O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Bruna 07/03/2024

Resenha sincerona
É um excelente livro, principalmente se você é um cursante do Direito ou apenas se interessa pela área. Geralmente, as faculdades passam este livro no primeiro semestre, seja para fixar o conteúdo, seja para usar como base para um possível júri simulado. É uma leitura bem curta e de linguagem fácil para o entendimento.

Ana Beatriz Arruda 21/02/2024

O que é justiça?
Achei o livro de uma linguagem excelente, de fácil compreensão e bem divergente nas opiniões (é o intuito), gostei da forma que vou mudando de opinião conforme vou vendo a declaração de algum dos juízes. um vai refutando o outro e chegamos no único consenso de: sua justiça não é a minha justiça.

Rebecca 14/02/2024

O caso dos exploradores de cavernas
Achei um livro interessante, principalmente porque foi o primeiro que li ao ingressar na faculdade de direito. Entretanto, achei que o livro utiliza muitas palavras e expressões que ainda não tenho domínio, dificultando assim, o entendimento da obra.

Bianca1984 14/02/2024

Julgue, se conseguir.
Uma leitura difícil, apesar de curta. Exige muita atenção, para quem não está habituado aos termos e acontecimentos do mundo jurídico.
O livro apresenta as posições de alguns juízes sobre um caso não só polêmico, mas também sem precedentes. O suposto crime ocorreu em uma caverna distante da sociedade, na qual um grupo de exploradores ficaram presos. Enquanto, no exterior tentativas de desobstrução da entrada eram feitas, no interior, a fome e o medo da morte cresciam. Com isso, uma decisão é tomada, a sorte seria lançada e um deles seria morto para alimentar o grupo. Eis aqui um caso de homicídio?
Sobre a narrativa: corresponde aquilo que se propõe a ser. Direta, mas pouco concisa, permitindo margem para a introdução do leitor no processo de leitura.
É um daqueles livros que não dá para você ler de forma superficial, sem uma análise crítica.

Avyla 13/02/2024

Intrigante
O caso dos exploradores de cavernas, de Lon L. Fuller, constitue uma obra ficcional que retrata a deliberação dos juízes quanto a punição de 4 homens que cometeram canibalismo.

Esses 4 indivíduos estavam presos a 20 dias em uma caverna quando a comida acabou, eles deliberaram e decidiram que a única forma de sobreviver seria através da morte de um deles. Portanto, dentre os 5 que ficaram presos na casa, um deles foi morto para que os outros sobrevivessem.

Partindo disso, os 5 juízes irão analisar a sentença já proferida por outra instância do poder.

Essa obra trata-se de uma análise a partir do Direito e da Filosofia sobre questões relacionadas aos poderes legislativo e executivo, o princípio da clemência, a "lei de natureza", os objetivos da lei penal, a questão do homicídio e da legítima defesa, a interpretação que o senso comum dá ao caso e muito mais.

Super indico.

bia 11/02/2024

Meu primeiro livro da faculdade!
Minha cabeça explodiu! Comecei concordando com o primeiro, mas no final, acho que minhas ideias colidiram bastante com o último. Duvidei dos meus critérios éticos e morais e acho que foi um ótimo livro para começar minha vida acadêmica na faculdade de direito.

zaynstarlik 04/02/2024

Intrigante
Não entendi quase nada do que eles falaram mas posso reler ele em alguns anos pq eu ainda estou no 1° período de Direito, mas gostei muito da forma como terminei o livro com um pensando completamente diferente de quando comecei (só espero estar pensando de maneira correta)

Polly'sTown 25/01/2024

Surpreendente
Adorei a leitura, muito tranquila e rápida! Ótimo pra pensar um pouquinho no quanto o Direito é uma matéria discutível e dinâmica que podem nos levar a vários resultados, embora hoje em dia o caso seria solucionado rapidamente e de forma totalmente diferente.

Leonardo88 25/01/2024

Justiça?
Da para entender porque este livro é tão aclamado pelas faculdades de direito! DE maneira simples e objetiva o autor foi muito feliz em demonstrar em um caso fictício as possibilidades e entendimentos sobre a natureza humana e sobre as Leis ( justiça).
Para nós Brasileiros em momentos difíceis em que vivemos juridicamente falando pelo nosso judiciário , vemos claramente que estamos pegando um caminho de insegurança Jurídica e ativismo judicial cada vez maior, que vai minando a sociedade e causando cada vez prejuízos a sociedade que praticamente não tem a quem recorrer !Triste realizade

Livia.marrache 24/01/2024

Gostei bastante da livro, principalmente por ser algo rápido de ler. Fez mais sentido ler agora e achei válido os discursos

Vinícius 24/01/2024

Um clássico a ser lido
Realmente este é o clássico dos clássicos do direito, no qual, proporciona só leitor refletir sobre a justiça, sobre qual a função do direito, da lei, e etc.
No meu caso li no primeiro ano de faculdade e no último semestre, e o mais legal foi observar a percepção q tive sobre o texto, e a evolução do meu pensamento critico ao direito. É uma ótima leitura. Recomendo !!!

Paula1168 24/01/2024

Meu amor me indicou quando tive um seminário de Sociologia para apresentar sobre os princípios de Dworkin. Foi uma leitura muito útil, muito instigante.
Neto.Coqueiro 24/01/2024minha estante
SEU ASMOR TE INDICOU É? ????

Livia 17/01/2024

Sempre escutei que os estudantes do direito deveriam ler esse livro e me surpreendi bastante, acho que li um pouco rápido mas provavelmente vou ler novamente algum dia e me deixou bem intrigada durante a leitura, recomendo.