O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

ana júlia 18/07/2023

Se, portanto, nossos algozes têm o poder de tirar a vida,
Se os nossos xerifes têm o poder de pôr inquilinos inadimplentes na rua, se a nossa polícia tem o poder de encarcerar o folião ébrio, esses poderes encontram sua justificativa moral naquele pacto original dos nossos ancestrais. Se não podemos encontrar nenhuma fonte mais elevada para o nosso ordenamento legal, que fonte mais elevada poderíamos esperar que estes famintos infelizes encontrassem para a ordem que adotaram para si?

Após um deslizamento numa caverna, cinco exploradores ficam presos. O ano é 4300 e quando os suprimentos acabam, aqueles homens percebem que só sobreviverão à desnutrição casa haja um sacrifício desesperado. Dias após, a entrada da caverna é desobstruída, porém há apenas 4 exploradores.
Nestas páginas cinco juízes responsáveis pelo julgamento, votaram para decidir o futuro desses réus. Eles devem ser absolvidos ou condenados por terem se alimentado de outro ser humano para sobreviver? E com base em quê?

Essa obra me fez pensar muito, fiz muitas teorias e me senti muitas vezes perdida em como sentenciaria esse caso. Um livro muito bem escrito, e com um objetivo genial que foi muito bem realizado.

Ãrica 16/07/2023

Meu primeiro livro jurídico. Entender a linguagem foi o mais difícil, mas consegui entender a sentença que cada um definiu. É muito legal ver como as matérias que tive agora no 1° semestre foram expressas no livro. Importante ressaltar que o caso que é discutido aqui, é totalmente fictício e criado para pensar. A nota é baixa nao por que o livro é ruim, mas por que eu não estou totalmente preparada para compreende-lo e por isso a intenção é guarda o livro para ler futuramente denovo. Mas é uma leitura que eu indico pra todo mundo que tá começando, assim como eu.

VictAria143 15/07/2023

Apesar de não concordar com o final, é um livro excelente. Recomendo até para pessoas que não estejam envolvidas no âmbito jurídico.

Rafael1548 09/07/2023

Para Estudantes de Direto e quem gosta de investigação
Um livro gostoso de ler, onde os métodos de interpretação jurídica são expostos.

Um dos votos aqui narrados me fez lembrar o STF: confuso, sem nexo, que pisa o conteúdo do texto legal e que mistura estado de necessidade com legítima defesa. Ou seja, um circo completo!

Gabrielle.Zanoni 06/07/2023

Li antes de começar a faculdade de direito e amei!! O livro coloca diferentes filosofias do direito (às vezes até opostas) para debater entre si, no contexto do caso fictício apresentado. Foi uma leitura extremamente rica em reflexões e em pausas para pensar se eu concordo ou discordo de certas posições kkkkkk

Ratinha de Biblioteca 03/07/2023

Para interessados no Direito
O livro apresenta, por meio do voto dos juristas, um caso fictício de quatro espeleólogos que, presos em uma caverna, comerem o canibalismo para sobreviver até o resgate.
Assim, são discutidas diferentes linhas do Direito, nas falas do juristas. E nós, qual a nossa opinião sobre o caso?

jessica1248 26/06/2023

O caso dos dois exploradores de cavernas | Lon L. Fuller
Esse eh da série de livros que eu li p faculdade e só por isso msm, achei a história legal e é isso. n tenho mt o que dizer n

nenos 25/06/2023

Os limites da razão legal
O caso em particular trata de uma tragédia com 5 exploradores que ficam preso após um deslizamento que eventualmente ficam sem suprimentos e chegam à conclusão de sacrificar um dos integrantes e comer carne humana para sobreviver. O dilema jurídico é: condená-los pela literalidade da lei ou absolvê-los tendo em vista a situação em que se encontravam e, portanto, a abstenção de jurisdição?
Para julgá-los, 4 juízes da fictícia Suprema Corte de Newgarth. As argumentações do juizado tomam boa parte do livro e, como sendo uma literatura inicial do direito, é notável que seja de todo desejável os plenos atributos da magistratura capazes de conduzir com imparcialidade, caráter ilibado e probidade no que tange os mais extraordinários litígios que devem passar pelo direito, mas não somente pelo direito... o que isso significa?
Normalmente, para se atingir a efetividade e maior abrangência da norma jurídica, utilizamos instrumentos tais como a hermenêutica, a jurisprudência e os precedentes para que seja traçado a coexistência harmônica do conjunto contratual. Dentre as decisões, há os três cenários: absolvição, condenação e abstenção de voto.
Para o argumento naturalista, ou seja, que sejam absolvidos baseado na lei natural: A ficção na concepção de que a vida humana é um valor absoluto, o absurdo de condenar os exploradores em virtude da salvação de suas vidas, a falta de preceitos básicos que incorporam a norma criminal para agir de forma preventiva e a resposta a um impulso profundamente enraizado para repelir ameaças.
Por outro lado, o caso não atende os requisitos para excludente de ilicitude, a legítima defesa se aplica a casos de resistência a uma ameaça agressiva portanto, situada no âmbito da exceção tendo em vista que não há indícios de grave ameaça por parte do sacrificado, o indefinível momento que se cessa a jurisdição e o possível abalo na soberania considerando que o assassinato é injusto e que algo deve ser feito.
Você teria condições de bater o martelo?

Link para meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1gy6C2Ek0L6IZBctGShtBR5ANLjB3OX-B/view?usp=share_link

Luiza1139 25/06/2023

Li esse livro pq foi citado em ?Jantar secreto? e me bateu uma curiosidade. Foi muito interessante ler as opiniões diferentes de cada juíz e as perspectivas deles fazem a gente se questionar direto sobre oque aconteceu.
Recomendo, bem rapidinho a leitura
Jeh.vias 25/06/2023minha estante
Eu tenho esse livro, mas ainda não li, recomenda?

Luiza1139 25/06/2023minha estante
simm, muito bom

Jeh.vias 25/06/2023minha estante
Vou ler então assim que eu terminar o que comecei ontem... Obrigada!!

Luiza1139 25/06/2023minha estante
depois me fala oque tu achou

Lipe 13/06/2023

Estou simplesmente apaixonado. Essa obra serviu de confirmação pra mim. É isso que eu quero pra minha vida kkkkk

Inspirações Literárias 12/06/2023

Um livro essencial para refletirmos sobre justiça
Um livro que apresenta de forma fundamentada com argumentos coerentes e racionais sob o caso de 05 exploradores de caverna que ficam presos durante 32 dias e que realizam um jogo de dados para saber qual deles será morto e se tornará alimentos pata os demais a fim de sobrevivência.

Conheceremos teses argumentativa dos aplicações do direito e que há necessidade de reflexões profundas sob análise de várias perspectivas para entendermos a complexidade do que seja verdadeiramente JUSTIÇA.

UM LIVRO DE BASE PARA TODOS, NÃO SOMENTE, OPERADORES DO DIREITO.

Laris 07/06/2023

Um estudo de caso
A complexidade desse livro é surreal. São tantas possibilidades, tantas opiniões que podem ser formadas. Um dos livros queridinhos do curso de Direito (não curso, mas li mesmo assim).
Já tinha ouvido falar desse livro muitos anos atrás, e finalmente depois de adulta tomei coragem pra ler. Recomendo. E recomendo muito.

AlyssonFeitosa 05/06/2023

Um gerador de opiniões?
No geral, O Caso dos Exploradores de Caverna é uma obra instigante e enriquecedora para um estudante de direito aprofundar seus conhecimentos teóricos e conceituais. O livro evidencia a importância do olhar crítico e reflexivo sobre o direito, suas normas e suas interpretações, o que é essencial para uma formação jurídica comprometida com a justiça e a igualdade.

@jurdanwr 01/06/2023

Não tenho muito o que falar sobre o livro, é uma leitura meio que obrigatória para a faculdade de direito