De Esperança e de Promessa

De Esperança e de Promessa Françoise Bourdin

Resenhas - De Esperança e de Promessa

Naty 12/03/2012

www.meninadabahia.com.br

Lawrence, canadense, está de casamento com Anaba, que é parisiense. Mas, no derradeiro dia ele dá para trás, ele foge e deixa a cargo de Augustin – melhor amigo e padrinho – contar a Anaba e à sua família que não teria mais casamento.

É quando a história realmente começa. Humilhada, Anaba precisa retomar sua vida. Ela havia vendido o apartamento e pedido demissão dos dois empregos para morar em Montreal, agora ela precisa sentar e pensar no recomeçar do zero. Por sorte, sua irmã, alguns anos mais velha, que mora na Normandia, tem a solução perfeita: Anaba pode trabalhar e morar com ela, até conseguir seu próprio lugar.

Lawrence também não ficou melhor, precisa pagar empréstimo que fez para arcar com os custos do casamento e seu chefe começou a vê-lo com outros olhos, como um canalha que deixa a noiva passar pela vergonha de ser abandonada na frente de todos. Logo ele também perde o emprego. Endividado até à alma, ele vende o duplex e está procurando um novo emprego, de preferência em Paris. Ele quer Anaba de volta. (Pois é, vá entender.)

Augustin - depois de ter dado a fatídica notícia acaba amigo de Anaba e sua irmã Stephanie. Ele é autor de romances policiais e está fazendo sucesso com seu detetive de vida azarada, mas com sorte no trabalho. E como o destino prega peças nas nossas vidas, com Augustin não poderia ser diferente, ele se apaixona por Stephanie - sete anos mais velha - que não convive bem com essa diferença de idade. O que os pais dele vão dizer quando conhecê-la e souberem que eles nunca terão netos? Essas e outras perguntas ficam martelando na mente dela.

O pai de Anaba e Steph é um personagem à parte. Divertido, gourmand, culto, logo nos identificamos com ele. Ele é apaixonado por livros, sempre solta citações e costuma comparar situações corriqueiras com alguma história literária. Ele é aquele personagem viciado em livros que não nos deixa entediado e nos faz companhia. Não somos os únicos! rs

Uma sombra passou no rosto de Anaba. Estaria se lembrando de suas primeiras viagens a Montreal?
- Eu a invejo – confessou -, mas me alegro por ela.
- Exatamente como quando fazemos alguém descobrir um livro extraordinário. Ficamos contentes pelo outro, porém não teremos mais o prazer que se sente na primeira vez.
- Você leva tudo para o lado dos seus malditos livros – replicou ela ternamente. – Você é incorrigível.
Pág. 306

De Esperança e de Promessa, de Françoise Bourdin (Bertrand Brasil, 322 páginas, R$ 39,00), é quase clichê. Depois de ser largada no altar, Anaba precisou se reencontrar e isso afetou não só sua vida, mas como das pessoas à sua volta. É um livro sobre as decisões e como essa decisão tem impacto em efeito dominó. Não conhecia a autora, mas soube que ela é a Danielle Steel parisiense. Não se preocupe, a história não é triste e você não vai chorar.

Um livro sem surpresas, sem reviravoltas, repetitivo e que se arrasta em algumas partes.

Shirlei 19/09/2020

Eu havia comecado a ler esse livro uns anos atras e na epoca a historia nao me prendeu...
Reli ele agora e gostei.
Só, para falar a verdade, nao curti o final, em aberto.. nao sei, na minha opinião poderia ser diferente...

Adri 25/01/2021

Por um amor, muitas vezes as pessoas são capazes de perdoar e dar uma nova oportunidade ao outro, mas o outro de alguma forma precisa que este amor confie novamente e para isto acontecer, é preciso tempo e paciência.