O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Tinovsky 14/01/2024

Essencial para estudantes de Direito
É um livro que tem diversas teorias e continua relevante nos dias de hoje.
Apesar de ter lido ele rápido (estudante de Direito é assim mesmo ?) achei bem profundo para um livro de 80 páginas.
Provavelmente eu vá ler ele novamente pois me parece ser um daqueles livros que quando mais de lê, mais se aprende.

albrekker 04/01/2024

Exercendo o Direito.
O caso dos exploradores de cavernas é uma ótima introdução para termos jurídicos, um litígio que lhe faz pensar e se contradizer. Muito interessante.

Br_biah 17/12/2023

Dilema moral
Wethmore, um dos exploradores da caverna propõe que haja um sorteio afim de que o sorteado sirva como comida para os demais, dado que estão ao equivalente de 20 dias presos na caverna que houve um desmoramento de terra. Da qual 10 pessoas morreram tentando resgatá-los. O mesmo se retira do sorteio, ato que seus companheiros julgam traição. Em sua defesa ele diz que prefere esperar mais antes de cometer tal horror.
Quando realizado o sorteio, mediante aprovação de todos, ele é o sorteado. E o mesmo não faz objeção. É morto e servido como comida aos seus companheiros.
Quando foi possível retirar os 4 exploradores vivos ocorre o dilema: são esses homens assassinos e devem ir à forca?
Há a opnião de vários juizes, ao qual, julgo pertinente os dizeres do J. Foster que relembra o contrato estabelecido por eles, sob também justificativa que se encontravam em um estado de necessidade, fora da lei estadual, uma vez que não estavam em sociedade (subsolo não se aplicaria as leis do estado).
Quase todos os juizes souberem confundir a cabeça do leitor para uma nova análise do caso. É um caso que possue varias linhas de raciocínio, o que dificulta uma resolução absoluta de qual era a conduta apropriada e se estes poderiam ser inocentados, em decorrência do horror que passaram e as pessoas as quais precisaram morrer para que eles fossem resgatados. Sendo injusto e incoerente a justiça que os executassem

Natasha.Louredo 10/12/2023

A Complexidade de um Julgamento
"O Caso dos Exploradores de Cavernas" é um artigo escrito pelo filósofo jurídico Lon L. Fuller, publicado pela primeira vez na Harvard Law Review em 1949.

A narrativa nos mostra como é difícil tomar decisões que impactam profundamente a vida de indivíduos, especialmente quando há muitas incertezas, como no caso dos exploradores presos. Os problemas psicológicos, fisiológicos e até religiosos dos personagens tornam a decisão quase impossível. O autor, Fuller, explora como o Direito se relaciona com a moral e as leis, mostrando que é uma área ampla. A leitura incita reflexões sobre a criação do pensamento jurídico e a multiplicidade de perspectivas ao analisar casos complexos, proporcionando uma visão ampla e profunda do universo jurídico.

Patyys2 10/12/2023

Inocente ou culpado
Primeiro: diagramação perfeita, bem fluido e rápido, porém como se trata de questões jurídicas, a linguagem é um pouco difícil de entender.
Sobre a história: o acontecimento inicial é muito interessante e queria que fosse mais explorado, queria que aparecesse os testemunhos dos réus, como cada um enfrenta o acontecido, porém só existe os argumentos e votos dos juízes referente ao caso.
Não vou escrever qual foi a sentença para não dar spoiler, mas não sei se concordo com a sentença dada. É difícil levar a lei a ferro e fogo, sem utilizar da moral para realizar tal decisão, ainda mais tratando-se desse caso.
Foi um livro bom, porém esperava que fosse melhor.

maria eduarda. 30/11/2023

Li msm só pq precisava fzr um trabalho pra faculdade, se vc faz ou irá fzr direito com td ctz absoluta vc vai precisar ler esse livro em algum momento, acho que não tem um acadêmico de direito que nao tenha lido ele, é um caso bem interessante e que causa bastante opiniões diferentes, btw meu grupo do trabalho optou por nao acusar os suspeitos ?

Beatriz.Poyares 30/11/2023

Diferente do que eu imaginava
Achei que eu fosse gostar mais desse livro. Isso não quer dizer que é ruim, só que eu estava esperando alguma coisa diferente.

O básico sobre esse caso é que 5 exploradores ficam presos em uma caverna sem resgate próximo e todos morreriam de fome a não ser que 1 deles fosse sacrificado para que o resto se alimentasse dele.

Foi exatamente o que aconteceu e, após o resgate (que demorou mesmo) os 4 exploradores restantes foram condenados por homicídio.

Eu esperava que o livro focasse sobre certo e errado, sobre as leis, sobre o ato deles em si.

No entanto, o livro é sobre o voto de 5 juízes que precisam decidir como julgam o caso para que a sentença (pena de morte) seja revogada ou não.

Dentro desses votos, cada juiz elabora uma argumentação baseada em casos anteriores e nas leis. Mas, principalmente, o livro debate sobre as diferentes ?correntes de pensamento ? do Direito (como se direito e moral se misturam ou não, sobre a validade de estatutos ou sobre se ha casos extremos em que o estado
civil da lugar ao estado de natureza dos pensadores de 1800).

Por fim, esse debate foi uma experiência interessante, ate porque eu pretendo cursar direito então esse livro serve de introdução ao tema. Achei bem escrito e só não digo que a leitura é fluida por causa do vocabulário dos juízes.

É um livro que vale a pena ler, para quem gosta desses debates morais e/ou jurídicos. É bem levinho e eu li de uma vez só.

carol couto 12/11/2023

O Caso dos Exploradores de Cavernas
Li em decorrência de um trabalho avaliativo da matéria de Pesquisa Jurídica. foi a segunda obra que de de Fuller e gostei bastante. mais uma vez a escrita foi bem dividida, e a leitura foi fluida. muito bom para refletir juridicamente.

jlucass 09/11/2023

Li p faculdade, mas gostei do livro! Fala sobre 5 exploradores onde ao adentrar em uma caverna, eles acabam por ficar presos devido a um desabamento de pedras e ao decidirem eliminar um dos 5 para sobreviver, o livro gira em torno desse caso juridicamente falando.

Estrela 07/11/2023

Múltiplas facetas do mesmo caso
Neste livro, enxergamos o caso através de diferentes óticas, e foi intrigante perceber que eu mudava de opinião conforme os argumentos iam sendo apresentados e difundidos ao decorrer do livro, no entanto, é importante salientar que apenas me dei conta disso, quando me vi concordando plenamente com os dizeres de um determinado juiz e achando seus argumentos bem fundamentados, até que outro juiz em questão, com uma visão completamente antagônica, me fez vislumbrar ditos falaciosos e lacunas na fala do antecessor.
Essa história nos incita a uma profunda reflexão sobre a ética, sobre aquilo que é ou não é justo, e a postura do Direito em meio a essas questões.
Assombrosamente inteligente e filosófico! Um clássico atemporal que decerto serve como analogia até os dias atuais.

Rayssa 03/11/2023

É um livro interessante e que traz muitos questionamentos.
Foi uma leitura interessante e eu teria terminado antes se não tivesse me esquecido dele.

v1toriasousa 03/11/2023

Acusação ou defesa?
Um ótimo livro que me rendeu um debate extremamente construtivo. Me fez desenvolver teses argumentativas e foi essencial pra mim.

Lulu 18/10/2023

Muito ruim a situação de comer carne humana para sobreviver, se eu estivesse lendo ?O Jantar Secreto? acharia tranquilo. No entanto, li para a faculdade, então na minha opinião vejo motivos para indiciar, mas ao mesmo tempo não acho correto por lei. No geral, o livro é bem ruim pra você perder a cabeça com as jurisprudências.