Atado de ervas

Atado de ervas Ana Mariano

Resenhas - Atado de Ervas

meriam lazaro 24/06/2018

Atado de Ervas
Um ligeiro comentário sobre a leitura de ATADO DE ERVAS, da escritora ANA MARIANO. Narra a saga de famílias que vivem em estâncias no Rio Grande do Sul no século XX, passando pela capital gaúcha e Rio de Janeiro. Composto de cartas, diários da estância (do Memorial Riograndense da Livraria do Globo) e uma prosa que aproxima o leitor de fatos vividos no Brasil nesse período, onde "ouvimos" personagens de ficção citando homens da História. Entretenimento alia-se à informação; abordagem sobre relações humanas, pontuadas por questões psicológicas. A narrativa não é linear e muitos são as personagens, mas a leitura é deliciosa. Lembrou-me as histórias de Erico Verissimo.

Livro: Atado de Ervas
Autora: Ana Mariano
Editora L&PM (tamanho normal)

_________________________________

Destaques de diferentes capítulos e personagens:

"Estivera errada. Ao contrário do que sempre pensara, o amor não vivia nas claridades mas nos escuros. Por não entender ela o traíra. Traíra o amor que vivia naquele espaço reservado, insistira em ignorar o ponto exato em que I...lhe dizia: _aqui não_. Quantas vezes, no desejo natural de fundir-se, de tornar-se um único ser com I..., deixara de obedecer limites. Esse fora seu grande erro. Esses limites não podiam ser eliminados."

"Liberdade, sim, essa é fundamental. Qual liberdade? A de viver com dignidade, a de dizer, pensar e fazer o que se quiser tendo apenas o outro por limite. Mas então há limites? Sempre há limites."