O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

maria 29/03/2010

impressões
Muito interessante, li esse fim de semana porque uma amiga me indicou, estavamos falando sobre o julgamento e, então começamos a falar sobre a posição dos jurados, foi quando ela me indicou esse livro.. disse que eu ia me sentir como se fosse os juarados.. E de fato, é bem intenso... primeiro voce acredita na inocencia, depois condena, depois se perde... até conseguir formar a sua opinião, depois de analisar cada lado da mesma historia.

Recomendo, não para quem faz direito, porque parece que é obrigatorio, mas, para quem gostaria de experimentar a sensação de participar de um julgamento..

Vinícius 06/04/2021

Resenha
Esse livro nos faz refletir sobre as visões que temos sobre os propósitos que as leis escritas tendem a buscar. Isto se elas estiverem realmente buscando um propósito além daquele já previsto nos respectivos códigos.

literaliza 19/04/2023

História fictícia genial
Curso direito e sempre quis ler esse livro pra entender as decisões de cada juíz da corte. Mas o que mais me motivou a ler foi a citação desse livro em ?Jantar Secreto? de Raphael Montes.
Basicamente, 5 jovens são soterrados em uma caverna e para não morrerem de fome, um deles resolve decidir no dado quem será morto e consequentemente, comido. E justamente o infeliz que deu a ideia genial é o alvo.
Os 4 são julgados por canibalismo e homicídio doloso.
Logo, o livro traz a decisão de cada juíz e ao fim, o julgamento final.

steph 09/10/2023

Livro com vasto conteúdo
Esse livro foi o principal motivo pelo qual ganhei gosto pela área do direito, posso dizer que ele me prendeu do início ao fim, a todo momento que iria ler para saber o que iria acontecer com os exploradores.
posso dizer que esse livro me ajudou muito a entender um pouquinho sobre o mundo jurídico.

super recomendo!!!
PatyScarcella 09/10/2023minha estante
Ele foi citado no livro que estou lendo.

Artur 30/05/2023

Ótimo livro!
Depois de ler o livro entendo perfeitamente o porquê dele ser indicado para todo juvenil estudante de direito.

Muito mais que julgamentos diferentes sobre um caso curioso o que cada juiz propõem em sua sentença é a defesa de correntes filosóficas distintas, qual a certa e a errada? não há.

O livro mostra que a lei está lá, mas é morta e fria e o juíz é vivo, sempre há lacunas na lei, há juízes literais, rígidos incapazes de depositar bom senso e empatia em suas decisões e também há aqueles que vergam a lei a para o seu interesse, que podem fazer a espada da justiça cortar para o lado que desejarem.
Todos, ou quase, buscando a verdade e a justiça cada um por seu caminho.

Kethy 27/01/2021

Maravilhoso
Um livro que nos faz questionar a lei, recomendo para quem gosta de julgamento e audiências

Vivi 10/05/2022

intrigante
leitura da faculdade e SENHOR q coisa difícil porém deu tudo certo e eu consegui interpretar tudinho ?? mo interessante ler as decisões dos juízes e mudar de opinião toda hora ?

Ester 10/03/2022

Esse livro é perfeito para a introdução ao estudo de direito, a leitura é um pouco cansativa mas é fácil de entender, é muito explicativo, a história de amigos que ficam presos em uma caverna, e um é assassinado para que os outros possam sobreviver é cativante, e a decisão judicial em cima com suas motivações e razões é incrível uma pena o final ser um pouco chato.

Tori 27/03/2021

Gostei muito mesmo, tem umas argumentações ótimas. "O Caso dos Exploradores de Cavernas" é um artigo escrito pelo filósofo jurídico Lon L. Fuller, é um caso fictício e a obra nos trás várias decisões de ministros, o texto nos trás uma ideia e conceitos do que é Direito, e também do que não é e não deveria ser.

Marijane.Silva 21/12/2020

Faz a gente pensar sobre o que é a Lei e de que forma ela pode trazer justiça.

A aplicação da Lei pode ser imparcial de verdade para todos ou a justiça depende apenas da melhor argumentação?

AlyssonFeitosa 05/06/2023

Um gerador de opiniões?
No geral, O Caso dos Exploradores de Caverna é uma obra instigante e enriquecedora para um estudante de direito aprofundar seus conhecimentos teóricos e conceituais. O livro evidencia a importância do olhar crítico e reflexivo sobre o direito, suas normas e suas interpretações, o que é essencial para uma formação jurídica comprometida com a justiça e a igualdade.

Silva Júnior 27/06/2010

Faz pensar...
O livro é um clássico que propõe a reflexão e o estudo dos estudantes de Direito. Digo isso pq só me interessei após entrar na área, caso contrário talvez nunca teria o interesse em ler mas agora posso dizer que vale a pena...