O Caso dos Exploradores de Caverna

O Caso dos Exploradores de Caverna Lon L. Fuller

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Rayssa 22/01/2021

Polêmico
É um livrinho pequeno e de leitura até rápida, porém, traz um conteúdo denso e bastante polêmico. Apesar de gostar do livro, ele nem de longe fala sobre o caso e sim sobre as faces do direito, principalmente o positivismo e o naturalismo. Não sou uma grande conhecedora do assunto, contudo, sendo extremamente pessoal no assunto, não concordei com o desfecho final e me identifiquei bastante com o último ministro a falar, porque sou público e não um membro do grupo. Por fim, deve ser um ótimo livro para entreter alunos do direito, principalmente porque os ministros falam demais e encontram formas de dizer a mesma coisa várias vezes.

Livrismo_ | Por Natacha Agata 18/01/2021

Curtíssimo
Eu amo livros curtinhos, e esse é um daqueeeles bem curtinhos mesmo hahaha. Dá pra ler em menos de uma hora, tranquilamente. Mas isso não pesa nem a favor nem contra quanto a avaliação dele aqui. Vemos aqui uma discussão (jurídica) bastante interessante sobre a moral a partir de um caso que, acredito, todos tememos que aconteça com a gente.
A maior parte do livro são votos de membros da Suprema Corte quanto ao caso, por isso, seria mentira dizer que a leitura é fluida – por isso eu tirei uma estrela da avaliação. Ao contrário, é um livro que exige que o leitor faca o que eu chamo de “leitura ativa” que é realmente acompanhar e prestar atenção em tudo que está acontecendo, se não corre-se sérios riscos de ficar perdido.
Apesar disso, eu achei o tema extremamente interessante, e o tamanho do livro ajuda! Em um piscar de olhos já passamos da metade da história. Por isso, se você se interessa por discussões acerca da moral, ou se você é do meio jurídico, leia esse livro. Ele é excelente para esses públicos.
Vai comprar na Amazon? Utilize meu link, pra me ajudar a continuar criando conteúdo por aqui, você não gasta nada a mais por isso e me ajuda demais! Ele está na bio do meu Instagram 💛

site: instagram.com/livrismo_

Gabriel.Andreatta 15/01/2021

Um dos melhores livros que já li
Não se enganem, é um livro de filosofia jurídica. Ainda assim, eu que não sou da área jurídica, achei fantástico. É um debate de 5 juízes sobre um caso particularmente complicado, onde cada um expõe seu ponto de vista na tentativa de absolver ou condenar os réus.

paloma 11/01/2021

A obra é resultado de uma história ficcional que cumpre com maestria seu papel de gerar debates e análises de comportamento até os dias de hoje. Através do proposto, uma situação extrema, é possível perceber a dificuldade em se manter a "justiça" de acordo com os padrões disseminados. Afinal, o que é justiça? A ética é instável, cheia de nuances, variáveis situacionais e contextuais, sendo assim, algo que nunca poderá ser tratado em sua totalidade pela letra da lei.

A leitura se enriquece de forma exponencial quando atrelada ao livro "Justiça" do Sandel. Desde já, deixo minha recomendação.

Ju Valiengo - @literandoo 08/01/2021

PROJETO DESENCALHANDO 1/12
O livro trata de um caso jurídico fictício mas interessante para quem estuda Direito, ou se interessa pela área. Gostei de observar a argumentação jurídica por dois argumentos diversos, mas , bem construídos. Pode até se assemelhar a algumas decisões reais e polêmicas que tem grande repercussão, poderia ter lido durante a graduação.

yara 01/01/2021

"nunca deixo de admirar a habilidade com que meus colegas lançam uma obscura cortina de legalismos sobre qualquer problema que ele seja apresentado para decidir."

Carolina Del Puppo 28/12/2020

Não foi para mim, li mesmo apenas por ler, por achar que seria algo interessante.

Marijane.Silva 21/12/2020

Faz a gente pensar sobre o que é a Lei e de que forma ela pode trazer justiça.

A aplicação da Lei pode ser imparcial de verdade para todos ou a justiça depende apenas da melhor argumentação?

Leonardo 13/12/2020

O livro demonstra as vertentes de um julgamento, bem como as dificuldades de se julgar um caso.

Ailla 10/12/2020

Amei. Simples assim.
?Conhecer o direito, portanto, é o caminho para construir uma sociedade melhor.?

O livro considera um caso e discorre a respeito dos votos concedidos de cada ministro na Suprema Corte (imaginária). Mesmo o caso sendo trágico e, de certa forma, repulsivo, o autor explora o tema de forma leve, simples e algumas vezes até cômica. Gostei bastante da leitura, foi agradável, condizente e frutífero para os meus conhecimentos jurídicos.

Sobre a história: Conta-se um caso - fictício - a respeito de cinco exploradores que ficaram presos em uma caverna, depois de certo tempo e de seus suprimentos acabarem eles percebem que a única forma de sobreviver, até que chegue o resgate, é se um deles se sacrificar se tornando alimento para os outros companheiros (sim, isso mesmo que você está pensando - canibalismo).

Palavras do próprio autor: ?Este caso foi idealizado com propósito único de por em foco conjuntamente certas filosofias divergentes do direito e da ciência política.?

Cicero 09/12/2020

Muito bom. Confronta o direito natural e positivo, mostra as nuances das leis e como elas podem condenar ou salvar uma pessoa e, trazendo à prática brasileira, dá pra entender um pouco como funcionam algumas decisões polêmicas que o STF vez ou outra surpreende a sociedade.