E Tem Outra Coisa...

Eoin Colfer

Resenhas - E Tem Outra Coisa

Ana Paula Sinueh 17/05/2015

Dupal
Apertem os cintos que a aventura está de volta!
Claro que esta virada não poderia acontecer em outro lugar senão na Coração de Ouro. Eoin nos trouxe de volta à este universo multi-dimensional que é a mente de Douglas Adams sem perder em nada para ele.
Por diversas vezes, o leitor precisa parar a leitura, voltar à capa do livro e se certificar de que esta história não foi realmente escrita por Douglas Adams.
Claro que o autor precisou explicar em termos lógicos - logicamente douglasniano - o retorno nos nossos heróis Arthur Dent, Ford Perfect, Zhaphod Beeblebrox e Trilian (agora acompanhada de Randon), o que ele fez dupalmente.
Universos paralelos, ilusões mentais, naves improváveis, criação de planeta - e sua destruição - não poderiam faltar nessa história repleta de aventuras, reviravoltas e com uma pitada de romance que tirou a imortalidade de alguém.
Cuidado! Arthur Dent está viajando por aí... Se ele acidentalmente parar em seu planeta, trate de expulsá-lo imediatamente. É bem provável que este planeta esteja nos planos de destruição de algum Vogon... Em qualquer dimensão.
Craotchky 17/05/2015minha estante
Acho que algumas partes foram escritas pelo Douglas, fragmentos que ele deixou acho....

Ana Paula Sinueh 17/05/2015minha estante
Sério? Não sabia disso... Então tá explicado!

Craotchky 17/05/2015minha estante
iiiiiiii já nem sei bem, acho que posso ter me confundido com o Salmão da Dúvida......

Kika 20/06/2016minha estante
Não achei tão incrível assim. Eu notei muita diferença na escrita dos dois antes mesmo de terminar o livro.
Além de que Eoin Colfer tem uma necessidade de apelar ao escatológico para parecer engraçado, coisa que Douglas Adams nunca precisou fazer.

Não curti esse livro não, acho que o autor não conseguiu continuar a série com a mesma sutileza. É em muitas partes até meio grosseiro.

Andreia Santana 23/09/2012

Justa homenagem, mas sem o encanto original
A ideia é interessante e Douglas Adams, que em 2012 faria 60 anos se não tivesse morrido precocemente aos 49, em 2001, bem que merecia a homenagem. Mas a verdade é que, sem querer ser purista, nem toda história pode ter mais de um “pai”. E tem outra coisa..., continuação póstuma da saga O Guia do Mochileiro das Galáxias, embora traga os mesmos personagens do original e mantenha o tom irônico, escrachado e meio nonsense da série, não consegue reeditar o carisma da história concebida por Adams nos anos 70.

Escrito pelo irlandês Eoin Colfer (autor da excelente série juvenil Artemis Fowl), e publicado no Brasil por uma junção das editoras Arqueiro e Record (esta última pelo selo Galera) E tem outra coisa...não surpreende. O objetivo de Colfer – confesso que eu esperava mais de um autor tão bom - pode não ter sido necessariamente surpreender os milhares de fãs da série de Adams, mas apenas prestar um tributo aos imortais personagens criados pelo colega britânico e de quem já confessou ser admirador. Ainda assim, mesmo para um tributo, a história nova, embora traga de volta Arthur Dent, Ford Prefect e cia, não consegue empolgar tanto quanto a sequência de cinco livros escritos por Douglas Adams.

Quando o novo livro foi lançado no Brasil, fiquei na expectativa porque representava além de um sexto episódio para uma das séries de ficção científica mais divertidas que já li, um desafio interessante conferir como a história de um autor ficaria nas mãos de outro que tem estilo de escrita totalmente diferente e pertence a outra geração. E tem outra coisa... peca justamente por isso. Eoin Colfer, que é um autor magnífico, abriu mão de ser ele mesmo para se dedicar a uma espécie de “sessão mediúnica literária” e tentar incorporar Douglas Adams. Acerta em algumas tiradas bem engraçadas, mas não é a mesma coisa.

Os livros de Adams, por mais que tivessem teorias complexas como física quântica e muita matemática, eram palatáveis e agradáveis aos leitores, mesmo que estes não se enquadrassem necessariamente na definição de nerd. E tem outra coisa..., embora tenha seus bons momentos, tem trechos modorrentos, que se arrastam de uma maneira que flerta perigosamente com o tédio. O aparente caos da narrativa de Adams possuía uma estrutura que até podia dar um nó no cérebro do leitor, mas ainda assim era totalmente verossímil. Colfer, infelizmente, em alguns capítulos derrapa para uma falta de sentido frustrante.

O projeto, no entanto, não é um fracasso completo, embora para mim não seja o que se pode batizar de sucesso estrondoso. A pegada não é a do criador da série, mas Colfer é um autor muito talentoso para deixar a coisa naufragar completamente. A seu favor é preciso registrar que ele sabe trabalhar com o sarcasmo, a ironia inteligente e a crítica social de maneira tão competente quanto Douglas Adams. E embora haja um lapso de 20 anos entre a publicação do último livro escrito por Adams para a série e este novo assinado por Colfer, a sociedade – infelizmente – não evoluiu a ponto das críticas de duas décadas atrás terem perdido a sua razão e poder de argumentação. Numa coisa os dois autores concordam totalmente: os seres humanos são lastimáveis e na maioria das vezes, mesquinhos.

Uma sacada boa de Colfer, que ele poderia ter usado desde os capítulos iniciais, foi misturar os personagens do Guia do Mochileiro com os deuses da mitologia nórdica. Quando os Aesir (Odin, Thor e etc), humanizados à moda de Neil Gaiman, entram na história (lá para o meio do livro), a coisa se torna infinitamente mais interessante e engraçada.

È preciso fazer justiça também ao fato de Colfer ter desenvolvido melhor a descrição dos vogons, os alienígenas burocratas que são pagos para destruir planetas, reservando momentos muito interessantes do livro aos dilemas de Constante Mown, um vogon “bonzinho”, e aos diálogos dele com seu pai, o insensível e asqueroso Prostetnic Jeltz, o vogon-chefe na missão de destruir a Terra.

Minhas expectativas como leitora da série completa do Guia e como fã de Artemis Fowl não foram totalmente recompensadas. Esperava bem mais desse “casamento” Adams/Colfer, mas ainda assim, o livro vale um 7,5 honroso pela intenção de relembrar um autor que foi morar nas estrelas antes da hora.

Sinopse da história – E tem outra coisa... começa onde o último livro de Adams (Praticamente Inofensiva) termina. Recaptulando: o livro de Adams acaba com Arthur, Trillian, Ford e Random em um pub esperando a Terra ser vaporizada pelos vogons e às voltas com a tal grande pergunta para a resposta que explicaria a origem da vida, sendo que a resposta é 42! Colfer retoma a cena nesse pub, quando nossos intrépidos heróis são salvos pela Coração de Ouro, a super-nave espacial de Zaphod, primo de Ford. Os vogons porém, não gostam da escapada, porque a ordem deles é bem clara, exterminar a raça humana e portanto, Arthur, Trillian e Random não podem sobreviver. Nesse momento, a Coração de Ouro é salva pela nave de um ET imortal entediado que passa a vida viajando pelo universo insultando outros seres na esperança de que alguém o mate. O ET precisa que Zaphod reencontre um antigo desafeto, ninguém menos que o deus Thor, para acertar umas contas do passado. Enquanto isso, um grupo de terráqueos sobreviventes fundou uma colônia no espaço, o planeta Nano. Daí para a frente os nossos intrépidos anti-heróis se metem em todas as confusões possíveis com os Aesir, os terráqueos de Nano e os vogons... Quem não nunca leu a série de Adams não deve se aventurar no livro de Eoin Colfer, porque as referências prévias são indispensáveis para compreender a história.
Rev. Peterson 25/09/2012minha estante
Concordo com a maior parte, mas para mim a ironia do Colfer, como disse Charlie Anders, é tão grossa e sem tato que você poderia... Ficar atolado nela.

Andreia Santana 25/09/2012minha estante
De fato, é bem diferente da sutileza de Adams. A elegância inglesa é bem destoante da pegada mais "casca grossa" dos irlandeses, ainda assim, gosto dos dois estilos. Colfer tem uma brilhante trajetória como autor juvenil e de certa forma, as crianças e adolescentes tem um senso de humor e uma ironia mais truculenta, isso pode ter influenciado também.

Nath @biscoito.esperto 10/02/2012

Publicado em: http://nathlambert.blogspot.com/2011/12/e-mais-uma-coisa-garcom.html
Venho hoje, com toda a alegria da minha alma, falar de um dos melhores livros do meu escritor predileto. Eu estava discutindo sobre a resenha com meu irmão, que também é fã do guia, e ele insinuou maldosamente que eu cobriria o livro de elogios só pelo fato de ter sido escrito pelo maravilhoso, fabulo, incrível e supimpa Eoin Colfer, o escritor mais dupal do universo todo.
Minha relação de amor para com a escrita desse irlandês de nome tão bizarro (se pronuncia Owen, vai entender) e com cara de troll face iniciou-se no ano passado, com a leitura da série de livros Artemis Fowl.
Não vou me aprofundar muito nesse meu romance, mas digo que eu AMO ARTEMIS FOWL e que EOIN É O CARA MAIS DUPAL DO UNIVERSO SUPREMO PIROCUDO DO HIPER-ESPAÇO.
Ainda discutindo com meu irmão, ele me perguntou se o livro seis faz jus ao resto da série, e eu venho a vós, mochileiros, pedindo que não temam: Eoin não estragou a série e muito menos achou que ganharia dinheiro se continuasse com o legado de Adams - ele de fato fez algo que presta, e eu gostei demais do resultado final de um dos meios.
Não só do resultado final, mas do início e do fim do resultado final. Se bem que, no final das contas, eu nem sei mais a ordem cronológica dos acontecimentos da série escrita pelo próprio Adams, por que viagens interplanetárias eram uma coisa, viagens no tempo uma beeeeem mais complexa e dimensões paralelas é algo que só o nível Deus Avançado entende. Experiencia própria de personagens desse livro (eu acho, Eoin não se aprofundou muito no currículo deles).
A verdade é que eu sou fã do guia. Assisti ao filme e adorei ao ponto de mandar metade da galáxia assistir também, coisa que fiz com o livro Artemis Fowl - mas, no caso mandei, o pessoal ler a série, e não assisti-la. Enfim, quando descobri que o guia teria um sexto livro escrito por um ser que não era o Douglas Adams, fiquei meio apreensiva. Mesmo sendo o incrível Eoin Colfer, eu não sabia ao certo o que pensar. Afinal, a série terminou, o cara morreu, fazer o quê?
Mas quando vi que o livro seria lançado em pt-br, eu queria lê-lo e tirar a prova real, saber se ia ser algo bom ou se Eoin estragaria sua reputação e cagaria na série.
Mas não temas, criatura do pântano, Eoin apenas escreveu uma continuação. Uma ótima continuação, a propósito.
O final de Praticamente Inofensiva desagradou a muitos, com um final sombrio e nada dupal. O próprio tio Adams disse que escreveria um outro volume, porém o mesmo morreu antes de poder tê-lo feito, deixando a nossa série queria sem um final decente - até na visão do próprio autor.
Mas Eoin não decepcionou. Não vou dizer que ele escreve como Adams ou que nem parece que foi outra pessoa que retomou a história: isso é notável em diversos aspectos. Mas nem por isso se torna uma história ruim. O livro parece fazer parte do guia, mas Eoin não tenta ser o padrasto dos filhos órfãos de Adams, mas sim um tio dupal que está passando um fim de semana com você. Eoin segue bem o estilo, inserindo coisas néscias improváveis, criando lugares e personagens estranhos, além de que o livro continua engraçado, e Eoin soube muito bem encaixar os personagens na trama, com suas personalidades humanas genuínas iguais as da série original.
A série O Mochileiro das Galáxias é a mais doida do universo. Afinal, ela tem um livro seis de um trilogia que tinha cinco livros. Afinal, o que é isso? Além de que a série acabava sem final, e agora tem um fim. Mas, na verdade, acho que se houvessem 42 fins alternativos para a série, eu leria todos eles. E quem sabe a pergunta fundamental não seja "Quantos fins alternativos a série O Mochileiro das Galáxias tem?".

AAH O UNIVERSO ESTÁ SE DESFAZENDO E FORMANDO ALGO NOVO E INIMAGINÁVEL AINDA MAIS COMPLEXO QUE ISSO NÃÃÃÃÃÃÃÃÃO!!!!!1!!onze!!!1!!11!!!

Chega.
Um ponto que me incomodou muito na série foi o de Arthur se apaixonar por Fenchurch e ela ela sumir do nada, sem dar notícias. Mas ela "aparece" nesse livro, e não vou mentir: queria que Arthur e Fenchurch ficassem juntos. Mas parece que essa não é a vontade dos deuses, então, o que fazer?

O livro tem início com Arthur isolado numa praia, tomando seu amado chá e pensando em Fenchurch. Ford está curtindo a vida adoidado, em festas, bares, tudo isso com muitas garotas e dinamites pangalácticas. Mas a como a improbabilidade não descansa, eis que um supercomputador chega do vacuo dizendo que tudo aquilo não passava de uma mentira, que eles estavam num programa de realidade virtual e que nada daquilo que aconteceu foi real.
Eles são jagados na realidade sem dó e sem dinheiro. Minto, Ford tem um cartão sem limites para os pesquisadores de campo para o Guia - que ele roubou de forma muito simples. De qualquer forma, a realidade parece distorcida quando sua filha volta a ser uma adolescente estranha e depressiva, com o revés de ter tido uma falsa vida gloriosa como presidente da galáxia e tendo um marido-rato muito amado, que se perde na mentira da virtualidade de suas vidas. Além de uma amiga que sente muito por ter abandonado a filha por tanto tempo, jurando redimir-se de seus pecados através dessa vida nova. É claro que falo de Random Dent e de Trillian. Não de Tricia, essa é outra história.
E, depois de dois livros, ZAPHOD REAPARECE!!!!!!!!!!
Arthur se mete em uma confusões, tendo que ajudar a reerguer a supremacia doentia de Thor através da morte do imortal Wowbagger, aquele mesmo que tinha como objetivo na sua vida imortal insultar todas as pessoas do universo, mas que desiste do cargo por um motivo muito, mas muuuuuito improvável.
O livro me fez rir muito, principalmente no meio da aula. Algo já do sir Colfer. Além de que as notas do guia fora bem colocadas e foram hilariantes.

O livro é ótimo, e pra quem conhece a escrita de Eoin (como eu) vê que ele não tentou se disfarçar. Palmas para essa continuação dupal!
Espero que depois dessa resenha enorme vocês leiam o livro e gostem.

So long, and thanks for all the fish!

site: www.nathlambert.blogspot.com
Rtarroyo 24/08/2012minha estante
Sério mesmo que você acha o Eoin Coffler tudo isso?? Eu só Artemis Fowl dele, não sei se ele possui outras obras, mas essa é uma série péssima!

Nath @biscoito.esperto 24/08/2012minha estante
Você não gosta de Artemis Fowl? =O É minha série favorita! Deve ser por que é algo com uma pegada mais infantil.

Denis 08/06/2016

Não tem mais nada não...só enrolação
Um dos livros mais chatos que já li. O autor enche o livro de "Notas do Guia" o que deixa a história muito cansativa, ou seja, não vale apena ler. Sem mais
Eliana.Cardoso 05/11/2016minha estante
O primeiro livro que eu abandonei na vida!!!

Magno.Soares 12/11/2018minha estante
Tive o desprazer de manter a resiliência para terminar de ler este livro de Eoin Colfer.
Porém, não mantive o estoicismo. Reclamava a cada página que lia.
O interessante é que comprei o livro cheio de expectativas e até mesmo saudade.
Nas primeiras páginas procurei sorrir das piadas sem graça, tentei entender as situações criadas para "dar liga" às situações que estiveram presentes nos últimos capítulos do 5º livro de Adams, até que... tomei consciência do que estava acontecendo. Horrível!

Gabi Mendonça 19/07/2017

Justa homenagem, mas sem o encanto original
Não achei que o Colfer conseguiu finalizar a série com a mesma sutileza de Adams, mas apenas disso valeu a pena a persistência... Principalmente pelo sentimento de "dever cumprido" por acabar o Sexto Livro da Trilogia de Cinco.
Magno.Soares 12/11/2018minha estante
Dever cumprido com denodo e muita paciência. Sei como você se sente. Parabéns.

daybson 28/12/2012

Exagero e repetição de expressões, má caracterização dos personagens, roteiro pobre.
Thauany 27/07/2014minha estante
Com certeza resumiu bem o livro. Não sei como deixaram um autor de histórias infantis escrever um livro de ficção científica para adultos.

Fernanda 08/02/2017

Superou com louvor os livros 4 e 5 da série!
"Hillman Hunter começou a acreditar que esse novo mundo precisava de um deus para criar mandamentos, castigar os pecadores e declarar quais formas de orientação sexual eram agradáveis e quais eram simplesmente erradas e sujas. Como Nano fora inegavelmente criado pelos magratheanos e não por Deus, não havia uma divindade para governá-lo, o que provoca alguns debates acalorados na comunidade. A ordem natural das coisas estava desmoronando e todo tipo de gente achava que tinha o direito de se considerar igual aos outros, e religião não é nada disso. Hillman decidiu que era necessário um deus para restaurar a hierarquia social, de modo que nessa quinta-feira em particular, numa pequena sala de reuniões ao lado da prefeitura, ele estava fazendo entrevistas para o cargo." Pg. 125

"Arthur teria dito: não pode ser!, mas ele descobrira que esta frase em particular não poderia anteceder um ponto de exclamação desde que conhecera Zaphod Beeblebrox. Nada poderia não ser e, se não deveria ser, geralmente era." Pg. 365
Para seu título: NUNCA!
Um dos personagens mais sarcásticos, inteligentes e cínicos da saga, Zaphod Beeblebrox foi transformado em um idiota completo!
Leiam para ver!

Lia 20/01/2013

~~Este texto pode conter spoiller, só leia se você realmente quer saber um pouco da história~~

Eis o sexto livro da trilogia de cinco. Pensei um pouco antes de comprar este livro, mas pensei, pqe não? Se a própria mulher de Douglas Adams confiou nele, pqe eu também não poderia, certo?

Enfim, vamos a resenha.

Confesso que com o final do 5º livro fiquei meio assim 'e agora, o que vai acontecer com Arthur e seus amigos?', claro que Colfer logo no início do 6º livro começou a explicar os acontecimentos talvez um pouco inexplicáveis. E de fato, entendi algumas das coisas que tinha deixado passar nos outros 5 livros.
Por um momento achei que tudo estaria perfeito para os personagens, cada um viveu o que queria viver, mas é claro, como eles são muito sortudos, especialmente Arthur, era tudo virtual. E a realidade voltou com tudo: Vogons, Grebulons, lasers mortíferos e a Terra sendo demolida.
Mas sim, sem sarcasmo agora, eles tem um pouco de sorte e são salvos pelo imortal Wowbagger, o cara que tinha dois únicos objetivos na vida: xingar os outros e, claro, morrer. Mas para isso eles precisam de um deus classe A, e Zaphod dá um jeito nisso, enquanto os outros vão para Nano, um planeta onde terráqueos ricos formaram uma nova colênia.

Enfim, Eoin Colfer tentou escrever como Douglas Adams, em algunos pontos conseguiu, mas em outros pecou. A história me prendeu tanto quanto os outros 5 livros, a ansiedade para ver como as coisas acabariam me matava. Mesmo com muitas histórias acontecendo ao mesmo tempo, como as de Nano, as do Vogons, as dos Aser, não me perdi em nenhum momento e pude entender tudo o que acontecia.
Esperava um pouco mais do final, malditas zonas plurais. E, sinceramente, espero que Eoin Colfer resolva fazer o 7º livro e traga Fenchurch, para ela e Arthur ficarem finalmente juntos.
NathaliaGarrido 10/07/2013minha estante
"Confesso que com o final do 5º livro fiquei meio assim 'e agora, o que vai acontecer com Arthur e seus amigos?"

Como assim? No final do quinto livro é tão obvio que na verdade o fato de ter um sexto livro destrói tudo.

Paulo Silas 17/11/2011

Opinião pessoal sobre o livro...
O sexto livro da trilogia de cinco da série "O Mochileiro das Galáxias"

Muito bom!
Confesso que inicialmente julguei mal, quando soube (mesmo antes de ser publicado no Brasil) que fora publicado um novo livro da série, não havendo sido escrito por Douglas Adams (obviamente)!

Porém, logo no início da leitura do livro, o estilo de Douglas Adams se encontra presente em Eoin Colfer de uma maneira brilhante. A narrativa é muito boa (se assemelha com a do quinto livro, o qual julgo como melhor escrita de Adams), enredo interessante e muita nostalgia dos livros anteriores...

O "tamanho do livro" é maior que os cinco anteriores (como se fosse o de dois volumes em um...).

Nenhum fã da série vai se decepcionar com a continuação da história do "Guia" - motivo pelo qual recomendo a todos aqueles que curtem e/ou leram os livros anteriores!

Muito bom mesmo!!!
Marina 30/01/2012minha estante
Olá onde encontrou o livro para comprar? por favor sou fã e estou ansiosa por ler este. vi resenhas de pessoas que gostaram e que odiaram. quero ver por mim mesma, mas não encontro onde comprar.

romaxy 08/12/2011

Desde 1991 os fãs do sensacional Guia do Mochileiro das Galáxias estão sem saber o que aconteceu com os adorados Arthur Dent, Ford Prefect, Trillian, e Zaphod. E com a morte de Douglas Adams, em 2001, todos pensavam que a trilogia de 4 livros (que, por mero acaso, são 5) não traria novas surpresas. Mas, pra variar, o Gerador de Improbabilidade Infinita foi ligado, e Eoin Colfer apareceu para nos trazer um livro cheio de nostalgia e diversão.

Recebido com muito ceticismo pela crítica, o sexto livro acabou se mostrando uma enorme e grata surpresa. Bom, surpresa pra maioria, porque eu já esperava algo muito bom vindo de Eoin Colfer, o autor da genial série Artemis Fowl (na qual li apenas os três primeiros livros nos últimos dois ou três anos, mas já planejo comprar o resto).

Em E Tem Outra Coisa, vemos que a vida está perfeita para Arthur Dent e Ford Prefect: Arthur vive em local paradisíaco, com a tão sonhada paz e tranquilidade, enquanto Ford vive em bares pelo mundo sem se preocupar com dinheiro. Está tudo tão bom Mas, quando que a vida desses dois não envolve alienígenas malucos, destruição de mundos e intragáveis Vogons?

Como sempre, nada é o que parece, tudo o que é improvável acontece, e todo lugar que Arthur vive está fadado a ser destruído. Sempre.

Eoin Colfer tem sacadas geniais (que deixariam o próprio Adams empolgado), além de escrever tudo com o característico e sutil humor inglês. É difícil diferenciar a leitura do sexto para qualquer outro livro da série original. Um prato cheio pra todo fã.

E agora, aprendemos Sempre que bater o medo de nunca mais vermos um novo livro do Guia do Mochileiro das Galáxias, NÃO ENTRE EM PÂNICO. Há sempre a enorme improbabilidade disso acontecer.

*Resenha originalmente postada no www.BlogDoRoma.com.br*
Kika 20/06/2016minha estante

Não curti esse livro não, acho que o autor não conseguiu continuar a série com a mesma sutileza. É em muitas partes é até meio grosseiro.

Celia 25/06/2012

E Tem Outra Coisa...
O foco aqui, assim como nos outros livros, não é a história em si e sim a crítica social. O ponto bom do livro é que o Eoin consegue criar um bom clima e é, ele mesmo, um excelente escritor. O ponto negativo, a meu ver, é o excesso de citação do Guia, para explicar qualquer coisa.
É um livro recomendado para os fãs, não se trata de livro que possa ser lido sem ter conhecido os outros.
Eu, como fã incondicional do primeiro e fã com algumas reservas dos seguintes, recomendo pra quem gostou dos originais.

Simone 02/01/2017

Acabou
O destino dos personagens criados por Douglas Adams, em uma homenagem saudosa e bem resolvida. A loucura continua. Douglas Adams vive.

KarinaAky 20/10/2012

Um dia vou ler de novo pq já esqueci de quase tudo.
Gostei. Dá pra sentir o dedo (ou lápis, teclado o sei lá) do Douglas no livro. Algumas passagens muito boas. A história não é tanto, mas as sacadas dentro dela sim.

yuri thome 08/12/2011

Não é o Douglas Adams???
Comprei por mera curiosidade, pois achei que o desaparecimento prematuro de Douglas Adams tinha condenado definitivamente a continuidade do Guia.
Os puristas podem até criticar, mas ao ler, a sensação de "continuidade" é impressionante.
Eoin Colfer captou, apreendeu e, habilmente, utilizou a fantástica e insana escrita do Douglas Adams. Impossível não dizer que o livro é Dupal.