Freaknomics

Freaknomics Sthepen Dubner...

Resenhas - Freaknomics

Bruce 02/02/2021

Pretende-se e vende-se como imparcial, mas...
Os autores têm uma proposta muito interessante em analisar questões diversas sob um olhar científico. Tal atitude é muito atraente e desvela incorreções da sabedoria convencional que usualmente são tomadas como verdade. A atitude pretensamente científica, contudo, não é imparcial, ficando sua posição clara em discussões como armamento individual. Por outro lado, há uma aceitação conveniente de conceitos controversos e que poderiam ser destrinchados como outros temas do livro, como é o caso do QI. Se o leitor estiver ciente do problema que há no texto ser escrito de maneira enviesada apesar de vender-se como neutro, não tomando seus bons argumentos como verdades inquestionáveis, vale a leitura.
Adamastor Portucaldo 28/01/2024minha estante
Enviesado mesmo! Tanto quanto o teu e o meu comentário!

Leonardo 14/01/2021

As excentricidades econômicas
Este livro tem como objetivo explorar o lado oculto das coisas.
Os capítulos associam assuntos aparentemente sem nexo inicialmente mas que com o decorrer do texto fazem total sentido.
Achei bem interessante saber como o Listerine (Anticéptico bucal) começou sua jornada.
Foi uma boa leitura, algumas curiosidades legais, mas nada que acrescente muito como conhecimento útil em minha opinião.

Início: 10-01-2021.
Conclusão: 14-01-2021.

Elizandra 26/01/2015

Freakonomics faz comparações bastante excêntricas, como por exemplo, o que professores tem haver com samurais. Algumas das teorias apresentadas no livro são bastante polêmicas. A relação aborto X criminalidade, educação infantil X herança genética. Aliás, esta ultima foi a que mais me chamou a atenção onde é citado um livro sobre educação infantil que diz que não importa o que você ensinar aos seus filhos eles irão absorver somente 1/4 disto, porque o restante está ligado ao DNA do pequeno e é imutável. E isso faz você repensar muitas práticas educacionais e nos leva no final das contas a seguir aquilo que realmente acreditamos porque pesquisas são contraditórias.

Igor13 09/12/2015

Provocantivo e lançador de um estilo
Na época de seu lançamento, era quase que uma aberração no sentido de desafiar abertamente o senso comum em relação a uma miríade de assuntos diferentes - alguns inclusive sensíveis. O autor fundamenta seus argumentos com evidências razoáveis e provoca o leitor a uma maior reflexão sobre certas formas rápidas e simples de raciocinar. Penso que o livro chegou a lançar um estilo novo de literatura.

Hoje há outros trabalhos nessa linha, abordando mais profundamente os temas. Não tenho certeza se atualmente, 2015, o livro ainda seria tão provocativo e inovador.

Assim, fica difícil recomendá-lo como a melhor adquisição do mercado sem pesquisar outros de mesmo estilo - inclusive do mesmo autor lançados depois.

Por fim, pode não ser o mais interessante na atualidade, mas certamente não decepcionará.

dan_rbn 12/01/2016

Curioso
O livro traz algumas exposições interessantes sobre as ferramentas da economia e seus possíveis usos sobre temas, digamos, não-clássicos desta área do conhecimento. Neste sentido, vale a leitura.
Peca, contudo, ao apresentar conclusões delicadas para problemas sociais e educacionais como se fossem isentas de consequências. Nunca são, e cientistas sérios devem saber e discutir isso.
E é importante que se tenha em mente que os autores limitam-se a discutir os temas que escolheram *exclusivamente* a partir das ferramentas da economia. Com isso, há que se ter muito cuidado ao tomar as questões expostas na obra para outros contextos.

Deh 26/03/2019

Um livro que incita a reflexão
Livro que faz comparações diferentes. Por exemplo: o aborto pode ter contribuído na diminuição da criminalidade? Ou, os lutadores de sumô ganham em perder versus corrupção. Ou ainda, o que mata mais crianças, uma piscina ou uma arma de fogo? Livro bem legal leva o leitor a refletir sobre as causas e efeitos e aplicá-los na vida.