A Paixão de A.

A Paixão de A. Alessandro Baricco

Resenhas - A Paixão de A.

Ricardo 06/04/2022

Pequeno grande livro.
Esse livro foi uma verdadeira surpresa para mim. Havia comprado há algum tempo, lá estava esquecido em um armário, mas o desenterrei no final do mês passado.

É um livro com uma identidade própria, seja na forma de escrever, seja na forma de contar a história. Confesso que não foi tão fácil me acostumar com o estilo, mas depois de umas 10 páginas a leitura passou a fluir bem. É uma história sobre amadurecimento, sobre a passagem para a vida adulta. Através de 4 garotos e amigos, e de Andre (a enigmática moça), o livro é um relato realista da juventude em uma Itália dos anos 70, com todas suas angústias, dores e decepções. Pelas informações do próprio livro, o autor colocou na obra experiências de sua própria juventude, criando uma história única e poderosa.

Não é um livro fácil, mas valeu muito a pena, foi uma experiência muito bem-vinda. Não conhecia o autor, mas fiquei interessado na sua obra, quero ler mais livros dele.

Helena 29/10/2020

é bom, mas complicado
Muito fanatismo, e o narrador anonimo mostrando que as pessoas que nao acreditavam em Deus nao eram verdadeiras.
Eu nao gosto de livros que tratam a religiosidade desse jeito.
Mas tirando essas partes, o livro é mt bom, linear, contando da infância até a maturidade dos 4 amigos, da religiao deles, de seus laços, de suas paixões, seus segredos que ligam eles como Andre liga eles, da amizade e de como ela vai mudando com o passar do tempo.
O final podia ser melhor, ja q eu n entendi nada q o narrador falou kakak tem muitas partes q n entendi por conta do tipo de narração q ele fazia

Paula 31/12/2011

Emmaus
Costumo acreditar no ditado "não se deve mexer em time que está ganhando", mas parece que os escritores e artistas em geral estão sempre em busca do novo, e nem sempre o novo será o melhor, o mais interessante.
Foi com alegria que encontrei a mais nova tradução de um livro do Alessandro Baricco pela Companhia das Letras, o "Emmaus" pelo qual esperava desde o ano passado. "Emmaus" foi uma cidade pequena bem próxima a Jerusalém, e segundo o Novo Testamento, foi lá que Jesus apareceu diante de dois de seus seguidores antes de sua ressurreição.
No decorrer dessa história, Baricco conta as descobertas de quatro amigos, seus questionamentos acerca da fé, a perda da inocência e a descoberta da sexualidade tentando retratar as experiências de sua geração. O livro é repleto de refências ao Catolicismo, acredito que aqueles que conhecem mais sobre o assunto poderão talvez entender melhor o propósito desse livro.
O próprio Baricco afirmou que este é um romance de transformação na sua carreira literária pois ele buscava abandonar o mundo fantasioso das narrativas anteriores para retratar as transformações que a sua geração pode viver na adolescência. Mas ainda assim a fantasia ainda está presente no texto, acredito que é algo difícil de se deixar. Ainda é, certamente, Baricco.
Contudo, não leia esse livro esperando encontrar a sutileza de "Seda" ou a poesia de "Oceano Mar". Mas o livro é interessante e a história prende o leitor. Acho que vale a leitura. Pretendo relê-lo. E na minha avaliação estou em dúvida entre três e quatro estrelinhas. Três estrelinhas e meia?

jackseydon 19/03/2021

A paixão de A.
Hmmmmmmmmmm, me fez pensar bastante. Coisas que eu prefiro guardar para mim, a única coisa que posso dizer é: leia.

Karen 10/12/2021

Parece, mas não é
O livro é vendido como uma estória provocadora, quando na verdade é sobre uma experiência rasa de alguns adolescentes.
A impressão é que tentou ser um "As Virgens Suicidas" e falhou com louvor.
"... parece que tudo o que pode se tornar emocionante a aborrece.".

Kethelen3 18/12/2022

Meu italiano favorito
Sem sombra de dúvidas esse é um dos livros que mais gosto do autor, ele nos apresenta a depressão nua e crua, sem a romantização e adornos que costumamos ver. Apenas leiam esse livro, a A vai cativar, surpreender e machucar vocês
Fil 28/01/2023minha estante
Terminei agora e já quero ler tudo dele

Kethelen3 29/01/2023minha estante
Ele tem uma escrita maravilhosa mesmo ???a Amazon tem quase todos os títulos dele

Dudu 19/01/2021

Muito Bom
Gosto bastante deste tipo de livro. A história é bem interessante, toda contada em terceira pessoa. A cada momento o livro nos prende mais na história, fazendo com que você o leia rapidamente. Nunca tinha lido algum livro deste autor. Gostei bastante da forma que escreve.

Gi 21/02/2021

Gostei
Vale a pena a leitura, com uma narrativa simples, mas que prende o leitor. A história é narrada por um dos rapazes, o protagonista, que registra o fim da infância e a passagem para a vida adulta, feita de incertezas e sofrimento. A descoberta da sexualidade vem acompanhada do mergulho nas drogas , na violência e no suicídio.

Pixlina 19/11/2022

Razoável
Não é uma leitura ruim, porém cansativa.
Não atrai e a escrita é um pouco confusa, não te instiga a querer continuar.

Demorei alguns bons dias (meses) para terminar -até porque parei de ler por vários dias, justamente por não ter me prendido ao enredo, que veio melhorar nas 10 últimas páginas.

Candido Neto 16/09/2023

Impressionante
Não sei o que dizer...
Começa como uma onda recuando antes de avançar de forma avassaladora.
Escrita espantosa em seu trejeito coloquial.
Estou impressionado.
Quatro amigos de dezessete anos de famílias do proletariado de 1970.
Até que uma garota rica surge.
Pobres caem no drama, ricos na tragédia. E essa advertência no início do romance de formação em que tudo se precipita escandalosamente rápido demais se cumpre.
Surpresa maravilhosa encontrar esse tipo de leitura que ninguém conhece.

Dadá 20/12/2021

Incompleto
A Paixão de A conta a história de um grupo de amigos muito religiosos e inocentes que mudam completamente ao conhecerem Andre. Confesso que esperava muita reviravoltas e coisas chocantes com esse livro, a partir da sinopse. Mas a medida que fui lendo, achei um pouco chato, a paixão deles achei sem sentido, algumas coisas sem explicação, chegando a ser chatinho... Pra mim, tudo que foi relatado se resume a perda da inocência e que Andre era mera participante de um tempo da vida deles.
Mas o livro tem alguns acontecimentos que surpreendem, confesso. E por ser curtinho, a leitura é rápida.

Fil 29/01/2023

Sinopse e título enganam
O livro é vendido como se o cerne da história fosse a história de rapazes apaixonados por uma garota - o que não pode ser dito como errado, mas certamente o foco do livro não é esse. O livro foca principalmente na amizade de 4 garotos e seu desenvolvimento junto com sua fé no catolicismo. Diria que esse livro se encaixa perfeitamente no que é chamado de romance de formação, nos apresentando o desenvolvimento desses jovens desde a perda da fé até o suicídio.
Achei a escrita do autor muito bonita, mas no começo torna-se um pouco complicada, porém, depois de algumas páginas tudo faz sentido.
Um ponto negativo que achei no livro foi a personagem feminina ser muito caricata, me lembrando Alaska (quem é você Alaska) ou a Lux Lisbon (as virgens suicidas).

daleriku 07/04/2023

O livro foi uma indicação da minha professora de psicologia (embora eu não chamaria de indicação, foi mais um comentário do livro que me interessou), admito que a narração e falta de organização das falas por aspas ou travessões me incomodou um pouco a princípio, mas no decorrer da obra fui me acostumando.

Luca, Bobby, O santo e o narrador são quatro jovens de fé, mas que não tem um conhecimento vasto de mundo, o que acontece muito com crianças de famílias que não falam das coisas por causa da fé e acabam escondendo o mundo para as pessoad. Andre uma menina vulgar, por assim dizer, é caricata, não desenvolvi qualquer emoção por ela, não com as falas do narrador.

O livro fala muito de religião, de pecado, suicídio.

"Assim morremos juntos ? e, até eu morrer, viveremos juntos."

ArthurAlves 01/03/2023

Não é fácil!
Apesar de ser curto, esse livro não é fácil. Contado em terceira pessoa por um dos quatro amigos, mas de forma anônima, e levando em consideração o conteúdo do próprio livro podemos supor que seja o autor falando.

Bom, apesar da capa e o pequeno resumo esse não é um livro erótico/hot. Um grupo de amigos classe média e católicos. Uma moça rica e desinibida. O caos causado entre esses dois mundos.

Amadurecimento.
Depressão
Catolicismo
Busca e perca da fé
Adolescência.

Isso tudo em uma Itália por volta dos anos 60 e 70.

Espero que isso ajude a quem queira ler a obra.