O que é educação popular

O que é educação popular Carlos Rodrigues Brandão

Resenhas - O que é educação popular

Cachamorra 14/03/2024

Para entender com calma o Que é Educação Popular
Essa é a terceira vez que leio esse livro. As duas anteriores estava em espaço académico e discutimos a realidade da entrada da Classe Trabalhadora na universidade. E naquela época esse livro nos fez questionar nossa conduta como formadores de opinião e isso não muda hoje. Contudo, sendo morador da periferia e professor dessa periferia, consegui entender melhor esse debate, porque vivencio isso.

Leiam...

joao.antoni0 07/09/2016

Reflexões sobre o que é educação popular, de acordo com Brandão
Para falar de educação, propriamente educação popular, se começa abordando do saber que percorre por meio das teias de relações estabelecidas entre sujeitos sociais. Esse saber só é possível com a interação de diversas subjetividades que, em conjunto, toma a forma de uma comunidade se dizendo enquanto seres através da linguagem e de produções culturais.
Essa condição de interação entre o “eu” e o “outro” é determinante no surgimento da passagem do conhecimento simbólico, determinando o modo de ensinar-aprender como as primeiras situações de educação, indispensável para a reprodução da vida, a sobrevivência conforme o perpassar o tempo. E é assim que surge a preocupação sobre essas maneiras de educar a construir a personalidade sociocultural dos sujeitos através do conhecimento, a prática pedagógica. A partir disso, sistemas de educação constituem propostas de especialização em técnicas e produção, dicotomizando o saber em parcelas de conhecimentos a partir do desenvolvimento e aperfeiçoamento de meios de dominação da matéria natural. Em consequência disso, um grupo que detêm dos meios de produção e, portanto, do poder social, coloca o outro grupo à margem. Desse modo, saberes são separados e passam a ser instrumentos de desigualdade social: o subalternizado do que é popular, ao do que está no poder com o saber erudito. Assim, o conhecimento é validado passando a ter uma característica de cientificidade, partindo da lógica e de formulações teóricas, se separando do saber popular, o qual teve sua origem, e este último passa a levar em consideração somente uma característica mais técnica, voltada à produção/exploração,uma educação para adultos. Nesse sentido, a educação popular, como o saber da comunidade, vem em contrapartida, a se diferenciar dessa forma de conformação marginal em vista da formação e expropriação do saber popular, com exploração de uma educação que possibilite a consideração do conhecimento que vem do povo, vai para o povo e é realizada com o povo, em entrelace com a formação emancipadora de uma consciência social, politica e cultural em que os sujeitos estão imersos. A definir a educação popular ao retratar como é o campo pedagógico e o envolvimento do educador com essa educação. Para isso, é apresentada a argumentação que para caracterizar um tipo de educação é preciso definir seus métodos e finalidades, e que, desse modo, muitos estudiosos costumam fragmentá-la em três tipos que sempre se voltam às caracteristíticas da educação de adultos, da (genuína) educação popular ou da educação participante. A Educação Popular vai além de uma dinâmica de conhecimentos, é uma prática social que se objetiva em conscientização política e afirmação das organizações populares como poder da comunidade, levando em conta a valorização da cultura popular e a presença militante coeso em um trabalho pedagógico, onde o trabalho do educador tende a ser voltar em direção dos interesses das classes populares, contra formas de autoritarismo, e dando lugar à autonomia ativa para fim de conquista de espaço do, com e para o povo.

Volnei 11/02/2016

O que é educação popular
Normalmente a educação é pensada em domínios restritos como a universidade, a alfabetização, o 2º grau e a supervisão escolar. Na maioria das vezes ela não é analisada em seu cotidiano, a cultura. A educação propriamente dita é um domínio de idéias e praticas regida pelas diferenças entre as diversas realidades sociais. Nesta sua obra Brandão explora as diferenças entre educação convencional e educação popular, teoria e pratica.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos