O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Detetive Zanescoâ¤â 10/01/2022

O melhor livro????
Eu estou HIPERMEGA apaixonada nesse livro que vocês nem fazem ideia.
Vou ser promotora futuramente e esse livro me abriu a mente de tantas formas que acabei me apaixonando ainda mais pela profissão.
Dou 5 estrelas eternamenteeee??????

Damien 27/08/2021

Interessantíssimo!
Achei a leitura bem envolvente, apesar dos termos judicias ficarem um pouco puxados vez ou outra. Abre muitos debates relevantes a respeito de nossas próprias decisões e conseguiu deixar o meu veredito sobre o caso bastante conflitante.

Luiza Bugelli Valença 04/01/2022

Instigante, misterioso e tenso
A minha primeira leitura de 2022 foi escolhida a dedo. Queria começar o ano bem e de uma forma muito especial. Assim, peguei emprestado da minha mãe ?O caso dos exploradores de cavernas?, de acordo com ela, indispensável para os calouros do curso de direito; assim como ela um dia foi e como eu sou hoje.

O livro foi escrito pelo filósofo jurista Lon L. Fuller na década de 40. A instigante história conduz os leitores a um cenário fictício em um ano muito distante, em que um caso jurídico polêmico ocorre: cinco exploradores de cavernas amadores ficaram presos dentro de uma caverna por dias. O primeiro contato que conseguiram com o mundo externo, após mais de duas semanas presos, os fez perceber que só sairiam de lá após dez dias, caso não houvesse deslizamentos de terra. Com pouca comida, os exploradores fazem um trato: lançaremos dos dados, o resultado nos informará o azarado que será morto e depois servido de alimento para que os demais exploradores não morram de inanição. Como a corte verá este caso? Os exploradores serão condenados por homicídio?

Em primeiro lugar, é necessário dizer que o ?juridiquês? do livro é completamente legível para os leigos, visto que aparece em pequena quantidade; sendo assim, pode ser apreciado pelo público em geral. Apesar de possuir diversas discussões de cunho jurídico, o livro trás uma reflexão moral e política a respeito da legitimidade de certas leis e da rigidez do código em não se adaptar a situações específicas. Além disso, o enredo é extremamente instigante! Não permitindo que os leitores tirem os olhos do livro até o final.

Comecei 2022 muito bem no âmbito literário. Este livrinho comprado pela minha mãe na década de 90, conseguiu me motivar ainda mais para o início das aulas. E você leitor? Como será que este livro te motivará?

Francini Aguiar EeP 09/07/2013

O livro é uma discussão de juízes acerca de um caso complexo e de grande publicidade. O caso é o seguinte: 5 exploradores foram explorar uma caverna e ficaram presos (pedras deslizaram e obstruíram a única saída). O governo mandou resgate, mas era um caso complicado, morreram 10 homens trabalhando no resgate que durou ao todo 32 dias. Os suprimentos acabaram muito antes e os exploradores acabaram decidindo que um deles morreria para que os outros 4 sobrevivessem comendo a sua carne, o que foi feito, escolheram quem seria morto por meio dos dados. Ao voltarem para a civilização foram indiciados por homicídio e condenados à forca. Mas a parte mais importante é a discussão e exposição de ideias dos juízes acerca de como deveriam julgar o caso.

O julgamento se passa nos Estados Unidos no ano 4300 (sim, é fictício), e sugere que "as questões nele envolvidas estão entre os problemas permanentes da raça humana" (Página 82).

Hoje, pelas leis brasileiras, se eu fosse advogada dos réus, provavelmente alegaria inexigibilidade de conduta diversa e estado de perigo, acredito que apesar de terem, de fato, cometido o crime de homicídio as circunstâncias devem ser levadas em conta, eram desesperadoras. Uma das teses discutidas é a de que por estarem longe da civilização, por sua própria conta, não estariam sujeitos às leis da civilização, mas acho uma tese difícil de ser defendida, não me convenceu muito. Mas também não acho que as leis devem ser aplicadas e ponto, como se o magistrado fosse um computador. Enfim, é difícil por ser um caso único, extremamente chocante (estamos falando de matar para viver, de antropofagia) e também por se passar em outro país com leis totalmente diferentes e com um sistema jurídico totalmente diverso (Nos EUA funciona o common law onde o juiz julga com base no costume, na jurisprudência, assim a lei costuma ser aplicada da mesma maneira sempre, por aquele tribunal, de maneira mecânica, Aqui é o Civil Law, onde a base para aplicação é a lei, que são muitas, somos muito positivistas, e ao juiz cabe interpretar e aplicar a lei a cada caso).

É um livro muito conhecido, tido como base pela maioria dos juristas. Acredito que o que fixou para mim foi a delicadeza de cada situação e a quantidade de interpretações que ela pode gerar, o que é muito importante para qualquer aplicador do direito (ou que pretende um dia ser um [no caso eu]).

A edição (box essencial do direito) é uma graça, dá o ar de um clássico (que é), ao mesmo tempo super moderno, de um azul muito lindo e cheio de pequenos detalhes que encantam.

site: http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/2013/05/o-caso-dos-exploradores-de-caverna.html

Erika.Reis 10/11/2021

Fiquei impactada que era um caso fictício, mas, de qualquer modo, traz discussões interessantes a respeito da filosofia do Direito. Essencial.

Italo 22/04/2022

O caso dos exploradores de cavernas
Sinceramente, não sei muito o que dizer. Há toda uma proposta de discussão acerca de algo que bota a prova a legislação duma sociedade, todavia não me senti fisgado -- embora reconheça a importância do debate.

Ailla 10/12/2020

Amei. Simples assim.
?Conhecer o direito, portanto, é o caminho para construir uma sociedade melhor.?

O livro considera um caso e discorre a respeito dos votos concedidos de cada ministro na Suprema Corte (imaginária). Mesmo o caso sendo trágico e, de certa forma, repulsivo, o autor explora o tema de forma leve, simples e algumas vezes até cômica. Gostei bastante da leitura, foi agradável, condizente e frutífero para os meus conhecimentos jurídicos.

Sobre a história: Conta-se um caso - fictício - a respeito de cinco exploradores que ficaram presos em uma caverna, depois de certo tempo e de seus suprimentos acabarem eles percebem que a única forma de sobreviver, até que chegue o resgate, é se um deles se sacrificar se tornando alimento para os outros companheiros (sim, isso mesmo que você está pensando - canibalismo).

Palavras do próprio autor: ?Este caso foi idealizado com propósito único de por em foco conjuntamente certas filosofias divergentes do direito e da ciência política.?

Letícia 28/07/2022

Se fosse me passado como obrigação na universidade não estaria fazendo a resenha ?.

Livro interessantíssimo para os entusiastas do mundo jurídico. Caso fictício de 5 exploradores de cavernas, que em uma de suas jornadas se depara com um desmoronamento e ficam presos em uma caverna, sem qualquer alimento para sobrevivência. Após 20 dias de um longo resgate sem sucesso, com a morte de 10 homens neste meio-tempo, é feita a seguinte pergunta de um dos exploradores à equipe de resgate:
Qual a possibilidade de sobrevivência caso um de nós fosse sacrificado e servido de alimento para os demais? De imediato ninguém ousou responder, atônitos.

Passados mais 12 dias conseguem resgatar 4 integrantes. Um deles foi sacrificado para subsistência. A partir daí, os 4 exploradores respondem pelo crime de homicídio e são condenados à morte. Após ser impetrado um recurso de apelação, a Suprema Corte passa a julgar uma situação incomum.

O livro propõe uma reavaliação de se pensar o Direito. Traz reflexões filosóficas, correntes sociológicas, história, e embates de magistrados que assumem a complexidade do que está sendo tratado de maneira a assumir um posicionamento coerente na exata medida do que achamos ser coerente. O livro aflora nossa linha de raciocínio diante do que é justo e traz clareza quanto ao fato de que nem sempre a justiça permeará, mas o Direito precisa estar alinhado com as situações da sociedade, de modo que este só existe de forma simultânea à sociedade.

Thayane Oliveira 14/03/2021

Aquele primeiro amor??
"A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito". (Rudolf Von Ihering)

Raissa Miranda 13/03/2021

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las". (Voltaire)

Para quem está iniciando o curso de Direito como eu, é bom ler livros nesse padrão. Assim, entendemos alguns pontos de vista diferentes. O caso abordado no livro é fictício, mas interessante de tentar entender e de se tomar uma decisão. Tem alguns argumentos que podem parecer vagos (pelo menos eu achei)

Hevilyn Santos 17/03/2021

O livro caso dos exploradores é um livro excelente para alunos do curso de Direito, para vermos as vertentes de um julgamento, as lacunas do caso e como é difícil tomar uma decisão, principalmente quando envolve a vida de outras pessoas.

Debs 28/02/2021

Grande aprendizado
Esse foi um livro que fui ler por conta do curso de Direito e que além de se mostrar uma leitura impressionante, foi um livro de muito aprendizado.

A linguagem, obviamente, não é uma das mais simples e há diversos termos que são usados muito mais na área de Direito - afinal, o livro foi escrito com esse público em mente -, porém, também não há nada que torne o entendimento geral algo difícil.

O livro me fez refletir muito sobre o crime, a punição ideal por um crime e sobre a Moral e a Ética que faz parte de nossas vidas. Além de uma clara reflexão sobre os Direitos Humanos e Fundamentais.

É um livro incrível tanto para quem está cursando Direito quanto para quem se interessa por assuntos filosóficos, morais, éticos e sociais.

Errante aprendiz 26/03/2021

Especial
"Não julgue um livro pela capa". Frase conhecida, não? Pois bem, foi a minha primeira leitura desde quando comecei a faculdade. Então tendo a ter muito sentimentalismo com essa pequenina obra. E a abordagem sobre moral e ética aqui são interessantes.

izabelgbeltrao 14/06/2022

tive que ler para a escola e achei confuso muitas vezes, porém os argumentos e ideias propostas no livro (apesar de breves) são interessantíssimas para entender o que acontece no meio jurídico.