Loucos Pela Vida

Loucos Pela Vida Paulo Amarante

Resenhas - Loucos Pela Vida:

Mare 10/07/2022

Muita informação
Livro muito interessante sobre reforma psiquiátrica e luta antimanicomial. Mostra como um processo como esse é complexo e não ocorre do nada, as nuances para que aconteça e os principais agentes de mudança.
Não é um livro de leitura fácil e fluída, necessário ter conhecimento prévio de alguns assuntos políticos e de saúde mental.
Vale a pena a leitura e estudo.

Raiza Boger 02/02/2021

Livro essencial pra quem estuda a reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial no Brasil. Só que ele é um tanto denso, não achei uma leitura muito acessível pra quem já não tem um mínimo de contato e conhecimento sobre a história do SUS e do movimento da reforma sanitária no Brasil. Ainda assim é um livro que eu recomendaria pra qualquer um que quer saber mais sobre saúde mental num viés psicossocial.

Luiz Neto 17/03/2022

Livro Introdutório, didático, porém...
O livro traz a perspectiva histórica mundial e nacional de saúde mental. Aprofunda os processos do "ser louco" e as propostas de tratamento mediados por correntes conservadoras e também da antipsiquiatria. O livro no capítulo 2 é bastante técnico, com muitas passagens que mostram a construção da história do movimento de saúde mental, porém, acho que se torna um pouco enfadonho. Capítulo 3 é um compilado do 2 e já se torna mais instigante a leitura.

Livro essencial para entender a saúde mental a partir de uma visão crítica e de transformação.

claraventura 18/03/2023

Livro ótimo pra quem deseja entender a reforma psiquiátrica
Dentro da graduação em psicologia a professora mandou ler este livro pra prova. Já li muitos artigos e outros livros sobre a reforma psiquiátrica mas esse foi o mais completo. O autor conta a história desde como os loucos eram vistos até as principais lutas antimanicomiais, especialmente no Brasil.
Uma leitura fácil e tranquila de ser feita. Indico para todos que desejam começar a entender mais sobre esse tema.

folkloress 06/06/2023

Louco pela vida (pelo viver)
Paulo amarante em busca de muitas coisas que possam somar em seu livro acaba nos envolvendo em uma trajetória um tanto quanto triste, antes da reforma sanitária, as condições precárias em que viviam os sujeitos ?alienados?
cita de forma bem envolvente muitas influências, que dedicaram tempos no Brasil em prol da luta antimanicomial, diz sobre antes e o depois do SUS.
trabalho de louco, não me agregou ao ponto que gostaria, pois o livro é massante apesar de curto? aprendi muita estudando a disciplina e serviu para que eu desse bastante exemplos durante as aulas!

brunomathiasss 10/09/2023

Livrinho que todo estudante de psicologia deveria ter
Mais um livro que é leitura obrigatória quando se trata das reformas psiquiátricas que ocorreram no mundo e no Brasil. Recomendo lerem saúde mental e atenção psicossocial antes deste, pois aqui o autor desenvolve muito mais. Acho que é bom ter uma base antes.