Città di Roma

Città di Roma Zélia Gattai

Resenhas - Città di Roma

Luiza 31/07/2014

Citta de Roma
como todos os livros que li de Zelia, ela me surpreende com a leveza de suas lembranças de familia. Neste livro ela conta a vinda de seus avos da Italia, do vale do Cadore, nas Dolomitas (que me trazem muitas recordações de uma linda viagem com meu marido) no navio Citta de Roma, seu desembarque em Santos, e a vida no interior e na cidade de Sao Paulo. Como sempre uma leitura deliciosa.

Carolina CM 20/06/2020

Da vida real
Esse é o primeiro livro que leio da Zélia Gattai. Famosa pelo seu Anarquistas, Graças a Deus e por ser esposa/revisora/memorialista de Jorge Amado, peguei o livro em bom estado em uma troca no sebo. O livro é muito bonito, nele Zélia conta da sua família, dos seus pais e avós que vieram juntos da Itália no mesmo navio, mas que não se conheciam. Das coincidências da vida, da vida dura e real dos imigrantes, da vida dura e real do começo do século...acompanhamos as crônicas divertidas de um tempo onde as meninas eram privadas de estudos superiores e onde o carro era uma novidade. O tempo voa mesmo...e como diz Zélia, as pessoas queridas e suas histórias maravilhosas ficam vivas na nossa memória. É um livro muito interessante e bonito.

cecilia.mendonca.583 18/04/2015

Doces recordações
Que delícia de livro. Como sempre ela escreve e descreve tão bem, tão suave que vamos percorrendo as ruas, as estradas, vendo as casas, participando da vida dos personagens que neste caso são reais.
Conta a história da sua família, desde a chegada das famílias dos avós maternos e paternos ao Brasil e todos os acontecimentos na descoberta deste novo país, a adaptação, os sonhos e tudo mais que envolve as vidas as pessoas.
Vale a pena a leitura!

Lili 27/02/2017

Città di Roma
Livro lindo e emocionante.

Zélia, depois de nos emocionar com "Anarquistas Graças a Deus" retorna com mais histórias das famílias Da Col e Gattai - e nos emociona novamente.

O livro segue o mesmo tom de Anarquistas, uma conversa leve, Zélia contando o que lhe vem à memória, com muita graça e simplicidade. De uma maneira mais resumida, este livro abarca um período muito maior que o de Anarquistas, pois conta a história das famílias desde a partida da Itália até os 83 anos de Zélia, quando ela já era a única ainda viva entre os irmãos.

O único problema do livro para mim foi encontrar algumas contradições entre o que havia sido dito em Anarquistas e ele. Claro que memórias sempre estão sujeitas a uma certa imprecisão, mas como eu li este logo depois de ter lido Anarquistas, as divergências ficaram mais aparentes. Além disso, faltou um pouco da inocência presente em Anarquistas; mas este "defeito" também é facilmente explicado, pois Anarquistas foi escrito através dos olhos da Zélia menina e não havia nela a malícia dos adultos.

Recomendo muito este livro, para quem gosta de memórias e/ou de ouvir belas histórias. Zélia é uma tia tomando café na nossa cozinha e nos presenteando com uma narrativa maravilhosa.

Laura Regina - @IndicaLaura 14/04/2019

Um livro sobre a vida da família de Zélia Gattai
Zélia Gattai recua no tempo e nos conta a história de sua família italiana - ela passeia pelas lembranças que começam no navio batizado Città di Roma, no qual emigraram suas famílias materna e paterna: os Da Col, oriundos do Vêneto, e os Gattai, da Toscana, que deixaram o porto de Gênova em busca de uma vida melhor no Brasil no fim do século XIX.

De modo carinhoso e afetivo, a autora narra em forma de fluxo de memórias diversas histórias que ouviu ou vivenciou, desde o fim do século XIX, quando seus avós imigrantes chegaram ao Brasil, até sua adolescência na década de 1930 numa São Paulo efervescente.

São histórias longas ou pequeninas, sobre momentos tristes ou alegres, sobre pequenos costumes das famílias ou grande fatos históricos. É belo, afetuoso, amoroso, tocante, apaixonante.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura

Laryssa Barros 26/02/2023

Um livro maravilhoso
De forma divertida e simples, a autora traz para as páginas do livro toda a história de sua família, passando por acontecimentos corriqueiros de forma leve e verdadeira. O final do livro é muito emocionante ??

Felipe1503 26/02/2024

Peixe no anzol
Fui fisgado pelos relatos de Zélia Gattai!

Comecei de uma forma despretensiosa, não esperava muito, mas me surpreendeu, me envolveu.