E Tem Outra Coisa...

E Tem Outra Coisa... Douglas Adams
Eoin Colfer

Resenhas - E Tem Outra Coisa

Emi 04/01/2022

Eoin Colfer soube continuar a série com maestria, foi uma ótima continuação e ele conseguiu pegar o estilo de Douglas Adams. A originalidade, criatividade e ironia se mantiveram. Mas ao reler a série toda seguida, devo dizer que (e entendo o porquê) apesar de ter marcado uma época e gostar muito da série, ela poderia ser melhor, se não fosse pela forma que as mulheres são retratadas, etc. Na área de ficção científica, com esses apontamentos, reconheço que as obras de Becky Chambers são minhas preferidas número #1 agora

Ariela 01/01/2022

Decepcionate
Eu gostei muito da saga do Mochileiro das Galáxias, mas esse livro me decepcionou. Achei que foi mais do mesmo, sem muita coisa a acrescentar e que poderia simplesmente não existir.
Eu concordo que Eoin Colfer conseguiu manter a mesma linguagem e ritmo do Douglas Adams na "trilogia" original, mas, enquanto os outros livros sempre traziam algo novo, esse livro me deu a sensação de tudo continuar na mesma e o mesmo tipo de eventos continuarem se repetindo.
Resumidamente, achei o livro extremamente chato e terminei com leitura dinâmica só pra ver mais ou menos o desenrolar dos fatos e qual o desfecho que teria (que para mim não foi nada de mais e o do livro anterior foi mais legal).
Enfim, eu não recomendo a leitura.
(Mas se você é fã da saga, acho que a leitura pode ser válida considerando que não há consenso de opiniões sobre o livro e talvez você possa gostar. Eu só recomendo, em todo caso, ir com as expectativas bem baixas).

Marco 07/10/2021

Era melhor que nao tivesse outra coisa...
Sinceramente eu queria ter gostado desse livro. Apesar de todo mundo votar contra autores que escrevem continuações de outros autores eu decidi dar uma chance a este quando soube que era o Eoin Colfer que o tinha escrito. Famoso pela serie Artemis Fowl, que eu sempre tive vontade de ler mas nunca li (e meio que depois desse perdi a vontade), aparentemente o autor foi "escolhido" para escrever mais um livro da serie.
Não sei de quem foi essa ideia nem se o Douglas Adams tinha alguma intencao de escrever mais um livro mas seja la qual foi a intenção pra mim não deu certo. O livro é extremamente infantil, o que na minha opinião é uma consequencia direta do Eoin Colfer ser um autor infanto-juvenil, aliado ao fato de que eu li a série original cerca de 10 anos atras... E naquela época já nao gostei muito dos últimos livros da "trilogia de cinco" original. Além disso, as piadas estão mais sem graça do que nunca e o enredo é tão desinteressante quanto possível. Lutei muito, mas muito mesmo para não abandonar este livro por simplesmente não me importar com o que aconteceria em seguida e não me divertir quase nada no que diz respeito a leitura. Pra falar a verdade eu sinto que passei a gostar menos do guia depois de ler este volume e minha opinião é que ele nunca deveria ter existido. Era melhor que os personagens tivessem sido deixados em paz depois do final do quinto livro.
Agora mais do que nunca eu acredito que o guia deveria ter acabado quando Marvin saiu da estória.
Uma estrela de cinco. Não percam seu tempo. Se como eu, estiverem nostálgicos pelo guia e seus personagens, apenas releiam seus volumes preferidos. Esqueçam que esse livro existe para o bem da população geral da galáxia.

Luiz.Goulart 15/09/2021

Não chega a ser um Douglas Adams
Considerado o sexto livro da trilogia de cinco. Os fãs do autor Douglas Adams, morto prematuramente após o último livro da série, queriam muito ler as novas aventuras dos personagens mais loucos da ficção científica. O autor Eoin Colfer foi convidado para resgatar as histórias seguindo o estilo de Douglas Adams, mas confesso que achei o livro muito aquém do humor inglês do original, mas dá prazer rever Arthur Dent, Ford Prefect, Trillian e Zaphod Beeblebrox.

meninaloris 18/05/2021

Eu gostei mais desse livro do que dos 2 últimos escritos pelo Douglas Adams. Estranhamente a história e a escrita do Eoin parece mais o Douglas Adams do que o próprio Douglas Adams em Praticamente Inofensiva. No inicío parece que o autor tenta forçar muito uma escrita parecida com a do Adams, mas depois que ele desencana disso o livro melhora consideravelmente e eu achei que a saída que ele deu pro final de Praticamente Inofensiva muito boa. Não tem a genialidade do autor original, porém E Tem Outra Coisa... não faz feio em relação aos outros da série.

Hranee 01/04/2021

E tem essa resenha.
?O Universo, como já foi dito anteriormente, é um lugar desconcertantemente grande, um fato que, para continuar levando uma vida tranquila, a maioria das pessoas tende a ignorar.?

-O guia dos mochileiros das galáxias.

Sol 27/03/2021

O guia do mochileiro das galáxias sem Douglas Adams ainda é O guia do mochileiro das galáxias?
Eu arrisco dizer que sim.
Não me gerou dúvidas sobre a personalidade dos personagens, apenas a tontura que é ler e tentar entender essa história que mais tem sarcasmo, ironia e metáforas do que pé ou cabeça.

pam.ggs 06/03/2021

Fim de um meio
O que dizer? Repito o que disse na resenha de Praticamente Inofensiva. Faço das palavras de Eoin as minhas: "Quero agradecer a Douglas Adams por demolir minha perspectiva e reconstruí-la em outra dimensão.".

Falando do livro em si primeiro para depois fazer minha despedida da série.
Ainda me surpreendo em lembrar em da semelhança da escrita de Eoin com Adam. Entretanto, no decorrer da narrativa percebemos algumas inconsistências tanto na escrita quanto nas aventuras das personagens em si, na minha opinião.

A escrita ainda é fácil e fluída, mas achei um pouco mais cansativa que os anteriores - o que não é bem uma crítica já que, pra mim, é muito fácil qualquer outro livro que não seja do Guia ser menos fluído, visto que a série toda parece água em um rio sem obstáculos de tão leve que ela segue.

O modelo segue o que já estávamos acostumados, de várias histórias diferentes acontecendo ao mesmo tempo e sendo mostradas em capítulos alternados, o que é mais presente fortemente e claro nos últimos dois livros, e fica bem mais forte nesse.

Ao mesmo tempo que a quantidade informações no livro me agradaram, principalmente as Notas do Guia, por apresentarem mais e mais o Universo, essa mesma quantidade me incomodou um pouco.

Agora, uma questão polêmica. "Mudança de final". Tem gente que considera o final esse, ou o final escrito do autor, a questão é que, não teve uma mudança de final pra falar a verdade. Sem dar spoilers, uma coisa que na verdade me incomodou é que no final das contas, não mudou muito. Tivemos mais algumas aventuras, e meio que acabou igual, sem muita diferença a qual eu esperava ter.

Ainda sim, não acho que esse livro tenha estragado a série ou mesmo seja ruim. Vai da sua escolha terminar a série no livro anterior ou nesse.

:)!!

Sobre a série Guia do Mochileiro das Galáxias, não se trata apenas de uma ficção científica cômica. Na minha opinião, é toda um novo ponto de vista, uma nova perspectiva, uma nova Mistureba Generalizada de Todas as Coisas para se afundar.

Tornou-se minha série favorita. De novo dizendo, acho que é uma coleção de livros muito gostosinha de se ler, fluída, um Universo muito bem elaborado e divertido de ser aventurar. Poderia dar para meus futuros filhos lerem, caso não tivesse algumas referências à drogas e sexo hahah, mas principalmente por conta da imensidão de piadas, críticas e ironias encontradas as quais uma criança não entenderia. Ainda assim, o cerne da série é tão bom que poderia muito bem se deixar levar pra um lado mais adulto, ou mais infantil, apesar de eu preferi-lo do jeitinho como foi feito.

Essa série me transformou. Em meio a gargalhadas vinha sempre uma reflexão sobre diversos aspectos da vida e uau! mano, que livros incríveis!!!

Recomendadíssimo!!!!!!

Amanda.Fernandes 08/02/2021

...
Outro livro que divide opiniões... Muitas pessoas nem o considera como parte do universo do guia, mas, eu o considero como uma grande homenagem ao Douglas.
O livro possui uma narrativa mais centrada, perde um pouco daquela loucura do Adams, você não fica tão maluco e entra menos em pânico (uma das coisas que amo nos livros do Douglas), mas valeu a intenção, é sim um bom livro, e eu recomendo!

Douglas.Augusto 08/02/2021

Colônia em Nano
A terra já era novamente, mas ainda existe uma colônia de terráqueos no planeta comprado pelos mais ricos, Nano.
Diversas tretas mas o final é bem mais ou menos.

Lucianalg 25/06/2020

Lembra o primeiro livro da série, todas as loucuras e insanidades estão aqui. Ótima despedida do mochileiro das galáxias.