O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Os 'causos' jurídicos sempre despertaram meu interesse. Quando vi esse livro aqui pelo skoob, me bateu a curiosidade de saber qual seria a sentença proferida.
A leitura é bem fácil, já que o livro é indicado para os ingressantes no estudo do Direito. Para os mesmos, o livro deve ser de grande valia ao debater o alcance e aplicação das leis, mas para mim, leiga, chegou a ser revoltante algumas das colocações expostas no tribunal.
É óbvio que julgando estritamente pela letra da lei, os exploradores deveriam ser condenados, mas as posições de algum dos juízes me lembrou bem os casos reais do nosso judiciário, onde os mesmos agem dessa mesma forma fria, inconsequente e desisteressada pela vida humana. A data, como explicada no posfácio, não é mera coincidência. Ao se passar no futuro, apesar de negado pelos autores, temos a nítida sensação de que a (in)justiça não se modifica. Ela se recria e, penosamente, é contínua.
Ao final da leitura, fiquei com a mesma sensação de revolta que tive ao ouvir sentenças absurdas saídas das bocas de alguns juizes meia-bunda.
Ô raça!

PS: Antes que chovam críticas à minha resenha, devo dizer que toda generalização é burra, toda regra tem exceção, blá, blá..., portanto É ÓBVIO que existem algumas (aliás, espero eu que muitas) exceções por aí. Torço é para que elas apareçam mais!

jlucass 09/11/2023

Li p faculdade, mas gostei do livro! Fala sobre 5 exploradores onde ao adentrar em uma caverna, eles acabam por ficar presos devido a um desabamento de pedras e ao decidirem eliminar um dos 5 para sobreviver, o livro gira em torno desse caso juridicamente falando.

Gabi Sagaz 01/09/2020

Obrigatório nas classes de Direito
Li como texto obrigatório para o curso de teoria do Direito. Verdadeiramente um texto básico que trás a curiosidade de um caso fictício e excepcional.
Ótimo para introduzir as principais e mais básicas teorias do direito e brincar um pouco de juiz, imaginando qual seria sua decisão sobre o caso.

Leitura rápida.

Fernanda Sleiman 06/02/2020

Dilema ético
Apesar de ser um livro indicado para estudantes do direito, é um livro para todos. O Dilema ético é a espinha dorsal desse livro. Interessantíssimo. Recomendo

assiscg 05/02/2022

Primeiro livro que li para a faculdade, minha professora de teoria geral do direito montou um júri simulado baseado na obra. Gostei da leitura, apesar de ainda estar "crua" quando se trata de obras do mundo jurídico, mas esse é um clássico, não poderia faltar.

Luiza1913 24/09/2021

Livro muito bom para novos estudantes de direito pois dá uma visão melhor sobre o positivismo jurídico, jusnaturalismo, realismo e pós-positivismo. No meio dos discursos fiquei um pouco perdida, mas consegui entender e valeu a pena a leitura.

Bruno.Santos 22/07/2021

Interessante demais
Como explicar o que senti lendo esse livro? Sempre que leio algo sobre ficção jurídica ou direto bate essa vontade de me afundar mais nesse tema, que parece tão abstrato para mim.

Adorei a leitura, apesar de ser curta e rápida. Os votos dos juízes carregados com seus ponto de vista da lei e da moral, me deram muito o que pensar, sobre a justiça em si. Recomendo ler esse livro.

Rodrigues 16/08/2021

Livro necessário
Um colega de trabalho da minha mãe me mandou esse livro a um tempo e eu vinha já enrolando para ler. Tenho interesse em ingressar um dia a faculdade de direito, então ele havia me recomendado começar a ler por este livro. Minhas conclusões são simples em questão do caso; a princípio ainda acho complicado lidar com os acontecimentos e nesse livro é mostrado a visão de três (?acho) juízes, onde você mais tarde descobriria o desfecho.
Livro muito interessante e fluído, me deixou com pulgas na orelha haha.

Ri :) 11/06/2021

Uma leitura bem curtinha sobre o que é justo ou não.
Achei bem injusto, pra falar a verdade.
Circunstâncias atípicas merecem julgamentos excepcionais.

iagofelipeh 13/05/2020

Fundamental!
É de amplo conhecimento e fonte tida como quase inesgotável para fins de
discussões no meio jurídico e filosófico, a obra do século XX ?O Caso dos Exploradores
de Caverna? do grande jurista e professor da Universidade de Harvard Lon L. Fuller. Na
maioria dos cursos de Direito do Brasil é leitura garantida para o primeiro semestre,
sendo, desse modo, uma fortíssima ferramenta de caráter fomentador de diversos
debates e temas caros a todos.
Dentre os limites ficcionais e literários da célebre obra, temos uma transposição
para a realidade de um caso considerado extremo, inglório e de difícil digestão para
qualquer sujeito com o mínimo de empatia. Todavia, a história e o próprio momento
presente insistem em evidenciar quão sórdida pode configurar-se a realidade,
surpreendendo, equiparando-se ou até transpondo os absurdos da ficção distópica e/ou
fantasiosa.
Outrossim, é de extrema relevância ressaltar que, sobretudo, o livro em voga está a
disposição para exemplificar igualmente casos considerados pueris e banais em
detrimento ao apresentado, mas que em nenhuma hipótese são menos relevantes para
os indivíduos envolvidos, sendo, inclusive, essenciais para a manutenção da ordem e
segurança jurídica. Nota-se, então, a abrangência colossal do texto que, no uso irrestrito
de sua licença poética, hiperbolicamente traz às luzes a sutil noção da dimensão da
responsabilidade e relevância do agente jurídico em qualquer sociedade, seja no ano
4300 ou no ínterim pandêmico que nos acomete em 2020.
O Direito Penal é um dos pontos mais emergentes de Fuller nesse que inicialmente
foi publicado como artigo interno. Dentre outros potenciais temas dentro dele a serem
abordados, temos sim um caso que se enquadra nos Art. 23 e 24 do Código Penal
de nosso país, sendo o assassinato dentro do contexto específico uma situação que cabe
o Excludente de Ilicitude, uma vez que configura-se Estado de Necessidade

Em suma, é uma pequena obra que, paradoxalmente ao que seu tamanho sugere, é de uma imensidão gigantesca de temas, pautas e, repito, de discussão de alta relevância para todos, especialmente aos que se dedicam à vertente jurídica.
Andreas Chamorro 13/05/2020minha estante
Estava pensando em pegar esse.

yara 01/01/2021

"nunca deixo de admirar a habilidade com que meus colegas lançam uma obscura cortina de legalismos sobre qualquer problema que ele seja apresentado para decidir."

Rayssa 22/01/2021

Polêmico
É um livrinho pequeno e de leitura até rápida, porém, traz um conteúdo denso e bastante polêmico. Apesar de gostar do livro, ele nem de longe fala sobre o caso e sim sobre as faces do direito, principalmente o positivismo e o naturalismo. Não sou uma grande conhecedora do assunto, contudo, sendo extremamente pessoal no assunto, não concordei com o desfecho final e me identifiquei bastante com o último ministro a falar, porque sou público e não um membro do grupo. Por fim, deve ser um ótimo livro para entreter alunos do direito, principalmente porque os ministros falam demais e encontram formas de dizer a mesma coisa várias vezes.

Vitorugo 04/02/2022

Justo e o injusto, justiça não é algo pronto.
O que é justiça? O que é justo? O que é injusto? Quem pode determinar as leis, regras? Até onde vai o contrato social em que estamos inseridos? Cada espaço possui um contrato social? Cada situação possui o seu próprio contrato social?

Tantas questões.

O estudo se dirige a análise de uma questão extrema, um julgamento intrigante, ímpar.

O justo ao meu ver não prevaleceu. Os votos pela absolvição são mais completos, mais lúcidos, mais humanos.

Justiça, é a justa medida. O desafio para qualquer humano, qualquer sociedade.

Sempre foi assim, sempre será!

maria 04/06/2022

interessante!! não é meu tipo de livro afinal ele é destinado às pessoas que estudam direito mas é uma boa leitura mesmo pra quem não estuda, as argumentações são ótimas desde a escolha dos nomes do juízes às suas palavras, todo meu apoio ao juiz foster e ao juiz handy entregaram tudo

Detetive Zanescoâ¤â 10/01/2022

O melhor livro????
Eu estou HIPERMEGA apaixonada nesse livro que vocês nem fazem ideia.
Vou ser promotora futuramente e esse livro me abriu a mente de tantas formas que acabei me apaixonando ainda mais pela profissão.
Dou 5 estrelas eternamenteeee??????