O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Delam 03/06/2021

sobre direito e julgamento
"Eles são bem governados quando seus governantes compreendem os sentimentos e concepções do povo. Por outro lado, são mal governardos quando se fizer ausente esta compreensão."

Um livro que demonstra um julgamento sob a ótica de duas vertentes do direito (o positivo e o natural). Foi uma narrativa que me envolveu e que me deixou bastante irritada com o final, mas que vale a pena para se ter a compreensão de argumentos que podem ou não ser utilizados perante um juri durante um caso tão peculiar quanto o "comer carne humana por sobrevivência".

Foi bastante interessante ler o ponto de vista de cada juiz, como cada qual interpreta o caso e a legislação acerca do mesmo. Me vi analisando, pensando o que eu faria perante a tal situação e só posso concluir que a) seria uma decisão bastante complexa, e b) eu provavelmente me veria tentada a agir como Tating, apesar de esse ter sido o que mais me irritou.

Teteu 06/07/2020

Excelente!
Que livro incrível!
Me prendeu desde o início nos questionamentos e nas discussões citadas. A edição é muito boa e tem bons textos de apoio e uma tradução bem bacana.

Mackatoo 28/01/2022

Culpados ou inocentes?!
Uma ótima leitura por nós fazer pensar e ver como uma situação pode ser encarada e julgada de diversas formas.
O julgamento em questão nos mostra o veredito de 5 juízes, que exercem seus votos baseados em argumentos que do meu ponto de vista são muito válidos... todos diferentes, mas todos com coerência diante de seus próprios fatos levantados.
Uma grata surpresa essa leitura.

Jumacerra 14/08/2021

Acabei de terminar o livro é tô em choque mesmo já sabendo como ia terminar mais ou menos. É um bom livro para se refletir e observar diferentes argumentos e pontos de vista sobre o mesmo caso.

Renata 18/05/2020

Livro para todos
Dizem que o livro se destina aqueles inseridos no meio jurídico, discordo, o livro é para todos.
"Eles são bem governados quando seus governantes compreendem os sentimentos e concepções do povo. Eles são mal governados quando falta esta compreensão."

Ju Valiengo - @literandoo 08/01/2021

PROJETO DESENCALHANDO 1/12
O livro trata de um caso jurídico fictício mas interessante para quem estuda Direito, ou se interessa pela área. Gostei de observar a argumentação jurídica por dois argumentos diversos, mas , bem construídos. Pode até se assemelhar a algumas decisões reais e polêmicas que tem grande repercussão, poderia ter lido durante a graduação.

Fernanda2739 18/09/2022

parada obrigatória para calouros de direito
é um livro muito curtinho e com uma boa escrita.

causa muitos questionamentos, o caso é mostrado por várias perspectivas o que deixa o leitor com muitas reflexões.

Jeff 19/09/2021

Lido para uma disciplina da faculdade, mas me surpreendeu bastante. Recomendo demais a leitura, até mesmo para quem não é da área do direito, pois é um livro de linguagem fácil e o desenrolar da história é deveras interessante..

Missyla 09/04/2021

Exploradores
Li para fazer um trabalho da faculdade e achei este livro absurdamente interessante. É um livro curtinho e fácil de ler.
De início, fui a favor e no final, não. É incrível como a nossa interpretação sobre as coisas mudam quando temos informações mais concretas.

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Os 'causos' jurídicos sempre despertaram meu interesse. Quando vi esse livro aqui pelo skoob, me bateu a curiosidade de saber qual seria a sentença proferida.
A leitura é bem fácil, já que o livro é indicado para os ingressantes no estudo do Direito. Para os mesmos, o livro deve ser de grande valia ao debater o alcance e aplicação das leis, mas para mim, leiga, chegou a ser revoltante algumas das colocações expostas no tribunal.
É óbvio que julgando estritamente pela letra da lei, os exploradores deveriam ser condenados, mas as posições de algum dos juízes me lembrou bem os casos reais do nosso judiciário, onde os mesmos agem dessa mesma forma fria, inconsequente e desisteressada pela vida humana. A data, como explicada no posfácio, não é mera coincidência. Ao se passar no futuro, apesar de negado pelos autores, temos a nítida sensação de que a (in)justiça não se modifica. Ela se recria e, penosamente, é contínua.
Ao final da leitura, fiquei com a mesma sensação de revolta que tive ao ouvir sentenças absurdas saídas das bocas de alguns juizes meia-bunda.
Ô raça!

PS: Antes que chovam críticas à minha resenha, devo dizer que toda generalização é burra, toda regra tem exceção, blá, blá..., portanto É ÓBVIO que existem algumas (aliás, espero eu que muitas) exceções por aí. Torço é para que elas apareçam mais!

assiscg 05/02/2022

Primeiro livro que li para a faculdade, minha professora de teoria geral do direito montou um júri simulado baseado na obra. Gostei da leitura, apesar de ainda estar "crua" quando se trata de obras do mundo jurídico, mas esse é um clássico, não poderia faltar.

maria 04/06/2022

interessante!! não é meu tipo de livro afinal ele é destinado às pessoas que estudam direito mas é uma boa leitura mesmo pra quem não estuda, as argumentações são ótimas desde a escolha dos nomes do juízes às suas palavras, todo meu apoio ao juiz foster e ao juiz handy entregaram tudo

Gabi Sagaz 01/09/2020

Obrigatório nas classes de Direito
Li como texto obrigatório para o curso de teoria do Direito. Verdadeiramente um texto básico que trás a curiosidade de um caso fictício e excepcional.
Ótimo para introduzir as principais e mais básicas teorias do direito e brincar um pouco de juiz, imaginando qual seria sua decisão sobre o caso.

Leitura rápida.

Madu16 25/04/2022

O caso dos exploradores de caverna
A obra de Lon L. Fuller, retrata um debate judicial sobre um caso fictício, onde exploradores de uma caverna cometem o crime de assassinato e consomem a carne do homem, com o fim de sobrevivência. O cerne da questão seria sobre a culpa dos réus ou a inocência.

O livro consegue fazer uma conexão com o universitário de direito, possuindo uma linguagem acessível e introduzindo o estudante a este mundo. A rapidez da leitura foi outro ponto que admirei, além da dualidade de pontos, sendo todos explorados com argumentos fortes e decisivos, que levam ao leitor, por mais que leigo, a refletir acerca da culpabilidade dos réus.

Meu pensamento diverge sobre a conclusão final da corte, mas tenho que aprovar os arrazoados de todos os juízes, além de me sentir instigada pelos questionamentos no apêndice. Uma tradução exemplar com muitos detalhes, uma narrativa rápida e incisiva além da abordagem clara e coesa fazem o livro ser esplêndido.

Luiza1913 24/09/2021

Livro muito bom para novos estudantes de direito pois dá uma visão melhor sobre o positivismo jurídico, jusnaturalismo, realismo e pós-positivismo. No meio dos discursos fiquei um pouco perdida, mas consegui entender e valeu a pena a leitura.