E Tem Outra Coisa...

E Tem Outra Coisa... Douglas Adams
Eoin Colfer

Resenhas - E Tem Outra Coisa

Marcio_jr 15/04/2012

Assim como todo fã do Douglas Adam, quando soube do lançamento de um sexto livro da série do Mochileiro das Galáxias, fiquei com um pé atrás antes da leitura do livro. Depois do choque conflitante em aceitar ou não o livro, resolvi ler.

O livro é bom, acabei ficando surpreso com a narrativa e descrição dos personagens dada por Eoin Colfer, são exatamente como nos livros da série anterior para Arthur Dent, Ford Prefect, Tricia McMillan e a volta do Zaphod Beeblebrox, assim como o desenvolvimento da personagem Random Dent e o alienígena Wowbagger. Sem contar nas vacas que sonham em serem comidas (sempre ria com a situação).

Agora vamos para algumas ressalvas do livro. Primeiro achei as Notas do Guia bastante excessivas e cansativas, muitas vezes o Eoin forçava ser engraçado nelas. Quando apareciam nos livros anteriores, Douglas descrevia as situações de uma forma mais fluída e dinâmica. Nesse livro, muitas vezes as notas do guia arruinavam o fluxo da narrativa.

As sacadas geniais e irônicas do Douglas também sumiram desse livro, apesar do certo teor crítico do Eoin quanto à religião e ao estado, nada como a genialidade do Douglas, que a cada parágrafo nos surpreendia com uma situação cômica, irônicas e críticas.

Enfim, apesar de considerar um bom livro, considero o E Tem Outra Coisa como um fanfic, que vale a pena ser lido. Porém, para mim, a série tem seu final no quinto livro.

Ronan.Azarias 14/04/2013

Decepcionante.
Em uma palavra, decepcionante.
Por melhor escritor que seja Eion, ele não chega a fazer jus ao legado deixado por Douglas. Acabou que ele vai ficar na minha estante só pra deixar a coleção completa. Não é o tipo de livro que eu volte a lê-lo.

Caio 01/04/2012

Bastante Inferior ao Restante da Série
Embora não seja de todo ruim, e ao contrário do que diz o comentário na contracapa do livro, o estilo do novo autor não segue em praticamente nada o de Douglas Adams, o que fez o livro perder um pouco do tom que vinha no restante da série. Não é ruim, mas poderia ser melhor...

Magno.Soares 12/11/2018

Fora da Curva
Péssimo.
Mas, péssimo não seria o suficiente para explicar o que foi essa tentativa infame de dar continuidade ao trabalho genial de Douglas Adams.
Imagine todos os personagens que você admirou e aprendeu a amar ao longo de 05 livros serem destruídos em um único trabalho. Pois é. O único que teve a sorte de não ter sua imagem desconstruída foi o robô Marvin que... bem... não vou dar spoiler para quem ainda está lendo a saga. Mas, enfim, não recomendo.

Denner 06/05/2014

Dupal
Mochileiro para mim é uma saga muito interessante, sinto que ela tem três finais, pois você pode parar a história no terceiro, no quinto e é claro, no sexto livro.
Não concordo com todo esse ódio gerado pela existência desse livro, é um ótimo livro e é um complemento ótimo para a série.
É claro que Eoin não escreve da mesma maneira que Douglas, e desta forma não consegue atingir o mesmo humor, porém o Eoin trouxe uma interação muito maior entre os personagens da série, eu não consegui sentir tanto essa interação nos livros de Douglas, e com isso não digo que um ou o outro são ruins, não, um estilo de escrever complementou o outro, Eoin Colfer entendeu bastante sobre a série e isso é bom. Esse livro é sim uma continuação digna.
Porém eu admito que vi uns problemas com esse livro, coisas que não tive problema com a série de Douglas. O primeiro é as notas do guia, elas param toda a hora a história e muitas vezes não complementam muita coisa, minha dica é ler tudo pulando as notas e depois voltar para o começo e só ler as notas mesmo.
O segundo problema foi o tamanho do livro, o começo e o fim foram tranquilos, porém no meio, a história se estende demais, em certos momentos 100 páginas poderiam ter sido contadas em 40, muita enrolação.
Esses são os únicos verdadeiros problemas com esse livro, e acredite, se você é um verdadeiro fã de carteirinha da série, não vai desistir só por isso.
Vale a pena ver Arthur e o pessoal se aventurando novamente.

"Fim de uma das resenhas"

Marcio 28/05/2012

Lá e volta outra vez...
Temos o 6º livro da triologia do "O Guia do Mochileiro das Galáxias" (sim, isso faz todo o sentido) sendo que esse tem uma peculariedade: não foi escrito por Douglas Adams e sim por Eoin Colfer.

Logicamente o estilo dele é diferente dos outros cincos, além de ser outro autor o livro foi escrito em outro tempo. Isso não impede, contudo,a presença do humor original, mas com alguns toques a mais.Talvez os leitores não gostem de algumas mudanças.

A história começa com os protagonistas vivendo, separadamente, vidas perfeita, quando tem uma surpresa não muito agradável. A partir dai começa uma jornada para salvar uma colônia terrestre,recuperar o prestígio de um Deus e coisas assim...

Alíais o elemento divino é a parte, em minha opinião, mais engraçada do livro....

Amanda.Fernandes 08/02/2021

...
Outro livro que divide opiniões... Muitas pessoas nem o considera como parte do universo do guia, mas, eu o considero como uma grande homenagem ao Douglas.
O livro possui uma narrativa mais centrada, perde um pouco daquela loucura do Adams, você não fica tão maluco e entra menos em pânico (uma das coisas que amo nos livros do Douglas), mas valeu a intenção, é sim um bom livro, e eu recomendo!

daybson 28/12/2012

Exagero e repetição de expressões, má caracterização dos personagens, roteiro pobre.
Thauany 27/07/2014minha estante
Com certeza resumiu bem o livro. Não sei como deixaram um autor de histórias infantis escrever um livro de ficção científica para adultos.

Kim 16/01/2013

Eoin Colfer x Douglas Adams
O Eoin Colfer prezou por manter o mesmo estilo do Douglas Adams e minha opinião é que ele foi muito feliz no que fez.

Deu pra matar a saudade dos 5 livros da série original. O enredo é interessante, as piadas mantém o mesmo nível dos outros 5 livros e são até melhores em alguns pontos porque são mais "atuais".

Só achei uma pena o Marvin não ter ressurgido em nenhuma parte do livro, mas o Eoin Colfer deu uma continuação genial para o fim quase que definitivo que o Dougla Adams tinha dado no livro anterior.

Recomendo para todos que já leram os outros 5 livros da série.

Rodrigo.Alves 07/08/2019

E de fato havia mais uma coisa...
Provavelmente esta é a resenha mais "emocionada" que escrevi até então. Confesso que de início, por puro preciosismo, passei as primeiras páginas resmungando e pensando que aquilo tudo não passava de uma cópia barata e que o Eoin Colfer estava a todo custo simplesmente tentando imitar o estilo de narrativa do Douglas Adams. Pois paguei a língua! De fato perdeu muita excentricidade e toda criatividade pisicodélica científica, mas em compensação a narrativa ficou muito rica, o modo romance, a exploração dos personagens.

Alessandro @possati.ale 12/02/2020

Boa proposta
O autor simula bem a escrita de Adams, mas fora isso é apenas uma emulação do que o autor original poderia fazer, e é bem aceitável a forma como se é emulado, faz crer que Adams aprovaria. Além disso, um saco todas as passagens de Zaphod e as citações inúteis de verbetes do Guia.

Liah 20/01/2013

~~Este texto pode conter spoiller, só leia se você realmente quer saber um pouco da história~~

Eis o sexto livro da trilogia de cinco. Pensei um pouco antes de comprar este livro, mas pensei, pqe não? Se a própria mulher de Douglas Adams confiou nele, pqe eu também não poderia, certo?

Enfim, vamos a resenha.

Confesso que com o final do 5º livro fiquei meio assim 'e agora, o que vai acontecer com Arthur e seus amigos?', claro que Colfer logo no início do 6º livro começou a explicar os acontecimentos talvez um pouco inexplicáveis. E de fato, entendi algumas das coisas que tinha deixado passar nos outros 5 livros.
Por um momento achei que tudo estaria perfeito para os personagens, cada um viveu o que queria viver, mas é claro, como eles são muito sortudos, especialmente Arthur, era tudo virtual. E a realidade voltou com tudo: Vogons, Grebulons, lasers mortíferos e a Terra sendo demolida.
Mas sim, sem sarcasmo agora, eles tem um pouco de sorte e são salvos pelo imortal Wowbagger, o cara que tinha dois únicos objetivos na vida: xingar os outros e, claro, morrer. Mas para isso eles precisam de um deus classe A, e Zaphod dá um jeito nisso, enquanto os outros vão para Nano, um planeta onde terráqueos ricos formaram uma nova colênia.

Enfim, Eoin Colfer tentou escrever como Douglas Adams, em algunos pontos conseguiu, mas em outros pecou. A história me prendeu tanto quanto os outros 5 livros, a ansiedade para ver como as coisas acabariam me matava. Mesmo com muitas histórias acontecendo ao mesmo tempo, como as de Nano, as do Vogons, as dos Aser, não me perdi em nenhum momento e pude entender tudo o que acontecia.
Esperava um pouco mais do final, malditas zonas plurais. E, sinceramente, espero que Eoin Colfer resolva fazer o 7º livro e traga Fenchurch, para ela e Arthur ficarem finalmente juntos.
NathaliaGarrido 10/07/2013minha estante
"Confesso que com o final do 5º livro fiquei meio assim 'e agora, o que vai acontecer com Arthur e seus amigos?"

Como assim? No final do quinto livro é tão obvio que na verdade o fato de ter um sexto livro destrói tudo.

Biscoito 23/01/2013

O Sexto Volume da Trilogia
Sejamos sinceros: qual nerd nunca desejou estar a bordo da nave Coração de Ouro ou ao menos acompanhar Ford Prefect em uma dose de Dinamite Pangaláctica? Qualquer um que tenha devorado as aventuras de Arthur Dent e cia sabe que, ao fechar o último livro da “trilogia de cinco” escrita por Douglas Adams, o leitor fica – como no final de todas as melhores sagas – um pouco órfão.

Tá, e daí? E daí que o escritor Eoin Colfer...

Mais no site http://www.mudandodeassunto.com/e-tem-outra-coisa-eoin-colfer/