O Caso dos Exploradores de Caverna

O Caso dos Exploradores de Caverna Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Leonardo1121 15/04/2024

Sobre o caso dos exploradores das cavernas
Livro ótimo e um clássico do direito.
Como estudante de Relações Internacionais, me mantenho como espectador e me junto à opinião pública exposta no livro. Recomendo

spotter 10/04/2024

Entendi quase nada do que os juízes tavam falando do caso. Mas deu pra fazer o júri simulado que era o intuito de eu estar lendo esse livro

Muna.Mendes 10/04/2024

Suprema Corte de Newgarth, 4300
Achei que seria sobre o que aconteceu na caverna, me deparei com um tribunal de justiça e formulações sobre o direito aplicado e teórico e, o pior de tudo, me senti completamente envolta pela discussão.

"(...) o governo é uma ocupação humana, e que os homens são governados não por palavras num papel ou por teorias abstratas, mas por outros homens." (p.96)

Polianny Martins 09/04/2024

Não vejo a hora de ler ele de novo. Os argumentos são incríveis e fazem a gente voltar atrás várias vezes e embaralham tudo que você acreditava que podia ser a linha mais coerente a ser seguida. Simplesmente perfeito!

Paula1735 09/04/2024

O caso dos explorados de caverna
Ótimo livro para quem pretende entrar na carreira jurídica, sendo uma leitura rápida e fluída. Nela se é apresentado um caso muito intrigante, em que 4 juízes discutem acerca de suas opiniões. Confesso que assim como a maioria das pessoas, comecei a leitura com uma opinião formada, mas ao decorrer da narrativa, consegui compreender todos os "lados", e no final, não consegui escolher nenhum dos "lados". Pretendo ler mais livros nessa área e tenho certeza que ficarei dias refletindo sobre o caso dos exploradores de caverna kkk.

Fernanda3478 25/03/2024

Como falar da minha Graduação,
Sem falar qual foi a minha Graduação. Interessante, e vale a reflexão posta. Um tanto quanto nostálgico, parece que foi ontem que entrei na faculdade?

Orlando.Fidelis 21/03/2024

Estou começando no Direito
Como primeira leitura na área do Direito me deparo com " O caso dos exploradores de cavernas". 5 Juízes de um Supremo Tribunal, no ano de 4300 d.C., tecem suas conclusões sobre 4 homens que sobreviveram a um desmoronamento que congestionou a passagem de uma caverna. Ficaram presos subterraneamente por um longo período de tempo 5 exploradores. Nesse ínterim, comeram a carne de um dos que ficaram presos nessa caverna, a escolha foi dada na sorte e acordada entre os 5.
Como já falei, cada juíz tece seus argumentos. Um usa a história do direito, outro usa a opinião pública, outro o perdão que possivelmente o poder executivo pode dar, outro a filosofia e outro quer lever as leis escritas à risca. Eu ainda não tenho opinião formada na área, então acabei entendendo o ponto de vista de cada juíz, mas inclinado a dar uma absolvição a esses 4 réus.
A partir desse livro sinto que tenho uma longa jornada no entendimento do direito. Let's go!

Ana 20/03/2024

Clássico
Este livro é um clássico do Direito e nos ajuda a pensar em como as leis podem ser aplicadas em diferentes casos e refletir como julgariamos o caso.

alinebdearaujo 15/03/2024

O livro se trata de um caso fictício, onde 5 homens ficam presos em uma caverna por 33 dias. E no dia 23, 4 deles cometem o ato de matar um colega (Roger Whetmore), em prol de se alimentarem para sobreviver.
Mas esse ?homicídio e canibalismo?, foi proposto pelo próprio Whetmore, que infelizmente não contava com a ideia de que poderia ser o sorteado para morrer.

Quando saem da caverna são acusados de assassinato, e levados a julgamento.
O livro retrata os votos dos juízes e seus argumentos, tanto para a condenação e absolvição. Levando em consideração o direito positivo e o direito natural.

O livro é uma referência quando se trata de argumentação jurídica, com ótimas defesas e acusações.

(Tenho um carinho especial por esse livro, foi meu primeiro livro lido para a faculdade, fizemos um simulado de júri abordando o tema, onde fiz parte dos advogados da defesa, e inclusive ganhamos!)

brigitte4 15/03/2024

O caso dos exploradores de cavernas
Que livro perfeito!! aqui, explora-se as diferentes faces de um caso. a lei seria sinônimo da justiça? o direito pode ser relativo em cada caso? livro que certamente proporciona debates e argumentações diferenciadas e cada lado, seja de defesa ou acusação, tem fundamentos extremamente válidos.

Laline_Borges 15/03/2024

Os exploradores de cavernas
Gostei do livro e ter diferentes pontos de vistas, um dos primeiros livros da faculdade da direito então tem um carinho especial, mas tem bastante termos técnicos.

ceci.gues 14/03/2024

Eu achei esse interessante para argumentação jurídica, tem ótimas defesas e acusações pela moral filosófica.

Ketllen5 13/03/2024

Crime ou não?
Cara que livro bom, difícil decidir em que lado ficar apesar de ter vários fatos que te fazem escolher a defesa e entender a mente do réu , porém a promotoria não fica por baixo e te causa uma duvida imensa do que fazer

duda 12/03/2024

O objetivo do autor é, por meio dessa história, trazer conhecimentos que são bases do direito: a hermenêutica, a diferença entre direito e a moral, Estado e povo, e os diferentes ramos e ângulos que se pode ver o caso, a partir de ideias e teorias do direito.