O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Goldshipmax 08/02/2010

E vc, o que faria?
Para quem ja leu fica a pergunta, o que voce faria na situação dos personagens? O livro mexe muito com o que é correte em meio a sociedade e o que é necessário se fazer para sobreviver, o que são extremamente distintos, mas é bom ler com um dicionário do lado porque a linguagem é mega culta. Recomendo!!

Bell_016 27/02/2010minha estante
putz, linguagem culta onde? nada a ver...

Márcio 18/07/2019

Necessário
Para quem cursa direito um livro obrigatório

Ana Débora 24/03/2013

Um livro que desperta o leitor para as verdades que podem ser construídas, as quais o confundem ante os argumentos coesos e convincentes, mas com posições diferentes sobre o mesmo fato.

Elisabete Bastos @betebooks 04/05/2019

A vida muito além do Direito...
Este livro é um exercício para os iniciantes do Direito que trabalham com várias facetas no julgamento de exploradores de cavernas, que após tantos dias presos e acabando os víveres estarão com um dilema a decidir e depois arcar com as consequências de um julgamento. A minha visão atual é de um Direito engessado e enviesado, após tantos anos formada, me surpreendeu lendo este livro.
Mas, vale ainda mais este exercício ao ver tanta burocracia e se apegando a interpretação gramatical para o conforto dos juízes.
Válida a leitura.

Alessandra 04/04/2019

Alguns meninos se perdem em uma caverna. Ao decorrer dos dias acabam por sortear um deles para morrer e servir de alimento para os outros. O livro discorre sobre argumentação jurídica, mostrando que toda história tem duas facetas.

Vanessa 01/03/2013

Só comentários . . .
Livro do começo da facu . . . para estudos mesmo . . . quando não gostava de ler . . . tipo "leitura obrigatória".

weto 16/04/2009

Leitura obrigatória na faculdade de Direito
Pois é... quem fez Direito e não teve que ler esse livro?

(@jr__barboza) 19/11/2018

14.O caso dos exploradores de caverna. (1949)
Os réus, indiciados pelo crime de homicídio, foram condenados e sentenciados à forca pela corte de instâncias gerais do condado de Stowfield (Reino Unido). O caso dos 5 exploradores que presos por 32 dias em uma de suas aventuras subterrâneas encontram como única maneira de sobreviver comerem carne humana.

Bell_016 29/04/2009

Interessante no começo, mas bastante simplório e fraquinho, não parece que os juízes têm muita seriedade em relação a sua avaliação. Bom pra estabelecer de maneira bem básica algumas posições comuns e divergentes no Direito.

Qlucas 24/09/2017

Leitura obrigatória para os compreensões iniciais da justiça humana
Grande mérito do livro é através dos votos dos brilhantes juízes percorrer todos o percurso histórico da historia do Direito, do Jusnaturalismo ao Positivismo, demonstrando seus lados pós e contra. Mostra também que cada juiz (nos próprios) tem sua bagagem histórica, cultural e politica e como isso afeta nossa visão sobre determinado assunto/caso/coisa. Demonstra o quão limitada/perigosa pode ser um visão rigorosa ou exagerada sobre determinado assunto. Muito bom! Alias, meu voto: Inocentes, cometeram fato tipico, mas não ilícito, tendo em vista o Estado de Necessidade na qual se encontravam, modo no qual realizaram o sacrifício por meio de sorteio. Muitos dizem que o Estado falhou, discordo dessa opinião, pois o Estado disponibilizou e sacrificou outros cidadãos para recuperar os infortunados, porém a impossibilidade fática impediu o sucesso da missão. Além do mais, o sorteio que foi realizado demonstra a civilidade (que apenas pode ser adquirida no meio social) demonstrando a presença do Estado (ou da anterior vivencia deles) neles próprio, ou dentro da caverna. Lembremos! A Justiça apenas se realiza acompanhada de um senso justo de justiça.

Juninho 16/08/2018

Direito
o livro mostra 1 caso de direito e o livro não conta a história como o pessoal que trabalha na caverna ficou preso na caverna

Marcos Antonio 15/03/2018

Cavernas
Conta a história dos exploradores de caverna, 5 homens passam 32 dias soterrados em uma caverna e ao saírem só tem 4, pois em sua fome um serviu de alimento, e os 4 foram foram a julgamento por assassinato.

Junior Nery 20/12/2012

Leitura rápida e instigante!Até onde vai o direito a vida?Até onde vai o direito positivo?E o direito natural?A vida é renunciável?Uma bela obra de Direito!

Lino 29/06/2013

Boa pedida para universitários de Direito.
Todo aluno, seja do ensino fundamental, seja do ensino médio, uma vez pelo menos ouviu do seu professor de Português o seguinte: "Interpretação não é pessoal". Bastava se deparar com alguma questão menos clara quanto a seus propósitos para que começassem os protestos.

No entanto, quem ingressa no mundo do Direito, sem muita dificuldade, acaba por perceber que aquela máxima presente até então, não se aplica a essa nobre ciência. É exatamente neste sentido que "O Caso dos Exploradores de Cavernas" foi escrito.

Ao bem dizer o que há é o relato do sentenciamento de quatro réus acusados de um crime. O grande detalhe da história é a divergência de opiniões que existe entre os magistrados. Pode-se até discordar de um e concordar com outro, mas é fato que todos os posicionamentos são muito bem embasados.

O livro faz questão de trazer à tona que no Direito nada é tão necessário como a solidez dos argumentos. Bastante curta e interessante, a obra de Lon Fuller é quase obrigatória para qualquer iniciante no curso de Direito.