O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Dressa Fagundes 18/10/2023

Leitura obrigatória do meu curso. É surreal o quanto esse livro provoca uma discussão tão grande e estimula o pensamento dos que lêem. Eu sem sombra de dúvidas apoio que eles sejam punidos sim, mas não apoio a pena de morte.

steph 09/10/2023

Livro com vasto conteúdo
Esse livro foi o principal motivo pelo qual ganhei gosto pela área do direito, posso dizer que ele me prendeu do início ao fim, a todo momento que iria ler para saber o que iria acontecer com os exploradores.
posso dizer que esse livro me ajudou muito a entender um pouquinho sobre o mundo jurídico.

super recomendo!!!
PatyScarcella 09/10/2023minha estante
Ele foi citado no livro que estou lendo.

Victoria 04/10/2023

Non ex regula ius sumatur, sed ex iure quod est regula fiat
"Da regra não se extrai o direito, ao contrário, a essência do Direito é que cria a regra."

Foi bom no geral. Quando eu li a introdução do José Roberto de Castro Neves eu acabei esperando mais sendo sincera.

Foi uma leitura bem fácil, e bem rápida, se eu tivesse mais tempo certeza q dá para ler esse livro em poucas horinhas.

Lendo esse livro eu entendo como ele é importante para pessoas iniciantes no âmbito jurídico ou para pessoas que querem ler um dilema moral no geral acho legal também.

Um livro bem trabalhado para o seu propósito, no geral eu gostei!

A nota não é muito boa pq sendo sincera eu esperava mais, achei esse livro mediocre.

jujuba 03/10/2023

Mt bom!!
O livro trata de um julgamento, de 4 homens que ficaram presos em uma caverna e para sobreviver mataram um dos seus companheiros.
Nesse livro vai discorrendo a voz da acusação e da defesa, ambos tem argumentos muitos fortes, muito bom ler, deu até uma emoção.
Um livro muito bem escrito, recomendo!!

dorinha17 26/09/2023

A gente se presta a cada coisa
Eu li obrigada pq to fazendo uma cadeira que mandou ler isso sei lá pq e eu percebi que
1) odeio direito
2) jusnaturalismo é a coisa mais p@u mole já inventada essa ideia de que "ai na caverna firmaram um novo pacto social então era uma nova configuração" é uma p0rr$ pq não teve testemunha, não teve ninguém pra arbitrar as condições nas quais esse pacto foi firmado, só serve pra trazer uma aura de insegurança que a qualquer momento eu posso levar uma pedrada na cabeça pq algum maluco doente tá no estado natural dele enfia o estado natural no rab0
Maria.Julya 15/10/2023minha estante
Mds q surto kkkkkkkkk

Paula1735 23/09/2023

um clássico do curso de direito! no geral é um bom livro, nos faz exercitar a compreensão de justiça e é muito válido para estudo.

Grasi 21/09/2023

A história é envolvente, eu pensava que não iria gostar, por conta de ser um livro que foi passado pela faculdade, mas acabou sendo bastante interessante, por causa que esse livro o você pode ter várias opiniões sobre o julgamento dos acusados... É isso estudantes de direito ou com cadeira em uma matéria de direito não fiquem com medo de ler esse livro ele é bastante interessante e fácil de ler

Duda 19/09/2023

Interessante
Traz uma história muito bacana, com diferentes ângulos de análises
Distintas perspectivas, o que torna a leitura e a construção de uma opinião sobre o caso, muito "pensante"

vi,tória 10/09/2023

Leis, juízes e decisões mal feitas
Direito é um ramo complicado, pra mim um dos motivos é que as pessoas que estão ali pra julgar, se julgam melhores, ou até melhores que as leis que devem aplicar. Já outros casos, elas não enxergam os outros como pessoas, vidas em si em suas mãos, e as julgam como letras em um livro de leis. Pra mim esse livro demonstra isso, apesar de seu objetivo central não ser isso, e sim uma reflexão feita por mestres do direito, ele apenas demostra como estas pessoas são falhas, como as leis podem ser falhas e como os humanos podem ser muito semelhantes a animais irracionais.
No final de tudo, eu me pergunto se este suposto caso fosse sobre um animal e um humano, teríamos todo esse cuidado? A resposta obvia é, não, uma vez que há inúmeros casos de sacrifício animal, quando o Homem é quem está errado.
Advogados, promotores, juízes, legisladores, presidentes não devem ser colocados em um pedestal, eles erram como todos os humanos, a grande diferença é que eles possuem um poder destrutivo muito maior.

Beatriz 25/08/2023

Diferentes percepções
Achei o livro muito interessante, gostei de ver as diferentes percepções e opiniões de cada juiz e o modo em que conduziram o caso.

Giovanna1920 10/08/2023

Diálogos jurídicos
É meu primeiro livro da área do direito, para um primeiro contato foi bom. Tive uma base de como é um debate jurídico e de algumas vertentes do direito, além de explorar a função da lei e suas diversas interpretações. Gostei!

lousb 31/07/2023

Coisa dia uma história sem conclusão e sem fim. Só a faculdade pra me fazer ler e gostar ainda kkkkkk

wmeAman 22/07/2023

Li esse livro logo depois de aprender sobre utilitarismo e ética de Kant, o que, creio, ajudou muito. Ainda assim, mesmo sabendo da sentença desde o início, fiquei incrédula.
Acho ótimo para debater, pois não tenho conhecimentos suficientes na área.

? Flexibilidade das leis.

ana júlia 18/07/2023

Se, portanto, nossos algozes têm o poder de tirar a vida,
Se os nossos xerifes têm o poder de pôr inquilinos inadimplentes na rua, se a nossa polícia tem o poder de encarcerar o folião ébrio, esses poderes encontram sua justificativa moral naquele pacto original dos nossos ancestrais. Se não podemos encontrar nenhuma fonte mais elevada para o nosso ordenamento legal, que fonte mais elevada poderíamos esperar que estes famintos infelizes encontrassem para a ordem que adotaram para si?

Após um deslizamento numa caverna, cinco exploradores ficam presos. O ano é 4300 e quando os suprimentos acabam, aqueles homens percebem que só sobreviverão à desnutrição casa haja um sacrifício desesperado. Dias após, a entrada da caverna é desobstruída, porém há apenas 4 exploradores.
Nestas páginas cinco juízes responsáveis pelo julgamento, votaram para decidir o futuro desses réus. Eles devem ser absolvidos ou condenados por terem se alimentado de outro ser humano para sobreviver? E com base em quê?

Essa obra me fez pensar muito, fiz muitas teorias e me senti muitas vezes perdida em como sentenciaria esse caso. Um livro muito bem escrito, e com um objetivo genial que foi muito bem realizado.