Cerimônia Final e Outras Histórias

Cerimônia Final e Outras Histórias Brian Aldiss

Resenhas - Cerimônia Final e Outras Historias

Marcos Carvalho 13/11/2014

“Cerimônia Final e Outras Histórias”, ao contrário dos romances mais famosos como “Nave-Mundo” e “A Longa Tarde da Terra” que possuem um ritmo acelerado, esta coletânea possui um experimento e abordagem mais sonhadora e enigmática, frutos de seu estilo, conhecido por inovações contínuas em sua forma literária, estilo e conteúdo. Alguns contos compartilham personagens e temas, e por vezes, parece um estranho e desarticulado romance.
Destaco os contos que não são interligados como: "Viver? Nossos computadores farão isso por nós", sobre máquinas que realmente podem prever o futuro e "O Momento de abertura," que possui foco em temas que normalmente não são abordados em ficção científica, incluindo a emoção humana, psicologia e arte .
Em “O Navio frágil e caro” uma releitura da epopéia da arca de Noé. Em“Cerimônia Final”, a história do título, um estudo melancólico de alguns clientes em um bar que se recusam a evacuar a Terra diante do inevitável 'fim do mundo'. Em "Uma aparência de vida" que trata sobre um pesquisador em um museu do futurístico que descobre hologramas perdidos de cartas de amor entre um casal morto há tempo atrás, um conto triste, engraçado e comovente. Em “Ligado para o som” um futuro em que a Terra não tem mais a paranóia de vigilância de descrita em '1984'.
Um bom livro, por vezes confuso, com contos expressos na forma de 'enigmas', marcados por boas descrições e habilidades proféticas.