O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Artur 30/05/2023

Ótimo livro!
Depois de ler o livro entendo perfeitamente o porquê dele ser indicado para todo juvenil estudante de direito.

Muito mais que julgamentos diferentes sobre um caso curioso o que cada juiz propõem em sua sentença é a defesa de correntes filosóficas distintas, qual a certa e a errada? não há.

O livro mostra que a lei está lá, mas é morta e fria e o juíz é vivo, sempre há lacunas na lei, há juízes literais, rígidos incapazes de depositar bom senso e empatia em suas decisões e também há aqueles que vergam a lei a para o seu interesse, que podem fazer a espada da justiça cortar para o lado que desejarem.
Todos, ou quase, buscando a verdade e a justiça cada um por seu caminho.

Débora 24/05/2023

Praticamente uma leitura obrigatória pra quem cursa direito, um livro curtinho que faz você pensar nas suas opiniões o tempo todo.

Caroliss 19/05/2023

Me abstenho
O livro trata de argumentos muito interessantes do âmbito jurídico. São questionamentos pertinentes à certa da própria constituição e da moralidade humana.

Pedro.Goncalves 05/05/2023

Uma eterna incógnita jurídica
Este livro, recomendado por um dos meus professores de direito no primeiro dia aula; afronta-nos com uma dualidade jurídica de importância fucral. Para além de mais uma doutrina que estudantes de direito precisam ler essa obra, à luz de um caso inventado, é uma aula no que tange a distinção de Jurispositivismo e jurinaturalismo, e ainda deixa-nos com a mente fomentando em questionamentos, sobretudo sobre a temática da condenação ou não dos quatro homens.
Vejo que a forma que o autor escolheu para dispor seu tema é singular e criativa, por meio da decisão de cada juiz, elebora-se argumentos interessantíssimos e fundamentados em diferentes visões doutrinárias sobre a função, definição e objetivo do ordenamento jurídico como um todo. Nesse viés, essa forma de dispor o conteúdo prende o leitor de início e conduz-o a ler faminto a cada página por mais.
A obra traz mais reflexões que quaisquer certezas. Põe-se em questão o fato da imparatividade de uma norma, o que a faz valer universalmente, bem como essa característica é o alicerse para a vigência desta, ou seja, poder-se-ia fazer uma exeção a norma posta sem que com isso todo o ordenamento jurídico caia em cheque? Além disso, a circustância do caso proposto é de condição do estado de natureza do homem ou de sociedade? Houve de fato um "contrato social" por parte dos envolvidos? Esse contrato poderia de fato ser celebrado?.
Ademais, pendo a parte desses questionamentos nichados ao âmbito jurídico, sinto que a grande questão desse livro, e da filosofia jurídica como um todo, é: saber se o direito deve visar à justiça ou àquilo positivado em norma imposta.
Recomento a leitura àqueles interessados na área jurídica, pois esse livro é um prato cheio. Não é à toa que foi recomendado por um exelente professor de Teoria do Direito

Elaeseusromances 04/05/2023

Ninguém pode sair da faculdade de direito sem nunca ter lido
Foi por causa desta frase meus amados que li ao trancos e barrancos está obra e simplesmente amei.

Super indico para conhecimento

thainá 30/04/2023

Li para um trabalho na faculdade, achei ótimo para uma introdução ao estudo do Direito. Nos leva a pensar sobre Direito Natural e Direito Positivo, e qual o limite quando se trata de Direito e moral, até que ponto ambas vão?

leitura curta porém muito proveitosa :)

izabelly 26/04/2023

Interessante aos acadêmicos de Direito
Li esse livro para uma aula da faculdade e admito que me interessei mais do que o esperado.
Gostei de ter lido diferentes pontos de vistas do exercício e aplicação do Direito sobre um mesmo caso.

rorysb 22/04/2023

Li o livro para o meu primeiro trabalho da faculdade de Direito, achei que não iria gostar justamente por não ser uma especialista no vocabulário jurídico. Não poderia estar mais enganada, é um livro muito bom, muito fluido e de fácil compreensão.
É mais voltado para as pessoas que se interessam pelo Direito, mas você não precisa fazer parte do mundo jurídico para compreender a história e apreciar essa leitura.

Ana 19/04/2023

O caso dos ex....
Li para minha aula de Introdução ao direito, foi a primeira leitura da materia, rapido curto e facil de enteder com uma discussão muito valida e inteligente. a nota em estrelas e puramente ilustrativa, não sei avaliar essa leitura

literaliza 19/04/2023

História fictícia genial
Curso direito e sempre quis ler esse livro pra entender as decisões de cada juíz da corte. Mas o que mais me motivou a ler foi a citação desse livro em ?Jantar Secreto? de Raphael Montes.
Basicamente, 5 jovens são soterrados em uma caverna e para não morrerem de fome, um deles resolve decidir no dado quem será morto e consequentemente, comido. E justamente o infeliz que deu a ideia genial é o alvo.
Os 4 são julgados por canibalismo e homicídio doloso.
Logo, o livro traz a decisão de cada juíz e ao fim, o julgamento final.

Camis 18/04/2023

O caso dos exploradores de cavernas
O livro segue o relato do julgamento e das diferentes perspectivas, levantando questionamentos sobre moralidade, justiça e direito positivo. O livro termina com a decisão final dos juízes e uma reflexão sobre a complexidade da justiça.

duda! 17/04/2023

A obra se passa em 2300 anos no futuro, 4 exploradores são julgados pelo crime de terem matado seu colega e o comido por motivos de sobrevivência, e 5 juízes vão julgar o caso. Eles vão mostrar opniões e fatos que podem te fazer ver a situação por outra perspectiva.

Gabriela993 12/04/2023

Ponto de Vista
Li o caso dos Exploradores de Caverna devido a um trabalho no Curso de Direito que consistia em fazermos um júri simulado sobre o caso (típico de início de curso, rs)...
Bom, trata-se de um assunto polêmico que divide opiniões sendo que, ao meu ver, ambas conseguem ser bem fundamentadas no ponto de vista jurídico: de um lado temos um homicídio, do outro, temos a excludente de ilicitude pelo Estado de Necessidade e , outrossim, uma excludente de culpabilidade pela inexigibilidade de conduta diversa que destipificam o crime, além de, paralelamente, nos retomar a dicotomia entre juspositivismo e jusnaturalismo.
Para mim, além do conhecimento jurídico sobre o caso, pude refletir sobre como determinadas atitudes humanas conseguem mudar o que antes era colocado de forma imutável o nosso conceito moral e justiça, o que vai depender do ponto de vista e, obviamente, do caso concreto, portanto, recomendo a leitura.