando vejo um francês escrevendo sobre a vida de um árabe iraquiano. Parece-me ficção demais, já que é uma condição de vida que um europeu jamais imaginaria viver...
Apesar disso, gostei de várias citações, comparações e explanações. Ao final, a forma de escrever do autor faz o livro valer a pena.

analeferro 20/11/2022

um retrato fiel dos ulisses
comprei esse livro com pouquíssima expectativa e me surpreendi positivamente!

em linhas gerais, acompanhamos a história de um homem iraquiano, Saad, fugindo da ditadura de Saddam Hussein.

toda sua jornada é descrita de maneira fenomenal e, ao meu ver, transporta o leitor para o lado de Saad em todos os obstáculos que ele enfrenta. em momento algum isso quer dizer que você vai concordar com as decisões do protagonista e sim realizar um exercício constante de empatia e percepção da alteridade.

é um leitura que flui muito fácil, mesmo com a temática densa, apresenta todo o contexto sem complicações mas também sem suavizar em momento algum sua seriedade. excelente opção para se compreender a problemática dos refugiados.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/10/2019

Premiado autor de teatro, o francês Eric-Emmanuel Schmitt consagrou-se na última década como um dos escritores de língua francesa mais lidos e encenados do mundo ― seus livros foram traduzidos para 43 idiomas e suas peças são montadas regularmente em mais de 50 países. Em seu novo romance, Ulisses de Bagdá, o autor comprova o talento de “contador de histórias camaleônico”, como observou a revista francesa Télérama, ao combinar magistralmente comédia e tragédia neste conto sobre o êxodo de um dos milhões de homens de hoje à procura de um lugar no mundo.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501088321